x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 86

Tópico: Soldadura

  • #1

    Soldadura




    Há algum tempo postei um tópico sobre MIG, mas pelo que vi não teve muita "saida"....
    Aproveito agora para postar um sobre soldadura a elétrodos (a dita soldadura "normal"), talvez seja de maior interesse.
    Começo desde já por dizer que soldar a electrodo apesar de ser muito mais comum do que com MIG, é significativamente mais dificil de conseguir uma soldadura de "qualidade". Aliás grande parte das soldaduras feitas com electrodos que por aí se vêem são de baixissima qualidade e resistencia(pelo menos cá em Portugal)....
    Deixo aqui algumas dicas, algumas tiradas da minha própria experiencia e outras tiradas de livros e da web.

    1. Isto é óbvio mas nunca é demais lembrar, mas nunca soldem sem máscara! E cuidado com os vidros dá máscara partidos, qualquer racha já deixa passar bastante radiação U.V.
    Quem já soldou sem máscara ou com o vidro rachado sabe do que falo, o ardor que fica nos olhos passadas algumas horas é mesmo horrivel, nem se consegue olhar para á luz. É mesmo horrivel!

    2. Para começar a soldar deve ser dado um leve toque com o eletrodo na peça a soldar e logo de seguida o electrodo deve ser afastado da peça de modo a criar "arco" e não ficar "colado".

    3. Esta parte é muito subjectiva, o cumprimento do "arco" (a distancia do eletrodo ao metal a soldar), já ouvi várias opiniões mas tenho-me seguido "mais coisa menos coisa" por esta regra: para eléctrodos mais largos soldar com ele mais afastado, com électrodos mais finos mais perto da peça. Há até quem diga que o cumprimento do "arco" deve ser igual ao diametro do electrodo.

    4. Em relação á corrente, é uma coisa que varia conforme a espessura do metal a soldar e o diametro do elétrodo.
    Para um elétrdo de maior diametro deve ser usada mais corrente, enquanto que para um eletrodo de diamentro menor deve ser usada menos corrente senão eletrodo vai-se gastar muito rapidamente dando horrigem a uma má soldadura.
    Em relação á pespessuar do metal a soldar a regra é a mesma que para a espessura do eletrodo, mais corrente para metal mais grosso e menos corrente para metal mais fino. Corrente em excesso num metal muito fino em vez de soldar vai apenas derreter o metal causando "buraco", corrente a menos vai fazer com que a soldadura não tenha penetração sufuciente fazendo dela uma soldadura basntante fraca.

    5. Em relação á máquina de soldar recomendo que tenha uma corrente máxima igual ou superior a 170 amperes.

    Espero que estas dicas vos sejam uteis, mas como já se sabe com a expeciencia é que se consegue tudo.
    E antes de soldarem qualquer coisa que vá segurar todo o peso do vosso jipe(berços de mola por exemplo para SPOA) ou que seja suposto salvar a vossa vida, (por exemplo uma gaiola(rollcage)). Aprendam a soldar correctamente em coisas simples.
    Claro está que para a construção de uma gaiola(rollcage) ou outra coisa do género é sempre preferivel solda MIG, apaesar de um bom soldador também conseguir muito bons resuldados com electrodo.

    Cumprimentos do outro lado do Atlantico
    António Costa

  • #2

    bom assunto

    Prezados amigos

    O assunto é interessante, será que voce não pode indicar algum livro ou apostila que nos de maiores informações sobre o assunto?

    Obrigado

  • #3
    Gostava de ver aqui expressadas outras opinões sobre este tema que penso que seja do interesse de todos nós. Se encontrarem algum erro no que escrevi por favor corrijam.
    E claro quem tiver dúvidas está á vontade para perguntar o que quiser, se eu souber respondo....


    Cumprimentos

  • #4
    Caro marcelino,

    Recomendo-le o seguinte, "welding fabrication and repair: questions and answers" que está disponivel na amazon, é um livro muito bom, mesmo excelente!
    Depois existem várias páginas dedidacas a este tema espalhadas pela web, basta procurar no google por "arc welding".

    Cumprimentos

  • #5
    3. Esta parte é muito subjectiva, o cumprimento do "arco" (a distancia do eletrodo ao metal a soldar)
    O comprimento do arco tem muito a ver com as características do equipamento de solda, mais especificamente com a tensão "em aberto" (tensão presente nos eletrodos) antes do inicio da solda, e quanto maior for esta tensão maior será a garantia de um inicio de fusão adequado.
    Para quem tem equipamento bi-volt, uma dica: sempre que possível faça uso da tensão de alimentação mais elevada, ou seja, se existe à disposição 110 e 220 Volts sempre faça uso da segunda tensão, garantindo assim uma tensão em aberto mais elevada.
    Há quem diga que os equipamentos com retificador são melhores para este quesito, coisa que não pude comprovar uma vez que meu equipamento é AC.
    O eletrodo também tem sua parcela de "culpa" na criação do arco, que vai desde a sua qualidade, estado geral do eletrodo e até forma de armazenamento, que deve evitar ao máximo a umidade.

    No mercado existem dezenas de tipos diferentes de eletrodo e cada qual tem uma característica ou aplicação específica. Utilizar um eletrodo não compatível com o material pode até resultar em uma solda com aspecto adequado, só que neste caso o visual não é uma garantia de durabilidade.

    Com a prática cada um desenvolve um método para inicio de solda e o método que costuma dar melhores resultados é iniciar o arco com o eletrodo levemente inclinado (em relação à peça a ser soldada). Desta forma, a capa do eletrodo (que é isolante) serve como guia e garante uma aproximação mais precisa.
    Outra boa prática é dar uma volta com o cabo elétrico do eletrodo sobre o antebraço. Isso faz com que o peso do cabo fique distribuído no braço e não totalmente sobre o punho, melhorando a firmeza e a precisão.


    O assunto é interessante, será que voce não pode indicar algum livro ou apostila que nos de maiores informações sobre o assunto?
    O Senai tem uma apostila muito boa sobre o assunto, e se houver interesse também por solda de acetileno recomendo o livro Solda Oxiacetilênica, da editora Hemus.

    Quando eu reformei o meu Jeep Willys resolvi fazer absolutamente tudo em casa, da funilaria à tapeçaria, não só como passatempo como também para aprender, e um pouco de teoria sobre soldas foi fundamental para executar um trabalho de qualidade.

    Ah, antes de derreter e esburacar o Jeep, eu derreti e esburaquei muito retalho de chapa até "pegar a mão". Teoria é ótimo, mas na prática a teoria é beeeeeeem outra!

    Abraços,

  • #6
    Obrigao pela correcção Sukys, tem toda a razão.
    Peço desculpa pelo erro.
    Em relação a livros é me dificil recomendar alguma coisa pois não sei o que existe aí no Brasil, só mesmo cá em Portugal.
    Aproveito para postar fotos do aspecto de boa e má soldadura, claro está que estas imagens só demonstram o aspecto e não a resistencia mas acho que tem a sua utilidade.

    Cumprimentos do outro lado do Atlantico.

    António Costa

  • #7
    Por algum motivo não consigo postar a imagem...

  • #8
    Não fiz nenhuma correção, António, apenas complementei, mesmo porque além das características do equipamento conta muito a experiência de cada um.

    Quanto aos livros, por aqui já não existe muita coisa quando o assunto é mecânica, quem dirá para algo mais específico, como é o caso da solda.
    Deixando de lado a literatura utilizada em cursos técnicos ou faculdade o que sobra é muito pouco, normalmente traduções de títulos americanos ou europeus.

    Abraços,

  • #9
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0

    Re: Soldadura

    Citação Postado originalmente por KaosChaos
    Começo desde já por dizer que soldar a electrodo apesar de ser muito mais comum do que com MIG, é significativamente mais dificil de conseguir uma soldadura de "qualidade". Aliás grande parte das soldaduras feitas com electrodos que por aí se vêem são de baixissima qualidade e resistencia(pelo menos cá em Portugal)....
    Prezado António,

    Vc tem razão em dizer que é mais difícil conseguir uma solda de qualidade, pois a maioria dos "soldadores" aprendeu na prática. Com isso torna-se mais fácil encontrar um solda mais bem acabada, qd é feita por MIG. Isso não quer dizer que esta solda mais bem acabada é uma solda de qualidade. O importante a saber é que os 2 métodos são excelentes, e atendem perfeitamente, desde que feitos por pessoas qualificadas.
    Como o Sukys citou o SENAI, além de excelentes apostilas, oferece curso completo de soldador teoria e prática.

    []´s

  • #10
    Senhores

    Já pesquisei aqui em SP e os cursos de Solda Elétrica e Acetilenica estão voltados mais para o interior do estado. Existem alguns cursos em cidades da grande SP porém está patrocinados e voltados para algumas empresas da região....

    Infelizmente parece-me que os independentes, aqueles que gostam de fazer acontecer tem que se virar sozinhos....uma pena...

    Um abraço

  • #11
    desde que feitos por pessoas qualificadas
    Concordo plenamente consigo, mas infelizmente existe muita gente não qualificada e sem qualquer tipo de informação sobre aquilo que está a fazer, podendo por em risco a vida de quam confia nos seus serviços...
    Pelo menos aqui em Portugal...


    Cumprimentos

  • #12
    Caro Marcelino,
    Não sei se vc se entende bem com o inglês, mas se se entender terei todo o gosto em lhe enviar vários livros e documentos técnicos que aqui tenho em formato .pdf, alguns deles em portugues mas a maioria deles em ingles.
    Para isso basta que me envie a sua morada para a.costa89@sapo.pt, que terei todo o gosto em enviar-lhe um cd com os referidos documentos gratuitamente.

    Cumprimentos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade