-
Além do aumento de potência o turbo também melhora a eficiência do motor, que em determinadas situações de uso pode se traduzir em menor consumo. Mas como ninguém instala turbo pensando em economia cabe mais a você determinar o custo/benefício deste tipo de instalação.
Em todo o caso, em situações normais de uso o diesel+turbo se dá muito bem em estrada, melhorando significativamente a segurança em ultrapassagens e retomadas, maior velocidade final (dependendo da pressão utilizada) menor uso do câmbio, etc. etc., mas para uso estritamente urbano - e congestionado - não oferece grandes vantagens e pode se transformar em apenas um item a mais para dar manutenção.
Agora, se a intenção é ralar vá preparando o bolso. Motor diesel aceita muito desaforo mas um dia se vinga com o seu saldo no banco.
Abraços,
-
Trubina
Valeu pela dica Sukys.
Meu objetivo é justamente para maior segurança em viagens (ultrapassagens e retomadas), não desejo fazer corridas com ela, para isso acho melhor motor a gasolina ( q quem discorde). Mas vou ter que me preparar, pois sei que vou ter que trocar embragem também.
[]'s
-
Sukis, obrigado pela explicação.
As buchas(que chamei erroneamente de casquilhos) que eu conheço são como as que voce ilustrou acima. o "retentor" é parte da bucha, formando uma única peça, como eu havia mencionado.
De qualquer forma, o seu texto está muito bom. Aprendi bastante.
-
Como você mesmo disse, turbina é uma máquina extremamente simples mas dentro dela tem muita tecnologia e muitos detalhes acabam passando em branco.
Para o usuário o importante é saber bem usar, e para isso não existe segredo, o resto só importa mesmo para os fabricantes ou vale para nós como curiosidade técnica.
Abraços,
-
Ou seja, chegamos à conclusão que o problema inicialmente levantado (oleo no intercooler) se resolve com a retífica da turbina...e nunca vi turbina que não fosse possível de recondicionar, mesmo que que de forma mais "artesanal". Numa recondicionadora grande os caras só vão querer fazer o "arroz com feijão", com as peças que eles têm em estoque.
Um dos passos na retifica é justamente a troca das buchas, que já vi muito recondicionador chamar de "retentores" quando tive oficina de preparação e turbinamento.
Na época em que representei a Larus, entre 92 e 98, nunca vi turbina em que uma bucha e um retentor fossem montados separadamente, mas há diversos modelos que tem um pequeno ressalto na borda que, sem dúvida, funciona como retentor.
As turbinas com ranhuras para direcionamento do fluxo de óleo realmente existem, mas são modelos bem antigos, da Lacom.
-
Já ouvi falar que colocam a turbina da S10. Me falaram que fica mais econômica e esquenta menos