Pulverização com Protetor Plus da Ipiranga
Olá pessoal,
Sempre lavei meu carro (Tracker 2008/2009), após passeios e viagens em praia, somente com bastante água, incluindo a retirada das rodas para lavagem dos cubos. No entando, tenho percebido, ultimamente, o aparecimento de alguns indícios de corrosão em estado bem inicial. Na verdade, são aqueles pequenos salpicados amarronzados em poucos pontos do chassi e bandejas dianteiras. Algo bem típico de veículos que trafegam pelo litoral.
No intuito de interromper este processo, pretendo aplicar na parte inferior da minha Tracker o Protetor Super da Ipiranga. De todos os produtos mencionados aqui, foi o que mais me chamou atenção, além de ser, aparentemente, o único que continua no mercado.
A única contra-indicação que verifiquei foi constar em sua composição o óleo de mamona. Já tinha ouvido falar que tal produto ataca seriamente as borrachas e mangueiras. No entanto, resolvi pequisar um pouco mais e encontrei a seguinte citação que apresento à vossa opinião:
O uso do óleo como lubrificante tem sido amplamente difundido sobretudo em algumas situações específicas em que os óleos minerais tornam-se menos eficientes. Tal é o caso de certos equipamentos, como mancais ou engrenagens sujeitas a esfriamento a água, determinando, portanto, a necessidade de lubrificação com óleo de mamona, cujo grupo hidroxílico no derivado ricinoléico, lhe confere alta capacidade de aderência às superfícies umedecidas. Além de seu baixo ponto de solidificação, em torno de 30oC negativos, outras qualidades do óleo de mamona, tais como resistência ao escoamento e viscosidade elevada, o recomendam também como lubrificante de turbinas de aeronaves ou de veículos automotores que operam em regiões geladas. Suas características físicoquímicas favorecem, por outro lado, a sua utilização como fluído para freios hidráulicos de veículas, não atacando a borracha, metais ou plásticos, sendo que esta aplicação do óleo de mamona é a mais importante no Brasil.
O texto foi extraído do site: http://www.biodieselbr.com/plantas/m...-de-mamona.htm
E aí? Alguém comenta?