x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Usinagem do semi eixo trazeiro para transformá-lo em flutuante.




    Olá a todos, recentemente iniciei uma idéia e preciso de maiores informações técnicas para seu desenvolvimento, aproveitando para compartilhar com todos os usuários e interessados.

    Direciono esta questão aos entendidos de usinagem e resistência de materiais para que possamos todos juntos elaborar um projeto de confecção de uma adaptação para semi eixos flutuantes em veículos tal como Troller (eixo 5 furos), Ranger, S10, Wrangler, Cherokee e Gran Cherokee, entre outros que utilizam o mesmo sistema de semi eixos.

    Seria necessário fazer um serviço de usinagem na extremidade do semi eixo para confecção do entalhe e rosca de fixação ao cubo a exemplo dos semi eixos dianteiros. Surgem as questões:

    - Este processo colocaria em risco a integridade e resistência do componente????

    - Cubos blindados tal como os dianteiros dos referidos veículos acima têm resistência sufuciente para tal função? Existe um entre esses que seria mais indicado pela relação custo benefício???

    - Obrigatoriamente seria necessário confeccionar um semi eixo sob medida???


    Está aberta a discussão. Espero que seja uma boa colaboração ao mundo 4x4.


    Abraço a todos.

    ps.: assunto foi abordado recentemente nos tópicos pickups 4x4 e Troller, porém como se tratam de locais específicos, tomei a liberdade de postar aqui na esperança de ter uma maior visualização.

  • #2
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,813
    Agradecimentos: 0
    Entra no site da ensimec que lá eles já fazem isso...abraço
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

    APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

  • #3
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por caandreu Ver Post
    Entra no site da ensimec que lá eles já fazem isso...abraço
    Acho que você não entendeu o espirito da coisa. A ensimec fabrica kits de semi eixo flutuante para jeep, rural, entre outros. Os modelos aos que me refiro não tem nada semelhante.

    Eu conheço todos os serviços realizados pela ensimec, porém, a idéia é fazer o processo da uma forma bem simples e barata. Como seria possível fazer a usinagem a partir de um modelo que seria a homocinética trazeira, acredito que qualquer serviço de qualidade em usinagem resolveria o problema.

    A Ensimec somete para o caso de confeccionar um novo semi eixo sob medida, serviço que eu já sei que pode ser feito.


    Abraço a todos.

  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Olá, nenhuma sugestão ainda?????? ou a idéia não atraiu ninguém????

    O que colhi de informação por enquanto é que seria necessário realizar uma têmpera para evitar a deformação do entalhado.


    Como conheço muito pouco a respeito de metalurgia, ainda não cheguei a uma conclusão !!!!!!!!!!




    Abraços a todos.

  • #5
    Banido
    Entrada
    21/09/2007
    Local
    Jarinu/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,622
    Agradecimentos: 0
    Fala Renato! Então, se a idéia for usinar semi-eixos do mercado que possuem grandes comprimentos que, se encurtados, servissem a outros veículos, acho legal, a demanda seria muito maior para os DANA 44 de 19 e 30 estrias. Outros eu não sei, só tive Jeeps e Dodges...quanto ao tratamento térmico, isso é realmente necessário devido a remoção de material expor camadas onde a dureza é menor e consequentemente, menos resistentes...daria pra fazer um tratamento térmico chamado nitretação, processo que consiste em incorporarar nitrogênio ao material em questão, processo este que reflete em um aumento significativo da dureza superficial, sendo superior à cementação, causando menos distorção a peça final. Mas existem outros fatores envolvidos como alívio de tensões pós usinagem e pré nitretação, verificação de empenamento entre outros...inviável não é, é só por a mufla pra pensar e ter um din din para gastar...sem um pouco de grana, mesmo partindo de componetes que já existem no mercado, fica difícil.

    Se puder ajudar, pode contar com meu apoio e incentivo.

    Abraço e espero ter ajudado em algo.

  • #6
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela resposta. Na verdade a idéia é aproveitar o semi eixo do próprio carro.

    No caso isso se valerá para veículos tal como Ranger, Cherokee, Wrangler, Troller (eixo 5 furos), S10, entre outros.


    Para outros veículos onde um semi eixo flutuante é algo desejável por questões de segurança, tal como Jeep CJ, Rural, F75, Toyota Bandeirantes, entre outros, já existem componentes no mercado de eficiência comprovada.

    Portanto, como na extremidade do semi eixo dos veículos citados existe a flange onde é fixa a roda, esta deverá ser removida, usinando assim o material até a medida adequada.

    Acredito que a referência que você fez anteriormente foi em relação à se aproveitar semi eixos encontrados em sucatas para conformar a fim de utilizar em um Jeep por exemplo.


    Obrigado mais uma vez e continua a pesquisa !!!!!!!!!!!!!!


    Abraços a todos

  • #7
    Blz Renato?? Estava olhando sua ideia e resolvi colaborar, da uma olhada nesta modificação : http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...utuante&page=2

    Apesar de tratar do DANA 44 eu acho que deve funcionar com qualquer tipo de eixo.

  • #8
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Danilo, duante minhas pesquisas já havia apreciado o tópico onde você mostrou a solução adotada para fazer os semi eixos flutuantes para o CJ.

    Entretanto, para os veículos que listei acima, essa alternativa não é viável, pois devido o fato de a furação ter um perímetro menor, um cubo e manga de eixo a exemplo dos utilzados na Bandeirante e no próprio CJ não cabe, ou obriga a substituição das rodas por modelos com furação igual aos modelos agora citados.

    Por iso a idéia de utilizar um cubo semelhante o dianteiro, adequando então o semi eixo para interagir com esse cubo.

    Mas obrigado pela boa vontade.

    Abraços

  • #9
    Renato

    Talvez o maior problema seja achar um semi com comprimento e material suficiente pra usinar e estriar, seguido depois pelo serviço de tempera do material (que na verdade teria que ser recozido , acho que esse é o termo, e depois temperado novamente - nao sei se essa seria a tecnica correta) Digo isso por que ha algum tempo atras(bastante tempo pra dizer a verdade), usei um esquema desse num willys(usinava semis de F75 pra fazer o serviço) e quase que nao dava a medida.
    Outro problema no meu caso é que nao fazia tratamento termico(nao tinha disponivel por aqui com facilidade), era so mandar com um pouquinho mais de força(pouquinho mesmo) e o 4cc de Opala ja mostrava quem mandava. La ia uma ponta pra sucata. E claro sempre quebrava o lado curto.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade