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Hybrid View

  • #1
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    11/10/2009
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    Quando Usar o 4X4 num veiculo 4WD




    Como iniciante no 4X4 fico um pouco confuso com essa questão
    qdo o veiculo é 4X4 full não tem conversa como é o caso de certas pajeros e da cherokee.
    agora nos veiculos que tem a opção de 4X2 e 4x4 como por ex tucson kia sorento memo almas pageros, é melhor quando na cidade e na estrada de asfalto por ex usar o 4X2 pois conomiza pneu e mesmo atração ou é possivel usar o 4X4 pois segundo consta da mais aderencia evita a saida de trazeira comum nesses veiculos SUV

  • #2
    Homero, sua pergunta ta um pouco confusa.

    De maneira geral, o que vale é ler e seguir o manual do proprietario.

    Num carro 4x4 full time (land, niva, XJ, etc) existe um diferencial central que absorve as diferenças entre os eixos e por isso pode andar 4x4 normalmente.

    Nos outros nao, forçando mais em curvas fechadas, manobras, desgate maior de pneus e do sistema como um todo. Deixa o carro mais amarrado...maior consumo...etc

    Att.
    4X4 Brasil
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #3
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    4x4 sós e usa em terrenos lamacentos ou de baixa aderencia, como cascalhos, ruas de areia, terra, etc

    nunca em asfalto liso, seja ele esburacado ou não

    abraços
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #4
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    Ok agradeço as respostas, ficou claro para mim então que para quem pensa em ter uma SUV só para andar na cidade(fazer rally do asfalto) e que nunca ou raramente vai pegar uma terreno instavel a opção de 4X4 é praticamente desnecessaria encarece o preço inicial (ex a tucson e a KIA Sorento) e vai ter pouca ou quase nenhuma utilidade)

  • #5
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    21/10/2008
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    Homero, o 4x4 sim seria desnecessário, mas não um 4x4full time(4wd)
    4x4 é quando é transmitido a mesma força para eixo dianteiro e trazeiro, causando desgaste no carro, pois o mesmo vai ter aderencia no asfalto.
    4wd(4x4 full tima) tem o diferencial central, que compensa essa transferencia, não causando desgaste maior no eixo dianteiro
    um full time, tem sempre uma porcentagem de transferencia para o eixo dianteiro, tornando o carro mais seguro, por exemplo, em uma chuva forte, o que ja é uma vantagem.
    agora, se eu não me engano, esses novos SUVs tem tração 4wd(full time) com a opção de bloquiar o diferencial central, tornando ele 4x4, a ecasport por exemplo é assim, tem um botão escrito 4WD LOCK para o bloqueio do dif. central

  • #6
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    Smile Uso 4x4 em SUV na estrada com chuva

    Os manuais dos SUVs orientam para usar o 4x4 só em pisos instaveis (areia tera) porem algumas pessoas dizem que em auto estradas com chuvas e melhor usar 4x4 pois da maior estabilidade do que 4x2 isso procede

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Homero Nepomuceno Duarte Ver Post
    Os manuais dos SUVs orientam para usar o 4x4 só em pisos instaveis (areia tera) porem algumas pessoas dizem que em auto estradas com chuvas e melhor usar 4x4 pois da maior estabilidade do que 4x2 isso procede
    Depende do SUV.
    No caso da XJ o 4X4Fulltime pode ser usado em qualquer tipo de piso, já o 4X4Part Time só deve ser usado em piso com pouca aderência.

    []´s

  • #8
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    então o asfalto molhado pode ser considerado piso instavel?

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Homero Nepomuceno Duarte Ver Post
    então o asfalto molhado pode ser considerado piso instavel?

    Não, se pode usar o 4x4 ou não no asfalto depende do tipo da T-case que tem o SUV.

    []´s

  • #10
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    pergunta mais mobral ainda: qual a diferença, então, num carro 4x4 nas opções 4x4 low e 4x4hi

  • #11
    Usuário Avatar de diegotmc
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    Seguinte... esquece o tipo de piso que você está andando por enquanto

    Se o 4x4 não tem o diferencial central, vai ter um forçamento do sistema quando for fazer curvas, e se tiver não haverá esse problema.

    Cada um desses modos vai transmitir mais força (aderencia) para o piso. 4x4 L > 4x4 blocado > 4x4 diferencial > 4x2.
    E quanto mais atrito, mais consumo de combustível, e também do sistema!

    Aí é escolher qual sistema você vai usar pra cada situação. Cada um desses modos tem sua recomendação de uso, seus prós e contras. Mais aderência = mais desgaste. Quem tem 4x4 com diferencial central tem essa opção intermediária pra uso na chuva (uma boa chuva, claro) e estrada de terra. Quem não tem (como o meu caso - Vitara), mede a necessidade...

  • #12
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    Pessoal desculpe a ignorância mas comprei meu primeiro jeep agora uma cherokee sport 2008 , pelo post acho que entendi o uso recomendado da tração 4x4 e 4x2 mas a minha dúvida é posso comutar com o carro andando em D de 4x2 para 4x4 normal ou reduzida . Ou tenho que parar o carro colocar no N ou outra marcha do automático para depois comutar a chave ?
    Grato

    Blas

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