x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 36
  • #1
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1

    Tomada 12V/ Acendedor de cigarro como fonte 12V. Quais as limitações??




    Pessoal:
    Eu tenho tanto na bandeirante quanto na rural, acendedor de cigarro que utilizo como tomada 12V para farolete de mão (jacaré, cilibim e outros nomes..).
    Tenho 2 faroletes de mão desses e ambos usam lâmpadas H3 - 12V - 55Watts.
    Agora queimou a lâmpada de um deles e comprei uma H3 de 100Watts.
    Porem fiquei em dúvida:
    -Até que ponto a instalação do acendedor de cigarro suporta esses acessórios? tanto o de 55w como de 100W???
    - Será que tenho que refazer a instalação e colocar um RELÉ? como se faz nos faróis de milha??
    Obrigado,
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #2
    Também tenho interesse em saber disso . . .
    Será que os "Eletricistas de Plantão" poderiam dar uma luz (trocadilho infame ...)

    []'s

  • #3
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    É só checar o fusivel dele...se não me engano é 10A, então ele vai aguentar 10A x 14v = 140Watts. Deixando uma folga de 15%, diria que suporta 120Watts sem problemas!

  • #4
    P = E*I

    logo E = P/I

    onde P é a potência em Watts, E a tensão em Volts e I a corrente em Ampéres.

    Se a potência é 100W e a tensão 12V, a corrente circulante será de 8,3A, agora resta saber qual é a corrente máxima admidita pelo conector do acendedor de cigarros, só que este dado não é fornecido por nenhum fabricante de acendedor, e isso por um motivo muito simples: os contatos do acendedor de cigarros são adequados para a resistência de aquecimento, que por sinal só é usada em tempo muito restrito e mesmo assim "vão para o espaço" com o uso, porque via de regra o material utilizado para o contato é de péssima qualidade.

    Moral da história: acendedor de cigarros pode sim ser utilizado como conector para alimentar qualquer coisa, desde que esta "qualquer coisa" apresente baixo consumo, e 8A é um valor de corrente considerável para contatos tão ruins.

    Acendedor de cigarros é igual benjamim, serve como quebra-ganho mas também faz quebrar a cara.

    .

  • #5
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    É só checar o fusivel dele...
    Sim e não.

    O valor do fusível é determinado em função da corrente de pico, não necessariamente corrente média ou mesmo uso continuado, como é o caso do acendedor de cigarros, que normalmente funciona por apenas alguns segundos e mesmo assim de tempos em tempos.

    120W sem problemas?
    Dê uma olhada na bitola da fiação original do farol e outra na fiação do acendedor. A diferença na bitola diz muito sobre a possibilidade de corrente circulante de forma continuada.
    Manda bala em 120W via acendedor de cigarros. O fusível pode aguentar o tranco mas a fiação pode virar churrasco.

    Lembra daquela frase que diz "que a resistência de uma corrente é igual ao seu elo mais fraco"?
    É isso aí...

    .

  • #6
    Usuário Avatar de Quati
    Entrada
    05/06/2007
    Local
    Recife/PE
    Posts
    102
    Agradecimentos: 0
    Agora considerando uma distancia da caixa de fusíveis até o acendedor de 1.6m e uma bitola do fio de 2.5mm² permite uma corrente de 8.3 A, portanto no limite da fiação, isso para uma queda de tensão de 2%. Sendo o acendedor suporta essa sua carga de 100W. Mesmo porque esse tipo de utilização do acendedor é por pouco tempo.


    Complementando o que Sukis falou, o fusível seja qual for, ele protege contra curto-circuito, quem protege a fiação contra sobre carga é outro tipo de chave que o automóvel não tem, portanto vale o bom senso.



    Se você quiser aplicar a potencia citada aí de 140W vai elevar a corrente para 11,67 A, para isso a bitola do fio para essa mesma distancia precisa ser de 4mm² para uma queda de tensão de 2%.

    Abraço
    Chico
    4X4 Brasil

  • #7
    Ok, temos uma fiação adequada para o consumo e um fusível bem dimensionado, mas mesmo assim existe gargalo: qualidade da conexão.

    A qualidade de qualquer conexão, seja ela feita por chave, relé ou um simples conector, depende de três fatores: material utilizado, área e pressão de contato.
    Considerando um acendedor de cigarros, os contatos fêmea (carcaça do acendedor) via de regra são de ferro galvanizado, e os contatos macho de ferro niquelado para o central e aço niquelado para o lateral, que é quem dá a fixação do conjunto pelo efeito de mola, o que de tabela também serve para a pressão de contato.
    Tudo isso pode ser traduzido da seguinte forma: material com condutividade meia-boca, área de contato meia-boca, e pressão dos contatos também meia-boca, e tudo isso só serve quando a corrente também é meia-boca, ou seja, de intensidade relativamente baixa.

    Em tempo, existem acendedores e acendedores, cada qual com suas características, mas em linhas gerais não oferecem garantia de conexão para consumo que supere alguns poucos ampéres, e se superar, que seja por breve período, e não existe nada de errado nisso, porque acendedor de cigarros foi feito para... acender cigarro!

    .
    4X4 Brasil

  • #8
    Mais uma vez, o "Mestre Sukys" salvando a galera com suas intervenções . . .

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    "... acendedor de cigarros foi feito para... acender cigarro! ..."
    Alguns carros vem com o "Acendedor de Cigarro" e mais uma "Tomada 12V" (com uma tampinha de borracha)....
    Trata-se do MESMO "Conector Fêmea" do "Acendedor de Cigarro", apenas SEM o "Conector Macho" (O próprio Isqueiro),
    ou será que rola algum "melhoramento" (uma vez que essas, não são pra acender cigarro) ?

    []'s

  • #9
    Não fiz as contas.
    Mas na duvida, puxei nova fiação para os acendedores de cigarro do meu carro.
    Acendedore(s) no plural, pois coloquei mais 2 no meu carro. Por enquanto.
    Um fixo para o gps. Um para o inversor 140W. E outro para celulares e outras coisas normais.
    PS.: Não fumo. Logo nenhum deles funciona como isquero.
    PB

  • #10
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Luciano:
    Não é a toa que Sukys é o MESTRE..
    Mas a questão é justamente esta:
    - Até que ponto eu tenho uma melhor instalação substituindo o acendedor de cigarro por uma TOMADA 12V (com aquela tampa de borracha)??? Olhando os dois, parece igual!!!

    - Quero fazer algo direito,sem gambis... assim to pensando em puxar um fio (4mm2) da caixa de fusível para alimentar esses 100W mas não adianta fazer tudo certo e ter uma tomada inadequada...

    - Alguém sabe como funciona nas viaturas da Polícia,os faróis de manejo ?? Como ´pe feita a instalação?

    abraços
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #11
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    66
    Posts
    870
    Agradecimentos: 0

    Tomada 12VDC...

    A primeira pergunta é: aguenta quanto? E a segunda pergunta é: por quanto tempo? Antes que se comprometa a bateria ou tenha que empurar a carniça para recuperar a carga da bateria, caso a mesma não tenha sido comprometida. Vejamos o que diz o Manual Instruções de Operação, dos caminhões Volkswagen, cuja bateria tem uma autonomia bem maior do que carros de passeio, diga-se de passagem (no caso do Titan 18.310 são duas baterias de 12VDC com 100Ah cada uma ligadas em série, mas penso que somente uma abastece estas tomadas).
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -vw_18_310_titan_instru_oper_manual_214215.jpg   -vw_18_310_titan_instru_oper_manual_216217.jpg  
    4X4 Brasil

  • #12
    As limitações são (em ordem de importância):
    1º- fiação: se for fina pega fogo ao esquentar.
    2º - bateria: se for fraca para o seu equipamento, pode nao dar conta.
    3º - potencia do alternador: mesmo ligado o carro, nao podes ter um equipamento mais forte do que isso.
    4º - fusível: esse é o mais simples, qualquer um sabe trocar um fusível e colocar um mais forte. Mas o negócio é dimensionar a bateria e a fiação!!

    sobre área de contato e soldas frias, etc... acho que isso seria um problema apenas se voce quiser ligar um fogão elétrico 12V no carro rsrs, que deve ter uns 5000W (hehe brincadeirinha)..

    Se sua bateria é de 60A.h (basta ler a tampa para ver), ela pode fornecer:
    8 amperes por 7,5 horas (quem confia na matemática?)
    30 amperes por 2 horas
    60 amperes por 1 hora
    120 amperes por 0,5 hora
    200 amperes por 18 minutos (quem confia na matemática?)

    E ainda tem que deixar um pouco de energia na bateria pra partida do carro.

    Em 12 volts, cada 1 watt do equipamento puxa 0.08 amperes, consequentemente 100 watts requer 8 amperes (100x0,8 ).

    --------------------------
    mudando de assunto
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    O valor do fusível é determinado em função da corrente de pico, não necessariamente corrente média ou mesmo uso continuado, como é o caso do acendedor de cigarros, que normalmente funciona por apenas alguns segundos e mesmo assim de tempos em tempos.
    O fusível é dimensionado para a corrente de trabalho contínuo, e ao mesmo tempo, dimensionado para suportar uma corrente muito maior, desde que seja proporcionalmente muito menor o tempo de duração dessa corrente. Acho que voce falou a mesma coisa né "funciona por apenas alguns segundos". Mas é que esse tempo "muito menor" são alguns segundos ou centésimos.. No caso do acendedor de cigarros já é um regime permanente pois voce pode deixar ele ligado varios minutos (nunca testei por horas rsrs) sem queimar os fios.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade