x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,516
    Agradecimento: 1

    Alguem ja colocou um sistema de solda no jipe?




    Acompanhando o topico do ar-comprimido on-board me surgiu a curiosidade e interesse em pesquisar sobre um sistema de solda on-board.

    pesquisei nos sites gringos e achei muita coisa interessante sobre o assunto. inclusive ja existem kits prontos para venda.

    Pergunto:
    Alguem ja fez algum projeto similar? esta funcionando?
    Como fazer?
    Que alternador usou?


    Confesso que fiquei muito surpreso na simplicidade e funcionalidade deste recurso em nossos jipes. afinal, quem nunca precisou de um ponto de solda no meio do mato???

    Basicamente pelo que pesquisei, as materiais primas basicas para o kit sao: alternador de 140AMP, uma caixinha de comandos e fusiveis e os cabos + e - da solda.
    Retira-se o regulador de voltagem do alternador, fazendo assim um 'dinamo' e na saida + liga o cabo + de solda, e no - o - da solda...

    é isso mesmo?


    Vejam alguns links sobre o assunto. (no google tem muito mais coisa sobre o tema)

    Kit pronto p/venda
    http://www.premierpowerwelder.com/

    um passo-a-passo
    http://www.pirate4x4.com/tech/on-boardwelder/

    mais um passo-a-passo
    http://home.comcast.net/~t.molnar/Obwelder1.htm

  • #2
    Banido
    Entrada
    11/04/2008
    Idade
    51
    Posts
    419
    Agradecimentos: 0
    .......ô.......
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Alguem ja colocou um sistema de solda no jipe?-publicidadelr06wh2.jpg  

  • #3
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Vejam alguns links sobre o assunto. (no google tem muito mais coisa sobre o tema)

    Kit pronto p/venda
    http://www.premierpowerwelder.com/
    Interessante a idéia pra jipeiros-mecânicos

    Qual o preço desse kit pronto ?

    []'s

  • #4
    Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,516
    Agradecimento: 1
    Elmer,

    O preço do kit pronto lá nos EUA varia de 800 a 1.000 doletas + impostos.

    Acho que nao é nada muito complicado de se fazer... basta a ajudinha dos amigos foristas entendidos no assunto darem os seus pitacos tecnicos sobre o tema.
    eu particularmente nao entendo muito de eletricidade... mas pelo que saquei do projeto, basta instalar na correia um alternador sem regulador de voltagem assim ele gera amperagem/voltagem suficiente para a solda.

    voce conhece algum carro que use alternador de 140Amp?

    tem uns videos no youtube "on-board welder system"

  • #5
    Banido
    Entrada
    21/09/2007
    Local
    Jarinu/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,622
    Agradecimentos: 0
    Alternador de 140A = VW Jetta

    []s

  • #6
    Ja usei um sistema de "solda" em trilha, mas foi feita com 2 baterias em serie, estando o carro desconectado delas e com um arame de solda fino ( nao me lembro qual). O sistema que voce postou o carro devera estar ligado ou a sollda seria feita em outro carro, pois acho que nao poderia executar solda com a bateria ligada, ou pode?

  • #7
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Sempre que faço trilha longe , levo kit para interligar 3 bateria em série(36V) , mais alicate de solda , uma mini-mascara , 10 eletrodos OK46.00 de 1/8" e 5 eletrodos inox 308L.
    Nunca precisei para meus jipes , mas , por 5 ou 6 oportunidades já nos tirou de situação muito ruim. Duas dela lá no meio da trilha do 90 (de quatro dias) , e , com 1 hora de serviço evitou um resgate de 5 dias.

    José Carlos , para reparo muito pequeno , dá sim para fazer em 24V , porém com eletrodo bem fino OK46.00 de 2 mm. acima disto , não derrete.

    É muito simples, desde que tenha o soldador , e não estraga as baterias.

  • #8
    Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,516
    Agradecimento: 1
    Joao,

    quanto voce consegue soldar com 3 baterias ligadas em serie antes de esgotar a carga das mesmas?

    o proposito do projeto que to pesquisando é a disponibilidade de solda ilimitada... a corrente será gerada por um alternador extra ligado na correia. enquanto o carro tiver funcionando teremos carga para solda. a medida que subir a aceleração, sobe a amperagem da solda.

  • #9
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Só pra acrescentar, tem este kit também, uma "mini MIG": http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Readywelder/



    Na Poly performace tá por volta de 500 dólares: http://www.polyperformance.com/shop/...-1-c-1563.html

    Quero ficar de olho nesse tópico, pois já quiz montar até um mini torno/furadeira/freza num Jeep!!!
    E já vi numa trilha que fui a necessidade de uma solda, seja por baterias ligadas ou essa de alternador, realmente é uma coisa muito, muito útil.

  • #10
    Banido
    Entrada
    21/09/2007
    Local
    Jarinu/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,622
    Agradecimentos: 0
    "Bão"...rs...já que o assunto é "soldagem à bordo", estou em busca de uma tomada de força usada, para câmbios tipo Clark 240F/280V, no intuito de montar minha oficina de bordo no Sapão (solda & ar comprimido)...se alguém souber de uma, por gentileza entre em contato por aqui ou cel (11-7330-0136).

    Digo usada, porque as novas da Ferrol e outras custam uma fábula!!!

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Mais uam coisa, acho que seria bom, além de carregar o eletrodo 6013, ter também um pouco de 6010, que é próprio pra soldar peças contaminadas de sujeira, enferrujadas, etc.
    A solda com o 6010 fica feia, mas funciona! Faz uma tremenda fumaceira e tem um cheiro de cigarro de palha misturado com serragem queimada quando se está soldando.

  • #12
    Banido
    Entrada
    21/09/2007
    Local
    Jarinu/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,622
    Agradecimentos: 0
    O cheiro de "cigarro de palha" é em função do revestimento ser Celulósico...rs...cheiro de macumba...kkkk...mas o 6010 realmente faz diferença no campo sim...kit pra trilha: 6013, 6010, 7018, Ni99

    []s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade