x
Convex Datacenter
Página 6 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 101
  • #61



    Citação Postado originalmente por Keko - CJ5
    Aproveitando gancho no assunto, só por curiosidade:
    Quando se usa duas baterias, com a chave marítima que escolhe entre usar uma, a outra ou as duas baterias; Tem algum problema em alternar de bateria ou começar a carregar uma delas com o carro funcionando?

    [ ]´s
    Keko;

    O correto é mudar a posição com motor e ignição desligados.

  • #62
    Citação Postado originalmente por Maciel
    Analisando o que você escreve, fica claro que você conhece do assunto e tem uma boa experiência com o sistema alternador/regulador/bateria em automóveis.
    O conhecimento que tenho em sistemas alternador/regulador/bateria de automóveis vem da necessidade que tive em conhecer bem todos os componentes integrantes de um veículo, só isso.
    A experiência profissional que tenho (sobre algo pertinente a este tópico) é do tempo em que trabalhei como gerente de produtos na Sid Informática. Eu gerenciava a área de automação bancária e só um de nossos clientes (Bradesco) contava com mais de trezentas instalações, todas com sistemas alternativos de energia elétrica baseadas em baterias de USO AUTOMOTIVO sempre instaladas EM PARALELO. A grande maioria das instalações contava com No Breaks para o gerenciamento e carga das baterias mas existiam muitas instalações onde nem existia energia elétrica e o único recurso de carga eram pequenos geradores elétricos, sem falar nas instalações perdidas neste mundão onde o único recurso de recarga não passava de uma "chupeta" junto ao alternador de uma picape e até motor de barco.
    Acho que só isso já deu para dimensionar que não foram poucos os problemas e que para resolve-los (e foram todos resolvidos) tive que conhecer um pouco sobre baterias automotivas, geradores e sistemas de carga, além de ter aprendido que toda solução genérica funciona muito bem em casos específicos!


    Citação Postado originalmente por Maciel
    ... e fico preocupado com algumas informações. O uso de diodos é uma delas. Por experiência própria, não uso diodos isoladores no sistema de carga. Uso sim no sistema de descarga.
    A única preocupação que existe em utilizar diodo no sistema de carga vem da queda de tensão e se o alternador suprir naturalmente ou artificialmente esta queda (sobre o qual já relatei a forma de teste e solução), existe mais algum problema?
    Diodo isolador no sistema de descarga? Prá isolar equipamentos? Que finalidade prática existe nisso? Estamos falando sobre instalação automotiva, ou não estamos?


    Citação Postado originalmente por Maciel
    Os reguladores que uso (que você não conhece como afirmou) não funcionariam corretamente com diodos isoladores na carga.
    Tudo bem Maciel, o regulador que você usa eu não conheço e nem faço idéia do que seja, mas se o dito regulador foi referenciado em algum dos links que você disponibilizou sinto muito em lhe dizer, não só conheço como até previ que era coisa do tipo, está escrito lá no final da minha primeira consideração postada neste tópico, na forma de pergunta (Enviada: Ter, 17 Agosto 2004 03:22h)


    Citação Postado originalmente por Maciel
    Não me refiro a reguladores mecânicos ou eletromecânicos como você se referiu pq são muito antigos, baratos e ineficientes!! Não sei quais são os automóveis que ainda utilizam estes reguladores mas o último que me lembro era o saudoso FUSCA!!!
    A única referência que fiz sobre reguladores eletro-mecânicos e eletrônico-mecânicos foi para a identificação do terminal de referência de tensão, uma vez que todos estes tipos ainda estão presentes em nossa frota, e nem entrei no mérito funcional. Quando o assunto é genérico não posso me basear apenas no que tenho e sim no que existe.
    Ainda existem muitos Jeep's que usam este tipo de regulador e pode ter certeza de que Fusca nunca usou. Os primeiros alternadores de Fusca já faziam uso de regulador totalmente eletrônico.


    Citação Postado originalmente por Maciel
    De qualquer forma, acho que já falamos muita coisa e continuar seria ser redundante.
    Concordo plenamente, e só para mudar um pouco de assunto dei uma rápida olhada nos links que você postou e baixei dois catálogos: Xantrex XAR Digital Alternator Regulator (Installation and Operation Manual) e Balmar Digital Duo Charge (Installation and Operator’s Manual).


    Primeiro o Xantrex:
    Para facilitar a vida de quem não leu, reproduzo o texto que interessa e que está logo no inicio do catálogo: "This regulator has been designed to maximize the charging efficiency of your DC system, and can be used with many P-type, externally regulated alternators." Embora escrito em inglês, até para quem não conhece o idioma fica fácil perceber que este produto é ESPECIFICO para alternadores do TIPO P. Sabe que tipo de alternador é esse? É justamente o tipo de alternador que faz uso originalmente dos reguladores eletro-mecânicos e que tem como característica principal uma corrente máxima de 30A.
    Alternador do tipo P foi fabricado no Brasil do inicio dos anos sessenta até meados dos anos setenta e daí em diante foi substituído pelo modelo K1, que tem regulador eletrônico EMBUTIDO e amperagem máxima que varia (dependendo da aplicação) de 35 até 45A. Quem estiver lendo este texto com um pouco de atenção já percebeu que a frota de utilitários com menos de vinte e cinco anos faz uso de alternador tipo K1 (ou N1, ou HD, ou KBC, etc, todos com regulador eletrônico) e que o produto da Xantrex NÃO SERVE nestes alternadores, aliás, não serve em NENHUM alternador que faça uso de regulador eletrônico embutido. Lembra quando eu te perguntei, lá no inicio do tópico, como é que se faria a dita adaptação em um alternador com regulador eletrônico embutido? Você não respondeu mas eu respondo: não é impossível mas a chance de sucesso tende a ZERO.
    Tudo bem, ainda existem alguns poucos utilitários que tem, originalmente, alternadores tipo P e que podem fazer uso do equipamento da Xantrex. Mas, só um detalhe, este alternador tem limite de 30A e acredito que ninguém esteja preocupado com processos e gerenciamento de carga e sim com a limitação de carga do alternador. Alguém gastaria alguns-sei-lá-quantos dólares para obter um gerenciamento de carga e manter a corrente máxima em míseros 30A ou optaria em trocar o alternador por outro de maior capacidade e tão eficiente quanto, gastando pouco dinheiro e tendo certeza de retorno? Com a palavra os integrantes do fórum!

    Em tempo: nos EUA foram produzidos (ou ainda são, sei lá) alternadores do tipo P com capacidade de carga acima de 30A, mas no Brasil não encontrei referência em nenhum catálogo de aplicação que tenho.


    Agora o Balmar:
    Logo de cara, de novo o limite de 30A...
    Não é por nada não mas o assunto não era alternador/bateria/guincho/alto consumo/alta necessidade de recarga? 30A de corrente máxima eu não quero nem no meu antiquado Gurgel X15 equipado com guincho tipo sarrilho de poço!
    Olhando para o esquema de ligação nem perdi muito tempo com o texto. Não existem referências mas aparentemente este produto pode funcionar junto a qualquer tipo de alternador e serve para gerenciar a carga de APENAS UMA bateria (Start Battery), uma vez que a outra está conectada diretamente na saída do alternador (House Battery). Tudo bem, a segunda bateria pode ser carregada com amperagem acima de 30 (via circuito opcional e dependendo das características do alternador) só que ai, baubau gerenciamento de corrente! Qual a utilidade prática deste equipamento em um jipe? Alguém quer gastar sei-lá-quantos dólares para gerenciar uma carga limitada em 30A e que para ser maior o equipamento simplesmente sai da jogada?
    Observando melhor a caixa do equipamento é possível ver que existem aletas para dissipação térmica e nem precisaria olhar para elas para saber que entre o positivo das duas baterias existe (internamente ao produto) um transistor de alta potência. Não é difícil imaginar que o coletor do transistor está conectado no borne positivo da House Battery (vamos chamar de bateria A) e o emissor no borne positivo da Start Battery (bateria B). Esta junção coletor/emissor pode ser representada como um diodo -!>!-, então teremos a seguinte configuração: B -!>!- A
    Esta configuração não é EXATAMENTE uma configuração de diodo em circuito de carga?
    Como lá no alto você escreveu que "por experiência própria, não uso diodos isoladores no sistema de carga", pergunto: você não usa mas recomenda mandando endereço do link?

    Outra coisa, a bateria A está isolada da bateria B, mas a bateria B não está isolada da bateria A. Se a bateria A abaixar a tensão para menos de 0,7 volts da bateria B ocorrerá dreno de corrente e baubau para as duas baterias!


    Citação Postado originalmente por Maciel
    De qualquer forma, as teorias, na prática, podem ser diferentes!!
    Com certeza, ainda mais quando existem generalizações ou não se presta atenção nas características funcionais e aplicativas.


    Citação Postado originalmente por Maciel
    Existe no mercado americano diversos equipamentos que são maravilhosos e perfeitos para todas as aplicações mas o custo as vezes, é impraticável, especialmente para um Jipe!
    No EUA (e em todo o mundo) existem ótimos equipamentos, muito lixo e muita coisa que é completamente fora das nossas necessidades ou da nossa realidade. Já cansei de ver gente gastar uma baba com badulaques importados para só depois descobrir que existia solução nacional, barata, com garantia e que correspondia ao desejado. Quando o produto importado funciona, menos mal, e quando não funciona, bem, quando não funciona ninguém conta!


    Citação Postado originalmente por Maciel
    Na minha opinião, baterias, alternadores e reguladores não são os itens que devem tomar nossa grande atenção uma vez que podemos levar uma bateria reserva quando estivermos no caminho de uma trilha.
    Só que quando a bateria de reserva também estiver descarregada (o que é altamente previsível) todo mundo vai se lembrar dos alternadores e reguladores...

    Bueno, a minha hora de recreio acabou, e de minha parte o assunto também. 8)

    Grande abraço,

  • #63
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #64
    Usuário
    Entrada
    03/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    73
    Posts
    351
    Agradecimentos: 0

    2 baterias

    Ola Pessoal.Acho que o processo é o mesmo,para usar duas baterias interligadas ,o mesmo que usam as F 1000 e as D20.Usam 12 volts e funcionam muito bem.Dobrando sim é a potencia se temos uma bateria de 63 amperes teremos 126 amperes .Fica muito bom .Uma Abraço a Todos

  • #65
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    66
    Posts
    870
    Agradecimentos: 0

    baterias...

    Alguém já pensou em utilizar um alternador de caminhão, com duas baterias de 12vdc ligadas em série? Para alimentar o circuito de 12vdc do veículo, puxe uma derivação do conector central. O problema é que se alguma bateria estiver com alta impedância interna irá bloquear a carga da outra. Saudações tracionadas eletro-mecânicas diferenciadas.

  • #66

    Re: baterias...

    Citação Postado originalmente por Cláudio Brasília
    Alguém já pensou em utilizar um alternador de caminhão, com duas baterias de 12vdc ligadas em série? Para alimentar o circuito de 12vdc do veículo, puxe uma derivação do conector central. O problema é que se alguma bateria estiver com alta impedância interna irá bloquear a carga da outra. Saudações tracionadas eletro-mecânicas diferenciadas.
    \

    Claudio, não entendi sua idéia. Poste um desenho do circuito que imagina. O que entendi não funcionará.

    Abraços.

    Maciel

  • #67
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    66
    Posts
    870
    Agradecimentos: 0

    baterias...

    Prezado Maciel,
    É somente uma idéia, que poderá ser posta à prova ou não; não tenho esquema disto, mas somente uma possibilidade ainda não testada. O fato é que sei que caminhões teêm sistemas 24vdc, com aquelas baterias bem grandes; poderíamos utilizar um destes alternadores ligado em duas baterias de 12vdc, ligadas em série, ou seja, o positivo de uma ligodo no positivo da outra seguinte; este será o polo central, de onde irá derivar uma tomada para 12vdc, visto que, uma tomada nos polos externos, negativo de uma bateria e positivo da outra seguinte, teremos 24vdc, que não será utilizado no jeep, mas que poderá servir para socorro de um caminhão que use 24vdc.

    Não se esqueça de nos fornecer um esquema daqueles seu, do barrgrapf, conforme prometido; estava dando uma olhada nele e me ocorreu o seguinte: não seria que os LEDs verdes deveriam vir primeiro, em seguida os amarelos e, então os vermelhos? É somente uma dúvida que me ocorreu.

    Se houver alguém aqui que já tenha montado uma chave seletora daquelas de duas baterias, poderia me dizer o que são aqueles dois polos menores, com a inscrição FIELD, que se encontra no interior destas chaves?

    Muito obrigado a todos e um grande abraço.

  • #68

    Re: 2 baterias

    Citação Postado originalmente por slick
    Ola Pessoal.Acho que o processo é o mesmo,para usar duas baterias interligadas ,o mesmo que usam as F 1000 e as D20.Usam 12 volts e funcionam muito bem.Dobrando sim é a potencia se temos uma bateria de 63 amperes teremos 126 amperes .Fica muito bom .Uma Abraço a Todos
    O que voce falou é dobrar a carga ou autonomia e são Amperes/Hora e não amperes.
    Dependendo da ligação pode dobrar a potência, mas ai cada bateria deve ter cerca 550 A de CCA; então fica com uns 1100 A de CCA.
    E novamente, sem uma chave isoladora uma bateria pode descaregar a outra.

  • #69
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Muito cuidado com estas associacoes!
    O Wallace acima acabou de dar uma dica.
    Acho que esta havendo confusao no conceito de ligacoes. Existe a ligacao em serie e em paralelo e cada uma se destina a um proposito.

    Duas baterias de 12 V em serie:
    Possibilidade de obter 24 V mas o limite de corrente a ser respeitado e o CCA da bateria de menor capacidade (se for o caso de ter baterias diferentes)

    Duas baterias de 12 V em paralelo:
    A tensao no circuito continua a mesma e a corrente maxima disponivel sera a soma de CCA de cada bateria (isso teoricamente e para baterias ideais)

    Como pode-se perceber, em um caso a tensao foi elevada e em outro a corrente.
    Tambem ha confusao na questao da potencia.
    A potencia pode se elevar tanto em funcao da tensao como da corrente.
    Lembrando a equacao: P = V. I onde P e potencia em Watts, V e tensao em Volts e I e corrente em Amperes.


    Sds.
    Imagens Anexas -serie_867.jpg -paralelo_207.jpg 
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #70

    Re: baterias...

    Citação Postado originalmente por Cláudio Brasília
    Prezado Maciel,
    É somente uma idéia, que poderá ser posta à prova ou não; não tenho esquema disto, mas somente uma possibilidade ainda não testada. O fato é que sei que caminhões teêm sistemas 24vdc, com aquelas baterias bem grandes; poderíamos utilizar um destes alternadores ligado em duas baterias de 12vdc, ligadas em série, ou seja, o positivo de uma ligodo no positivo da outra seguinte; este será o polo central, de onde irá derivar uma tomada para 12vdc, visto que, uma tomada nos polos externos, negativo de uma bateria e positivo da outra seguinte, teremos 24vdc, que não será utilizado no jeep, mas que poderá servir para socorro de um caminhão que use 24vdc.
    .
    Caro Claudio;

    O que você deseja é ligar em PARALELO, o que é o certo para o Jeep que usa tensão contínua de 12 volts. Veja os desenhos acima do Alessandro. Para isso, aconselho usar uma chave comutadora de baterias, usadas em embarcações. Caso deseje, posso passar todas as dicas. Se desejar colocar baterias em série - não é fundamental mas aconselhavel - troque seu alternador para um de maior amperagem (acima de 90A seria bom).
    Não esqueci o diagrama do "bargraph", vou te mandar.

    Um abraço.

  • #71
    Para evitar ter problemas o correto é utilizar um isolador de baterias como este

    http://www.pplmotorhomes.com/parts/r...y-isolator.htm
    http://www.pplmotorhomes.com/parts/r...lator-noco.htm
    http://www.pplmotorhomes.com/parts/r...y-isolator.pdf

    Normalmente são construídos com diodos de forma semelhante ao esquema que o Danniel Pizatto postou, e com um grande dissipador (de alumínio) para evitar super-aquecimento dos diodo. Alguns ainda tem um terminal para o regulador.

    []'s

  • #72
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    66
    Posts
    870
    Agradecimentos: 0
    Gostaria de agradecer ao Maciel, pois recebi aqui o diagrama do Bragraph; muito bom mesmo, vou tentar montar o bicho. A idéia de montar duas baterias em série era para contornar a dificuldade em se isolar duas baterias ligadas em paralelo. Para isto, dentro da idéia que tive (acho que vou patentear), será necessário trocar o alternador de 12v por um de 24v (de caminhão); ligar duas baterias em série (12v + 12v = 24v), e, para alimentar a energia do jeep, que é 12v, inclusive guinchos, som e outras coisas mais, fazer a derivação dos polos de somente uma das bateria (12v), poderá ser derivado uma conexão independente dos polos de cada uma delas, para desta forma, então, com a utilização uma chave seletora náutica, ora se usar uma bateria (12v), ora se utilizar a outra (outros 12v e potência renovada). Acho que se colocarmos na posição das duas baterias na chave vai dar boró. Penso que, como estão ligadas em série, não é preciso isolar nada; o alternador (de caminhão 24v), vai dar conta de carregar as duas ao mesmo tempo e para se fazer uso de suas capacidades isoladamente, obrigatoriamente, deverá ser conectada somente uma bateria por vez (12v), das duas que compôem o banco. That is all; saudações a todos e best regards.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade