Powered by vBulletin

Cambio automatico Hidramatico ou Eletronico

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 08/03/2005, 16:24
    Bomba
    Citação:

Postado originalmente por Sandro Tannuri
    Marquinhos,

Os cambios automaticos de controle hidraulico podem ser instalados em qualquer motor desde que encaixe e que tenha força suficiente para jogar fora.
    Colocar automatico em motor pequeno é problema a não ser que seja super reduzido.

Abraços,

Ô Tannuri, por que isso??
    Você se refere a instalar um cambio auto grande num motor pequeno (tipo, do Opala 6cc num AP 1.6, digamos), ou câmbio auto não presta pra motor pequeno de maneira geral? E o que é motor pequeno? Pergunto isso pelos autos de Vitara 1.6.
    A parte do "força suficiente pra jogar fora" que me intrigou... normalmente se fala em redução do conversor de torque, em torno de 2:1 ou mais. Tudo bem, pelo princípio que o conversor de torque usa, dá pra esperar perdas. Mas isso é a ponto de tornar inviável? Então, o único câmbio auto possível para um motor pequeno é o do Vitara?
    Posso estar viajando, mas sua mensagem me fez passar todas essas questões pela cabeça.
    []s,
  • 08/03/2005, 19:22
    Sandro Tannuri
    Rogerio,

Em mecânica da para fazer o que quiser mas eu não recomendo usar motor de pouco torque com cambio automatico, isso é o que eu tentei dizer.
    O funcionamento do conversor de torque gera perdas e o cambio tambem arrasta mais que o manual, um motor de pouco torque vai "gastar" um % alto de seu torque para tocar o cambio.
    Se a t case e os diferenciais forem bem reduzidos o problema é menor ou ate inexistente.

Abraços,
  • 08/03/2005, 21:09
    Wallace
    O cambio automatico é feito para uma determinada faixa de motor.
    Assim um cambio automatico de opala 6 cilindros deve ser usado com motor similar ao do opala 6 cilindros em caracteristicas de torque e rotação (curva de torque).
    Pode até ser uma configuração diferente como um V8 ford menor que o 302.
    O 4.0 da Jipe como o da Cherokee, por exemplo, pode não funcionar já que tem mais torque. Pode ainda ficar na faixa de trabalho do cambio, mas pode ficar fora.
    Um VW 2.0 certamente não vai dar bom resultado, muita rotação e pouco torque comparativamente.
  • 08/03/2005, 21:38
    Marcos Ojeda
    Tem um cara vendendo um Cambio de Opala, o 4 marchas que já é moderno mas não é eletronico, diz ele que esta com defeito, patina em todas as marchas, isso não seria só trocar o conversor de torque
  • 08/03/2005, 21:56
    Sandro Tannuri
    O Wallace tem razão, odeio dizer isso.
    Alem de tudo que eu falei tem o lance da stall speed do conversor de torque, motor de pouco torque em baixa com conversor feito para motor que tem torque em baixa vai ter stall speed inadequada e isso muda dramaticamente o comportamento do cambio.
    Por favor pesquisem o que é stall speed porque a explicação é complicada.

Marquinhos,

Sugiro falar com quem entende mais do assunto, ligue para uma oficina de cambio auto e pergunte.
    Se eu fosse voce usaria um cambio em conjunto com motor como vem de fabrica.

Abraços,
  • 08/03/2005, 21:57
    Wallace
    Provavelmente não, acho que tem que trocar as cintas ou discos de freio, mas estou sem meu manual de efeitos e causas em mãos no momento.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:10.