x
Convex Datacenter
Página 1 de 16 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 189
  • #1

    Acidente em trilha - Responsabilidades




    Amigos,

    Gostria de levantar um assunto aqui para e pedir a opinião dos nobres colegas 4x4.

    Aconteceu comigo mas poderia acontecer com qq um, em qq lugar.

    Estive na Fenajeep e participei do passeio Expedition. Para quem não conhece, trata-se de um passeio em estradas de terra onde qualquer tipo de veículo 4x4 pode participar...ate palio adventure locker vai...

    Bem, familia na viatura, último trecho de descida, vinha na boa quando de repente uma F75 entrou no porta-malas quebrando tudo e assustando a todos. O suporte do estepe e o pneu ajudaram a manter o guincho da F75 pra fora da minha sportage.

    Parei e fui conversar com o cara, Sr Edenilson Barni.

    Ele me disse que havia perdido o freio, estourou um flexivel, e descontrolado jogou no barranco e em mim. Disse que ia acertar e coisa e tal.

    Bem, depois disso ele começou um papo de que, quem vem pra TRILHA tem de estar ciente que este tipo de coisa pode acontecer...

    Resumo, o cara tá achando que passeio é o DEMOLICAR, ou seja, vc pode meter seu parachoque em qq um e tá tudo certo, que não tem lei, regra de conduta, nada!

    Então, passado uma semana nada do cara me pagar. To morrendo com 2 mil reais do censerto!!! Disse ainda que eu sou chato de ficar ligando para ele.

    A organização do passeio se isentou de qq ajuda. Tb não concordo! Pq dentro da competição tem assistencia, bombeiro etc e no passeio não?

    Deixo a pergunta:

    - Na trilha ou passeio, ou competição, se vc bater em outro, não precisa pagar?

    Abraço.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #2
    Essa situação é realmente delicada.
    Vai dos princípios de cada um.
    A uns anos atrás, durante a 1ª edição da Trilha do Peixe em minha cidade, teve um Jeep Croos. Tava rolando uma baita disputa numa "corrida" e um gurizão de F-75 deu ré até a ponta da caçamba (um pedaço de madeira) invadir a pista. A Rural que vinha correndo não conseguiu desviar, até por que se desvia-se ia acertar a outra em cheio.
    Sorte que foi 2 caras que tavam de boa e so pegou no paralama, nada sério. O dono da F-75 pagou o concerto da Rural e pronto.
    Agora, isso foi boa ação do cara da pkp, assumindo seu erro.
    Se o cara não for boa gente vai ser difícil mesmo conseguir o $. Ainda mais sem o apoio da Organização da trilha.
    Quando mexe com o bolso das pessoas a coisa muda de figura. Cansei, em minha breve vida até o momento, de ver conflitos escolares ridículos só serem resolvidos quando fosse mexer no bolso dos pais...
    Fazer o que né?!
    []´s
    4X4 Brasil
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #3
    Usuário Avatar de Cilon Carlos Heck
    Entrada
    29/05/2003
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    54
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0
    Isso vai da índole da pessoa responsável pelo acidente.
    Sobre a possibilidade de acontecer algum acidente em trilha, acho tanto possível quanto nas ruas das cidades: louco, bêbado e sem noção de direção tem em qualquer lugar.
    É chato isto ter acontecido com você, mas procura o juizado de pequenas causas e dá entrada você mesmo num processo contra o cara (isso se você tiver os dados dele). Não vai custar nada para você e vai arrumar uma incomodação para o cara.
    []'s

  • #4
    Alguem tirou fotos do acidente ? Vc tem os dados da F75 e do proprietário ?

    Faça um BO !!

    Infelizmente a organização de qualquer evento se isenta de toda e qualquer responsabilidade, com certeza tava na ficha de inscrição !!

    O ó problema deste tipo de acidente é acionar a seguradora, se ela fica sabendo que é um tipo de prova. competição, evento, ou sei lá o que ....eles acham até pelo em ovo pra não pagar !!!

    Por aqui isto já aconteceu ! Bateram no meio da trilha, se acertaram e um falou que ia pagar o outro. No final do evento a mesma estória de que quem vem para trilha..... Chamaram a polícia e o assunto foi resolvido na hora !!

    []´s
    JCJ
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #5
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Vamos separar em 3 situações mais comuns.

    1) Trilha ou passeio entre amigos (sem cobrança de taxa de inscrição)
    Cansei de fazer trilha e passeios com amigos e já ví acontecer problemas não exatamente iguais a esse, mas semelhante. As causas são sempre as mesmas, pessoal que não tem experiência, viatura sem manutenção e principalmente abuso de bebidas alcoólicas. Quando os danos são só materiais, menos mal, o problema é quando alguém se machuca. Danos materiais vai do bom senso de quem causou o acidente arcar com os custos, mesmo sendo entre amigos. Uma dica, evite fazer trilhas com grupos que não conhece os participantes, aqui mesmo no Fórum temos vários exemplos de grupos de amigos que frequentemente programam trilhas e passeios e o histórico é sempre positivo, assim como tem alguns casos com histórico não tão positivo assim.

    2) Trilha ou passeio organizado por empresa (Com cobrança de taxa de inscrição)
    Se tiver alguma empresa responsável, exija que tenha e leia com atenção a ficha de inscrição. Nunca ví nenhum evento desse tipo onde os organizadores assumam qualquer tipo de responsabilidade por danos aos carros durante o evento, mas acho que se for provado que houve negligência por parte da organização, pode dar uma briga boa na justiça. Mas na maioria das vezes, vale o que foi dito anteriormente, consulte o histórico de quem organiza, de outros eventos realizados e que tipo de pessoas normalmente participam.

    3) Eventos esportivos.
    Normalmente a organização nesses casos é mais rigoroza, tanto na seleção dos participantes quanto na condução do evento. Existem regulamentos, fichas de inscrição e as responsabilidades de cada um está (ou deveria estar) bem clara. Porém, em eventos esportivos, a organização não assume os danos causados nos veículos durante a competição.

    Já ajudei a organizar eventos, trilhas e passeios entre amigos e posso dizer que é extremamente complicado, justamente por termos que contar com o bom senso das pessoas. Já participei da organização de eventos esportivos também e aí mais complicado ainda, até competidor alcoolizado já tivemos que tirar da pista e pode ter certeza que não é fácil, ainda mais quando o cara pagou para participar.

    No final, o que prevalece mesmo é o bom senso. Na dúvida eu recomendo não participar, é melhor do que correr o risco de ver um momento que deveria ser de diversão se transformar em aborrecimento, isso quando não acaba em algo mais sério, afinal todos aqui já ouviram ou leram relatos de acidentes fatais em trilhas.

    []´s

  • #6
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    Nava, entra no Juizado das Pequenas Causas de sua cidade o quanto antes.
    Você tem os dados do cidadão?

    A organização do evento não tem como ser responsabilizada, pois, pelo que parece, o acidente foi causado exclusivamente por imprudência do condutor do veículo, não por problemas de sinalização, ou qualquer outro de responsabilidade da organização. Então, Pequenas Causas no fulano.
    Você tirou fotos do celular do acidente?
    Será que a organização tem uma relação dos participantes do evento, na eventualidade de ele dizer que não estava lá, e sim passeando no parque com a sogra?
    Se tiver dificuldades na identificação do fulano, me manda uma MP.
    Boa sorte.

  • #7
    Usuário Avatar de Supercharger
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,987
    Agradecimentos: 16
    Vou dar uma outra dica diferente, que não vale para o Nava pois no caso dele já é fato consumado: em triha não ande na frente de F-75. São pesadas de uma forma geral e com a traseira leve, já vi mais de uma vez perderem freio ou controle e acertar o veículo à frente. Nos casos que presenciei felizmente a pessoa teve a honestidade de assumir os danos, mas não deixou de ser um transtorno.

    Já dei passagem para "F" em trilha diversas vezes para não ir na frente. Invente uma desculpa que não magoe o seu amigo de trilha divirta-se.

  • #8
    Amigos,

    Não responsabilizei a organização. Só sugeri que tenham plano de emergencia para casos onde hajam feridos, que se eu precisasse tava fud...

    A organização tb não quis ajudar com os dados do cara.

    Tenho fotos somente do meu veiculo. Tenho uma foto da F.

    A questão é, o cara bateu e não quer me ressarcir....e se a moda pegar? Vou ter de ir de caterpilar pra trilha?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #9
    Putz!!!

    Ainda bem que nada aconteceu.

    Felizmente você e seus familiares estão bem.

    Por esse e outros motivos, eu SEMPRE FUI e SEMPRE SEREI CONTRA bebida alcoólica na trilha.

    E isso é responsabilidade da organização controlar.

    Além do tema já comentado, como um plano de gerenciamento de risco eficiente.

    Rompeu o flexível de freio. OK.

    Falta de manutenção preventiva? Toco de raiz? Falência do material? Falha do mecânico?

    Não interessa.

    Se ele estivesse numa distância SEGURA, não teria acontecido.

    Logo, IMHO, é sim responsável e deve arcar com seus danos.

    Agora infelizmente nem todos são conscientes desse jeito...

    Espero que consiga resolver!!!

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #10
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Homem de verdade assume seus erros e paga por eles!

  • #11
    Usuário Avatar de Dudu-JCER
    Entrada
    20/09/2008
    Local
    São João del Rei/AC
    Idade
    45
    Posts
    742
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Homem de verdade assume seus erros e paga por eles!
    PUTA QUE PARIU, vc falou tudo Caveso, se o cara fosse Homem, tinha pelo menos pedido pra parcelar o valor...
    Gemada -Troller 2013 Amarelo
    Bob Esponja - Willys 64 -em reforma
    ®aylux
    - Pickup F75 73 - em reforma

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo Cunha
    Entrada
    18/08/2008
    Local
    Porto Alegre/São Francisco de Paula/RS
    Idade
    57
    Posts
    379
    Agradecimentos: 0

    Idoneidade

    Acidentes podem acontecer, trazer o veículo para trilha sem condições de segurança, é falta de responsabilidade.
    Revisão simples de freios e condições de pneus é o mínimo que se deve fazer pois a sua segurança e dos demais está em jogo, inclusive do evento.
    A organização deve cobrar dos proprietários sim que os veículos tenham condições mínimas de segurança para participarem de eventos e resposabilizá-los por isso, é a reputação do evento que está em jogo.
    Você fez bem em trazer o acontecido para discução.
    Idoneidade não se compra, vem de berço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade