Sou novo aqui no forum e no mundo 4x4. Acabei de adquirir uma Toyota Hilux SRV 3.0 4x4 mecânica 2009 para fazer viagens, mas pretendo fazer trilhas off-road leves para apreciar a natureza. Mas, primeiramente, minha dúvida gira em torno do diesel, pois pesquisando, verifiquei que nosso diesel é "sujo" com muitos ppm's. Verifiquei que o melhor diesel é o Podium da Petrobras por possuir apenas 50 ppm.
Posso misturar o diesel Podium com biodiesel ? Por exemplo 50% Podium e 50% biodiesel no tanque.
Somente os postos BR vendem diesel 50 ppm ? Se sim, é melhor usar somente biodiesel para aumentar a vida útil do motor ? Pois, somente SP, RJ e PR estão vendendo Podium (50 ppm).
Qual consome menos ? Podium ou biodiesel ?
Honestamente eu prefiro o Pódium. O bio emite mais fumaça e o redimento é um pouco menor, pelo menos no meu Grand Vitara. Normalmente os postos que vendem o Podium são mais cuidadosos no quesito contaminação por água.
Todo o Diesel que é vendido no Brasil recebe 3% de BioDiesel, independente de ser o Podium ou não. O Pódium recebe um tratamento especial e, provavelmente, vai estar mais "limpo" na bomba, com menos contaminação por água.
Quanto ao enxofre, que é medido em ppm, quanto menor o número, menor a emissão de poluentes (não confunda com a "fumaça preta", que é diesel que não foi bem "queimado"). O enxofre é um problema sério no Brasil, pois as refinarias da Petrobras são antigas e só agora estão recebendo melhorias para reduzir essa quantidade de enxofre no diesel. Só que, apesar de prejudicial ao meio ambiente, o enxofre funciona como "lubrificante", aumentando a vida útil dos componentes de injeção, principalmente as bombas mais antigas.....
Um detalhe que me chama a atenção e que me disseram que está ligado a baixa qualidade do nosso diesel é o barulho, tipo "batida de pino", que o motor da Hilux produz quando está frio e voce acelera um pouco. Voce já notou isso na sua? Na minha chega a ser incomodo, mas......
Eu ainda estou esperando ela chegar na concessionária. Talvez eu a pegue no final deste mês.
Você já chegou a utilizar somente biodiesel no tanque ou já colocou 50% diesel comum e 50% biodiesel ? Se sim, qual foi sua impressão ?
tb curto a idéia do biodiesel... o problema é que esses motores mais novos acabam requerindo uma atenção maior na parte eletrônica, justamente como nos carros flex... em concentrações baixas de biodiesel não há problema, mas acima de 20% já tem que ter uma certa atenção maior quanto ao sistema de injeção, tanto que no exterior os adeptos do biodiesel e mesmo do óleo vegetal bruto costumam usar sistemas de aquecimento do tanque e das linhas de combustível... e quanto ao fato do enxofre lubrificar bombas injetoras, isso para mim é uma surpresa, e diga-se de passagem mesmo se tiver algum poder de lubricidade não faz tanta diferença nos sistemas common-rail, com bem menos peças móveis que um sistema de injeção mecânico... mas o biodiesel ainda requer mais cuidados quanto a contaminação por água para evitar proliferação de algas...
Quer dizer que o melhor seria usar somente diesel Podium ? Mas, segundo o site da Petrobras, são poucos os postos que distribuem o Podium.
Então, em lugares onde não encontro o Podium, o que seria melhor utilizar ?
- somente diesel aditivado;
- 80% diesel comum + 20% de biodiesel (que parece ter uma quantidade de cetano maior que o diesel comum);
- diesel comum + aditivo.
faz o que tu achar melhor... se for o caso, misturar o diesel aditivado com biodiesel... mas como o diesel ja tem 3% de biodiesel tem que dosar bem a mistura... a propósito: alguns modelos à venda no exterior não necessitam de nenhuma preparação especial para rodar com até 30% de biodiesel...
cyk, se tu se entusiasma com a idéia do biodiesel, dá uma pesquisada num projeto da embrapa para uso de óleo de dendê para mover geradores de eletricidade em vilarejos da amazônia... diga-se de passagem, a malásia produz bastante biodiesel de dendê, que me parece ser uma das oleaginosas mais adequadas à produção de biodiesel... só não sei se dá para plantar dendê aqui no rio grande do sul, mas acredito que sim...
Eu ainda estou esperando ela chegar na concessionária. Talvez eu a pegue no final deste mês.
Você já chegou a utilizar somente biodiesel no tanque ou já colocou 50% diesel comum e 50% biodiesel ? Se sim, qual foi sua impressão ?
Ass.,
CYK
CYK,
A minha está com 2000km rodados apenas, e eu não acho que utilizar biodiesel puro ou mesmo 50% seja uma boa idéia.... Acho até que 3% já é suficiente para criar problemas a longo prazo, então vamos usar o que temos disponível de melhor qualidade, que seria o Pódium e onde ele não estiver disponível, abastecer em postos que tem uma grande movimentação de caminhões, pois pelo menos o diesel vai ser mais novo.
Já acompanhei a adaptação e testes de veículos para rodarem com óleo vegetal puro e, além do cheiro de "pastelaria" que saia pelo escapamento, o resultado não era uma maravilha. Era necessário preaquecer o óleo para diminuir sua viscosidade e permitir a injeção, o rendimento era um pouco inferior e o consumo um pouco maior. O pior mesmo era a "borra" que se formava dentro do motor, como uma graxa pegajosa, que nos obrigava a trocar o óleo do motor em períodos inferiores. O sistema de injeção também sofria maior desgaste, com problemas principalmente nos bicos. Isso ocorre com óleo vegetal puro, com biodiesel deve ser um pouco melhor.
Enfim, num motor moderno, projetado para usar óleo diesel de boa qualidade como existe fora do Brasil, o melhor mesmo é utilizar o "menos ruim" disponível, que no caso é o Podium, manter o tanque sempre cheio para evitar condesação de água e só utilizar os filtros originais.
Já acompanhei a adaptação e testes de veículos para rodarem com óleo vegetal puro e, além do cheiro de "pastelaria" que saia pelo escapamento, o resultado não era uma maravilha. Era necessário preaquecer o óleo para diminuir sua viscosidade e permitir a injeção, o rendimento era um pouco inferior e o consumo um pouco maior.
O pior mesmo era a "borra" que se formava dentro do motor, como uma graxa pegajosa, que nos obrigava a trocar o óleo do motor em períodos inferiores. O sistema de injeção também sofria maior desgaste, com problemas principalmente nos bicos. Isso ocorre com óleo vegetal puro, com biodiesel deve ser um pouco melhor.
Enfim, num motor moderno, projetado para usar óleo diesel de boa qualidade como existe fora do Brasil, o melhor mesmo é utilizar o "menos ruim" disponível, que no caso é o Podium, manter o tanque sempre cheio para evitar condesação de água e só utilizar os filtros originais.
[]'s
é por causa da glicerina que dá esse problema da borra... mas agora com os sistemas de injeção eletrônicos modernos, mais parecidos com os de motores do ciclo otto, creio eu que dê menos problemas ao se usar biodiesel ou mesmo óleo vegetal bruto, devido à possibilidade de se fazer ajustes semelhantes ao que um motor flex faz para alternar entre álcool e gasolina... a propósito: na extinta alemanha oriental se usava bastante o óleo de colza como alternativa ao diesel, mas deve ser levado em conta que basicamente só tinha motores a diesel pesados por lá, e com injeção indireta, que é o sistema mais fácil de adaptar para rodar com "coisas estranhas"...
a indústria já tem o domínio da tecnologia para usar combustíveis de origem 100% renovável com qualidade e a durabilidade característica dos motores a diesel, mas o lobby da indústria do petróleo ainda é bastante forte... para adaptar um motor a diesel para queimar álcool, por exemplo, o custo chega a $20000, justificável para empreendimentos que podem negociar créditos de carbono... a propósito: esse negócio de ter que manter o tanque cheio para evitar água no diesel é um absurdo...