Postado originalmente por
plnx
Algumas considerações sobre minha pessoa:
Tenho 2 veículos, um Ford Maverick 1976 (atualmente guardado) e um CJ5 1958 (que rodo no dia-a-dia e vou pra trilha eventualmente, mas me faltam pneus melhores).
Por mais que eu goste de veículos um tanto quanto idosos, neste país onde tudo é invertido (Lisarb, como alguns chamam) é mais racional ter um veículo mais velho. Eu me explico:
IPVA, varia de estado p/ estado, mas aqui no Paraná veículos com mais de 20 anos não pagam, logo é mais racional ter um veículo com esta idade.
Em geral a manutenção é mais barata, mas é claro que isto muda de veículo p/ veículo, e meu jeep apesar de não ter sido eu quem montei (comprei pronto) é bastante racional também visto que:
Motor AP, manutenção barata, fácil, e na minha opnião o motor mais econômico p/ o CJ
cambio C10 3 Marchas - preço na faixa de 600 reais (tinha 2 anunciados aqui no forum por esse preço) a titulo de comparação um cambio 5 marchas do gol quadrado é 500 reais a base de troca.
T-case willys, desconheço mais barata, mas se alguem souber, por favor me avise
excluindo a troca de óleo (que num gol é apenas oleo do motor e filtro) no Jeep tenho o oleo do cambio da t-case e dos diferenciais que diferenciam o valor gasto em relação a um 4x2
Profissionalmente já tive de passar de Uno (com pneus carecas) por um lugar numa fazenda p/ chegar até onde se encontrava o equipamento que precisava de manutenção. O dono do lugar chegou a sentar no trator pensando que ia ter que buscar a gente, mas o esquema era segunda marcha e ré, só passava em giro alto. Ele vai bem não pq tem torque, mas porque é leve
De Parati 93 já ajudei um Ka a desatolar e voltar pois ele não conseguia seguir em frente (em um desvio de pedágio, estrada de terra normal, apenas sem cascalho naquele trecho) só pra sobrar espaço pra mim poder passar, e passei
No mesmo trecho que passei de Parati já passei de Jeep em condições semelhantes e a diferença é: tranquilidade, com o 4x2 a questão era embalo, perdeu o embalo fica, e de 4x4 é simplesmente ir. isso numa estrada de terra normal que pelo simples fato de chover ficou intransitavel p/ 4x2 (se o trecho tivesse uns 300 metros a mais encheria de barro os pneus traseiros obrigando a parar, de 4x4 não fica aquela crosta que chega a travar a roda
como nesta lista entraram apenas veículos na casa de 40 a 55 mil todos 0km acabo descartanto eles na questão custo.( mas temos até troller (usado é claro) nesta faixa de preço. sem contar band, hilux e outros)
mas vamos a suas questões, lembrando que vou responder de acordo com o que falei a cima, é mais racional ter um veículo mais velho
1 - Seguro
Aqui é uma questão complicada, realmente não vale a pena fazer seguro, se é que vai conseguir fazer de um veículo com mais de 20 anos.
2 - Manutenção
Em geral um veículo mais antigo é mais barato, conforme já falei ali em cima, e a propósito é algo que busco, manutenção barata ou melhor o menor custo p/ manter (sem recorrer ao barato que acaba saindo caro)
3 - Desempenho em trilha leve
Também já fiquei atolado de Uno em estrada de terra sem cascalho, fazenda de um lado e fazenda de outro, pra nenhum lado estava perto de sede alguma, teria que caminhar uns 40min pra ver se via alguma coisa (caminhar no meio da plantação, ia ser bonito os tombos), e pra ajudar era uma baixada onde não pegava o celular (levamos 4h pra desatolar) por isso prefiro a confiança de um 4x4
3 - Consumo
O mesmo uno dos casos acima faz 6,5km/l de alcool na cidade, se eu andar com pé um pouco mais leve faz a mesma coisa
4 - Valor de revenda
O valor dos Willys tem mudado muito pouco, mas não penso em vender
Outra coisa a se considerar com os pseudo off-road: todos os "causos" acima são em estadas de terra normais, algo a ser considerado como "trilha leve" na sua classificação, mas na verdade nem trilha é pois passa caminhão todo dia, o que muda é apenas uma coisa: Chuva!
Imagine você com sua família naquela cachoeira que ninguem conhece (mas é ali pertinho) e como está no meio do mato não percebe que vem chegando uma daquelas chuvas de verão (fortes e rápidas) e quando percebe junta as coisas e vai pro carro que está do lado de fora da mata ciliar é claro. Neste momento começa a pingar. Depois de manobrar e subir cerca de 50m da estradinha de terra que até algumas horas atras não representava risco algum cai aquele toró e você acaba atolando 2km depois.
ou vamos até facilitar um pouco as coisas, você deixou o carro em cima da grama e tem 20m de subida com inclinação de 15 graus e um ultimo "morrinho" onde a inclinação é de 35 graus (mas tem apenas 30cm de altura), pronto, seu 4x2 adventure te deixou na mão.
Quer saber, falei, falei, falei, não sei se consegui me expressar corretamente e na verdade se muitos pensarem como eu talvez acabe saindo no prejuizo
[]'s atrapalhados e aguardando as pedradas