Como meu amigo Ariel citou em 2007, nesse
Tópico, o JC teria que ter um Licenciamento Ambiental, para poder realizar uma trilha.
O fato hoje constatado, é que simplesmente acabaram-se as trilhas de jipes por aqui. Tem jipes com alguns centímetros de poeira em cima. Alguns enfileirados em galpões de oficinas. A coisa ficou tão difícil que o pessoal abandonou tudo.
Alguns partiram para o Kart-cross, construindo gaiolas com motor de motocicleta e pistas.
Outro fato é que a turma das motos só aumentou.
Já fiz trilha de moto também, e essas a fiscalização parece que não enxerga. É mais difícil, pois anda-se em grupos pequenos, que se deslocam rapidamente.
Eu penso que deveria haver um "MANEJO" para as trilhas. Uso consciente, regulado, fiscalizado e com compensações para o meio ambiente. O problema é que isso envolve além de uma boa organização por parte de um JC, a "abertura" de diálogo com os órgãos fiscalizadores. Mas aqui no Brasil, tudo segue na contramão.
Se gasta uma fortuna "proibindo" a caça e se perde outros milhões com o contrabando de animais silvestres, ao invés de regular a caça amadora. Poderíamos estar captando recursos para investir em fiscalização e pesquisa. Países desenvolvidos geram milhões com isso, tem um ecossistema mais equilibrado e espécies raras preservadas.
Aqui, acham mais fácil proibir. Por preguiça ou burrice mesmo.:parede:
[]'s