Primeiro, tudo depende das condições dos componentes internos do motor.
A fumaça preta é o excesso de combustível.
O que acontece é que durante a injeção(com a bomba "aberta") se os bicos estiverem devidamente regulados eles vão pulverizar qualquer quantidade de combustível enviada pela bomba naquele momento. E a queima deste vai acontecer gerando um aumento de potência.
O excesso de combustível só passa pro carter se os bicos estiverem "mijando" (sem a pressão necessária pra que o diesel chegue pulverizado no interior do cilindro) além disso se os anéis do pistão ou a camisa estiverem desgastados(sem segurar a compressão) aí o diesel que não chega pulverizado pode descer sim pro carter.
Porém, se os pistões, anéis e camisas estiverem em boas condições e os bicos(desgastados)"mijando" o que pode acontecer a qualquer momento é um calço hidráulico resultante do combustível que não foi pulverizado já que a bomba está aberta (mandando mais que o normal).
Se mantiver o limite de 4000 rotações não tem problema, só o consumo mesmo.
Ainda não vi pajero com motor MWM (aqui na cidade mal tem pajero, quanto mais adaptadas

boa sorte e se ainda restar dúvidas pergunte novamente 8)