x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Disco de freio dianteiro empenado...




    PessoALL,

    Estou com um problema no Tornado, quando eu aciono o freio, ele treme todo, parece que vai desintegrar, passei numa DPaschoal da Vida, e pedi que medissem os discos, para verem se estao empenados ou não...

    Colocaram aquele relogio no disco, e identificaram que os dianteiros, o direito esta com uma variação de 0.8 mm ( Até dá pra retificar sem sair de especificação ), mas o esquerdo esta com 3.0 mm ( Se for retificar vai sair de espevificação ).

    Segundo o cara que fez a medição que inclusive não me cobrou nada, disse que é comum isso ocorrer em discos sólidos, quando estão quentes e são molhados...

    Bom, penso eu, não vai adiantar de nada trocar os discos por outros solidos, pois qualquer trilhazinha que eu for fazer, vou acabar passando num riacho com eles quentes...

    Isso ta correto? O Duplo ventilado, é mais dificil de empenar?? Gostaria de saber dos colegas experiencias que tem tido com freios a disco, lembrando apenas que estou usando pneus 35, que devem forçar um pouco mais o sistema...

    []´s
    Gustavo

  • #2
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Gustavo,

    No meu CJ uso freio à disco ventilado nas rodas dianteiras e estou com o mesmo problema, também vou ter que dar uma retificada nos discos porque ao frear é possível sentir a vibração, só não medi ainda quanto empenou prá ver se ainda é possível retificar ou vou ter que trocar.

    Ou seja, mesmo ventilado....empena, só não sei se empena mais ou menos que um disco sólido.

    []´s

  • #3
    Srs,
    Não sei se é o caso, mas quando vcs chegam de uma trilha vcs param num posto para abastecer e o frentista da uma ducha no jeep?
    Porque se ele estiver fazendo isso muito provavelmente ele joga agua para lavar a roda, cx de roda e, consequentemente, o disco de freio.
    É comum acontecer isso, eles jogam agua na roda, sai aquele baita vapor pq o disco está quente, e fica todo muito achando que está ficando bom, porém o seu disco empena
    Durante a trilha eu acho pouco provavel, mesmo pq a velocidade é baixa nos pontos onde a agua/barro alcança o disco.
    Espero ter ajudado.

  • #4
    lembremos tb que os freios do Tornado são SBD , e que não é raro ouvir que os discos ja vieram empenados de fabrica ... , situação que eu acho mais provavel do que um empeno por choque termico
    []'s

  • #5
    A probabilidade de empenar um disco com água é nula......... A massa de ferro é grande demais para a água conseguir fazer isso. Além do mais, os discos de um jipe nunca chegaram de ser solicitados ao ponto de ficar realmente quente.

    Pense bem, porque os discos de um carro de corrida (dos classes inferiores, tipo do Gol) não chegam de empenar?!?


    A causa mais comum de discos empenados é erro no aperto dos parafusos de roda. O certo é de apertar gradualmente e em forma de estrela..........

    Abraços,

  • #6
    Citação Postado originalmente por billj
    A probabilidade de empenar um disco com água é nula......... A massa de ferro é grande demais para a água conseguir fazer isso. Além do mais, os discos de um jipe nunca chegaram de ser solicitados ao ponto de ficar realmente quente.

    Pense bem, porque os discos de um carro de corrida (dos classes inferiores, tipo do Gol) não chegam de empenar?!?


    A causa mais comum de discos empenados é erro no aperto dos parafusos de roda. O certo é de apertar gradualmente e em forma de estrela..........

    Abraços,

    Amigo Billj,

    Discos de corrida não empenam com tanta facilidade porque em sua maioria são flutuante, até mesmo os mais simples. Mas esse não é o caso. O que eu quero perguntar é: se um animal qualquer vier com seu jipe rápido, a uns 120, 140 e precisar brecar forte, sem travar e continuar pressionando o freio parado, esse quente por causa da brecada, pode empenar? Porque eu já tive um diagnóstico assim.

    Quando eu crescer, quero ser igual seu samurai

  • #7
    Outra possibilidade é quando se freia em emergência em alta velocidade e vc ainda está com o conjunto frio e acontece o choque térmico.

    Acontece direto com meus carros, pois como trabalho longe e a rodovia que pego pra trabalhar fica a 3 minutos de minha casa e normalmente o conjunto ainda está frio e como é uma via rápida, mas muito mal conservada e com acidentes constantes, frenagens bruscas são comuns e lá se vão os discos, pois eles passam a sensação já descrita aqui no tópico, de que o carro vai desintegrar.

    []'s
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #8
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3
    Conversei com o Fabricante, e ele me disse que os disco solido normalmente vendido pela SBD, não é indicado para meu jeep po causa de sua massa aumentada pelos pneus, motor, potencia do motor, etc...

    Concordo com o Bill, que ele é muito pouco exigido, mas sei tb que ele é um pouco mais exigido do que um conjunto instalado num jeep convencional...

    Outro sinal de um possivel ma dimencionamento, é sua dificuldade em para quando se esta acima dos 80km/h, ele até breca, mas é beeem devagar...

    O fabricante disse ser muito incomum esse conjunto empenar, e que pose ser a ponta de eixo que esta torta, hipotese descartada, pois quando foi montado foi tudo verificado...

    Por fim, ele me indicou que colocasse o sistema novo que ele desenvolveu, que é o disco duplo ventilado da s-10 na dianteira, e passar esse solido pra traseira ( depois de devidamente usinado ou trocado se for o caso )....

    Será que vai resolver o problema? Ou alguma outra coisa pode estar causando isso, e tambem vai empenar os novos e carissimos duplos ventilados da S-10 ??

    Bill, sempre apertei as porcas das rodas nesse sentido que voce falou...

    []´s
    Gustavo

  • #9
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    esses discos q vc usa agora foram usinados?

  • #10
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por elcio
    esses discos q vc usa agora foram usinados?
    Elcio,
    não... Estão originais de fabrica, ainda não foram retificados se é o que voce esta perguntando...
    []´s
    Gustavo

  • #11
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    47
    Posts
    3,836
    Agradecimentos: 6
    Os discos dianteiros e traseiros da SBD são iguais?

    []´s

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Grande Gustavo,

    Não sou muito entendido no assunto, mas acho que a explicação que o fabricante te deu também é conhecida como "sabonetada". Se eles não conseguem fazer freios para parar um veículo com segurança a 80km/h, eles não servem pra nada.

    E ainda mais, te indicam um freio que custa uma fortuna para resolução do problema!!!?

    Outra coisa, no manual, caixa, etc, tem algum lugar escrito os limites de aplicação dos freios? Se não, eles não podem simplesmente alegar que não é adequado para os pneus do seu jipe.
    Pelo que sei, os discos são os mesmos da F-1000. Dá uma olhada no peso que suporta essa caminhonete e a velocidade que ela pode chegar, garanto que não é pouco.

    Ainda sou da opinião do Beto: defeito de fabricação. Até porque o Zé Buscapé do Ronaldo tem os discos ventilados, pneus beeem menores que o seu, motor 4cc e empenou do mesmo jeito. Qual seria a desculpa do fabricante agora? A cor do jeep?

    [s] longes dos SBDs,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade