x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3
  • #1
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1

    Bomba de óleo lubrificante auxiliar elétrica: alguem já tentou?




    Saudações aos companheiros!


    Há tempos tenho pensado em aumentar a eficiência do motor OM314 turbinado da minha Band Curta. Como vou fazer o motor em breve, pensei em projetar um sistema de lubrificação auxiliar utilizando uma bomba de óleo elétrica, aproveitando para montar um sistema de refrigeração dos pistões, com esquicho de óleo na "cabeça" destes, como utilizado em alguns motores turbinados de fábrica, alem de adaptar um radiador de óleo. Pretendo utilizar os pistões do motor OM352, com cinco anéis.

    As vantagens nas trilhas, me corrijam e completem, por favor, seriam:

    1- Melhor lubrificação do sistema;
    2- Melhor refrigeração do motor;
    3- Melhoria na viscosidade do óleo, mantendo a pressão do óleo maior;
    4- Consequente aumento da vida útil do motor;
    5- Maior intervalo na troca do óleo lubrificante;
    6- Em inclinações, evitaria problemas com a ausência de óleo no "pescador" da bomba mecânica;
    7- A bomba mecanica poderia ter potencia reduzida, de forma a diminuir a energia gasta pelo motor para aciona-la, aumentando, assim a potencia disponível;
    8- Partida a frio otimizada, pois, possibilitaria a lubrificação do motor instantes antes do funcionamento;
    9- Eliminação do problema de lubificação da turbina quando se desliga o motor, desligando a bomba mecanica, e esta continua girando.

    Pesquisei no forum e no google e não achei muita coisa, se acharem algo, me desculpem. O site da dana http://www.dana.com.br/automotivo/te...ubificacao.asp fala de uma bomba elétrica pronta para esta finalidade.

    Os custos da "brincadeira" ainda não levantei. Se aguem já tentou ou já pensou na idéia, seria interessante postar suas idéias e experiencias.

    Um abraço...

  • #2
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Vai minha interpretação...se bem que não entendo nada de motor diesel

    Reduzir a potencia (pressão/vazão) da bomba mecanica me parece arriscado, pois em caso de falha na bomba eletrica ou para o motor na hora ou funde o coitado.

    Mesmo assim, creio que, gerar eletricidade para poder tocar uma bomba eletrica, implica em instalar um alternador mais robusto que consome mais Hps e tambem implica em considerar as perdas de eficiencia de um alternador + as pedas do motor eletrico da bomba auxiliar em detrimento do sistema mecanico da bomba de oleo que trabalha muito bem lubrificada

    Afinal, qualquer conversão de energia sempre gera perdas !

    Na partida a frio, em dias frios, não sei se a bomba eletrica tera força suficiente para vencer as folgas dos casquilhos do virabrequim e comandos....e efetivamente lubrificar alguma coisa

    Analise bem o fato que, na maioria dos carros modernos, quando se liga um gande consumidor de eletricidade, a rotação do motor ja se altera, pois o alternador é solicitado mais ! Então, não fica de graça.....de algum lugar esta energia tem que sair....seja mecanica ou eletrica

    Mesmo no caso de um sistema de refrigeração, passar o oleo pela serpentina fina de um radiador, provoca perda de carga, solicita mais energia do motor, que por sua vez, deve consumir um pouco mais e consequentemente esquentar um pouco mais. (Quanto mais ? Não sei !)

  • #3
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    64
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Caro Edgar,

    Obrigado pelas considerações. A bomba que me refiro é específica para esta finalidade e quanto a questao da demanda por corrente elétrica na partida, acredito, seria irrelevante pois veja, nos veículos alc/gas a bomba do combustível toca direto pressurizando o sistema, no caso de uma bomba de óleo, que é mais viscoso, certamente daria melhor lubrificação. Um abraço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade