x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/03/2008
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0

    Question Veículos adaptados para trilhas com clientes!




    Olá pessoas!
    Gostaria da colaboração dos nobres colegas.
    Estava divagando sobre um novo serviço em meu restaurante rural, aqui em São José dos Pinhais - PR, seria um passeio por trilhas (na chácara e fora dela, mas perto) com camionetes (F-75 traçada) com bancos concha na caçamba para os clientes que quisessem sair um pouco da rotina e se sujar um pouco.
    Seria algo leve, porém com buracos e lama, trilha comum aqui na região.
    Não seriam passeios longos, tipo 2h no máximo, entre saída e retorno.
    A pergunta é: Alguém do Fórum já homologou um carro nesse estilo?
    Alguém conheçe passeios nesse sentido? Podem me passar contatos?
    Tentei pesquisar, filtrei resultados, mas ficou muito vago...
    Aguardo pronunciamentos!!!
    [] galera!

  • #2
    Usuário Avatar de negreira
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    nas cavas e atoleiros da Serra da Cantareira/
    Posts
    2,249
    Agradecimentos: 0
    OI....não vejo a necessidade de homologar sua viatura....
    mas se quer mesmo fazer isso...... vc já passou no DETRAN
    da sua cidade para se informar dos procedimentos ?

    No RIO DE JANEIRO...... aqueles jipes que sobem nas favelas
    não são homologados, mas tem todos os acessórios de segurança,
    acredito que vc deva começar por esse tópico, equipar sua viatura,
    só por medidas de segurança, visto que voce vai associar ao seu
    restaurante......!!!!!!

    A ideia é boa........ manda chumbo..... quando passar por ai quero
    ser cliente seu
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

  • #3
    Citação Postado originalmente por MarcosSJP Ver Post
    Olá pessoas!
    Gostaria da colaboração dos nobres colegas.
    Estava divagando sobre um novo serviço em meu restaurante rural, aqui em São José dos Pinhais - PR, seria um passeio por trilhas (na chácara e fora dela, mas perto) com camionetes (F-75 traçada) com bancos concha na caçamba para os clientes que quisessem sair um pouco da rotina e se sujar um pouco.
    Seria algo leve, porém com buracos e lama, trilha comum aqui na região.
    Não seriam passeios longos, tipo 2h no máximo, entre saída e retorno.
    A pergunta é: Alguém do Fórum já homologou um carro nesse estilo?
    Alguém conheçe passeios nesse sentido? Podem me passar contatos?
    Tentei pesquisar, filtrei resultados, mas ficou muito vago...
    Aguardo pronunciamentos!!!
    [] galera!
    Marcos, existem muitos veículos de carga adaptados para levar passageiros, desde os "paus-de-arara" nordestinos até sofisticadas picapes 4x4. Como neste nosso País, a fiscalização normalmente é do tipo "faz-de-conta", a segurança ou não deste meio de transporte depende mais do senso de responsabilidade do proprietário do que das leis. Já vi veículos bem adaptados, mas a maioria dos que rodam por aí são verdadeiras armadilhas ambulantes, esperando um acidente acontecer.

    Como fui vítima de um acidente grave, há vários anos, quando estava, com um grupo, em cima de um caminhão mal adaptado, acidente este que trouxe, além de 3 mortes a lamnetar, muitos problemas para a empresa responsável pela excursão da qual eu participava, vejo sempre com reservas este tipo de veículo, mas sei que, em certos casos, ele é perfeitamente válido, e, às vezes, a única possibilidade para se levar pessoas a algum ponto de acesso difícil.

    Como, pelo que sei, as autoridades de trânsito paranaenses são bastante rigorosas e sérias, acho que é recomendável você se informar a respeito junto ao DETRAN local. Lembre-se que, em caso de acidente, você será responsabilizado, quer tenha ou não sido o causador do mesmo.

    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #4
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    oi marcos,
    eu já fiz passeio/trilha com pessoas em ilha bela.

    na verdade o que era exigido por cautela é a carteirinha de guia.

    quanto a homologação do carro, nem o proprio detran municipal solicitava algo.

    lá existem varios tipo de carros que fazem isso, desde lands novas a willys caindo aos pedaços com bancos adaptados e tudo mais.

    Nenhuma exigencia era feita neste sentido.

    Acho que neste caso vale mais o senso de rensponsabilidade do proprietario.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/03/2008
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0
    Negreira, Girti e CarlosDalk, obrigado pelo retorno!
    Já tinha em mente fazer uma adaptação bem feita mesmo, agregando vários fatores de segurança, como os bancos concha, cintos de 4 pontos, capacetes (não de moto, mais simples, menos fechados), santoantônio funcional (não o estético) e um treinamento rápido com dicas de segurança.
    De início tinha pensado em não homologar, mas por questão de responsabilidade, penso em fazê-lo, até porque iria fazer algumas trilhas fora da chácara, e na região tem patrulha constante da Guarda Municipal, responsável pelo trânsito (se bem que eles iriam parar só para ver o carro, e não para encher o saco), mas já viu né...
    Valeu galera, se tiverem mais informações e até fotos, fiquem à vontade!!
    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    bom...minha opniao..

    existem varios lugares turisticos onde passeios a borde de jipes/pick-ups adaptadas levam passageiro nas caçambas p/ visitarem locais de dificil acesso...

    raramente se vê alguma com homolgacao etc... a fiscalizacao muitas vezes inexiste e a coisa vai funcionando assim ao longos dos anos..

    na minha opniao é grande problema aparece quando tiver algum acidente, basta alguma vitima querer e ela pode fazer disso tudo um circo e complicar a sua vida... se for uma tragedia entao ( com mortes) vira noticiario nos jornais e vc será crucificado...

    quanto a homologar, creio que vao colocar tantos impecilhos e regras que o custo ficaria inviavel p/ cara carro...

    entao fica a sua escolha... correr o risco ou fazer tudo conforme a regra

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #7
    Marcos,
    No caso de caminhões que transportam boias frias, é sim necessario inspeção e diversos adicionais tais como acesso lateral, cobertura, tacografo etc, além da inspeção de varios itens mecanicos. Infelizmente trata-se de cumprir itens de uma lista, e não propriamente segurança. Mas um item obrigatorio é a CNH categoria "onibus" (acho que D). O nome é transporte precario e é previsto no codigo. Existem hoteis fazendas que esete tipo de passeio com aquele "trenzinho" puxado por trator.

    No Rio os "jipes" que transportam turistas, são normalmente Bands ou F75 com bancos laterais veja http://www.jeeptour.com.br/ . Aconselho a vc algum tipo de Sto Antonio ou estrutura tubular para proteger as pessoas e ter local para segurar, e tambem algum seguro que cubra o passageiro em caso de acidente.

    Boa sorte
    4X4 Brasil

  • #8

    Muitas perguntas

    Olá amigo(s),

    Umas dúvidas que me surgiram:

    1-Quantas pessoas (por viatura) o amigo pretenderia transportar?

    2- A F-85 (militar) pode carregar (legalmente) quantas pessoas?

  • #9
    Isto me faz lembrar daqueles jipes para os Safaris Africanos, sem Santo Antonio, sem cinto de segurança e que levam famosos do mundo inteiro e a segurança está em ultimo na escala de prioridades. Fora o risco eminente de um ataque de algum animal selvagem.


    Marcos,

    Se fosse você tentaria saber mais sobre a possibilidade de homologação do veiculo e depois avalie a viabilidade.
    Num caso de algum incidente ou acidente você terá sempre muita dor de cabeça, mas para evitar uma dor maior faça tudo correto, porque a primeira coisa que será apontada é que o veiculo não era homologado e não passou por nenhuma inspeção de segurança.

  • #10
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    Em São Sebastião, há uma empresa que leva hospedes das pousadas para "trilhas" leves de Defender.
    Dá uma olhada:
    http://www.greenway.com.br/

    []s

  • #11
    Usuário
    Entrada
    24/03/2008
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0
    Galera, muito obrigado pelos retornos!

    Fabil, pensei também em tocar assim, fazendo as adequações necessárias, com bom senso e segurança, mas sem homologar, mas já viu, vc mesmo cantou a bola... além do que, vou sair da chácara para trilhas por perto dela.

    Alla Nielsen, valeu aí pela questão do transporte precário, já imaginava a questão da CNH. Vi o site do jeeptour, mas as trilhas que eles devem fazer com aqueles Toyotões compridões devem ser beeeeem leves, pensei algo mais forte.

    Umberto XXXRRR, para poder entrar em trilhas mais fortes que as do jeeptour , penso em não alterar o tamanho das F-75, então colocaria tipo, 6 bancos, em duas fileiras de 3, de costas uma para a outra (com os devidos acessórios de segurança). Acredito que a F-85 não deve ser homologada para transporte de várias pessoas, pois eram viaturas militares, para transporte de tropas, que guarda irir parar uma viatura do exército? Quando foram leiloadas, devem ter vindo com capacidade para 2 ou 3 passageiros somente! Posso estar falando besterira, dá uma olhada em um documento dela pra gente aí!

    Fernando Teixeira, tive a mesma visão do safári Africano (sem os bichos), mas não dá, o bom senso não deixa, tem que ter segurança. Vou pesquisar no Detran pra ver.

    Folgado, valeu aí, o Grenway tinha poucas fotos, mas como vc disse, deve ser para trilhas leves.

    Vamos continuar contribuindo aí galera, acho que é um assunto bacana para discutirmos.

    []

  • #12
    Usuário Avatar de FLAVIO ACCIOLI
    Entrada
    19/10/2007
    Idade
    67
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0

    Exclamation veiculos adaptados para trilhas com clientes!

    Caro MarcosSJP,

    Além de tudo isso que foi dito acima, acho que você deveria ter uma declaração para ser assinado por seus clientes antes de embarcarem na viatura, com local para você anotar o nº do RG , órgão e data de expedição, com dizeres mais ou menos assim:

    DECLARAÇÃO

    Eu, ..........................................., portador da carteira de identidade RG Nº .....................expedida em (data)...............pelo (orgão)............................, DECLARO, por mim, meus herdeiros e/ou sucessores, para todos os fins, que tenho plena ciência de que o auto placa ............., de propriedade de Marcos .................., e conduzido por..................., trata-se de veículo adaptado para passeios fora de estrada, incluído na categoria TRANSPORTE PRECÁRIO, conforme artigo ..... do Código Nacional de Trânsito, e que o meu embarque no citado veículo é decorrente de minha livre vontade e é de minha inteira e total responsabilidade, isentando seu proprietário e seu condutor de toda e qualquer responsabilidade, civil ou criminal em caso de qualquer evento ou acidente que porventura venha a ocorrer durante todo o tempo em que eu estiver a bordo do mesmo.
    SJP-PR, ...../......./........
    Ass............................
    Test...........................
    Test...........................

    É só uma opinião - consulte antes um advogado de sua confiança - pois não sei se será suficiente para salvar a sua pele !

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade