Postado originalmente por
Supercharger
Dantas, este é um assunto muito interessante que já passou pela minha cabeça diversas vezes. Eu pessoalmente acho muito bacana esta filmagem de dentro do carro, com referencial fixo. Como o colega Marcos alertou, muito tempo assim satura o espectador, mas a idéia não é editar todo um filme pelo mesmo ponto de visão. Acho legal juntar em um clipe as fotos, as filmagens externas, e quando chega em um obstáculo, agrega ao vídeo a filmagem interna do veículo passando no enrosco. Assim acho que fica muito legal.
Meu jipe é conversível, e por isso tenho pensado em fazer um suporte para a câmera para pendurar no santo antônio. Desta forma, tem-se não só a vista através do parabrisa, mas também uma visão do piloto manejando os instrumentos, pelejando no volante para vencer o obstáculo. Uma coisa que notei em pequenos testes feitos com máquina fotográfica mesmo, é que não fica legal deixar a máquina em foco automático, pois cai uma sugeirinha qualquer no parabrisas e a máquina ajusta o foco para filmar "o parabrisas"...
Uma outra coisa bem legal que vi um tempo atrás era uma filmadora "para esportes". Não possui DVD nem HD, apenas a memória fixa. A qualidade diminuia por causa da compressão, é claro, mas ficava muito pouco vulnerável a impactos. O formato era de empunhadura ao invés do formato tradicional de máquinas fotográficas ou filmadoras, para facilitar o uso no esporte e era dotada de um recurso muito bacana: uma lente remota! Uma pequena lente/ccd com um cabo razoavelmente comprido para poder por exemplo colar a lente no capacete do paraquedista e guardar a filmadora dentro da mochila por exemplo, ou então colar a lente do lado de fora de um carro e guardar a filmadora em segurança no interior. No momento me falha a memória o nome do fabricante.
Saudações,
Gustavo.