Postado originalmente por
bajeiro do sul
Amigos
Vou relatar a minha experiência com os diferenciais soldados (claro que por razões de custo). Tenho uma rural envidraçada com motor BF 161 caixa de chevette 5 marchas, pneus 165 x 75 x 15, diferencial traseiro soldado todas as planetarias. resultado na trilha muito bom , performance melhorou 40%. Para andar na estrada com asfalto não senti diferença, ando nos deslocamentos ate 150Km e anda normalmente independente se esta chovendo ou não. Claro não vou muito rapido no maximo a 80 por hora, mas sinto que o veiculo trafega normalmente sem nenhum problema. tinha um diferencial automático que nem sei de que marca era, ficava dando uns estralos fortes e algumas pancadas no diferencial, tanto que chegou a desgastar a "cama" das planetarias. Resultado troquei as planetarias e soldei tudo, acabaram-se os meus problemas, nunca mais me incomodei com isto.
Tenho tb um baja com motor AP 1.8 pneus 265 x 75 x 15 frontiera (os mesmos da rural quando gastam), que tb soldei as planetarias, ando normalmente em tudo quanto é tipo de terreno e nunca tive problemas. Somente no barro fundo tem uma tendencia desair de frente, mas nada que não se corrija com a maneira de pilotar.
Apenas quando faço manobras tipo esquinas ou entrar em casa vejo que os pneus arrastam bastante (não poderia ser diferente) mas faço isto com calma e nunca aconteceu nada de mais, tenho os diferencias soldados cerca de 4 anos fazendo trilhas e andando no asfalto, será que sou um sortudo
Claro que o ideal seria por um destes bloqueios Kaiser ou ensimec, mas para mim ainda estão fora de alcance, vou me virando com a solda
Abraço a todos
Eduardo