x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de SergioSouza
    Entrada
    18/11/2008
    Idade
    65
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Proprietario Falecido




    Galera, Estou procurando uma F-75, de preferência em final de restauro e até achei, porém, a proprietária faleceu e não tem herdeiros. Alguém sabe o que posso fazer? Estou em cima do muro na compra, pois não sei se compro e utilizo no nome da pessoa. Podem ajudar?

  • #2
    Citação Postado originalmente por SergioSouza Ver Post
    " ... Estou procurando uma F-75 ... achei, porém, a proprietária faleceu e não tem herdeiros ... não sei se compro e utilizo no nome da pessoa ... "
    Bom, primeiramente.... Vamos aumentar suas dúvidas :

    Se a proprietária FALECEU e Não tem herdeiros, você vai comprar o carro DE QUEM ?
    QUEM está vendendo agora ?
    Você vai pagar a QUEM ?

    Creio que, se essa pessoa tem direito legal sobre o carro para negociá-lo,
    a tranferência deveria ser feita com ela agora . . .

    Rodar sem fazer a transferência eu acho "fria"... Mesmo com o antigo proprietário vivo!
    Com o dono anterior falecido (ANTES da compra), se der algum problema,
    vai dar pra provar que a transação foi "legal" (e teria como ser)?

    Alguém do "meio jurídico" aê?

    Folgado?

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Leonardo Raffi
    Entrada
    07/04/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    60
    Posts
    1,499
    Agradecimentos: 2
    Vale a pena comprar com preço bem baixo a titulo de retirar peças..
    diferencial tracionado, rodas livres caixa de traçao e reduzida cabine super inteira caçamba idem..visto que não consegue legalizar e fica ruim ficar andando por ai nessas condiçoes...
    comprado com preço bom ai aprece aqui no forum pessaol vendendo doc ou doc mais chassi que varia de 500 a 1500 é só sperar... fora isso é conseguir um despachante tipo chave de cadeia que faz até de defunto assinar em cart´rio como verdadeiro..he..he.he
    ha ou compra outra para andar na cidade e clona esta(com doc da sua da cidade) só para detonar nas trilhas..he..he..he

  • #4
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por SergioSouza Ver Post
    Galera, Estou procurando uma F-75, de preferência em final de restauro e até achei, porém, a proprietária faleceu e não tem herdeiros. Alguém sabe o que posso fazer? Estou em cima do muro na compra, pois não sei se compro e utilizo no nome da pessoa. Podem ajudar?
    Sérgio, se você pretende adquirir o veículo e mantê-lo regular, poderá fazer usucapião.
    Veja o que diz o código civil:
    "Usucapião
    Art. 1.260. Aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e
    incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade.
    Art. 1.261. Se a posse da coisa móvel se prolongar por cinco anos, produzirá
    usucapião, independentemente de título ou boa-fé."
    Portanto, se você comprovar a compra (recibo e boa-fé), bastará a posse por mais de três anos.
    Se a posse for a qualquer título (achou, ganhou, pegou emprestado e não devolveu), precisará de 5 anos de posse.
    Detalhe: se o veículo estava com a documentação irregular já com o antigo dono (não estava em nome dele, por exemplo), você somará o tempo de posse dele com a sua, podendo propor o usucapião.
    Carros antigos, conforme o estado brasileiro, nem pagam IPVA; só o licenciamento.
    Por isso, vale à pena comprar de quem está com a posse do veículo e ser feliz!
    Por útltimo, defendendo minha classe profissional: contrate um advogado!

  • #5
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Leonardo Raffi Ver Post
    Vale a pena comprar com preço bem baixo a titulo de retirar peças..
    diferencial tracionado, rodas livres caixa de traçao e reduzida cabine super inteira caçamba idem..visto que não consegue legalizar e fica ruim ficar andando por ai nessas condiçoes...
    comprado com preço bom ai aprece aqui no forum pessaol vendendo doc ou doc mais chassi que varia de 500 a 1500 é só sperar... fora isso é conseguir um despachante tipo chave de cadeia que faz até de defunto assinar em cart´rio como verdadeiro..he..he.he
    ha ou compra outra para andar na cidade e clona esta(com doc da sua da cidade) só para detonar nas trilhas..he..he..he
    Se não foi o proprietário legal quem vendeu, quem compra pode ser enquadrado por crime de receptação. Vc sabe o que é isso ???.

    []´s

  • #6
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    Logo depois que comprei meu jeep o antigo dono faleceu e não haviamos transferido, mas eu já tinha pago e tudo mais.
    Foram 4 meses para finalizar o inventario e como o filho dele era menor de idade só consegui a transferencia explicando tudo a um juiz e apresentando o recibo de próprio punho que o antigo proprietario escreveu e assinou no dia da compra.
    No total foram 6 meses para legalizar a transferencia.

    No caso de falecimento, pelo que entendi, tem que esperar o inventario aí o juiz define quem fica com o que. Não é muito simples.

    []

  • #7
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Se a proprietária FALECEU e Não tem herdeiros, você vai comprar o carro DE QUEM ?
    QUEM está vendendo agora ?
    Você vai pagar a QUEM ?
    Quando não há herdeiros, o bem vai para o Município:

    Código Civil, art. 1.844: Não sobrevivendo cônjuge, ou companheiro, nem parente algum sucessível, ou tendo eles renunciado a herança, esta se devolve ao Município ou ao Distrito Federal, se localizada nas respectivas circunscrições, ou à União, quando situada em território federal.

    Depois de uma longa espera em que se procuram os herdeiros, os bens vão para o Município. Este, se não quiser ficar com eles, só pode transmiti-los por leilão, nunca através de uma venda direta ao comprador.

    Se há alguém que está te querendo vender o carro, CUIDADO, pode ser um golpista que não é dono.

    Procure saber como anda o inventário, e se realmente não há herdeiros.

    []s

  • #8
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    bom fazendo o contraponto

    todas as dicas de cautela é essencial pra nào fazer merda, porém se quem está te vendendo vc nào tiver sombra de duvida que era o fiel proprietário, e derepente foi vendido a ele ma snão apssou para o nome e etc e vc tiver os docs até de transferencia

    procura um bom despachante que isso se resolve... estava com exatamente esse problema mas o ex-dono asinou e nàor econheceu a firma

    enfim foi resolvido depois

    mas lembre-se não estou te aconselhando a pegar o carro se for suspeito o "esquema" todo, e etc... apele pro despachante somente se realmente notar que não é pilantragem, ou seja... eu acredito em algo meio que assim...

    Se você estiver nas más intensões e for pilantragem, faça, mas por mais que de certo o documento, sempre o mundo conspira contra e vc tem o rabo preso, e por isso acho que andar na lei é a melhor saida, não pela lei do homem que é uma merda, mas a lei que um dia tudo volta, se vc planta discordia colherá isso, se plantar honestidade, colherá tb

    Em tmepo issos erve rpa todos nós lembrarmos...

    Caixão não tem gaveta nem garagem...
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de SergioSouza
    Entrada
    18/11/2008
    Idade
    65
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Excelente.

    Amigos, acredito que já posso me decidir. Creio que o melhor é adquirir uma legalizada para evitar aborrecimentos, já que quero brincar com a família e amigos sem me incomodar. Cheguei a pensar em adquirir uma com chassis e documentação para legalizar, porém, acho que também terei um pouco de dor de cabeça. Mesmo assim agradeço a ajuda. Vou dar uma garimpada no site para ver se encontro uma com preço razoável, em bom estado.
    Muito obrigado!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    05/09/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    233
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Sérgio, se você pretende adquirir o veículo e mantê-lo regular, poderá fazer usucapião.
    Veja o que diz o código civil:
    "Usucapião
    Art. 1.260. Aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e
    incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade.
    Art. 1.261. Se a posse da coisa móvel se prolongar por cinco anos, produzirá
    usucapião, independentemente de título ou boa-fé."
    Portanto, se você comprovar a compra (recibo e boa-fé), bastará a posse por mais de três anos.
    Se a posse for a qualquer título (achou, ganhou, pegou emprestado e não devolveu), precisará de 5 anos de posse.
    Detalhe: se o veículo estava com a documentação irregular já com o antigo dono (não estava em nome dele, por exemplo), você somará o tempo de posse dele com a sua, podendo propor o usucapião.
    Carros antigos, conforme o estado brasileiro, nem pagam IPVA; só o licenciamento.
    Por isso, vale à pena comprar de quem está com a posse do veículo e ser feliz!
    Por útltimo, defendendo minha classe profissional: contrate um advogado!

    ATENÇÃO!!!
    Se o de cujus nao tem herdeiros, o bem vai para o Estado, portanto não é passivel de usocapião. (art 102 CC)
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,735
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Leonardo Raffi Ver Post
    Vale a pena comprar com preço bem baixo a titulo de retirar peças..
    diferencial tracionado, rodas livres caixa de traçao e reduzida cabine super inteira caçamba idem..visto que não consegue legalizar e fica ruim ficar andando por ai nessas condiçoes...
    comprado com preço bom ai aprece aqui no forum pessaol vendendo doc ou doc mais chassi que varia de 500 a 1500 é só sperar... fora isso é conseguir um despachante tipo chave de cadeia que faz até de defunto assinar em cart´rio como verdadeiro..he..he.he
    ha ou compra outra para andar na cidade e clona esta(com doc da sua da cidade) só para detonar nas trilhas..he..he..he
    só um alerta, cuidado com isso, pode ser perigoso!!!



    [ ],
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #12
    Citação Postado originalmente por Leonardo Raffi Ver Post
    Visualizar Mensagem
    Vale a pena comprar com preço bem baixo a titulo de retirar peças..
    diferencial tracionado, rodas livres caixa de traçao e reduzida cabine super inteira caçamba idem..visto que não consegue legalizar e fica ruim ficar andando por ai nessas condiçoes...
    comprado com preço bom ai aprece aqui no forum pessaol vendendo doc ou doc mais chassi que varia de 500 a 1500 é só sperar... fora isso é conseguir um despachante tipo chave de cadeia que faz até de defunto assinar em cart´rio como verdadeiro..he..he.he
    ha ou compra outra para andar na cidade e clona esta(com doc da sua da cidade) só para detonar nas trilhas..he..he..he
    Citação Postado originalmente por junior braga Ver Post
    " ... só um alerta, cuidado com isso, pode ser perigoso!!! ... "
    Procura um CENTRO ESPÍRITA e pede uma "Psicografia" . . .

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade