É Galera chegada no óleo...

Os dias dos motores a Diesel robustos, que funcionam até de baixo d´agua estão contados...


Quem pode ler a reportagem da revista 4Rodas, sobre a nova Ranger 3.0, pode perceber uma grande e significativa mudança na concepção dos motores a diesel, tudo isso para que eles sejam menos sujões e se encaixe numa nova lei, que passa a vigorar agora mesmo em 2005, onde deve ser reduzido niveis de emissão de gases maleficos a natureza como o oxido nitrico e outros. A Ranger foi apenas a primeira da lista de caminhonetes que terão seus propulsores alterados. As proximas serão as toyotas e até o fim do ano, todas devem mudar seus motores a diesel...



Para poluirem menos, a queima precisa ser mais perfeita e para isso os engenheiros não se viram com outra saida a não ser apelarem para a até então inexistente eletronica. As robustas bombas injetoras mecanicas serão substituidas por um sistema de combustivel presurizado e por bicos injetores piezoeletricos e é claro uma baita central digital comandando tudo isso... Até acelerador tradicional via cabo, foi susbtituido por um eletronico... O Resultado foi uma melhoria na força, potencia, consumo, nivel de ruido e como não poderia deixar de ser poluição...

O problema é que com o aumento da eletronica embarcada, que tipicamente não existia nos veiculos diesel, surgem tambem os malditos problemas relacionados a falha no sistema eletrico, e PRINCIPALMENTE quando se envolve o fator agua no meio...

[]´s
Gustavo