x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
    Usuário Avatar de Msrezende
    Entrada
    20/12/2004
    Local
    Iguaba Grande/RJ
    Agradecimentos: 0

Comparação de fibra versus materiais metálicos

Ola pessoal,

Cheguei por aqui faz uma semana e usei esse tempo para conhecer o forum sem enviar msgs. Fiz umas pesquisas, vi o super carro do Admin.
    Estou pretendendo comprar (nao agora por falat de dinheiro) um CJ que pode ser o 5 mas queria algoa maior tipoi o CJ6 ou fazer uma adaptacao em um CJ5 pra aumentar ele e deixar como quero.
    Bem mas a pergunta nao é sobre isso.
    Eu fiz uma busca e nao achei um topico que falasse diretamente dessa comparacao, se houver por favor passem o link.

A Fibra de vidro substitui com as mesmas caracteristica o metal na carroceria de carros?? A Resistencia e´mesmo parecida?? Sempre tive essa duvida e preconceito com carros de fibra.
    Eu tb to perguntando isso pq no Brasil é muito mais facil vc fazer qq coisa de fibra do que com aco. Tem uam empresa no cera que faz um CJ5 inteiro de fibra. É so vc ter o chassis que ta com o problema resolvido..
    E ai? QUe me dizem?

Valeu...
    Defender 90 Prata - Defender 110 Verde

O pessoal que uso Troller não reclama

As vezes ela flexiona e, por isto não quebra. As vezes ela rasgua onde o outro amassa. Alguns alegam que o Conserto é mais barato, difícil dizer.

Existe o mito que ela ´pe mais leve, mas dependendo da qualidade é até mais pesada...

Citação Postado originalmente por guilhermekrug
    Existe o mito que ela ´pe mais leve, mas dependendo da qualidade é até mais pesada...
    Fibra de vidro é a mistura de resina com algum tipo de fibra, só que existem vários tipos de fibra, vários tipos de resina e até vários processos de laminação que influenciam no processo final, consequentemente não dá para se fazer uma comparação assim tão simplória.

Uma laminação "convencional" bem feita, com fibra em roover (menor custo e menor resistência à tração que outras fibras) e com resina ortoftálica (de uso mais comum), apresentará diversas vantagens quando comparada a outra peça idêntica em aço carbono, inclusive no peso, e a simples substituição do roover por tecido pode gerar uma carroceria mais leve ainda, sem prejuizo às demais características. Só que usando estes mesmos materiais, basta pisar na bola com a quantidade de catalizador ou com o tempo máximo de uso antes que a resina entre em processo de endurecimento que a qualidade vai pro brejo.

Ou seja, quanto à mão de obra não sou tão enfático. Trabalhar com fibra de vidro é muito fácil, dificil é encontrar profissional competente, principalmente para serviços de reparo.

Abraços,

Entrada
    20/12/2004
    Local
    Iguaba Grande/RJ
    Mas entao considerando-se a fibra boa... que deve ser a do tipo que faz-se um Troller por exemplo, como ficamos??

Antes de mais nada, uma complementação: além da fibra e da resina ortoftálica (também conhecida como gel coat, geralmente empregada para acabamento) esqueci de citar a resina estrutural, que normalmente é a base de poliester e que a exemplo dos outros componentes também tem variações de composição.

Considerando um laminação bem feita e com produtos de qualidade a fibra é muito superior ao aço, e se considerarmos o uso em Off Road as vantagens aumentam, uma vez que resiste mais aos arranhões e pequenas batidas. Evidente que em casos extremos a fibra quebra, só que o reparo é simples e se bem feito não altera a resistência do conjunto, o mesmo não ocorrendo com o aço que em batida semelhante pode até virar sucata.

Sou um grande entusiasta da utilização de fibra em carros mas nem por isso deixo de ver problemas, que muitas vezes existem na qualidade dos materiais, na economia e, principalmente, na mão de obra utilizada.
    Existem ótimas carrocerias feitas em fibra mas também existe muita coisa de péssima qualidade, o que acaba denegrindo a imagem deste produto, e a única forma de não levar gato por lebre é conhecer um pouco sobre fibra de vidro.

Abraços,

Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Agradecimentos: 2
    Sukys,

A fibra de vidro é realmente um material impressionante, concordo! Fácil de mexer e relativamente barato. Pena não ser reciclável...

Você disse que a única forma de não levar gato por lebre é conhecendo melhor a fibra de vidro, portanto o que você recomenda??? Existe alguma boa literatura a respeito em português ou teríamos que encarar literatura gringa ou "colar" em alguém que sabe trabalhar com este material???

Taí uma coisa simples de resolver, Marcelo, já que boa parte das empresas que vendem material para fibra não só oferecem muita informação "de balcão" como até disponibilizam apostilas e cursos grátis.
    São apostilas simples (cursos idem) mas o suficiente para arriscar a confecção de peças sem grandes complicações ou até não ser enganado por algum profissional mal intencionado.
    Se você procurar pela internet com certeza encontrará informação adequada, inclusive em português.

Quanto à reciclagem, não é bem assim. Um Gurgel de ponta cabeça e com os vidros fechados pode se transformar em banheira ou aquário!

Abraços,

Entrada
    20/12/2004
    Local
    Iguaba Grande/RJ
    Um Gurgel de ponta cabeça e com os vidros fechados pode se transformar em banheira ou aquário!

Maldade.....

Mas entao, acho que posso reduzir minha taxa de preconceito com a fibra por conta dessa sua explicacao....

Eu to atras disso pro caso de pegar um Willys cacareco e precisando de lataria e eu puder usar fibra que é mais barato... Ja que é bom vou pensar seriamente eu usar. Restara so encontrar a boa pra nao me fazer raiva.

Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Agradecimentos: 2
    Banheira, aquário ou ... um barco!!!
    Ok Sukys, valeu pela resposta, achei um livro no mercado sobre este material:

http://www.solucoesasp.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&cd=hnfccZ1~{Xij&cat=mfmdbZ 0,CSc&cdgc=mfjbfe79[T&sid=94404b800feb1bdbe660345207e66113

O que você acha??? Será que vale a pena? O preço é meio salgado...

Usuário Avatar de Sergio Antunes
    Entrada
    21/04/2003
    Local
    Guarulhos/SP
    Citação Postado originalmente por Sukys

Considerando um laminação bem feita e com produtos de qualidade a fibra é muito superior ao aço, e se considerarmos o uso em Off Road as vantagens aumentam, uma vez que resiste mais aos arranhões e pequenas batidas. Evidente que em casos extremos a fibra quebra, só que o reparo é simples e se bem feito não altera a resistência do conjunto, o mesmo não ocorrendo com o aço que em batida semelhante pode até virar sucata.

Sou um grande entusiasta da utilização de fibra em carros mas nem por isso deixo de ver problemas, que muitas vezes existem na qualidade dos materiais, na economia e, principalmente, na mão de obra utilizada.
    Existem ótimas carrocerias feitas em fibra mas também existe muita coisa de péssima qualidade, o que acaba denegrindo a imagem deste produto, e a única forma de não levar gato por lebre é conhecer um pouco sobre fibra de vidro.

Abraços,
    Disse Tudo Sukys.

A fibra é infinitamente melhor e não causa tétano.
    Tenho um Miura a mais de 10 anos, (antes desse tive um outro Miura) e um Bianco a mais de 17 anos e não tenho o que reclamar.
    Infelizmente não posso dizer o mesmo do Cj que é de lata. Mas ainda vou mudar isso.
    Somente quem não conhece tem preconceito contra a fibra.
    Alem de barcos, piscinas, banheiras etc. Alguns Caminhões também teme a cabina feita de fibra e se não me engano, hoje até devem ter substituindo por fibra de carbono, mas antes até algumas hélices de helicóptero eram feitas de fibra.

Abraços.

Sergio Antunes

precisando de lataria e eu puder usar fibra que é mais barato...
    A coisa não é por aí, Marcelo, material para fibra é relativamente barato mas o processo não. O processo requer moldes bem feitos, cuidados na preparação e execução da laminação, tempo entre uma laminação e outra, etc. etc., e tudo isso tem um custo.
    Se está interessado mais em preço do que qualidade a fibra pode não ser uma boa opção.

Banheira, aquário ou ... um barco!!!
    Marcelo (Marchiodi),

Barco não! Se Gurgel não tem aerodinâmica, quem dirá hidrodinâmica!

achei um livro no mercado sobre este material
    Avaliar livro pelo título ou pela capa fica complicado. Dê uma fuçada pelo Google que com certeza encontrará sites de empresas que comercializam fibra e encontrará um monte de informações. Eu não guardei o endereço do site mas tempos atrás achei um de fanático por fibra que ensinava tudo, detalhe por detalhe. É só ter um pouco de paciência que acha coisa do tipo.

A fibra é infinitamente melhor e não causa tétano.
    Não causa tétano, Sérgio, mas quando a fibra entra na mão dói mais do que declaração de imposto de renda!

Já tive vários carros de chapa e uma coisa que sempre me encheu o saco (que para alguns pode ser a maior besteira) eram aqueles amassadinhos na lateral feitos geralmente por porta de carro estacionado ao lado. Em casa sempre tive garagem mas no trabalho, shopping, mercado, não tem jeito, e lá vem amassadinho prá me deixar injuriado.
    Com Gurgel (comprei o 1º em 79) não tenho este problema. Pode bater porta, dar pontapé, porrada em qualquer canto que não estou nem ai. Só não vale tacar fogo!

Abraços,

Entrada
    20/12/2004
    Local
    Iguaba Grande/RJ
    Falei de preco mas a qualidade importa sim. Mas no geral nao é maias barato fazer um carro de fibra??
    Pq todo carro Nacional sempre se vale de fibra e nao de aco como os carros das multis??

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem