x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 41
  • #25
    Usuário
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    48
    Posts
    1,017
    Agradecimentos: 3



    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Aproveitando...

    Estou pegando um sprint 2.8 mecânico que está com o intercooler original da S10 para adaptar em meu engesa...

    Uso ele ou faço um maior?
    O intercooler do Troller 2.8 é maior que o da S10 com mesmo motor, verifiquei que em dias quentes ambos perdem rendimento, entretanto, o troller perde um pouco menos.

  • #26
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por srgrande Ver Post
    O intercooler do Troller 2.8 é maior que o da S10 com mesmo motor, verifiquei que em dias quentes ambos perdem rendimento, entretanto, o troller perde um pouco menos.
    Sabe as medidas dele, SR?

  • #27
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    ..........
    Grande Caveso, boa noite!
    La vai uma opniao! Se voce está disposto a fazer um intercooler, entendo que em termos tecnicos, é a melhor opcao, mas vai da sua disposicao $$$. Nao que seja muito caro, mas voce vai ter um custo, e considerando que voce ja tem um entao..
    Mas se for fazer, opte por tirar as medidas do seu radiardor de água(altura, largura ) e tente colocar um intercooler nestas dimensoes (de altura e largura), entre a grade frontal de seu engesa e o radiador de agua, lembrando que quanto maior a expessura, mais eficiencia de troca de calor terá. A entrada de ar vindo da turbina no intercoler, é interesante que seja na parte de cima , de um lado, e a saida, na parte de baixo do lado oposto(a escolha dos lados, estará relacionada com a posicao da turbina e do coletor de admissao). Procure fazer um intercoler com tubos em labirinto, de material que facilita a troca de calor(tipo aluminio).
    Para melhorar os esclarecimentos, acesse www.intercooler.com.br, é um pessoal de Goiania que fabrica, e pelo que me consta sao bons. Ja conversei com eles.
    Abraco.
    Sérgio Augusto

  • #28
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Sergio, muito obrigado pelas respostas e a idéia da "lag".
    Recebi o seu e-mail.


    Vou fazer como os colegas disseram, mas no meu caso o ar entra em cima e sai em cima...me pergunto se o ar chega lá fundinho do intercooler?
    Na rural vou aproveitar tanto as aberturas de ar para o radiador de água, como a entrada que tem entre o bico e o capô..depois posto fotos!

    Abraço

  • #29
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Sérgio Augusto,

    Valeu pelas informações!!!!!!

  • #30
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Bem, agora uma foto do que eu disse sobre usar a abertura em cima do bico da rural...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dimensionamento de Intercooler...-img_1102.jpg   Dimensionamento de Intercooler...-img_1103.jpg   Dimensionamento de Intercooler...-img_1101.jpg  

  • #31
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Zepi

    Não sou expert em radiador, mas estou em situação parecida com a sua.
    Troco figurinhas com você de coisas que passei ou já li.

    Tenho MWM 2.8 em meu engesa. O radiador não é original igual ao da S-10, parece ser um radiador opala ou engesa, com mais colmeias.

    A hélice termodinâmica quebrou, era muito cara na época, então decidir buscar alternativas. Nesse meio tempo, percebi que era possível andar 70 ou até 80 km/h, que o ponteiro temperatura ficava normal.

    Tentei colocar ventoinha elétrica de Vectra, mas sem sucesso, a 100 km/h o ponteiro ameaçava ir para o vermelho entao tiro o pé.

    Decidi fixar a hélice direto, bem alinhada e balanceada. Mas dai o trem assoprava de um jeito que era até gostoso de acelerar.. mas eu percebia que a hélice do jeito que estava roubava potência desnecessariamente. Passei no torno e fui diminuindo o diâmetro da hélice, até que o sentimento concordasse. Não esquentou mais e o motor ficou mais solto. Bem, isso me sugere que o radiador ficou bem grande....
    Não contente.

    Lendo mais um pouco sobre isso na época, descobri que radiador muito grande pode diminuir vida útil do motor.
    Acho que tem até um tópico, dizendo que a diferença entre entrada e saída não podia ser maior que x graus centígrados. Se entrar água com temperatura muito menor quando em regime máximo, compromete o motor.
    Outro caso é quando o motor pouco exigido, a válvula termostática libera o mínimo de circulação de água, o que faz com que um radiador grande esfrie demais essa circulação mínima, não benéfico. Pior ainda no inverno.

    Bem , o ideal para mim seria mesmo uso de ventoinhas elétricas. Mas para isso, precisava um radiador fininho, mas de grande área frontal. Mas dai implica com a primeira regra.

    Um sistema legal que eu vi foi o do Golf. Atrás do radiador, tem uma capa tipo coifa, que envolve o radiador e concentra a saida sobre a ventoinha. Para não comprometer o consumo, ativando desnecessariamente a ventoinha, existem aletas que se movem, quando há pressão positiva do ar natural, velocidade no asfalto.

    Voltando ao meu engesa, o radiador original da S10 é fininho, e caberia na largura do cofre..Porém o bendita caixa DH obriga a fazer um dente no radiador para caber.

    Além disso, cogitei eliminar o condensador do AC, para diminuir interferências e assim objetivar usar somente ventoinhas elétricas do que hélice termodinâmica.

    E por último cogitei modificar o intercooler, tirando-o da frente do radiador, e colocando em cima do capô, no melhor estilo das hilux/mitsubishi. Chama a atenção, que o intercooler das mitsubas tem ventoinha elétrica própria. No trânsito parado, elas entram em ação, e na estrada, o pequeno scoop faz o papel de direcionar o ar para dentro do intercooler. Tenho informação que quando a ventoinha desse intercooler falha, na cidade, o motor fica chôcho, tamanha diferença que dá em rendimento.

    Soube que o pessoal de competição acaba movendo o intercooler colocando na frente, abaixo do parachoque e elimina a ventoinha elétrica do intercooler.
    Na trilha, uma lufada de lama ou obstáculo mais alto deve comprometer tudo, principalmente a elétrica.

    Agora penso em colocar 2 radiadores de carros 1.5 ou 1.6, cada um com sua coifa e ventoinha, e usar intercooler da S-10 ano 2008-9, eletrônica, cujo intercooler é mais comprido que o meu atual. Saber se isso vai dar certo....hum

    O radiador do AC penso em colocar no capô, sobre o motor, não sei, preciso de mais idéias. Até dividir em dois e colocar nas caixas de rodas pensei. Problema é a lama fechar.

    Falando um pouquinho mais, as mitsubas tem um radiador complexo, onde radiador de óleo de motor e de câmbio é compartilhado pelo principal. Tudo numa peça só. O motor da mitsubishi trabalha bem quente, e o radiador é até pequeno se comparar com outros.

    Enfim, é uma sinuca. Sinto que não poderei escapar de uma hélice termodinâmica. O motor diesel precisa retirar quantidade de calor maior do que carros a gasolina ou álcool. Por isso simples ventoinha elétrica não deve vencer. A Ventoinha do Vectra deve ter potência de 1CV, enquanto que uma termodinâmica do MWM original deve absorver uns 5CV quando regime máximo. Somado a isso, um radiador que não pode ser grande para não esfriar demais, e nem pequeno demais.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #32
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Achei o tópico novamente.....

    Andei olhando o intercooler do troller e me disseram ser o mesmo da S10 Pitbull, é verdade?

  • #33
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Olá senhores...estamos com mais dúvidas que respostas..hehehe!
    Estou seriamente pensando em colocar o meu intercooler em cima do motor com Soop...
    Será que perde rendimento???
    Pensei em colocar uma ventoinha bem fininha como na mitsubisch...


    Abraços

  • #34
    Usuário Avatar de SERGIO AUGUSTO
    Entrada
    06/04/2008
    Local
    UNAÍ/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,079
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Olá senhores...estamos com mais dúvidas que respostas..hehehe!
    Estou seriamente pensando em colocar o meu intercooler em cima do motor com Soop...
    Será que perde rendimento???
    Pensei em colocar uma ventoinha bem fininha como na mitsubisch...


    Abraços
    Olá Zepi:
    Respondi sua MP. Quanto ao Intercooler em cima do motor, pelo que tenho visto e lido, não é fato, que se perca rendimento, mas entendo (também pelo pouco que sei a respeito, eobservo), que um intercooler FRONTAL, tem mais chances de favorecer a troca de calor, desde que bem dimensionado(ai vem a pergunta, como dimensionar??). No dimensionamento, a grosso modo(muito grosso, mesmo), se purdermos "expor" o ar vindo da turbina, a uma área de troca de calor o mais ampla possivel, obviamente teremos uma troca de calor mais eficiente ( maior diferença entre temperatura de entrada x temperatura de saida, em menor tempo), e no posicionamento FRONTAL, ainda poderemos dispor de meios auxiliares "facilitadores" da tal troca de calor, como as ventuinhas citadas, e até mesmo "pulverizaçào" da água(pra não falar outras substancias mais "poderosas", como CO2), na COLMEIA do Intercooler, fazendo ocorrer uma queda brusca na temparatura do ar que passa por entre a colmeia.
    Tem-se que achar um meio termo, no tamanho do inetrcooler, de modo que seja eficiente na troca de calor, e não favoreça a perda de carga, por conta da "passagem" do ar comprimido em seu interior, fato que se pode contornar( a perda de carga), com o uso da eletroválvula (solenoide) e acessórios, como manometro/pressostato, no controle da wastegate.
    Abraços
    Sérgio

  • #35
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    SOFRÍ MUITO TEMPO TENTANDO REFRIAR O MEU ENGESA COM O MOTOR MWM 2.8

    E finalmente conseguí , acho que esta até resfriando demais .

    Das modificações que havia feito antes só ficou mesmo a HÉLICE DO MOTOR que troquei a original de acoplamento viscoso pelo do caminhão MB 1519 com uma pá a mais e maiores .

    As outras medidas que fiz foram :

    1- Retirei o intercooler ( L-200 ) da frente e coloquei o intercooler da S-10 ( original do motor ) em cima do capô .

    2- Coloquei o condensador do ar cond. na frente do radiador com uma ventoinha elétrica que liga automaticamente qdo liga o ar e independente se o ar estiver desligado , posso ligar esta mesma ventoinha em um botão no painel .

    3- Troquei o radiador que era o original do ENGESA 3 canaletas ( mas modificado com colméia nova de 5 canaletas ) , mas mesmo assim não havia resolvido o problema de supraquecer qdo o giro do motor passava dos 3000 rpm .
    Troquei por um radiador maior de área de troca , que foi o radiador do ÔMEGA 4.1 com ar R$350,00 zero da marca VISCONDE .

    4- Para que este radiador coubesse na frente , tive que trocar a caixa da direção hidráulica do opala pela caixa da direção da S-10 , tive que reposicionar rebaixando ela ao nível do chassí , assim como fez o KIM no ENGESA dele .

    5- E por fim fiz uma coifa entre o radiador e a hélice e fiz um complemento desta coifa por baixo tb pq a hélice fica com 1/3 dela abaixo do radiador , com este complemento da coifa por baixo , todo o ar frontal é obrigado a passar pelo radiador .

    RESULTADO :

    Acho que agora estou com outro problema : O DE RESFRIAR DEMAIS .

    A situação é a seguinte , antes destas modificações o ENGESA tinha um termometro elétrico da CRONOMAC que funcionava perfeito , depois destas modificações com troca de carroceria que coloquei a de fibra , acrescentei mais um termometro só que mecanico da marca WILTEC ( uma bosta ) ,mas antes de instalar este termometro mecanico , coloquei ele numa panela e fervi a água , o ponterio parou de mover qdo a água ferveu e ficou na linha entre a faixa VERDE ( do NORMAL ) e a VERMELHA ( do QUENTE ) , logo tinha agora uma referencia de onde ele marcaria a temperatrua de 100ºC .

    Só que o termometro que eu estava acostumado de ver a temperatura em numeral que era no elétrico , este deixou de funcionar , aí perdí a referencia de marcação da temperatura que tinha anteriormente , qdo eu passava dos 3000 rpm este termometro marcava a temperatura subindo e passando dos 90ºC aí eu tirava o pé do acelerador a temperatura voltava a marcar os 88ºC que é a temperatura ideal de trabalho deste motor .

    Agora tenho que ver o que esta havendo com este termometro elétrico se não fucionar vou comprar outro da mesma marca e ver como anda a temperatura de trabalho , SE FICAR ABAIXO DO RECOMENDADO , FICA BEM MAIS FÁCIL DE FAZER AS CORREÇÕES NESCESSÁRIAS , como voltar com a hélice de acoplamento viscoso , se não resolver , retiro a coifa de baixo , se não resolver retiro a coifa de cima , e assim por diante .

    SÓ ERA O QUE FALTAVA , LEVEI 4 ANOS SOFRENDO E GASTANDO PARA FAZER COM QUE O ARREFECIMENTO DESTE MOTOR MWM 2.8 FICASSE BOM , AGORA PARECE QUE ESTA REFRIANDO DEMAIS .

    Mas tudo bem , melhor assim ( MAS NÃO PODE FICAR ASSIM TB NÃO CASO ELE ESTEJA FRIO DEMAIS ) , mas esta foi a receita que fiz com esta usina de força ( MWM 2.8 turbo/intercooler ) ficasse bem fresquinho .

    ABRAÇO
    4X4 Brasil

  • #36
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Amigos, começei a pensar nessa possibilidade, por vários motivos:

    1- Abro espaço no bico da rural, que já abriga o radiador de atf e logo terá condensador do AC + ventoinha....

    2- economizo com mangueiras e tubulação;

    3- Não vou precisar adaptar um wast gate externa ou válvula de alívio etc..;

    4- É menos uma fonte de calor para o radiador de água;

    5- Abre espaço no cofre;

    6- fica muito bonito...


    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade