x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de mcrescente
    Entrada
    16/02/2005
    Idade
    40
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Bloqueio de diferencial serve como controle de tração?




    Olá pessoal,

    Vasculhando as discussões sobre bloqueios de diferencial, me restaram ainda algumas dúvidas. Minha questão se refere mais aos bloqueios automáticos e limited slip.

    Creio que uma função importante do bloqueio seja impedir que o carro perca a tração em pisos escorregadios. Existem sistemas de controle de tração, como os da Cherokee e da Subaru que fazem isso muito bem. Mas que dizer de nossos 4X4 que não saíram de fábrica com um sistema desses?

    Vejam bem, não me refiro a situações radicais off-road. Tomemos como exemplo as seguintes situações cotidianas, ambas com 4X4 de tração traseira (ex: Ranger, Frontier, Troller etc.) e pneus Mud, de desempenho fraco na chuva:

    1. Entro em uma curva descendo o pé no acelerador. A traseira sai de lado.
    2. Subindo a rampa do shopping Ibirapuera (SP) com pneus molhados. Acompanhando a velocidade dos outros carros (rápido), o jipe perde o controle e quase roda.
    3. Engato a primeira no farol pra fazer a curva. Passo por uma poça, em uma curva lenta, puxo a segunda e acelero. O carro por alguns instantes não sai do chão, porque uma das rodas gira livre na poça.
    4. Subo uma ladeira inclinada, escorregadia, em dia de chuva. O carro dá umas escorregadas em 4X2.
    5. Alta velocidade, pista molhada, curva. Carro sem bloqueio, nada acontece, mas não dá pra abusar.

    Minha dúvida é se o bloqueio ajuda nessas situações e, principalmente, se não atrapalha, em especial na 5. O automático (tipo Detroit SofLock) eu presumo que não vai desbloquear, dado o pouco atrito nas rodas, e vai fazer o carro rodar mais fácil ainda nas situações 1, 2, 3 e 5. Seria mais perigoso ainda e eu teria que dirigir com mais cautela. Esse efeito do bloqueio automático é famoso e faz com que o carro possa perder o controle em alta velocidade na chuva.

    Já o limited slip, eu quero saber se funciona como uma espécie de controle de tração, transferindo "suavemente" a tração para a roda que ainda tem contato com o solo e aumentando a segurança em todas essas situações. Igual quando você acelera uma Cherokee na chuva, o sistema de tração não deixa ela sair de lado (considerando, lógico, o fato de ser 4X4 Full, mas mesmo assim).

    Ou será que o limited slip é prejudicial como o automático para dirigir na chuva, apenas tem um efeito mais fraco?

    []s

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Re: Bloqueio de diferencial serve como controle de tração?

    Bom, eu vou explanar os meus conceitos, supondo jeep com bloqueio só na traseira e no 4x2:

    Os comentários a seguir são de carater geral e um ou outro modelo pode fornecer um comportamento um pouco diferente.

    O ideal é : Conheça a sua máquina e como ela se comporta.

    1. Entro em uma curva descendo o pé no acelerador. A traseira sai de lado.
    Com diferencial aberto, a roda de dentro da curva começa a levantar até perder aderência e ganhar velocidade, começando a kikar e cantar pneu.

    Com blocante progressivo, assim que a roda começa a patinar, começa o efeito bloqueador de 0 a 100%, isso é ..... a roda de dentro pode até ficar no ar mas a de fora da curva ainda fornece alguma tração. Se o pé fica fora do acelerador, o diferencial comporta-se ligeiramente como um aberto mas se voce pisar no acelerador, a tração na roda com o solo é instantânea, mesmo com a outra no ar.

    Com o desbloqueio progressivo - LSD: A roda de dentro começa a patinar e a de fora começa a perder gradativamente a tração, até o limite mínimo fornecido pela pressão dos discos. Se o esforço em manter o carro em movimento é maior que a capacidade de tração fornecido pelos discos, a roda de dentro patina no ar, como se fosse diferencial aberto.



    2. Subindo a rampa do shopping Ibirapuera (SP) com pneus molhados. Acompanhando a velocidade dos outros carros (rápido), o jipe perde o controle e quase roda.
    Lá o problema é o piso liso, tanto como fazer curva rápido no estacionamento com piso de concreto liso. O jeep vai rodar a menos que esteja com diferencial aberto. Quanto mais se pisa no acelerador, pior numa curva.

    Na reta não tem problema. O máximo que pode acontecer é patinarem as 2 rodas e o jeep não sair do lugar.


    3. Engato a primeira no farol pra fazer a curva. Passo por uma poça, em uma curva lenta, puxo a segunda e acelero. O carro por alguns instantes não sai do chão, porque uma das rodas gira livre na poça.
    Se for um diferencial aberto, dependendo da poça o jeep para enquanto a roda patina. Se for um LSD voce nem sente e se for blocante progressivo voce sente o patinar de leve e de repente um tranco nas costas pois o carro gruda e acelera.


    4. Subo uma ladeira inclinada, escorregadia, em dia de chuva. O carro dá umas escorregadas em 4X2.
    Inclinada como ? de lado ????se for isso:

    Se for diferencial aberto, o jeep só patina uma roda, mas se for LSD ou blocante, a traseira do jeep desgarra e voce fica perpendicular ao eixo longitudinal da pista... Opsss ! isso acontece na reta ou descendo a ladeira.......

    Na subida, o jeep fica tentando subir com a traseira chicoteando para a esquerda e para a direita. Pode até escorregar para trás.


    OBS -

    Se for jeep 4x4 com bloqueio na frente e atras, o jeep corre de lado até encostar na parede, se for numa reta. Na subida, pode ficar patinado e mesmo ir para tras.


    Bloqueio ajuda mas um jeep com isso é outra máquina e voce tem que reaprender a dirigir pois ele se comporta diferente.

    Uma coisa é verdade, na chuva, numa curva, em velocidade, é melhor não meter o pé no acelerador ou corre-se o risco de andar de lado ou mesmo dar uma bela rodada na pista com direito a ver parachoque de Scania em outro ângulo!


    Sobre o controle de tração, isso que eu saiba é feito por uma unidade que comanda o freio da roda que patina. É como um ABS inverso.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Controle de tração pode frear a roda ou aliviar o acelerador ou ambos.
    Para a maioria das situações um bloqueio de deslizamento militado vai ajudar pois ele vai é frear a roda que tem não tem tração na tentativa de jogar a tração para a roda com tração.
    Mas o ideal mesmo é que voce tenha o pé menos pesado no acelerador.
    Outra é que talvez voce esteja usando pneus com muito prouca tração no asfalto, principalmente no piso molhado.

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    conceitos

    É Wallace, partilho desse conceito pois para mim, a diferença básica entre um e outro diferencial é o seguinte:

    LSD - o jeep está rodando, tem uma certa velocidade, caso haja deslizamento de uma roda, os discos podem compensar e o jeep continua em frente. Só não pode parar pois aí danou. Só no guincho.

    Bloqueio - o jeep está rodando mas, só quando a roda começa a deslizar o mecanismo começa funcionar. Mas se o lamaçal for demais, o pé for muito pesado e os pneus não sendo lá essas coisas, só no guincho também.

    Apesar dessas diferenças, os dois tem finalidades mais específicas, ou melhor, dependendo do tipo de terreno, um é mais indicado que o outro. Por exemplo: rock crawling e assemelhados - o ideal é bloqueio progressivo ou total enquanto que em terrenos escorregadios, encharcados, o mais indicado parece ser mesmo o LSD.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Não é bem assim não.
    O LSD funciona também parado, alguns não funcionam é com roda no ar ou sem tração nenhuma.
    Como falei, os discos são como um freio, eles vão tentar segurar a roda que gira em falso (é a melhor e mais simples explicação que consegui até o momento).
    Normalmente só funciona em pisos sem muita dificuildade, pois nestes casos a força do freio dos discos é maior que a força total envolvida.
    Existem outros tipos de deslizamento limitado como o de engrenagens.
    Estes permitem que a roda com tração tenha 3 vezes (o valor depende do modelo de bloqueio) mais tração que a sem tração. É por isso que estes bloqueios não funcionam quando uma roda esta no ar, 3 x 0 = 0.
    Mas funcionam muito bem no asfalto ou mesmo em pedras, neste caso tem uma boa suspensão para manter as rodas no chão ajuda. Este é o bloqueio que pretendo usar nos dois eixos, só que ainda vou ter a opção de bloquear totalmente como o ARB ao acionar um botão.
    Já os de discos são ruins em pedras, mas bons em grama e lama mais leve.

    Já os bloqueios tipo 100% automaticos são simplesmente um jogo de forças.
    Em principio sempre se esta bloqueado, quando se faz uma curva a diferença de rotação das rodas do mesmo eixos desloca o bloqueio no diferencial permitindo que um dos semi-eixos se desconecte, mas o outro fica conectado e com tração. Mesmo porque o projeto impede que ambos sejam desconectados ao mesmo tempo.
    Só que se acelerar e tal aceleração gera uma forca que pode vencer diferença de rotação das rodas fazendo o bloqueio bloquear novamente.
    É por este motivo que em tais bloqueios se fala que precisa reaprender a dirigir (ou acelerar) para evitar que bloqueie em curvas, o que tenderia a fazer o veiculo ir reto.
    Mas sabendo usar são otimos, acelerou bloqueou.

    É claro que estou falando de bloqueios que funcionam, pois tem uns que nunca desbloqueiam.

  • #6
    Usuário Avatar de mcrescente
    Entrada
    16/02/2005
    Idade
    40
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Agradeço os comentários até agora. Vamos nos reter então aos efeitos do LSD, pois o bloqueio automático traz efeitos adversos maiores sobre a direção. O que eu quero ver agora é se é melhor ter um bloqueio tipo Detroit Electrac (LSD ou bloqueio 100% qdo ativado) ou ARB (aberto ou 100% qdo ativado), considerando que o motorista saiba quando bloquear o ARB e não quebre nada. Ou seja, é melhor ter LSD para o dia-a-dia na cidade ou é melhor deixar aberto?

    Citação:
    4. Subo uma ladeira inclinada, escorregadia, em dia de chuva. O carro dá umas escorregadas em 4X2.


    Inclinada como ? de lado ????se for isso:

    Se for diferencial aberto, o jeep só patina uma roda, mas se for LSD ou blocante, a traseira do jeep desgarra e voce fica perpendicular ao eixo longitudinal da pista... Opsss ! isso acontece na reta ou descendo a ladeira.......

    Na subida, o jeep fica tentando subir com a traseira chicoteando para a esquerda e para a direita. Pode até escorregar para trás.


    OBS -

    Se for jeep 4x4 com bloqueio na frente e atras, o jeep corre de lado até encostar na parede, se for numa reta. Na subida, pode ficar patinado e mesmo ir para tras.
    Leopoldo, você quer dizer que numa ladeira inclinada de lado o carro tem mais dificuldade em subir com LSD, tendendo a rodar ou andar de lado? Mesmo que se manere no acelerador?

    Controle de tração pode frear a roda ou aliviar o acelerador ou ambos.
    Para a maioria das situações um bloqueio de deslizamento militado vai ajudar pois ele vai é frear a roda que tem não tem tração na tentativa de jogar a tração para a roda com tração.
    Wallace, isso quer dizer que, se maneirar no acelerador, o LSD cuida da parte de frear uma roda e, assim, ajuda o carro a subir a ladeira escorregadia ou fazer a curva sem rodar?

    Bate-pronto: vocês estão na via Anchieta, descendo para o litoral, trecho de serra com curvas, chovendo bastante e com pista molhada. Vocês prefeririam estar dirigindo um carro com:
    1. Diferenciais abertos
    2. 4X4 part-time com LSD nos dois diferenciais
    3. 4X4 part-time com LSD só no diferencial traseiro
    4. 4X2 com LSD no diferencial traseiro

    []s

  • #7
    Usuário Avatar de mcrescente
    Entrada
    16/02/2005
    Idade
    40
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Wallace,

    Um bloqueio de deslizamento limitado não traz efeito adverso não. Não sei de onde tirou isso.
    Legal, era justamente o que eu queria saber. Várias vezes já li no fórum e na net sobre os efeitos adversos dos bloqueios e achei que se estendia aos bloqueios de deslizamento limitado também.

    Mas o LSD não dificulta curvas quando o volante está esterçado ao máximo, em especial no eixo dianteiro, ou isso é só com os bloqueios automáticos mesmo?

    Das sua opções entendo que as 2, 3 e 4 são identicas no resultado pratico, pois não deveria andar em 4x4 no asfalto sem ser full-time.
    Entendo as conseqüências, mas ainda prefiro desgastar a transmissão do que rodar na chuva e ver o Scania do Leopoldo de frente

    Eu prefiro 4x4 Full-time com Electrac ou TrueTrac (se não bloquear o primeiro é o mesmo bloqueio) em ambos os eixos.
    Aí é que está o negócio, olhei no site da Tractech e eles estão desenvolvendo um tal de Progressive Torque Differential (PTD), q parece q acabou de ser lançado. Esse vai ser o LSD da próxima geração, melhor que o TrueTrac. Assim, tenho receio de gastar uma fortuna num Electrac e logo chegar esse PTD.

    Folheto do PTD: http://www.tractech.com/docs/ptd-04.pdf

    []s e obrigado pelos esclarecimentos,

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por mcrescente
    Leopoldo, você quer dizer que numa ladeira inclinada de lado o carro tem mais dificuldade em subir com LSD, tendendo a rodar ou andar de lado? Mesmo que se manere no acelerador?
    Isso depende da inclinação de subida da ladeira. Quanto menos inclinada para cima, maior a tendencia da traseira correr de lado se voce enfiar o pé no acelerador.

    Se a ladeira for de uma inclinação muito grande, corre o risco de se acelerar demeis e os pneus patinarem, o jeep voltar pra trás, ou até mesmo sobrecarregar o cardan e virar um saca-rolha.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9
    Oi Marcelo,
    O LSD pode dificultar um pouco sim, mas basicamente só na força para virar o volante.
    Já tem o ValiLock que é usado em algumas Grand Cherokees mais novas.
    Esse diferencial transfere a tração para a roda que tem tração, podendo transferir 100% da tração para uma única roda quando equipado também com um destes no diferencial central.
    Mas para uso pesado off-road acho que pode deixar a desejar, pois muitas vezes queremos ambas as rodas girando.
    Não vejo no que este bloqueio novo seja melhor que o TrueTrack.
    Não esqueça que o Electrac é diiferente, sua grande vantagem é poder realmente bloquear o eixo. Assim ele é um outro produto em outra categoria e com outra aplicação.
    Se deseja de um real desempenho off-road tem que ser o Electrac mesmo, se for para fora de estrada mais leve pode ser o TrueTrac mesmo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade