Postado originalmente por
A Leoni
O que se usa normalmente, inclusive na Alemanha, que é de onde vem a tecnologia do uso do óleo vegetal, é ligar e funcionar o motor com diesel e só então passar a utilizar o óleo vegetal preaquecido, voltando ao diesel pouco antes da parada do motor, ou ele não irá ligar quando frio devido ao óleo vegetal que permaneceria no sistema de injeção.
A tecnologia "flex" que voce cita, na minha opinião, não está bem resolvida até hoje, e olha que já fazem alguns anos que está sendo desenvolvida, tanto que eu costumo chamar os carros "flex" de "pato" (voa, nada e anda, mas não faz nada bem....) e para comprovar o que eu digo, basta comparar o consumo de um carro a gasolina com um do mesmo modelo "flex" abastecido com gasolina.... Os motores "flex" são motores que estão "no meio" entre o ideal para gasolina e alcool, não sendo ideal para nenhum dos dois.
Quanto ao uso do alcool em motores diesel, tem muita gente misturando alcool no diesel simplesmente, outros usando motores com dois sistemas de injeção, outros usando um carburador no motor diesel, mas ninguem conseguiu um resultado que justificasse as mudanças(também já fiz testes com alcool, em dinamômetro e em campo...).