x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1

    Óleo para Supercharger Eaton




    Pessoal,

    Criei um novo tópico porque o anterior estava fora do escopo, já que uma discussão técnica estava começando dentro de um tópico da área de classificados... quem quiser consultar o tópico anterior, segue o link:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=42603

    Bom, continuando de onde o tópico parou: estou aqui para compartilhar o que consegui até o momento sobre o óleo para o supercharger do Fiesta. A notícia boa é que encontrei o óleo - aliás, encontrei até mais de uma opção; a notícia ruim é o preço.

    Dando nome aos bois: a conversa que postei anteriormente aconteceu quando liguei pra Globovel (Florianópolis). O cara que disse que ia me ligar não me ligou devolta - quando liguei pra ele pra perguntar como foi a busca, ele disse que não tinha conseguido em lugar nenhum - mesmo ligando na Dimas (Florianópolis também).

    Bom, resolvi eu mesmo ligar na Dimas, e magicamente consegui a referência da FORD: 2S6G/19589/AA. O óleo vem num frasco de 114ml, precisa mandar trazer (não tem a pronta entrega) e custa uma bagatela de R$ 382,44.

    Não contente com o valor, liguei pra uma distribuidora de SP da FORD (11 3839-3000) e consegui um valor praticamente igual: R$ 346,00.

    Encontrei também um óleo vendido pela GM para superchargers Eaton: #12345982. O valor médio é 10 dólares o frasco com 4 oz (+-115ml), e é vendido nos EUA, mas para trazer para cá são 50 dólares de frete. Ou seja, não vale a pena comprar em pouca quantidade (R$ >150 por dois frascos). Outro ponto negativo é que eles recomendam a troca do óleo a cada 30.000km, o que acaba pesando contra o preço também.

    Apelei para o Google, procurando nos sites de fora, e encontrei várias pessoas (em especial, os americanos) comentando sobre substitutos: muitas pessoas usam óleo 100% sintético para motores, de especificações variadas - mas boa parte usa os óleos mais finos, como 0W30 e similares, alguns dizendo que já fazem a prática por mais de 4-5 anos sem problemas. Aliás, parece que até na Europa é muito difícil achar esse óleo, já que alguns fabricantes não o revendem por lá também... vejam só.

    Não muito contente com a solução, busquei outras alternativas: em um dos fóruns, uma pessoa comentou sobre o uso de óleo de aviação, de preferência para turbinas e/ou jatos, que possuem propriedades semelhantes ao óleo dos superchargers - como resistir a altas temperaturas e manter a viscosidade muito estável em todas as faixas.

    Resolvi procurar sobre a informação nos datasheets da Exxon Mobil e da Shell, e a informação parece proceder. Aí, liguei em algumas distribuidoras aqui e em SC, no RS - mas ainda não consegui encontrar sobre os valores aqui. Lá fora, um óleo da ExxonMobil (Jet Oil II) é vendido em embalagens de quase 1L, e por um valor que chega a 30 dólares - bem mais em conta se for pensar na quantidade de óleo pelo valor.

    Bom, por enquanto estou por aqui... se não der certo nenhuma outra alternativa, nem mesmo o óleo de aviação, talvez a solução seja optar pelos óleos 100% sintéticos mais finos, e com as melhores classificações possíveis. Aliás, dá até pra trocar ele a cada 15.000km ou menos, e mesmo assim vai ficar mais em conta...

    Bom, se alguém tiver mais alguma informação.. estamos aí!

    Abraços,
    Leonardo

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Leonardo, tem algo estranho ai.

    Não tem sentido usar Mobil Jet oil ou Texaco 2380 em um supercharger, uma vez que a lubrificação é das engrenagens.

    A temperatura não pode ir tão além dessa forma. Se fosse no turbo-compressor va-lá mas supercharger .....

    Aconselho vc ler a especificação do óleo que a ford fornece e procurar ... um ... mesmo que seja sintético, mas de especificação que sirva.

    Dei uma olhada na net e achei isso:

    synthetic NYE 605
    Ford part # ESE-M99C115-A
    GM part # 12345982
    oil changing at 100,000 miles

    Pelo que eu ví a FORD e a GM embalam esse óleo aqui:

    http://www.nyelubricants.com/pdf/605_copy2.pdf



    O representante da NYE no brasil é a

    http://www.capma.com.br/

    Depois põe o resultado aqui.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Leopoldo,

    Isso que é matar a cobra e mostrar a URL! Com essa tabela de especificação, você realmente fechou o que faltava.

    A questão de se usar um óleo de aviação, acredito que quem fez este raciocínio supôs que estes óleos possuem menor viscosidade e maior quantidade de aditivação. Afinal, um óleo bom para esta aplicação teria tanto que ter uma excelente estabilidade térmica, quanto manter a lubrificação considerando a extrema força gerada nos rolamentos com o empuxo turbina. Claro que isso é mais baseado em "suposições educadas" do que na citação direta de algum texto técnico, mas enfim...

    De qualquer forma, nessa tabela já dá pra ter uma idéia do óleo ideal, que ficaria bem próximo de um 0W/20 sintético, com aditivação para extrema pressão. Também tem algumas características importantes citadas no documento que você passou, como o fato do óleo não promover a corrosão de peças de cobre e ter baixa volatilidade.

    Mandei um e-mail para o pessoal da Capma, já que o site não ajuda muito e o formulário de contato redireciona para um servidor inexistente... Vamos esperar a resposta para ver se é uma opção viável.

    De qualquer forma, valeu pela ajuda até o momento. Vou continuar procurando, agora com estas informações da tabela, e assim que tiver novidades posto aqui.

    Abraços,
    Leonardo

  • #4

    Exclamation Óleo substituto!

    Pessoal,

    Desculpem a demora, estive envolvido com compromissos profissionais e precisei postergar um pouco a procura do óleo.

    Bom, depois de analisar com mais calma o documento que o Leopoldo postou e estudar os dados contidos nos datasheets de alguns fabricantes de óleos, foi possível visualizar melhor como funciona a questão dos aditivos e quais os requisitos necessários para o óleo do SC.

    Para encurtar o raciocínio, o ponto é que o óleo original da NYE possui as seguintes características:

    1) é sintético;
    2) possui uma viscosidade próxima aos óleos 0W20;
    3) não causa corrosão em partes de cobre;
    4) possui aditivos de extrema pressão (EP).

    Enfim, quem conhece sobre óleos sabe que tem algumas coisas normalmente incompatíveis aí, especialmente a questão dos aditivos de EP e corrosão de cobre, e difíceis de achar num mesmo óleo. Algumas destas informações são descritas em sites técnicos, mas até em datasheets mais completos é possível encontrar alguma coisa (vale lembrar que não sou engenheiro químico: apenas fui atrás de algumas definições para entender melhor as especificações do óleo, e aí analisei os óleos que consegui encontrar atrás de uma especificação semelhante).

    Bom, após várias buscas nos sites da Shell, da Esso, da Amsoil, da Petrobrás, entre outras, encontrei um óleo em especial que atende quase que perfeitamente a todos requisitos necessários e é vendido por aqui: Esso Mobil Rarus 1025.

    Este é um óleo de alto desempenho usado em compressores de ar rotativos do tipo "worm", então ele possui características desejáveis a um supercharger também; baixa vaporizacão, aditivos de EP, e o mais importante: aditivos para inibir a corrosão de peças de cobre, assim como o óleo original.

    Para quem quiser conferir, segue o datasheet da página da ExxonMobil (inglês): < http://www.mobil.com/USA-English/Lub...s_SHC_1000.asp >. Também existe um comparativo independente de vários óleos para compressores, incluindo o Mobil Rarus 1025, neste endereço: < www.oil-tech.com/compressor-oil-comparison.pdf >. Pelo que é possível perceber nestes, o óleo atende aos requisitos necessários.

    A parte boa é que tudo isso está acessível a um preço na faixa de R$ 65 o litro, e encontrei uma distribuidora aqui perto (em Blumenau) que vende o óleo para pessoa física. A parte complicada é que este óleo só é vendido em embalagens de 20L pela Esso e pelas distribuidoras - para facilitar, segue a conta: 65R$/L * 20L = R$ 1300.

    Ou seja, precisaria fazer uma "vaquinha" de pelo menos umas 4 pessoas para ficar mais barato que os 114ml de óleo da Eaton (claro que seriam 5L de óleo para cada um, o que significa óleo para o resto da vida). Para ficar menos de R$ 150 para cada um, precisaria pelo menos umas 9 pessoas.

    Resumindo: depois de tanto blablabla, a pergunta que não quer calar é: quem possui interesse?

    Bom, por enquanto, acho que era isso.

    A propósito, se algum engenheiro químico ou similar quiser manifestar a sua opinião, tenho certeza que diversos proprietários de veículos com supercharger vão agradecer imensamente.

    Abraços,
    Leonardo
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Leonardo L. Ver Post
    Afinal, um óleo bom para esta aplicação teria tanto que ter uma excelente estabilidade térmica, quanto manter a lubrificação considerando a extrema força gerada nos rolamentos com o empuxo turbina.

    Eu tinha lido e esquecido de comentar:

    Esse óleo .... o NYE não é usado no motor ... coloca-se na FCU (fuel control unit) do JT8D (Boeing 727-100/200 e 737-100/200)
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Leonardo eu até tenho interesse, será que não existe frasco de 1 litro?

    Mas nesse preço sai mais barato trazer o óleo da GM que tem no ebay, desculpa a ignorância mas onde tem peças de cobre no supercharger.

    Abraço

  • #7
    Citação Postado originalmente por Renato Romera Ver Post
    Eu até tenho interesse, será que não existe frasco de 1 litro?
    Deste óleo, infelizmente não encontrei.

    Se tivesse, seria um substituto ideal, e bem mais barato por litro.

    Citação Postado originalmente por Renato Romera Ver Post
    Mas nesse preço sai mais barato trazer o óleo da GM que tem no ebay (..)
    O problema é o custo do frete.

    Bom, concordo que o galão de 20L do óleo da Esso não é uma opção viável - nem de longe - para rachar em duas ou três pessoas. Provavelmente por isso não ocorreu interesse de mais ninguém até agora, teriam que ter várias pessoas para ficar um preço legal.

    Andei vasculhando mais um pouco e achei algumas outras opções de óleos similares também (como um da Castrol), estou ligando conforme consigo tempo para ir atrás de distribuidores.

    De qualquer forma, não tenho pressa: prefiro achar uma alternativa viável a um preço justo do que pagar um preço salgado pelo produto ou pelo frete.

    Citação Postado originalmente por Renato Romera Ver Post
    (..) desculpa a ignorância mas onde tem peças de cobre no supercharger.
    O que posso te responder é que estou seguindo a especificação do óleo original. O PDF está no começo de tópico, num dos posts do Leopoldo.

    Qualquer coisa, estamos aí.

    Abraços,
    Leonardo

  • #8
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Xará eu sei q a Wurth comercializa esse óleo. Compro algumas coisas dela aqui pra loja, se quiser eu posso ver pra vc.

    Abraço
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #9
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    bao.. se eles vendem o oleo em galao de 20L é pq alguem compra néh? será que se encontrar o comprador desse oleo e tentar comprar 1L dele nao seria interessante? mesmo que pague um "agiozinho"??
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #10
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    será que se encontrar o comprador desse oleo e tentar comprar 1L dele nao seria interessante? mesmo que pague um "agiozinho"??
    Com certeza, seria ótimo! O grande problema é onde encontrar, já que as distribuidoras que contatei só comercializavam embalagens fechadas prontas da fábrica.

    No momento, estou aguardando a resposta do meu xará aí em cima, já que estou um pouco argolado no serviço para continuar procurando.

    Abraços!

  • #11

    Exclamation Esclarecimento e comunicado.

    Pessoal,

    Esclarecendo um ponto, que pode não ter ficado muito claro para todos: quando criei este tópico, estava à procura de um óleo que pudesse ser usado no supercharger, não necessariamente o original.

    Para quem tiver disposição de ler todo o tópico, vai perceber que não é tão difícil encontrar uma alternativa, o problema é encontrar uma que seja comercializada para meros mortais em território nacional.

    De qualquer forma, consegui com um amigo que foi para o exterior algumas garrafas do óleo da GM (#12345982) por um preço muito mais justo que o que se paga aqui nas terras tupiniquins, então estou temporariamente suspendendo as buscas por uma alternativa.

    Particularmente, não acho essa uma solução muito satisfatória, mas enfim... Se alguém quiser seguir deste ponto, desejo boa sorte!

    Abraços,
    Leonardo

  • #12
    Meus caros parabéns pelo fórum, acebei de comprar um supercharger e veio sem óleo, então tive a mesmo preocupação em encontrar uma alternativa! e achei a mesma do colega acima o da GM importado cujo o código é 1#12345982! esse atende todas as especificações do oleo da ford vendido aqui no brasil!
    encomendei hoje e deve chegar em uns 20 dias aqui no brasil!
    depois mando mais informações!
    Obrigado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73
      Última resposta: 29/05/2008, 19:05
    4. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade