x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
  • #1
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0

    Motivos de motor esquentar




    Aio povada!

    É o seguinte, na minha configuração tenho:

    Motor AP 1.8 carburado
    Radiador do Gol AP 1.6
    Ventoinha eletrica do Tempra (bem forte)
    Cebolinha que arma nos 75o
    Vaso de expansão do motor AP
    Água destilada com aditivo (concentração igual ao que manda no rotulo do aditivo)
    Sem válvula termoestática

    O que acontece é que o motor anda esquentando quando exigido em baixas velocidades, por exemplo, na areia fofa. No asfalto a 70km/h é tranquilo, acho que devido a ventilação devido a velocidade.

    A ventoinha dispara direitinho, mas em algumas situações ela nao da conta e eu tenho que parar o carro pra não ferver. O radiador esta bem novinho e bem limpinho, não faz nem 2 meses que troquei, e ele foi limpado, vedado, etc.

    Ao meu ver o proximo passo seria a troca do radiador por um maior, mas será que não existe nenhum outro item que poderia causar esse aquecimento, por exemplo, dentro do motor? Motor com borras? Fora do ponto também promove aquecimento (adiantado ou atrasado)? Mais alguma coisa?

    Obrigado pela ajuda, pois tenho medo em trocar por um radiador maior, fazer todo o trabalho dos suportes, etc e depois ver que não era ele o vilão...

    Alguns itens que acho que atrapalham nessa ventilação:
    * Calor de Fortaleza
    * Sempre fazer trilhas em horários perto do meio-dia (sol a pino)
    * Guincho ocupar uma pequena parte da grade dianteira
    * Cofre do motor pequenino de brinquedo

    Valeu!

    []s de cabeça quente.
    Osvaldo

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13

    Aquecendo?!?

    Experimenta retirar todo esse produto com água destilada do sistema de arrefecimento (guarda para recolocar se for o caso), e coloca água pura, de torneira mesmo, e experimenta, eu tive um Monza 2.0 a álcool que acontecia a mesma coisa e nunca mais me incomodou.
    Falow!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Ojaneri,
    Eu também tive um problema parecido com esse, era a tampa do reservatório de expansão que não estava segurando os 1 bar de pressão que deveria. Sob pressão o ponto de ebulição da água sobe.
    Também acho que você deveria colocar a válvula termostática.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0

    Re: Aquecendo?!?

    Citação Postado originalmente por Edintruder
    Experimenta retirar todo esse produto com água destilada do sistema de arrefecimento (guarda para recolocar se for o caso), e coloca água pura, de torneira mesmo, e experimenta, eu tive um Monza 2.0 a álcool que acontecia a mesma coisa e nunca mais me incomodou.
    Falow!
    Ediintrude,

    Eu ja usei água normal de torneira, mas a mesma coisa...com a água destilada + aditivo obtive melhores resultados, demorando mais pra esquentar, mas não satisfatórios.

    Walter,

    As tampas são novas, tanto do radiador quanto do vaso de expansão (troquei-as assim que observei o problema), então creio que nao seja elas. Quanto a válvula, penso em colocar sim, pois meu carro demora um pouco pra atingir o melhor rendimento quando ligado (é a alcool, temperatura de funcionamento ideal de 95 a 100 graus), mas primeiro irei corrigir o problema do aquecimento e depois instalo a valvula.

    BTW, as m!#$!!s dos sensores da cronomac de temperatura marcam 105o graus da água e 130o graus do óleo!!! E isso quando o relogio original do Samuca ta no meio, ou seja, normal...

  • #5
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1

    Re: Aquecendo?!?

    Citação Postado originalmente por ojaneri
    BTW, as m!#$!!s dos sensores da cronomac de temperatura marcam 105o graus da água e 130o graus do óleo!!! E isso quando o relogio original do Samuca ta no meio, ou seja, normal...


    Se o oleo estivesse mais quente q isso e a agua mais fria seria sinal de esforço excessivo (aquece primeiro em baixo), se fosse o contrario-agua mais quente q oleo sinal de mistura pobre (dentre outras), porem as temperaturas parecem equalizadas, tanto agua qto oleo nos seus respectivos limiares de normalidade.

    Considerando q na estrada a 70km/h ele nao aquece me parece nao ser o caso de mistura pobre, o mais provavel seria a soma de esforço alem do normal (começando por aquecer o oleo e o bloco) e a refrigeraçao nao dando conta do recado sem a ajuda do vento de frente.

    Nao é a toa q em avioes a pistao existem 3 marcadores de temperatura: 1) do oleo, 2) da cabeça dos pistoes e 3) do bloco (agua), e só uma leitura do conjunto dos 3 é q fornece um parametro para correçao de eventuais problemas (esforço excessivo/mistura pobre/incapacidade de resfriamento pela refrigeraçao).

    Provaveis soluçoes passariam por:

    0) verificaçao do ponto correto do motor.
    1) verificaçao da giclagem correta/componentes como boia e canetas
    2) superdimensionamento do radiador
    3) e/ou troca por um de aluminio
    4) e/ou troca por um padrao chevrolet com canaletas redondas ao inves de achatadas
    5) e/ou adiçao de mais uma ventoinha pela frente (pode ser tentada esta gambiarra antes da troca do radiador pra tentar diagnosticar a falta de capacidade da refrigeraçao do radiador atual)
    6) adoçao antecipada da valvula termo-nem q seja uma mais fria (fiat 147 trabalha com 78/81graus) (sem ela a agua q entra no motor nao tem tempo de receber calor do bloco nem de perder calor na colmeia),
    7) adoçao de aditivantes no oleo (militec/equivalentes) ou troca do oleo por Lubrax Top Turbo (q é para uso misto: diesel/gasolina/alcool) esse último vai baixar mais a temperatura de funcionamento devido a altissima aditivaçao.
    8 adoçao de radiador de oleo
    9) adoçao de snorkel - como recurso q diminui a temp dentro da camara de combustao devido a menor temp do ar admtido.


    As soluçoes partem do mais facil/provavel problema para as mais dificeis e nao eliminam a experiencia em verificar/detectar o problema relacionando-o com a situaçao do uso na hora em q ele apareceu, como ja esta sendo feito.


    valeu

  • #6
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    dero,

    Valeu pela ajuda! Nao sabia que o óleo realmente trabalha a essa temperatura...pensei que era o relogio!

    Esqueci de avisar que ja tenho Snorkel instalado.

    Eu notei que em Chevettes com motor AP, eles usam o radiador original do GM Chevette sem problemas nenhum de aquecimento, mesmo em APs preparados. Mas em tamanho ele é equivalente ao que eu uso, que é do Gol. Sera que vale a pena tentar a troca?

    Tambem vou dar uma olhada nos do Opala 6cc, mas o dificil vai ser caber no cofre do motor.

    Outra coisa que esqueci de mencionar e que talvez eu faça, seria comprar uma ventoinha de a/c e colocar na frente do radiador, ligando ela numa segunda cebolinha, ativada quando o veiculo estivesse mais quente. Sera que funcionaria ?

    Valeu!

  • #7
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Eu editei algumas coisas, da uma olhada de novo

    A ideia de ventuinha seria uma saida, mas so resolveria se o problema realmente estiver relacionado com falta de capacidade do sistema de refrigeraçao, e nao precisaria ser necessariamente de a/c (menor capacidade) pode ate ser a normal, so q instalada na frente (maior capacidade), as duas poderiam ser ligadas no cebolao original ( a segunda acionada via rele para prevenir sobrecarga?). Vc pode usar tb nao so a valvula termo do fiat 147, mas tb o cebolao do radiador (q dispara a ventuinha uns 10/15 graus antes da original VW).

    Note q a despeito do tamanho dos radiadores citados por vc, a situação de uso é diametralmente oposta, naqueles carros tem a ajuda do fluxo de ar pelo deslocamento (e sendo turbo bota deslocamento nisso), é justamente nessa situaçao q vc perde a refrigeraçao, pq no seu caso o carro esta parado ou se deslocando em baixa velocidade ( sem a ajuda do vento de frente) e o pior exigindo potencia total.

    A correta montagem do radiador tb influencia na capacidade de refrigeraçao, com por exemplo no caso dos VW sem os famosos papeloes e envolvem os 4 lados do radiador q fazem o ar frio entrar pela frente, sem ele ocorre "recirculagem" do ar quente q vem de traz do motor/cofre (baixas velocidades), essa "vedaçao" da frente do radiador normalmente nao é muito precisa, mas a sua falta somada a outros fatores podem influenciar.

    valeu

  • #8
    Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 7
    Sem válvula termostática você forma bolsões de água fervendo dentro do bloco e cabeçote, que não deixam a água mais fria entrar.
    Por isso tem muito motor que esquenta mais sem a válvula do que com ela.

    O aditivo não faz esquentar menos, mas faz com que a água ferva somente bem acima dos 100ºC, o que é muito importante pois enquanto ferve um fluido não troca calor.

    Da mesma forma, a ampa do radiador vedando decentemente é essencial, pois a água ferve a 100º à pressão de 1 bar. Acima disso, ela ferve em temperatura cada vez mais alta.

    Ou seja, com aditivo e pressurizada, mesmo a mais de 100ºC, a água continuará "resfriando" o motor pois não estará em ebulição. Se ferver ele vai esquentar até f...

  • #9
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Lembrando, eu tenho uma chave que posso ligar a ventoinha quando quero, e costumo deixar ela ligada logo após ligar o carro, entao creio que uma cebolinha com menor temperatura de abertura nao vai funcionar, correto?

  • #10
    Uma coisa que funciona muito com jotas é melhorar a circulação dentro do cofre do motor, com a instalação das canaletas de ar, do caminhão scania.
    Elas devem ficar com as aletas para trás, assim elas criam uma melhor circulação de ar.
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Idade
    50
    Posts
    1,457
    Agradecimentos: 0
    Vc ja verificou a tensao da correa da bomba d'agua ou a propria bomba?? Vc falou em agua destilada e aditivo, agora so por curiosidade a agua continua limpa e com a cor do aditivo ou mudou de cor??

    um abraco,

    Marcelo

  • #12
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Martin,

    O capo do Samuca ja tem umas saidas de ar, que acho que facilitam...Abrir mais nao sei se vai adiantar, e acho que no meu caso nao vale a pena.

    Marcelo,

    A cor continua esverdeado, igual quando foi colocado, sem sinais de ferrugem.

    []s
    Osvaldo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade