x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: calibragem

  • #1

    calibragem




    gostaria de saber qual a calibragem ideal pra cada tipo de terreno:

    lama, areia, afalto, cascalheira.

    pneus 235 75 15 pra nissan frontier.

  • #2
    Rafael,

    Isso varia de carro para carro.
    Para asfalto, siga a recomendação do fabricante
    Para areia usava bastante 16 libras, tanto no Troller quanto no Jota.
    Lama 18 libras, mesmo assim cansei de voltar com galho de arvore entre o pneu e o aro.
    Cascalho uso 20 libras.

    Mas isso vai de carro a carro
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo Pantaneiro
    Entrada
    07/05/2010
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    34
    Posts
    347
    Agradecimentos: 0
    No manual da L200 recomenda-se 26 lbs, mas pula demais, então estou usando 25 nas quatro e ficou muito bom. Isso para asfalto. No cascalho estou usando entre 20 e 22 e na lama entre 18 e 20 lbs.
    Abraços.

  • #4
    Qto mais pressão vc colocar no pneu, mais resitente ele ficará contra danos.
    Para estradas de cascalho o ideal é sacrificar o conforto e previlegiar a vida util do pneu.
    Mas essa pergunta é muito genérica...a estrada de cascalho pode ser auqele saibro como pode ser basalto britado, cascalho natural...e dai muda tudo.

    Ainda depende da velocidade que vc vai andar e se carregado ou não. Para carga tem de usar o máximo em qq situação, conforme ta escrito no seu pneu.

    Pneu radial não aceita calibragem muito baixa sem danificar. Eu não recomendo meus clientes usarem menos de 20lb em pneus par auso na lama....vc ganha um pouco em tração mas perde em altura...e outra quero ver alguem provar que um pneu com 3 lb passa em atoleiro e um com 20lb não passa...

    A exceção é areia que pode usar mais baixas, tipo 18lb...mas saiu na estrada firme tem de encher.

    Resumo: entre 40 e 20...faça testes dentro do cenário que vc usa...vai conseguir uma calibragem que lhe convenha.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #5

    Calibragem

    Porque pneus duram muito com algumas pessoas?
    São usuários que calibram os pneus corretamente, seguem orientação dos fabricantes do carro e pneus.
    Meu pai tinha uma camionete GM, quando as estradas do nordeste eram todas de cascalho. Ele usava pneus com poucas libras para não danificar o carro na trepidação da estrada. Colecinava pneus semi novos danificados por pedras. Um dia alguem orientou para que ele usasse 40lbs, ele nunca mois perdeu pneu.
    No Troller mandam usar 30 uso urbano, 35 pesado ou viagem e 40 libras se for usar em estradas com pedras. Eu uso 25/30/35.
    Na areia 15/16, na lama existem dúvidas. pneu muito baixo desliza sobre a lama, pneu mais fino afunda na lama e encontra terreno duro.
    No forum existe um tópico sobre isto, PNEUS FINOS X LARGOS, neste tópico terei algumas dúvidas.

  • #6
    Usuário Avatar de Marcelo Pantaneiro
    Entrada
    07/05/2010
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    34
    Posts
    347
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Qto mais pressão vc colocar no pneu, mais resitente ele ficará contra danos.
    Para estradas de cascalho o ideal é sacrificar o conforto e previlegiar a vida util do pneu.
    Mas essa pergunta é muito genérica...a estrada de cascalho pode ser auqele saibro como pode ser basalto britado, cascalho natural...e dai muda tudo.

    Ainda depende da velocidade que vc vai andar e se carregado ou não. Para carga tem de usar o máximo em qq situação, conforme ta escrito no seu pneu.

    Pneu radial não aceita calibragem muito baixa sem danificar. Eu não recomendo meus clientes usarem menos de 20lb em pneus par auso na lama....vc ganha um pouco em tração mas perde em altura...e outra quero ver alguem provar que um pneu com 3 lb passa em atoleiro e um com 20lb não passa...

    A exceção é areia que pode usar mais baixas, tipo 18lb...mas saiu na estrada firme tem de encher.

    Resumo: entre 40 e 20...faça testes dentro do cenário que vc usa...vai conseguir uma calibragem que lhe convenha.
    Fala Nava blz

    Estou com uma duvida sobre o q vc falou. A calibragem adequada para usar no asfalto, é a recomendação q está escrito no pneu ou a recomendação do fabricante do carro?

    E no cascalho, é melhor usar pressão mais alta para não danificar o pneu? 20 ou 22 lbs é perigoso danificar?


    Valeu abraços.
    HILUX

  • #7
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    Caríssimos

    acho que seria melhor qualificar antes a recomendação do fabricante, pois o fabricante do VEÍCULO recomenda uma determinada pressão no pneu original, ou seja, aquele que vem equipando o veículo de fábrica. Se você mudar a marca, mudar o tipo, a calibragem PROVAVELMENTE será outra.

    Mais ainda, usar o pneu com calibragem máxima só para veículo que apresente o peso máximo suportado pelo pneu (alguns pneus AT aceitam calibragem de 65 psi, desde que o peso por roda seja de 3 ou 4 mil libras. Em uma Ram que eu tive jamais usei mais do que 45 libras, embora o pneu aceitasse as 65 psi)

    Todo fabricante de pneu diz exatamente a mesma coisa, qual seja: "pneus com baixa calibragem danificaram os ombros (desgaste maior na lateral do pneu); pneus com alta calibragem danificarão o centro do pneu (desgaste maior no centro). Com a calibragem correta o pneu se desgastará homogeneamente".

    O que eles não explicam é que a calibragem correta é atingida por tentativa e erro e que eles mesmo "quase" fazem assim (eles têm os dados de suporte das paredes laterais, a forma de construção etc)

    Meu método PARA PNEUS RADIAIS me foi ensinado por meu pai há uns 30 anos atrás (ele trabalhou para um fábrica de pneus). Simples e eficiente. Com os pneus frios, molhe a banda de rodagem e mova o veículo para frente e para trás sobre uma superfície lisa (cimentado). Você também pode testar sobre uma superfície arenosa, mas firme.
    - Muito cheio, os sulcos do centro ficarão mais largos e os da lateral, mais suaves e mal definidos
    - Vazios, os sulcos do centro ficarão mais apertados, e os da lateral, mais definidos
    - Com a calibragem correta a banda de rodagem ficará perfeitamente estampada no chão.

    Agora, quanto ao uso, é outro tema que varia muito também.

    De modo geral, em areia a gente baixa o pneu até que ele adquira o dobro de área de contato no solo (eu odeio baixar pneu, só o faço em última necessidade, mesmo correndo o risco de encalhar como o fiz recentemente em Atins, nos Lençois Maranhenses, depois de percorrer os areias desde Tutóia-Barreirinhas-Atins por cerca de 90 km. Baixei na última subida, dentro do povoado de Atins, pois não ia mais mesmo )

    Em trechos com muitas pedras, grandes pedras, claro, se baixa o pneu para maior aderência. Mas a velocidade sempre é mínima. Em pedras normais, saibro, poliedros comuns no Paraná ou Rio Grande, ou aqueles pedriscos que se encontra no Atacama ou sul da Argentina, a calibragem é sempre a normal, e nunca me dei mal.

    Em lama, na minha modesta opinião e experiência igualmente modesta, eu não baixo pneus, pois entendo que dependendo da lama (argila ou areia), o pneu terá de cavar para achar suporte. Essa é a situação que se encontra na maior parte das estradas do país, exceto no Mato Grosso ou Amazônia, onde só de trator mesmo

    Lama de trilha é outra coisa diferente, vai de cada um, a regra é baixar um pouco, mas .....

    Enfim, escrevi demais enquanto esperava a chuva que não caiu aqui no Rio.

    Espero ter ajudado.

    Eriksom

  • #8
    Marcelo, de modo geral use o q está no manual do carro. Para pneus grandes da L200 por ex, eu recomendo usar no minimo 30D/30T para asfalto se rodar vazio e 30D/50T para carregado.

    Pneu com 22lb no caso eu usaria somente para areia ou trilha de muita lama.

    Valeu!
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo Pantaneiro
    Entrada
    07/05/2010
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    34
    Posts
    347
    Agradecimentos: 0
    Valeu ae Nava e Ericksom pelas dicas!

    Abraços
    HILUX

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade