x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
    Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimento: 1

Galão de plástico x galão de ferro

Galera,

estou indo em janeiro para o jalapão e o combustível extra é indispensável naquele lugar visto que minha autonomia não é grande.
    Agora vem a pergunta: Galão de plástico ou galão de ferro?

O galão de plástico de 10L custa cerca de R$15 e posso botar 4 deles no meu bagageiro com folga. Que nem na foto abaixo

O galão de ferro de 20L custa cerca de R$120 e não sei se tem como botar no bagageiro, pq ele é muito alto e eu teria que carregá-lo deitado.

Conversei com uns amigos e escutei opiniões convtrovérsias a respeito desse assunto. Uns dizendo que o galão de plástico não aguenta a pressão do combustível e pode explodir, que acaba evaporando, etc, etc.
    Outros dizendo que ele leva numa boa e que essas coisas são lenda.

Tenho um tanque de plástico na minha Band e realmente quando abro o tanque, ele está com uma pressão considerável. Chega a fazer barulho de garrafa pet abrindo.
    O que tá pegando é o custo. São R$60 no de plástico contra R$240 no de ferro, para ter a mesma quantidade de combustível.

Qual a opinião de vocês sobre a questão? Plástico ou ferro?
    Band longa 92 (Maria)

Voce mesmo ja respondeu, plástico!

Mais leve (aliás MUITO mais leve), não enferruja, nao vai estragar as outras coisas do lado, nao faz barulho raspando.

Plástico, plástico e plástico!!

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    todos os galoes de ferro ( BONS) que já ví a tampa possui uma valvula de alivio da pressao interna

nos de plasticos se a tampa nao tiver um respiro corre-se o risco de estourar pela pressao mesmo, ainda mais que vc pretende levar no teto, o sol vai esquentar um bocado o combutisvel contribuindo ainda mais p/ aumenter a pressao.. mas o problema de ter uma tampa com respiro é que inevitavelmente vai vazar quando sacodir

no seu caso que é diesel nao sei o quanto, mas no caso da gasolina que é extremamente volatil a gera pressao no galao rapidinho..

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário Avatar de ramalho-vitoria
    Entrada
    13/01/2008
    Local
    Vitória/ES
    Agradecimentos: 0
    As condições podem ser diferentes, mas viajei para o Atacama com 2 galões de ferro ( 20 e 10 litros) e 2 dois de plástico de 5 litros.

A vedação de ambos foi 100% mas o de ferro parecia muito mais seguro. Os de plático descartei assim que pude, pois na altitude eles incharam que nem uma bola.

O manuseio dos de ferro foi perfeito mesmo não usando o bico que acompanhava os mesmos.

Como você não vai pegar altitude seria só encher os de plástico com um litro amenos. Seria uma relação custo benefício mais barata.

Em uma futura viagem irei para Ushuaia, levarei o de ferro até para não ter complicação com a Polícia Caminera e por ser mais seguro.

Posso não ter ajudado muito mas compraria o de ferro pois o custo de sua viagem é muito superior ao custo adicional dos galões e é para toda a vida ...

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por heartland Ver Post
    Voce mesmo ja respondeu, plástico!

Mais leve (aliás MUITO mais leve), não enferruja, nao vai estragar as outras coisas do lado, nao faz barulho raspando.

Plástico, plástico e plástico!!
    enferruja se vc comprar porcaria...

galao bom a chapa é zincada e pintura externa anti-corrosiva... leva aaannnnooooooo p/ deteriorar, mesmo se usar alcool..

mas se vc quiser galao p/ vida toda e ainda p/ seus netos, compra de aço inox $$$$$$$$$$ vai levar uma facada, mas nunca precisará comprar outro
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário Avatar de valeriano
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    todos os galoes de ferro ( BONS) que já ví a tampa possui uma valvula de alivio da pressao interna

nos de plasticos se a tampa nao tiver um respiro corre-se o risco de estourar pela pressao mesmo, ainda mais que vc pretende levar no teto, o sol vai esquentar um bocado o combutisvel contribuindo ainda mais p/ aumenter a pressao.. mas o problema de ter uma tampa com respiro é que inevitavelmente vai vazar quando sacodir

no seu caso que é diesel nao sei o quanto, mas no caso da gasolina que é extremamente volatil a gera pressao no galao rapidinho..

T+
    Bom, tem o fato de levar no teto o sol esquentar, mas também ele vai pegar vento direto, o que alivia um pouco a temperatura. O diesel é menos volátil que a gasolina, então não gera tanta pressão.
    Todos os fazendeiros usam tonéis de plástico para carregar combustível para os tratores e outras máquinas e geralmente não tem problemas.
    Claro que eles não percorrem uma distância tão grande como a que eu vou percorrer, mas...

Não sei, estou bastante inclinado a comprar o galão de plástico.Vou usar ele APENAS no jalapão e depois jogar no fundo da dependência de empregada. O custo x benefício vai ser bem maior que comprar o de ferro.
    Só devo precisar destes galões denovo quando for para uma outra expedição (daqui uns 2 anos) pois tenho um galão de 20L de ferro, que já aumenta minha autonomia de quase 600km.
    Band longa 92 (Maria)

Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post

T+
    Alguém tem idéia de como adaptar, na tampa de um tambor (desses que vem com detergente tipo "solupan"), uma válvula para aliviar pressão? Os tanques de combustível dos motores de popa vem com uma válvula regulável que, em se abrindo só um pouco, dificilmente derrama combustível.

Usuário
    Entrada
    25/12/2007
    Cara na moral, nao tente econonizar não...
    O seguinte, o uso do galão de plastico para estoque/transporte/manuzeio de combustivel requer condiçõe seguras (que não é o caso o off-road).
    Dependendo a temperatura externa, impacto etc ele pode se romper, ou mesmo quando vc abri-lo.
    O transporte em veículos de combustivel (não confindir com estoque em local fresco, arejado e protegido) deve ser feito por recipientes seguros, neste caso somente o galão de aço (modelo militar ou industrial).
    Pode ser que nao de nada...mas vai apostar?!
    abraço

Usuário Avatar de PredadorRJ
    Entrada
    30/09/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Salve.
    Meus 0,2%.
    Trabalhei um tempo numa indústria química, que fabrica peróxido de hidrogênio.
    Em estado bruto, o troço é violento. Corrosivo, já foi usado como combustível e reage com metais.
    Eles eram transportados em bombonas de um tipo de plástico forte, que aguenta BEM produtos químicos e estocagem em locais nem sempre refrigerados.
    E o melhor, possuíam uma valvula na tampa, que deixava a pressão, caso se formasse, sair, sem perigo de vazamento.
    Antes de sacrificar seu bolso, dá uma olhada pela net.
    Ah, outra coisa, cuidado por que a PRF e a PM implicam bagaray com transporte de combustível em galão.
    Tem um tópico por aqui sobre isso.
    Abraços e boa expedição. Não esqueça de compartilhar umas fotinhas
    Ford Explorer 94 XLT 4X$
    Caveirão

Valeriano

A questao , nao é so custo, envolve também segurança, ha uns 5 ou 6 anos , vi um acidente num raid (velocidade no trecho de 52km/h na planilha) , com um engesa que capotou e incendiou causando a morte do piloto. A causa principal segundo informaçoes da epoca, era que haviam dois galoes de plastico , com alcool amarrados na gaiola e que muito provavelmente serviram de estopim do incendio.

Cuidado com economia em segurança!!!!!!!!!!!!

Usuário Avatar de negreira
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    nas cavas e atoleiros da Serra da Cantareira/
    se fosse eu a decidir..... comprava de ferro ou superior até........
    depois de retornar já que vai encostar eles no quarto
    de empregada...... eu venderia pela metade do preço........
    e pronto...... o gasto seria o mesmo de que o do galão
    de plastico...... e o mais importante é claro..... vc viajou com
    segurança.......

tá certo que pensando bem........ motos para enduro usam
    tanques plasticos só que resinados.....
    mas ainda assim, fico com a opção mais cara e depois venderia
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Nesta situação, se vc me permite dizer,

eu acho que não vale trocar a segurança pela economia....

o risco é grande.

Na verdade eu acho mesmo, que não vá acontecer nada ...e sim que os galões de plasticos devem (repare... "devem") aguentar razoavelmente bem.

Mas vc vai pagar pra ver????
    sinceramente eu não ariscaria.

Abraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem