x
Convex Datacenter
Página 4 de 47 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 553
  • #37



    Citação Postado originalmente por equipeminas4x4
    Régis, cadê nossos carros???
    Não enche..... estamos desmontando eles para facilitar o envio pelo correio

    Eles tão no pátio da transportadora e serão enviados em breve, provavelmente um por vez, dependendo do espaço para a formação de carga.....

    Lembro que o transporte foi gratuito, e que a Transauto que pagou todos os custos envolvidos com impostos e etc.... então por favor não vamos pressioná-los para que tenhamos esse tipo de benefício no futuro em outras provas da UBROC

    Abraços

  • #38
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    processos.

    TAÍ O SEU PROBLEMA, OU MELHOR, DA PEÇA.

    A solda é considerada uma descontinuidade e é justamente por causa dela que vai romper. Pode não ser nem na solda em sí mas, no contorno dos grãos, uma região chamada de ZTA - zona térmicamente afetada.

    Só vai funcionar se você mandar FORJAR o garfo.

    E se não quebrar por esforço, quebra por fadiga pois, com é uma ZTA + regiões de diferentes características mecanicas unidas com pontos de solta, ou seja, uma verdadeira zona.

    Só para você ter uma ideia de como essas coisas são sensíveis, a alguns anos um eixo de motor a jato rompeu e voou peça pra todo lado. Durante as investigações descobriu-se que a fratura do eixo foi devido ao simples fato de alguém, um dia, ter marcado com uma lapiseira 0,5 um risquinho ..... é, com a ponta do grafite.

    Tudo bem, guardadas as devidas proporções entre o eixo do motor e as peças do jeep, isso é só para mostrar como pequenos detalhes podem por abaixo seu projeto.

    E sua opção de solda nesses componentes não são uma boa ideia.

    Você nem falou em examinar a área trabalhada por partículas magnéticas fluorescentes para saber se na usinagem ou na contração há micro-fissuras. Fora outras coisas básicas.

    Tá vendo como pequenos detalhes são importantes?

    Mas vai lá e faz o teste: esterça, poe em reduzida numa pista de areia e arranca umas 10 vezes.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #39
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    O Régis...
    Td bem que eles que arcaram com o custo, que não é tão alto assim, pois as carretas voltam vazias de BH pra SP, mas tem gente que precisa do carro, o Gilvan por exemplo vai viajar com o carro no final-do-ano e ainda precisa dar manutenção nele antes da viagem. To preocupado com meu carro, póis tá sem a correia da bomba d´água e se eles ficarem manobrando muito tempo no pátio o motor vai pro saco. Olha isso pra mim por favor.

    []´s... preocupados

  • #40
    Bom, enquanto estamos procurando uma solução plausível para esse problema, o que vai ser feito no meu carro é a simples colocação de um "batente". Ao que tudo indica, pelo menos no meu caso, o semi-eixo quebrou porque já não estava 100% e porque eu estava com a direção totalmente esterçada. Isso aliada à redução 6,5:1 e ao dif. 5,38:1 fez com que, apesar dos míseros 60 cv do meu motor e de toda a delicadeza no acelerador, todo o material parecesse de vidro.

    Sei que não resolve 10% do problema e que vou perder curso de direção, mas pelo menos já é alguma coisa.

    Abraços esperando uma solução

  • #41
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo,

    Ei vi a solução com flanges de cardan num D60 mas sera que não da para fazer num D44?
    Esse negocio de economicamente viavel varia de acordo com cada um mas concordo com o Regis, o cara que gastou uma grana para fazer um jipe de trial e perde a prova por uma quebra de cruzeta passa a valorizar a cruzeta pelo valor total do jipe.

    Marcel,

    Que cruzeta e que copinho usaram?

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #42
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    procedimentos

    Deixe eu lembrar vocês de apenas mais um detalhe que eu havia esquecido de mencionar, embora já tenha dito isso em outro tópico:

    Para quem esta com bloqueio, aumenta mais ainda a chance de estourar o semi-eixo. Com o Limited slip é menor a possibilidade mas, com um bloqueio 100% é também de 100% de chance de quebrar. Assim, naquela lista de procedimentos para evitar a quebra fica da seguinte maneira, complementando o que já disse:

    1-não dar trancos no acelerador em reduzida. ESPECIALMENTE DE RÉ.
    2-não acelerar muito com o eixo dianteiro esterçado no 4x4, muito menos se estiver reduzido.
    3-quanto maior o pneu, mais cuidado ainda nesses itens anteriores.
    4-se tiver bloqueio no diferencial, mais cuidado ainda.

    Quanto mais suave for a operação no acelerador
    Quanto mais bem selecionada for a marcha
    Quanto mais se usar potencia com as rodas alinhadas

    menores as chances de estourar as cruzetinhas e ter que desmontar na trilha para não ficar com o munhão travado.

    E de novo, Wallace , o salto não quebra a cruzeta, pode quebrar é o munhão, a carcaça do diferencial, os rolamentos ou empenar a manga de eixo ou o próprio eixo.

    Sobre o que você falou, a diferença de velocidades, como quem faz curva com muita velocidade e a roda sobe no ar, ganha velocidade ao tocar no chão, pode causar um tranco no semi-eixo e sim, pode romper.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #43
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Sandro,

    1- eu não sei se esse troço cabe dentro do munhão do jeep.
    2- se o eixo não for bem feito, é ele que estoura e
    3- só analisando o processo de fabricação para saber se vai sobreviver.

    Com certeza lá nos EUA isso já foi resolvido, com um bom DANA 60 reverse cut e coisas assim.

    Mas aqui, quero ver fabricarem.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #44
    Citação Postado originalmente por zecabaeta
    Bom, enquanto estamos procurando uma solução plausível para esse problema, o que vai ser feito no meu carro é a simples colocação de um "batente". Ao que tudo indica, pelo menos no meu caso, o semi-eixo quebrou porque já não estava 100% e porque eu estava com a direção totalmente esterçada. Isso aliada à redução 6,5:1 e ao dif. 5,38:1 fez com que, apesar dos míseros 60 cv do meu motor e de toda a delicadeza no acelerador, todo o material parecesse de vidro.

    Sei que não resolve 10% do problema e que vou perder curso de direção, mas pelo menos já é alguma coisa.

    Abraços esperando uma solução
    Pense bem... acho que um grande problema do Spider é justamente a limitação que ele fez... acho que vamos deslimitar... tem prejudicado em muito na prova.

  • #45

    Re: procedimentos

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    E de novo, Wallace , o salto não quebra a cruzeta, pode quebrar é o munhão, a carcaça do diferencial, os rolamentos ou empenar a manga de eixo ou o próprio eixo.

    Sobre o que você falou, a diferença de velocidades, como quem faz curva com muita velocidade e a roda sobe no ar, ganha velocidade ao tocar no chão, pode causar um tranco no semi-eixo e sim, pode romper.
    Quem costuma quebrar mais no salto é mesmo o semi-eixo, mas pode ser a cruzeta também. Temos N casos de quebra desta forma.

  • #46
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Sandro,

    1- eu não sei se esse troço cabe dentro do munhão do jeep.
    2- se o eixo não for bem feito, é ele que estoura e
    3- só analisando o processo de fabricação para saber se vai sobreviver.

    Com certeza lá nos EUA isso já foi resolvido, com um bom DANA 60 reverse cut e coisas assim.

    Mas aqui, quero ver fabricarem.
    Leopoldo,

    Eu acho que não cabe e ai é que entra o munhão do Javali.
    Vou procurar as fotos e postar aqui.
    As suas recomendações para poupar os eixos se aplicam a jipes de trilha mas no trial não podemos ter tantos limites e cuidados.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #47
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Sim, isso é aplicável aos jeeps de trilha, de todos aqueles que estão lendo esse tópico.

    Para vocês que de competição é só aguardar o estouro porque vai quebrar mesmo.

    opções intermediárias nacionais:

    1- coloque os munhões do eixo da toyota na carcaça do DANA 44. Já tem quem faz isso em são paulo. Usa-se a homocinética da toyota.

    2- um eixo um pouco mais forte: ponha os munhões da dodge commander. Usa-se um eixo fabricado. Esse ainda não ví fazerem.

    Sobre peças de javalí, já disse o que eu penso.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #48
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Deem uma olhada na Four Wheeler de Janeiro de 2005, tem uma materia "How to make your axles indestructible" ou coisa assim. Vale a pena!

    Outro caso que nao foi mencionado, é que, por exemplo, quando o veiculo esta em descida em um angulo de 30º, o eixo dianteiro chega a receber mais de 30% mais peso do que se tivesse no plano, e se esse eixo for bloqueado, ai um semi-eixo pode acabar recebendo quase todo o torque do motor. Ai já viu...

    Entao acrescentando ao texto do Leopoldo, cuidado em descidas e subidas, e lembre-se que a maior parte do torque vai pro eixo que esta "mais abaixo", devido a transferencia de peso. Isso é ainda pior em veiculos com menor "wheelbase", pois a transferencia de peso é maior. Uma ajuda seria aumentar o wheelbase do veiculo para cerca de 100", que seria uma otima relação para essa variavel.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade