x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Substituir velas automotivas por velas de avião.




    Prezados

    Gostaria de saber se é possível , usar vela de avião no velho BF 161 , pois a especificação da Vela é : Autolite AR 8S , sendo que as medidas são as mesmas , não estou querendo invertar moda , é que estas velas são bem mais baratas lá nos EUA, do que as marcas daqui vendidas , alem de serem muito mais robustas !

    Obrigado

    Yuri

  • #2
    Usuário Avatar de jijoe_78
    Entrada
    22/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0
    Ôpa!
    Yuri, tem certeza que a vela que vc está vendo é de avião?
    Eles tem várias linhas de velas para carros, mas não vi de avião. Na verdade trata-se da mesma vela normalmente, com a diferença que o motor do avião tem duas velas por cilindro (monomotores). Claro que prefer-se velas com melhor desempenho neste caso.
    As velas simples deles não devem nada para as NGK vendidas hoje no Brasil. Aliás, se for destas o valor ficará igualado com as NGK. Se vc fala de velas de desempenho como as NGK Iridium elas estão na faixa de 40 a R$ 60 cada. Não acredito ques as Autolite série Sport fique tão longe disso com alguém trazendo no bolso. Mas lembre-se que não adianta nada se não tiver um bom sistema de ignição por trás delas, ruim de carburação (principalmente de mistura) ou queimando óleo.
    PAra usar velas especiais o mínimo é ter um módulo de ignição assistida, pelo menos cabos de silicone 7mm com conectores decentes e bobina de alta potência devidamente corrigida (uso de resistores se for o caso). Mas será que a tampa do distribuidor original aguenta o tranco?
    Mas ainda sim estas velas são feitas para um máximo de performance em alta rotação e com módulos especiais.

    Então prigunto: vale a pena mesmo?

    []´s!
    4X4 Brasil

  • #3
    Talvez seja melhor colocar logo um motor de avião... a jato... eh eh eh.

    Agora falando sério... acho que isso não vai rolar, não.

    Abraços a todos...

  • #4
    Citação Postado originalmente por jijoe_78 Ver Post
    Ôpa!
    Yuri, tem certeza que a vela que vc está vendo é de avião?
    Eles tem várias linhas de velas para carros, mas não vi de avião. Na verdade trata-se da mesma vela normalmente, com a diferença que o motor do avião tem duas velas por cilindro (monomotores). Claro que prefer-se velas com melhor desempenho neste caso.
    As velas simples deles não devem nada para as NGK vendidas hoje no Brasil. Aliás, se for destas o valor ficará igualado com as NGK. Se vc fala de velas de desempenho como as NGK Iridium elas estão na faixa de 40 a R$ 60 cada. Não acredito ques as Autolite série Sport fique tão longe disso com alguém trazendo no bolso. Mas lembre-se que não adianta nada se não tiver um bom sistema de ignição por trás delas, ruim de carburação (principalmente de mistura) ou queimando óleo.
    PAra usar velas especiais o mínimo é ter um módulo de ignição assistida, pelo menos cabos de silicone 7mm com conectores decentes e bobina de alta potência devidamente corrigida (uso de resistores se for o caso). Mas será que a tampa do distribuidor original aguenta o tranco?
    Mas ainda sim estas velas são feitas para um máximo de performance em alta rotação e com módulos especiais.

    Então prigunto: vale a pena mesmo?

    []´s!
    Prezado Fabio

    As velas são de avião , comprei duas por U$0.90 mais U$10.00 envio , a especificação marcada é esta que escrevi , porem ela é diferente das automotivas , pois a porcelana fica dentro do corpo da vela, e o soquete do supressor ( cabo ) vai rosqueado no corpo e não plugado como convencional !

    Abraços

    Yuri

  • #5
    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Talvez seja melhor colocar logo um motor de avião... a jato... eh eh eh.

    Agora falando sério... acho que isso não vai rolar, não.

    Abraços a todos...
    Prezado Julinot

    Já pensou o velho CJ-5 , com uma turbina de um F5 ?
    Acho que na hora de " tuchar " o manche ,a viatura se desintegraria...rsrsrsr

    Abraços

    Yuri

  • #6
    Usuário Avatar de Treme Terra
    Entrada
    03/06/2006
    Local
    Varginha/MG
    Idade
    67
    Posts
    401
    Agradecimento: 1
    Não mistura os passageiros.......

    São motores com caracteristicas, desempenho, combustivel completamente diferente.....
    Alem do mais os motores aeronauticos a pistão tem o sistema de ignição por magneto, duas velas por cilindro, dois magnetos, combustivel com chumbo tetraetila, cablagem de velas "childrados"... é tudo diferente.

    Tenho um caixote de velas aeronauticas inserviveis vendo a R$ 1,00 (FOB) cada uma. Vela de avião troca-se por tempo de uso, independente do estado, venceu o tempo é lixo.
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    O jeep tem um kit (M38 e M38A1) onde se usa uma bobina blindada, cabos de vela blindado e velas ... tipo de avião (FOTO ABAIXO) PN 801791 Spark Plug Water Proof ------------ Distribuidor blindado (A outra foto)



    ERA ASSIM QUE ELE PODIA FUNCIONAR:



    Para usar velas de avião em jeep, tem que ser velas de motores ciclo otto (altenativo) Tipo motores Lycoming ou Continental.





    Não pode usar velas de motores a jato inclusive porque algumas vc NEM DEVE por a mão pois são de Berílium, é venenoso e mata. Bom, essa são bem diferentes, escancaradamente diferentes:




    Pois bem, para usar a vela, vc precisa dos cabos de vela (não é problema) e depois ... o distribuidor ... esse é o problema ... ou vc vai ter que fazer um baita gato para conectar a malha externa.

    Oque manda depois é a sua bobina e regulagem dos eletrodos.

    http://www.autoliteannie.com/home.html

    Só que pelo que eu ví, a vela AR8S é automotiva, alternate da motorcraft 2246.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    Prezado Yuri...

    e se o motor morrer... será que o CJ cai como um avião ?

    Mas afinal... tem ou não tem precedente de uso de vela de avião no BF-161 ?

    Abraços a todos...

    Citação Postado originalmente por Yuri Rodrigues Ver Post
    Prezado Julinot

    Já pensou o velho CJ-5 , com uma turbina de um F5 ?
    Acho que na hora de " tuchar " o manche ,a viatura se desintegraria...rsrsrsr

    Abraços

    Yuri

  • #9
    Citação Postado originalmente por Treme Terra Ver Post
    Não mistura os passageiros.......

    São motores com caracteristicas, desempenho, combustivel completamente diferente.....
    Alem do mais os motores aeronauticos a pistão tem o sistema de ignição por magneto, duas velas por cilindro, dois magnetos, combustivel com chumbo tetraetila, cablagem de velas "childrados"... é tudo diferente.

    Tenho um caixote de velas aeronauticas inserviveis vendo a R$ 1,00 (FOB) cada uma. Vela de avião troca-se por tempo de uso, independente do estado, venceu o tempo é lixo.
    Prezado Junior

    Obrigado pelas informações !
    Qto. as velas que você tem , como gosto de colecionar este tipo de material, seria possível me vender algumas ? são de marcas ou modelos diferentes , se possível por favor me mande fotos !

    Abraços

    Yuri

  • #10
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    O jeep tem um kit (M38 e M38A1) onde se usa uma bobina blindada, cabos de vela blindado e velas ... tipo de avião (FOTO ABAIXO) PN 801791 Spark Plug Water Proof ------------ Distribuidor blindado (A outra foto)



    ERA ASSIM QUE ELE PODIA FUNCIONAR:



    Para usar velas de avião em jeep, tem que ser velas de motores ciclo otto (altenativo) Tipo motores Lycoming ou Continental.





    Não pode usar velas de motores a jato inclusive porque algumas vc NEM DEVE por a mão pois são de Berílium, é venenoso e mata. Bom, essa são bem diferentes, escancaradamente diferentes:




    Pois bem, para usar a vela, vc precisa dos cabos de vela (não é problema) e depois ... o distribuidor ... esse é o problema ... ou vc vai ter que fazer um baita gato para conectar a malha externa.

    Oque manda depois é a sua bobina e regulagem dos eletrodos.

    http://www.autoliteannie.com/home.html

    Só que pelo que eu ví, a vela AR8S é automotiva, alternate da motorcraft 2246.
    Prezado Leopoldo

    Agradeço novamente pela sua atenção !
    Qto. a vela mencionada ela é identica a primeira foto que voce enviou !
    Então acredito que seja mesmo automotiva , se bem que a comprei de uma pessoa lá nos EUA que me vendeu como material de Avião , mas sei lá acho que ele se enganou , ou me enganou...rsrsr
    Desta forma se for mesmo automotiva (esta vela ), posso usa-la no BF 161 ?

    Grande Abraço

    Yuri

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    O precedente é o motor 4 cilindros hurricane submersível.

    Poder ... PODE.

    Os meus comentários anteriores se aplicam justamente a isso.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12

    Military Distributor

    Citação Postado originalmente por Yuri Rodrigues Ver Post
    Prezados

    Gostaria de saber se é possível , usar vela de avião no velho BF 161 , pois a especificação da Vela é : Autolite AR 8S , sendo que as medidas são as mesmas , não estou querendo invertar moda , é que estas velas são bem mais baratas lá nos EUA, do que as marcas daqui vendidas , alem de serem muito mais robustas !

    Obrigado

    Yuri
    Caro Yuri

    Como Engenheiro de desenvolvimento, construtor Aeronáutico, e restaurador de carro antigos, venho lhe informar que o sistema de ignição ou military distributor (waterproof) foi um equipamento utilizados nos veículos militares (M38 - M38A1 - M170 e M37) dentro outros. Em particular foi um acessório muito utliazados também nos Willys de versão civil (Pós Guerra) CJ2A - CJ3A ou Agrijeep.

    Sua observação está correta, o Brasileiro desconhece o uso das marcas CHAMPION E AUTOLITE, que em particular eu as considero que as melhores. Tanto é que são as mais usadas (95 %) nos motores de uso aeronáuticos em todo o mundo.

    A vela em consideração é de aplicação militar, utilizada originalmente na linha Willys, devemos apenas obecer as especificações técnicas (térmicas) de cada ou para cada motor em questão. Ver Tabela.

    Conexões aplicados são as mesmas do uso aeronáutico, mola de contato (terminal), vedação de silicone, mola de pressão, flange do cabo e conector podem ser comprados individualmente na Aircraft Spruce nos USA.

    O distribuidor (waterproof) utilizaado na linha Willys é praticamente o mesmo, diferenciado pela localização interna da bobina, um capacitor (fixado em conjunto com o conector) que serve para eleminar o ruido e a tampa interna. O platinado, condensador são os mesmo do distribuidor WAPSA.

    Quanto aos cabos, realmente são blindados, com fio de silicone de 5 mm, alguns modelos são resistivos e os mais antigos são cabos com fios flexiveis. Se for utilizar o motor 4 cilindros estes cabos são facilmente encontrados nos USA, agora se for utilizar no motor BF 161 terá que fazer alguma adptação, devido ao comprimento. Nesta montagem poderá até utilizar o cabos originais do Jeep.

    Quanto aos comentários, trata-se de uma vela de ignição com cosntrução militar (waterproof) blindada, pára uso veícular, industrial e aeronáutico, conforme descrito no catalogo da CHAMPION que possuo. Em particular se puder fugir das nacionais.

    A dificuldade entretando de utilizar este distribuidor é encontrar bobinas de ignição de 12 Volts, a voltagem aplicada a estes distribuidores são geralmente 24 Volts. Mas foram fabricadas na versões 6 - 12 e 24 volts.

    No momento estou restaurando dois distribuidos 6 cilindros que serão utilizados mo motor original da linha Willys BF161 - 12 Volts e outro outro $ cilindros - 6 Volts para Willys 1951 e velas de iginição AUTOLITE 2245, facilmente encontrada no EBAY, com um custo aproximado de 10,00 USD.

    Possuo uma aeronave e tambèm aplico as mesmas velas, vale salientar que para cada motor a vela possue um grau de temperatura. O resto é balela.......Rs..........

    Caso precise de alguma peça destes distribuidores ou maiores infomações, pode contar comigo.

    As aeronaves possuem sistemas redundandes em todo conjunto mecânico, para cumprir regulamentos de segurança. O uso do magneto se dá devido a geração própria de energia, que é uma solicitação dos regulamentos, vale ainda salientar que muitos carros de passeio e corridas no início de século utilizavam magnetos com sistema de ignição, em particular o Ford modelo T.



    Abraços

    Anexo segue foto do distribuidor 6 cilindros 12 Volts.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -d1.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cabo de Velas e Velas NGK para TR4 2004 AT
      Por Hclark no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 29/04/2014, 13:25
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 23/08/2013, 00:01
    3. Velas, Cabo de Velas e Bobinas Freelander HSE 2005
      Por ramiresba no fórum Land Rover
      Respostas: 17
      Última resposta: 25/03/2013, 21:48
    4. Velas e Cabos de Velas - Motor Falcon
      Por jdutra no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 22/09/2009, 07:20
    5. Respostas: 4
      Última resposta: 12/05/2006, 19:33

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade