x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/08/2008
    Idade
    39
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    cabo terra adicional do neg. da bateria a carroceria




    pessoal, boa noite a todos

    venho mais uma vez recorrer ao vasto conhecimento técnico do pessoal aqui do forum;

    minha duvida é a seguinte:
    fui trocar a bateria do meu auto, e o cabo que liga o negativo da bateria a carroceria quebrou, é um cabo relativamente fino (não sei ao certo a bitola), e pra resolver provisoriamente eu soldei o cabo com estanho, mas não levei muita fé... e então hoje comprei uma cordoalha de 20cm e a liguei no negativo da bateria até outro ponto (parafuso) da carroceria,

    ficando assim, 2 cabos de aterramento saindo do borne negativo da bateria até 2 parafusos em diferentes lugares da carroceria, (o original + a cordoalha)

    e a duvida é:

    pelo fato colocar mais de uma conexão de terra, isso pode gerar ruidos na injeção eletrônica, equipamentos embarcados?
    no caso de aterramento, vale a regra de quanto mais melhor?


    até onde eu sei a qualidade de um aterramento é especificada através da resistência ôhmica entre o ponto aterrado e a Terra propriamento dita, e nesse caso colocando uma cabo a mais eu estaria diminuindo essa resistencia e melhorando a parte elétrica como um todo...


    um abraço
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Concordo que uma cabo do negativo da bateria para a lataria mal não vai fazer.....mas, creio que voce deveria trocar o que esta soldado, pois, vai la saber a volta que a eletricidade esta fazendo agora. Ela sempre vai procurar o caminho menos resistivo.
    A solda é sempre um ponto fraco, ainda mais no cabo original, muitas vezes alimenta o motor de partida diretamente Imagina agora que este cabo original de mal contato...só que continua unido pela solda.....agora toda a corrente do motor de partida vai passar pelo parafuso da lataria, vai dar uma volta sabe la por onde até chegar no motor de partida.
    As vezes esta barcialmente bloquedada por coxins de borracha....ou vai acabar tentando passar por um rolamento ou cruzeta....ai começa a deteriorar estes pontos ! Daqui a pouco a caixa de marchas começa a roncar....ué ? É aquele velho problema de fazer solda eletrica e deixar a corrente passar em ponto moveis (com buchas ou rolamentos) ou mesmo não prever (no caso da solda) a possiveis fugas que ocorrem para o aterramento da maquina

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/08/2008
    Idade
    39
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Edgar,

    obrigado pela resposta,

    tirei uma foto pra ficar melhor de entender, onde esta circulado de vermelho, foi onde o cabo partiu, pra substituir teria que trocar todo o cabo negativo, pois o cabo ja vem de fabrica por dentro do borne;


    repare que o parafuso onde eu fixei a cordoalha na carroceria não fica muito longe do original, usei um parafuso onde é fixo a dobradiça do capô.

    e na ponta que vai no borne da bateria, usei um parafuso que ja vem fixo de fabrica no proprio borne.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos cabo terra adicional do neg. da bateria a carroceria-07-10-08_1759.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Ficou bom mesmo!
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade