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Comparação de fibra versus materiais metálicos

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  • 24/12/2004, 12:15
    Wallace
    Porque os moldes e demais ferramental para estampar em aço é muito mais caro.
    Mas com uma grande produção fica mais barato, de produção mais rápida e com menos mão de obra.
  • 24/12/2004, 14:13
    Eduardo Chaves
    Bem lembrado Wallace,

    Pode ser um dos motivos do Troller custar tão caro ?
  • 24/12/2004, 17:02
    Sergio Antunes
    Olá, Pessoal.

    Com certeza o motivo pelo qual as multinacionais usam chapas, é a grande produção. Depois do molde feito sai que nem pipoca.
    Mas é bom lembrar que o Corvette é da Chevolet e que sempre foi feito de fibra de vidro (pode ser que agora usem fibra de carbono).
    Sukys, não é só aquelas batidinhas de porta com porta.... Pedras que o carro de chapa pega também deixa a lateral e até o capo todo marcado, fora a chuva de granizo
    A fibra é muito melhor.

    Abraços.

    Sergio Antunes.
  • 24/12/2004, 17:56
    Msrezende
    Galera estas informacoes estao me ajudando muito.
    Ja pelo pouco tempo que estou aqui ja deu pra ver que o pessoal daqui é fera.
    Muito obrigado mesmo e parabens a todos....

    Ainda vou "chatear" voces algumas vezes ate achar meu perfil de carro ideal...
    Perguntas fervilham aqui na minha cabeça e preciso faze-las mas aos poucos ... :mrgreen:

    Um abraco!
  • 25/12/2004, 04:10
    Sukys
    Sergio,

    Corvette é um caso à parte. Ele era para ser o que hoje chamamos de carro conceito (Concept Car) só que o sucesso foi grande (em parte pela tecnologia utilizada na estrutura, que de certa forma era inovadora) e entrou em linha de produção restrita. O tempo foi passando, a produção (embora pequena para padrões americanos) foi aumentando, houve uma bela briga com o Mustang pela supremacia nesta categoria de carro, e justamente um dos motivos que manteve a utilização da fibra foi esta briga, já que a GM nem ousava mudar um item que já tinha se tornado "tradição" na Vette. Particularmente, prefiro Vette da safra dos anos 70 e por isso não acompanho com grandes interesses as novidades deste modelo, mas acredito que a carroceria não seja em fibra de carbono por causa do custo astronomico dispendido para se fazer coisa do tipo.

    Abraços,
  • 25/12/2004, 04:34
    Sukys
    Citação:

    Pode ser um dos motivos do Troller custar tão caro ?
    O Troller não é caro, Eduardo, os outros é que são baratos! :lol:

    Mesmo que a carroceria do Troller caisse do céu, prontinha e de graça, o carro continuaria caro por causa da escala e custos de linha de produção, amortização de investimentos e mais outros "pequenos" detalhes.
    Imagine o quanto não custaria um Corsa, Ka, Palio, se simplesmente não houvesse automatização na linha de montagem? Para custar o que custa, a produção de qualquer carro tem que ser na base da fabricação de biscoito. Outra coisa é o lucro. Lucro pequeno em milhões dá uma bela grana, lucro grande em centenas nem tanto. Se o dono da Troller pensar em aumentar o lucro deixa de vender, se baixar o lucro pode falir, já que o lucro nem sempre vai para o bolso do dono, geralmente é investido na própria fábrica. A coisa mais dificil neste mundo é encontrar pequeno ou médio industrial com liquidez (grana viva no cofre).
    Em termos de fisco, pouco importa se a fábrica é uma multi ou não passa de um barracão, todos ficam no mesmo saco, a não ser na hora de tentar empurrar com a barriga algum tributo ou obter financiamentos, aí leva vantagem que tem mais bala na agulha. O mesmo vale para importações de peças, maquinarios, insumos, etc, a burocracia é tão grande que muita empresa de médio porte não tem estrutura para tal.

    Quando a gente deixa um pouco de lado o aspecto "consumidor" descobre que a coisa, principalmente nos dias de hoje, ficou muito complicada para um pequeno produtor de veículos.

    Abraços, (sem ganhar comissão da Troller) :lol:
  • 26/12/2004, 02:18
    Luis Assis
    Citação:

    Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
    Banheira, aquário ou ... um barco!!! :D :)
    Ok Sukys, valeu pela resposta, achei um livro no mercado sobre este material:

    http://www.solucoesasp.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&cd=hnfccZ1~{Xij&cat=mfmdbZ 0,CSc&cdgc=mfjbfe79[T&sid=94404b800feb1bdbe660345207e66113

    O que você acha??? Será que vale a pena? O preço é meio salgado...

    Ja foliei esse livro, muito bom diga de sinal heim.... Vale a pena sim...
    []´s
    Gustavo
  • 26/12/2004, 02:21
    Luis Assis
    Citação:

    Postado originalmente por Sukys

    O Troller não é caro, Eduardo, os outros é que são baratos! :lol:


    Por em falar em Troller, e por em falar em fibra, fiquei sabendo que eles adquiriram um sistema, que segundo eles, é o que tem de mais avançado no que diz respeito a cosntrução de carrocerias de Fibra... Tanto em qualidade/resistencia e durabilidade, quanto em quantidade/mes.

    Acho que a Troller, esta partindo pra um esquema um pouco menos artesanal, e um pouco mais Linha de montagem... Ainda é pouco? Sim, mas ja estava na hora desse jipe custar um pouco mais barato...

    []´s
    Gustavo
  • 26/12/2004, 11:06
    palito
    Tabela de resistência de fiberglass
    Coeficiente Coeficiente Coficiente
    de tração de Flexão de Rigidez
    Fiberglass 1,0 1,0 1,0
    Aço 2,5 1,0 3,3
    Esta tabela somente poderá ser aplicada as peças de mesma geometria.
    Observando a tabela temos que:
    Os laminados em fibra de vidro precisam ter espessura aproximadamente:
    2,5 vezes a espessura do aço para mesma resistencia à tração;
    3,3 vezes a espessura do aço para mesma deformação lateral;
    = espessura para a resistencia a flexão.
  • 26/12/2004, 20:36
    Sukys
    Em linhas gerais é isso mesmo, e a tabela ficaria melhor se estivesse especificado o tipo de aço e o tipo de fibra.
    Só para ficar em um unico exemplo, se na composição da fibra o Roover (fibra "picotada") for substituida por fibra em tecido, a resistência da tração e flexão é outra.

    Abraços,
  • 29/12/2004, 23:52
    Msrezende
    Pq investir tanto na fibra? Tudo bem a fibra é boa.... Mas sera que o carro ainda nao vende bem pra tentarem colocar-lo em chapa de aco?
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