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Valeu pessoal!!
Tbém questionei meu mecanico, mas o veio teimou em dizer que elas estando paralelas ja era suficiente, vou inverter a fixação.
abç
Só acrescentando, Panhard e Drag Link devem formar um paralelogramo !!!!
Além de paralelas, elas devem ter o mesmo comprimento....
Suspensão bem feita e bem montada... O planejamento a meu ver foi muiiiitttoo bom!
o problema da PANHARD no meu ver....
é que ocorre um deslocamento do eixo,ou do chassis dependendo da situaçao,que deve ser ou acompanhado ou corrigido de alguma forma.....
a tendencia da panhard É ficar "DIGAMOS QUE CURTA" ao descer do eixo,..... e "LONGA" ao subir do mesmo,fazendo com que as coisas nao fiquem alinhadas,causando desconfortos em oscilaçoes ,dificuldade de manter a direçao alinhada,e o famoso bump no volante,carro freia (DIVE) ele vira sozinho ( é empurrado na verdade....) arranca la vai ele de novo pro outro lado!!!!
normalmente em jeeps com pouco curso de suspensao isto é pouquissimo sentido em baixa velocidade e apenas um pouco em alta.
Agora em carros muito altos, ja fica extremamente perigoso em altas....pois em poucos segundos de um minimo de bump ,da pra dar uma senhora porrada ja no sentido contrario da pista,pois em altas velocidades estamos segurando firme no volante,e acabamos travando o efeito BUMP involuntariamente, esterçando a direçao,apos uma forte oscilaçao,e sem saber pra onde :parede:
Em pickups de cross country e 100% de jeeps de INDOOR ,que precisam de relativo curso de suspensao devido aos inumeros saltos ,ela ainda é usada, mas no meu ver deveriam partir pra DOUBLE WATTS nestes casos.....mais eficiente,e segura,POIS QUANDO O CARRO PULA ou SAI DO CHAO a TRAZEIRA dele chega com o eixo deslocado ,fazendo com que neste momento o carro fique torto e dependendo da velocidade..........POU !!!!!
Mas ELAS NAO ACEITAM curso longo de suspa ,devido ao seu ponto de pivotagem,E É OBRIGATORIO O USO DE EIXOS COM O BOJO CENTRALIZADO PRO SEU USO....ou seja sem chances de serem utilizada em jeepoes de trilha.
Quem mais sofre atualmente com cursos grandes de suspa em TROLLERS , ENGESAS ,NIVAS ,SUZUKIS,etc....sao as buchas dos links que,quando sao rigídas demais,trazem interferencias no curso do eixo e moles demais,deixam as coisas sambando.....ou seja é pura briga de gato e rato...... :confused:
onde só com a chegada do cachorrao.......(outros conceitos de geometria)as coisas se entendem.......
4LINK (DEPENDENDO DA CONFIGURAÇAO )
WISHIBOND (DEPENDENDO DO TAMANHO DO PIVÔ) sao alguns .....mas ai o papo foge da questao PANHARD. :concordo:
Ja virao panhard HIDRAULICA???????? :cool:
panhard hidraulica? exprica p/ nós ai...
Pois é Fabiano, lendo o tópico dessde o início dá pra entender que o Bumpsteer não é culpa da panhard propriamente dita, mas sim da configuração incorreta que ela pode estar instalada no carro.
Leia alguns posts acima onde eu complemento os raciocínios dizendo que a panhard e a Drag link devem obrigatoriamente formar um paralelogramo. Isso quer dizer que o ideal é ambas estarem paralelas e ainda por cima possuirem o mesmo comprimento. Estando assim, nunca vai acontecer bumpsteer independente da altura da suspensão do carro.
Bumpsteer sempre acontece em projetos falhos de suspensão e sistema de direção. Numa suspensão de feixes de molas, se a drag link não estiver correta, vai ocorrer bumpsteer mesmo o eixo trabalhando centralizado o tempo todo. Pra ter uma idéia, onde o bumpsteer ocorre mesmo tendo uma configuração adequada da drag link, um solução é adotar uma panhard. Veja o exemplo da F250 4x4 que usa feixes de molas e tem uma panhard lá. POde ter certeza que a função dela é muito mais para fazer o eixo acompanhar o trabalho da drag link do que qualquer outra coisa.
De modo geral, em suspensões de feixes de molas, e 3 link como dor Trollers RF ou ainda dos JPX, a drag link deve sempre ser o mais longa possível e sempre estar paralela ao solo com o carro no seu Ride Hight. Dessa forma diante das oscilações da suspensão o movimento pendular descrito pela barra será minimizado evitando a ocorrência do bumpsteer.
Abraços a todos
EXPERIENCIA PROPRIA retirei de uma aq que foi erguida pra entrar pneus 37" e ficou dificil de rodar na estrada com ela.....tivemos que recolocar (alongada) assim como a estabilizadora,depois retiramos a estabilizadora novamente e ela rodou normalmente ,denunciando a FUNÇAO da "panhard" em auxiliar nas curvas pra que o chassis nao se deslocasse tanto......nao observei nada de "BUMP",mas acredito que ela faça tambem esta funçao, pois nao trafeguei em locais com grandes oscilaçoes.
obs:Eai FABIL ja achou algo sobre "panhard hd"?
ELA UTILIZA OLEO COM MICROPARTICULAS DE AÇO ,e é ativada em média e baixa velocidades como nas suspensoes ativas da Mercedes......coisa dos gringos europeus.....vi em 2 Land bombadas em uma prova de trial no PORTO em Portugal.
parecidas com esta. :semideia
Tá fazendo referência ao que nessa citação????Citação:
EXPERIENCIA PROPRIA retirei de uma aq que foi erguida pra entrar pneus 37" e ficou dificil de rodar na estrada com ela.....tivemos que recolocar (alongada) assim como a estabilizadora,depois retiramos a estabilizadora novamente e ela rodou normalmente ,denunciando a FUNÇAO da "panhard" em auxiliar nas curvas pra que o chassis nao se deslocasse tanto......nao observei nada de "BUMP",mas acredito que ela faça tambem esta funçao, pois nao trafeguei em locais com grandes oscilaçoes.