x
Convex Datacenter
Página 3 de 47 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 553
  • #25
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por equipeminas4x4
    Bom,

    A solução que o André utilizou no Trial, desenvolvemos junto, inclusive serão utilizadas no KALANGO assim que ele chegar aqui em BH, nos próprios semi-eixos quebrados. As extremidades onde a cruzeta encaixa serão completadas com solda e posteriormente usinadas para a mesma dimensão das cruzetas originais, porém deixando a parede mais reforçada. Utilizamos uma cruzeta bem mais reforçada, que não me lembro a especificação agora, os copinhos com roletes foram eliminados e no lugar entra um novo copinho em aço especial, acoplando diretamente na cruzeta. Isto deve evitar que as cruzetas quebrem e levem o semi-eixo junto.
    Não aconselho para uso no dia-a-dia, pois a lubrificação fica reduzida e não existe mais os roletes, porém para uso exclusivo no trial, vai funcionar.

    []´s

    Marcel,

    Não conheço nada de aços e tratamentos termicos mas sempre ouvi que solda atrapalha. O que voce acha?
    Cruzetas sem roletes não são problema para semi eixos, eu mesmo uso isso no Hulk pois as cruzetas CTM são assim. A CTM usa buchas de bronze para evitar o atrito ferro com ferro.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #26
    Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    673
    Agradecimentos: 3
    Sandro,

    As cruzetas do semi-eixo dianteiro do engesa são as mesmas da transmissão do Jipe/F-1000, salvo engano... Lembro que uma vez eu precisei comprar e foi fácil de achar, essas cruzetas são fracas ou vc quiz dizer que os semi-eixos são fracos?

  • #27
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por hugo.morais
    Sandro,

    As cruzetas do semi-eixo dianteiro do engesa são as mesmas da transmissão do Jipe/F-1000, salvo engano... Lembro que uma vez eu precisei comprar e foi fácil de achar, essas cruzetas são fracas ou vc quiz dizer que os semi-eixos são fracos?
    Os dois, as cruzetas são tão fracas quanto a da Rural e o semi eixo é mais fraco. 1,16" do D30 contra 1,25" da Rural/Jeep.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #28
    Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    673
    Agradecimentos: 3
    Agora eu entendi!

    Por um momento pensei que meu eixo dianteiro era bom! Então vou começar a pensar num futuro upgrade pra minha camper

  • #29
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Bom, eu resolví o meu problema instalando as homocinéticas da toyota no meu CJ6 nos eixos dianteiros e traseiro(já colocaram a foto dela na página 1) e estão aguentando o V8 sem problemas. Tá certo que não fiz estrepulias no fora de estrada, mas comparando com as cruzetas do jeep que duravam uma semana, estou muito feliz.

    Agora eu me lembrei de ter visto um filme de um cara mostrando como se quebram as cruzetas do eixo dianteiro de uma F350 4x4 na four wheeler magazine, no site. Nem essas aguentam se estiver esterçado. Vou ver se localizo o filme.

    Acontece o seguinte:

    As do jeep foram dimensionadas para um motor de 70 cv e como provávelmente todos nós temos muito mais que isso em baixo do capô, babau cruzetas.
    A coisa fica muito pior quando se esterça pois o esforço extra faz com que ela quebre como se fosse de vidro.

    Então, para quem tem jeep original e não quer ter dor de cabeça com aquelas cruzetinhas sem vergonha, para não quebrar no meio da trilha:

    1-não dar trancos no acelerador em reduzida.
    2-não acelerar muito com o eixo dianteiro esterçado no 4x4, muito menos se estiver reduzido.
    3-quanto maior o pneu, mais cuidado ainda nesses itens anteriores.

    Essas são as regras de sobrevivência para as cruzetas do eixo dianteiro.

    Eu sei, quem tem jeep original está muito insatisfeito com isso mas é a regra do jogo.

    ISSO É UMA LIMITAÇÃO DO EQUIPAMENTO!

    Agora, nenhuma adaptação para solucionar este problema é fácil e/ou barato.

    Simplesmente não existe a solução pronta além de caríssimas importações.

    A minha solução passa por homocinéticas que eu acho caras, a confecção de 2 semi-eixos com tudo de torneamento, frezamento e tratamento térmico que tem direito e uma modificação no munhão externo para poder usar essa nova peça.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #30
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo,

    Falou e disse!
    Imagina uma cruzeta que foi projetada para 70 CV e pneus 600x16 ter que aturar um 4.1 e pneus 35". Só pode quebrar.
    Mas acontece que quase todo mundo que faz trial usa esses eixos então temos que arrumar uma solução economicamente viavel.
    Eu ja vi la fora nos D60 usar uns semieixos feitos com flange de cardan, o que acha disso?

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #31
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    POrrA ! é um dana 60 ------SESSENTA ! ! !

    Não temos isso aqui na versão dianteira.

    O máximo que voce pode fazer com material aqui no Brasil é comprar um DANA 60 ou um 70 e fazer uma mistura com as pontas dos munhões fechados dos eixos das Dodge Commander.

    A menos que você queira entrar no círcuito da importação dos EUA ai meu caro, voce traz o que quizer mas, haja grana.

    É por isso que eu teimo em dizer que NÃO HÁ SOLUÇÃO ECONOMICAMENTE VIÁVEL para o simples jipeiro. Algumas soluções são viáveis mas passam beeeem longe de serem econômicas.

    Eu já quebrei muito a cabeça tentando solucionar esse problema dentro desse parâmetro e o mínimo que eu conseguí foi o que uso hoje.

    Para quem tem patrocíneo, quem sabe????
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #32
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por joao de marco tavares
    dei um salto de 1,50mt e nada com o bichinho.O que eu usei lá , rolamento do chevette , retentor , garfo do cardã do jeep mesmo, cruzetas e o resto e usinagens de um bom torneiro.
    Estou com um outro projeto usar o mesmo munhão do javali , só que em vez de cruzetas uzar homocinetica , igual ao do troller.
    O que vc acha?
    Não sou o Sandro para responder mas, você fez uma enorme, gigantesca besteira.

    O problema de quebra de cruzeta é o TORQUE, nada mais.

    O dimensionamento de um componente desse tipo leva em consideração o momento torçor e as características do tipo do aço escolhido para determinar a espessura que pode carregar esse torque. Nada tem a ver com salto em altura ou distância.

    O salto só prejudica o eixo levando à uma falha estrutural pois embora a tubeira seja de aço, a carcaça não é. A sua aventura nas alturas pode muito bem ter entortado a tubeira ou trincado a carcaça, ou empenado o garfo do munhão.

    E sobre o eixo do javalí, a escolha do munhão aberto poderia até ser interessante se essa fábrica PICARETA não tivesse falido.

    Eu procuro evitar trabalhar em peças de indústrias falidas porque daqui uns anos você poderá não ter mais peça de reposição e aí fica com um elefante bem branquinhio nas mãos. Fora não ter a mínima possibilidade de falar com o dept. engenharia e tirar qualquer duvida sobre as características desses componentes.

    Quer um munhão tão tentador como esse ? veja o do JPX.

    Só que não dá. É outro falido !
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #33
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Não sou o Sandro para responder mas, você fez uma enorme, gigantesca besteira.

    O problema de quebra de cruzeta é o TORQUE, nada mais.

    O dimensionamento de um componente desse tipo leva em consideração o momento torçor e as características do tipo do aço escolhido para determinar a espessura que pode carregar esse torque. Nada tem a ver com salto em altura ou distância.

    O salto só prejudica o eixo levando à uma falha estrutural pois embora a tubeira seja de aço, a carcaça não é. A sua aventura nas alturas pode muito bem ter entortado a tubeira ou trincado a carcaça, ou empenado o garfo do munhão.
    Quebra em salto sim, ou até mesmo numa simples tirada de roda do chão.
    Basta ficar acelerando...
    Ai a diferença de rotação faz o serviço de quebrar semi-eixo ou similar.
    Claro que é o mesmo torque que faz quebrar.

  • #34
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    NÃO HÁ SOLUÇÃO ECONOMICAMENTE VIÁVEL para o simples jipeiro.
    Leopoldo,

    Aí é que está o gato....

    Concordo que não há solução barata para o simples jipeiro... mas quem está fazendo Trial está preocupado em reforçar o carro, daí este economicamente viável cai por agua a baixo.......

    O fato que temos é que os semi-eixos com CTMs colocados aqui no Brasil saem por volta de US$2.000, agora estamos tentando achar uma solução "parecida" (para não dizer copiada), mas feita aqui no Brasil à custos de nossa usinagem.

    Se conseguirmos finalizar algo por volta de US$1.000 (R$3.000) feito aqui no Brasil isso ja é algo "economicamente viável"

    Abraços

    Régis

  • #35
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    soluções

    Ué !

    Quem pediu algo economicamente viável foi o Sandro.

    Viável já disse que há.

    Economicamente falando, não sei o que voces consideram, afinal é do bolso de cada um.

    Antes tivesse algo pronto para por no lugar daquele semi-eixo sem-vergonha do jeep.

    e tem mais:

    essas adaptações que voces estão tentando:

    a cruzeta sem roletes até pode aguentar por ter o eixo sido acrescido do material onde antes estavam os roletes mas, será que os garfos do semi-eixo vão aguentar?

    Acho que não. Mas para descobrir, só tentando.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #36
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    Leopoldo,

    Justamente o garfo do semi-eixo é reforçado com solda e posteriormente usinado. Usamos uma cruzeta bem maior que a original e os "copinhos" são novos, eliminando os roletes. Como disse, o desgaste devido à falta dos roletes é bem maior. O Sandro disse que as dele tem buchas de bronze, o que eu penso não ter grande resistência para o uso que fazemos e deve apresentar folga com mais rapidez. Se bem que a função delas não terá tanto desgaste assim. Como só andamos com as rodas-livres desligadas por causa do ENSIMEC na dianteira, não vejo que problema nenhum de desgaste. Para evitar o problema da trava da cruzeta escapar, aproveitamos e soldamos os copinhos no semi-eixo. Vcs vão me perguntar se eu sou louco de fazer isso. Responderei, qd essa cruzeta quebra o semi-eixo vai pro saco também, como eu só pretendo substituir essa cruzeta qd ela quebrar novamente, não vou correr o risco de uma trava desta soltar e acontecer a mesma coisa.

    []´s... em testes no JPW do André com MWM 2.8 e assim que o pessoal de SP parar de copiar nossos carros, no Kalango também.

    PS.: Régis, cadê nossos carros???

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade