x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,966
    Agradecimentos: 0

    Refrigeraçao Forçada Pra Guinchos Eletricos (apenas um teste de criatividade)




    UMA IDEIA APENAS PRA DISCUTIRMOS


    Da ideia:

    refrigerar o motor do guincho com agua nao apenas com dissipadores de ar


    Da forma:

    Construir uma especie de mufla em volta do motor,algo parecido como uma garrafa termica (2 paredes)em que corre agua por dentro dela mas estanque sem vazamentos

    Do protótipo:

    Dois tubos de aluminio devidamente confeccionados pra prenderem em volta do motor com diferença de 1cm de diametro entre eles,onde passaria agua por dentro,uma entrada e uma saída ligadas por mangueiras em PU em nipeis pra ar comprimido,as mangueiras saem e vao ligadas a bomba de combustivel do carro que neste caso passaria a mandar apenas agua de um reservatorio deixando a funcao de alimentaçao do motor pra uma bomba eletrica


    Do por que?

    ESTIVEMOS TENDO PROBLEMAS SERIOS DE SUPER AQUECIMENTO POR ABUSO E MAUS TRATOS DO GUINCHO EM TRILHAS UM POUCO COMPLICADAS ULTIMAMENTE, DAS QUAIS SOU APAIXONADO,MAS COMO NAO POSSO USAR GUINCHO MEC.POR CAUSA DE UMA REDUZIDA HILUX TEREI QUE OPTAR POR GUINCHOS ELETRICOS MESMO,MAS COMO SEI QUE ONDE ANDO ELES SOFREM UM BOCADO ESTOU TENTANDO ME ANTECIPAR A SEUS PROBLEMAS..........

    e só por causo me veio a ideia de fazer algo assim depois de medir a temperatura do motor de um MILLEMARKER em pleno funcionamento abusivo e depois de começarmos a molhar o motor com uma pequena mangueirinha adptada do limpador................

    DIFERENÇA:30º O SUFICIENTE PRO GUINCHO NAO AFROUXAR MAIS E TERMINARMOS O QUE ESTAVAMOS FAZENDO,PUXAR A GOODZILLA COM O MOTOR APAGADO DE UM IMENSO BANHADO QUE FOMOS NOS INFIAR.


    e ai opnioes sobre a ideia?

  • #2
    Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
    Entrada
    30/01/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    759
    Agradecimentos: 2
    Fabiano,

    Acredito que qq mal uso ira causar problema, com agua ou nao!

    Vc ja conhece o Warn 12000 refrigerado a ar? Bem legal....Tem duas mangueiras, uma onde o ar quente sai e outra por onde entra ar frio refrigerado por um radiador que fica dentro do carro!

    Abç
    JORGE DELMANTO
    Cansei de discutir com jipeiros de shopping!
    AGRALE MARRUA AM50

  • #3
    Citação Postado originalmente por fabiano carraro Ver Post
    ESTIVEMOS TENDO PROBLEMAS SERIOS DE SUPER AQUECIMENTO POR ABUSO E MAUS TRATOS DO GUINCHO EM TRILHAS UM POUCO COMPLICADAS ULTIMAMENTE,
    Fabiano,

    A idéia me parece interessante, mas uma boa idéia para uma premissa "equivocada".

    IMHO se os guinchos não estão aguentando, ou estão subdimensionados ou mau utilizados (como você mesmo citou, ABUSADOS), acredito que o redidmensionamento dos guinchos ou a troca por gunchos hidráulicos resolva o problema, sem falar na utilização de patescas e afins.

    Ah, sei o quanto custa um guinhco, mas não sou adepto de acrescentar "possíveis áreas de falha", como dizemos no mergulho em cavernas. Além disso, ainda parafraseando o mergulho em cavernas, Do It Right (DIR) or don´t do it.

    My 2 cents.

    Abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #4
    Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,966
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por JORGE DELMANTO Ver Post
    Fabiano,

    Acredito que qq mal uso ira causar problema, com agua ou nao!

    Vc ja conhece o Warn 12000 refrigerado a ar? Bem legal....Tem duas mangueiras, uma onde o ar quente sai e outra por onde entra ar frio refrigerado por um radiador que fica dentro do carro!

    Abç

    serio DELMANTOnum tinha visto ainda esteentao nao to tao maluco assim


    pois é TIO EDDIE nao "usamos" eles "abusamos"mesmo..........Ps:ADORO SUAS PIADAS ME MATO DE RIR AQ DE MADRUGA QUANDO TO TRABALHANDO SERIO,UM DIA AINDA VOU AI PRO PANTANAL .


    até existe a possibilidade de mudarmos pra outra capacidade mas no geral eles ja estao bem proximos da capacidade maxima (RANSEY 9.5/MILLEMARKER 9.0/WARN 9.0 suas capacidades de mais de 4.000kg ja seriam suficientes pra qualquer lance menos "ABUSIVO"......mas onde andamos só os ECRON aguentao legal, e mesmo assim os cabos chiam um bocado mesmo estando patescados, entao nesta situaçao a coisa toda ferve mesmo

    mas esta ideia seria digamos um paleativo pros problemas atuais........

    agora pelo esqueminha do warn ventilado vejo que o caminho até que nao será tao fora da realidade vamos vendo o que a galera acha e depois de muita discussao parto pro prototipo ,se funcionar patenteamos e dividimos a grana num mega churras com a galera toda do forum
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Só pra comtribuir, existe computador com refrigeração líquida......

  • #6
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Considerando que vc não vai instalar um motor elétrico refrigerado a água ou óleo, eu investira num reforço aloprado na ventilação forçada (um ventilador de 1/2cv)

    Aposto que um tufão será mais eficiente em retirar calor dos enrolamentos do motor do que um pouco de água fria "passando por perto".

  • #7
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    1,276
    Agradecimentos: 0
    Fabiano,

    O caminho que pessoal está indicando é o correto: primeiro tem que verificar o dimensionamento do guincho para depois pensar em melhorar a refrigeração.

    Já que os de 9.000 lbs não estão dando conta para vocês, conforme você mesmo disse acima, já é caso de partir para os de 12.000 lbs ou acima.

    A grande vantagem nesse caso seria que quanto mais o motor trabalhar afastado do seu limite, melhor será o seu rendimento, ou seja, esquentará menos.

    Outro ponto que também tem que observar é o dimensionamento elétrico (bateria, alternador e cabos), pois quanto menor a queda de tensão causado pelo acionamento do guincho, menor será a corrente exigida pelo motor e consequentemente menor será o calor gerado pelo guincho.

    Mas se mesmo assim quiser mexer com a refrigeração do guincho, o melhor seria a instalação de aletas de alumínio em volta do motor elétrico. Isso já seria um belo começo .

    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Só pra comtribuir, existe computador com refrigeração líquida......
    Renato,

    Esse sistema de refrigeração líquida é chamado de watercooling, e é usado mais para diminuição do ruído, por substituir várias ventuinhas barulhentas por um sistema silencioso de circulação de água, do que ganho de refrigeração.

    []'s

  • #8
    O ideal seria procurar guinchos com uma reducao maior que tenham pelo menos 12000 lbs ... alem disso tenta procurar alguns com motores de mais hp (os warn de 6 hp sao uma boa opcao mas muito caros).
    TavaresAndrés4X4
    www.youtube.com/tavaresandres4x4
    Instagram @tavaresandres4x4



  • #9
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0


    Renato,

    Esse sistema de refrigeração líquida é chamado de watercooling, e é usado mais para diminuição do ruído, por substituir várias ventuinhas barulhentas por um sistema silencioso de circulação de água, do que ganho de refrigeração.

    []'s
    Ok, tenho conhecimento disso, só fiz referência porque tem muita gente que acha que água e eletricidade não combinam.....que um equipamento elétrico não pode ser arrefecido por um líquido.

    E computador todo mundo daqui usa e sabe o quanto é delicado.....

    Abraços

  • #10
    Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,966
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Ok, tenho conhecimento disso, só fiz referência porque tem muita gente que acha que água e eletricidade não combinam.....que um equipamento elétrico não pode ser arrefecido por um líquido.

    E computador todo mundo daqui usa e sabe o quanto é delicado.....

    Abraços
    a RENATO NAO SAO ASSIM TAO DELICADOS NAO

    O MEU EU ESPANCO QUASE TODO DIA E ELE AINDA TEM UMA TRAVINHA QUE INSISTE EM NAO SE SOLTAR.................


    mas tambem na hora que se soltar,ele separa tudo e ai vai pra roça de vez só comprando outro.............



    ps:agua e eletrecidade combinam muito bem sim senhor, depende apenas do que vç espera que aconteça........ um chocao por exemplo é sempre divertido de se ver..........


    Uma vez eu fiz uma ligaçao de uma bobina "MSD blaster"ligado direto num fio que ficava solto em cima do banco do meu gol de arrancada,na epoca(97)haviamos acabado de criar aquelas alavancas especiais pros wolks com o ponto de pivotagem alterado pra ficar mais curtinhas as trocas ,e todo mundo queria ver como ficará ,ai neguinho entrava e como sempre pisavam na embreagem isto fazia dispar o curto da MSD na bunda do caboclo ..........KKKKKKKKKKKK nossa quase me mataram de tanta porrada no AIC hahahahhahahah mas era hilario de ver ,só dava neguinho andando com o macacao com a marca do fio na bunda,kkkkkkkkkkkkk

    Até hoje tenho amigos de mal comigo por causa destas e outras que vivo aprontando

  • #11
    Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    Idade
    50
    Posts
    1,966
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Considerando que vc não vai instalar um motor elétrico refrigerado a água ou óleo, eu investira num reforço aloprado na ventilação forçada (um ventilador de 1/2cv)

    Aposto que um tufão será mais eficiente em retirar calor dos enrolamentos do motor do que um pouco de água fria "passando por perto".

    sei nao THELMO 30º é uma pusta diferença,e o calor acho que vem mais da ponta do motor onde estao as escovas do que do enrolamento propriamente dito pois este ja possui resina especifica pra altas temperaturas.

    a bronca maior me parece sair do cabeamento realmente e solenoides que ja usamos do f 600.

    nossos guinchos ja sao meio bombados estou inclusive desenhando outro prototipo que usara (2)motores de 4hp cada ligados em uma reduçao.......

    o pessoal que correu no transylvania adventure tour (TAT/EUROPA) deste ano andou usando muito isto, e me pareceu interessante a ideia tambem.

  • #12
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    1,276
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Ok, tenho conhecimento disso, só fiz referência porque tem muita gente que acha que água e eletricidade não combinam.....que um equipamento elétrico não pode ser arrefecido por um líquido.

    E computador todo mundo daqui usa e sabe o quanto é delicado.....

    Abraços
    Renato,

    Um equipamento elétrico pode ser arrefecido por um líquido, sim, mas água e eletricidade continuam não combinando . É só ler nos fóruns especializados em informática os casos de "desastres" em computadores causados por um simples furinho em uma dessas mangueiras de água...

    Citação Postado originalmente por fabiano carraro Ver Post
    sei nao THELMO 30º é uma pusta diferença,e o calor acho que vem mais da ponta do motor onde estao as escovas do que do enrolamento propriamente dito pois este ja possui resina especifica pra altas temperaturas.

    a bronca maior me parece sair do cabeamento realmente e solenoides que ja usamos do f 600.
    Fabiano,

    Me ocorreu outra idéia : ao invés de refrigerar o motor do guincho com água, por que não refrigerar o próprio óleo do motor elétrico?

    Poderia ser algo parecido com o sistema utilizado nos câmbios automáticos: uma bomba retiraria o óleo da carcaça do motor através de um tubo, passaria por um mini radiador e outro tubo devolveria o óleo para a carcaça. Que tal?

    Citação Postado originalmente por fabiano carraro Ver Post
    nossos guinchos ja sao meio bombados estou inclusive desenhando outro prototipo que usara (2)motores de 4hp cada ligados em uma reduçao.......

    o pessoal que correu no transylvania adventure tour (TAT/EUROPA) deste ano andou usando muito isto, e me pareceu interessante a ideia tambem.
    Nossa ! Você por acaso teria alguma foto desses "mostrinhos" com dois motores?

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade