x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 36
  • #13



    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Até que ponto eu tenho uma melhor instalação substituindo o acendedor de cigarro por uma TOMADA 12V (com aquela tampa de borracha)??? Olhando os dois, parece igual!!!
    E são iguais, a tomada simplesmente não tem o plug com a resistência de aquecimento.

    Na falta de informação técnica e para dar um pouco mais de consistência na conversa, tenho aqui dois acendedores, ainda sem uso. A resistência de aquecimento apresenta 3 Ohm, o que em 12V representa um consumo de 36W (corrente de 4A).

    Aí fica a pergunta: qual o sentido do fabricante se preocupar com consumo maior se na proposição de uso, na razão de ser do acendedor, o consumo será de 36W, por um período de 5 segundos e mesmo assim de tempos em tempos?

    E a coisa não para por aí. Minha câmara não possui macro, mas o que dá para ser visto serve como referência.
    Na foto em anexo é possível ver uma seta que aponta para o elemento de conexão utilizado quando se faz uso de plug (o plug para alimentação externa, já que o plug com a resistência faz uso de outro contato, que com o aquecimento perde a função de mola, permitindo a ejeção).
    Pois bem, este contato nada mais é que um rebite de latão, e como todo rebite do tipo, a superfície que serve de contato é oca e abaulada.
    Não fica difícil de imaginar que a área efetiva de contato não passa de poucos DÉCIMOS de mm² daí, de que adianta fazer uso de fiação com seção de 500 mm² se a corrente terá como gargalo a área de contato com o rebite?

    Ah, mas tem gente que usa acendedor de cigarros para fazer chupeta entre o motor de arranque e a usina de Itaipú. Tudo bem, também tem gente que usa chave de fenda como pé de cabra, alicate como martelo, e por aí vai. Tudo é uma questão de pesar a necessidade com o bom senso, de separar o quebra-galho com o bem feito.

    Acendedor de cigarros aguenta cento e tantos Watts? Pode até aguentar, da mesma forma que chave de fenda aguenta ser tratada como pé de cabra, pelo menos as boas...

    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    Alguém sabe como funciona nas viaturas da Polícia,os faróis de manejo ?? Como ´pe feita a instalação?
    Um grande amigo meu, jipeiro por sinal, durante um bom tempo fez manutenção de viaturas da polícia civil, e posso te dizer com toda a convicção: não tome como referência a instalação elétrica que é feita em viaturas, nem aquelas que são customizadas (giroflex, rádio e coisas do tipo) porque tudo aquilo só está lá em função de concorrência pública, onde ganha quem oferece o menor preço.
    Entendeu o que isso significa?

    .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -acendedor.jpg  

  • #14
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    E são iguais, a tomada simplesmente não tem o plug com a resistência de aquecimento.
    então... qual seria a instalação adequada para este tipo de acessório,o farolete de mão, já considerando com lâmpada original de 55W?

    Seria a ligação direta nos pólos da bateria através dos chamados "jacarés"? Isso contando q o alternador/bateria estao dimensionados para suportar esse dreno de energia?????


    .. A resistência de aquecimento apresenta 3 Ohm, o que em 12V representa um consumo de 36W (corrente de 4A).
    Já vi essa mesma lampada H3 com 35W de potência, seria essa a ideal para uso no farolete de mão plugado na tomada 12V?



    Ah, mas tem gente que usa acendedor de cigarros para fazer chupeta entre o motor de arranque e a usina de Itaipú. Tudo bem, também tem gente que usa chave de fenda como pé de cabra, alicate como martelo, e por aí vai. Tudo é uma questão de pesar a necessidade com o bom senso, de separar o quebra-galho com o bem feito.
    a minha preocupacao com o assunto é grande que por isso abri o tópico. Justamente nao quero fazer o quebra-galho. quero o bem-feito!!! Prefiro ter um farolete de mão com 35W de potencia funcionando sem preocupação do que um de 100W por alguns segundos até o incêndio na viatura...


    Um grande amigo meu, jipeiro por sinal, durante um bom tempo fez manutenção de viaturas da polícia civil, e posso te dizer com toda a convicção: não tome como referência a instalação elétrica que é feita em viaturas, nem aquelas que são customizadas (giroflex, rádio e coisas do tipo) porque tudo aquilo só está lá em função de concorrência pública, onde ganha quem oferece o menor preço.
    Entendeu o que isso significa?
    sou funcionário público e vejo como tratam os veículos oficiais da minha repartição. Dos 6 motoristas q tem, apenas UM trata o veículo como se fosse dele mesmo... inclusive com relação a manutenção. O resto é o resto... mas pensei que as instalações customizadas fossem melhor, pq vejo as viaturas policiais (pelo menos daqui de Porto alegre) todas feitas por uma empresa chamada Rontan.

    enfim, qual a melhor forma de instalar o farol de mão??
    abraços
    andre
    4X4 Brasil
    HILUX CD JAPA 1995

  • #15
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    E em função da informação do cláudio, existe diferença da tomada 12V instalada no caminhao daquela de uso em veículos leves?? ou é a mesma e só muda em função do caminhão possuir 2 baterias?
    ate
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #16
    Usuário Avatar de Francisco Lomonaco
    Entrada
    28/02/2007
    Local
    Recife/PE
    Idade
    72
    Posts
    58
    Agradecimentos: 0
    O acendedor de cigarros é também uma tomada de 12 Volts.
    Tenho um farolete que parece um holofote e venho usando em todos os carros que tive de um tempo para cá, sem nenhuma modificação em nenhum deles alem de algum fusível.
    4X4 Brasil

  • #17
    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    então... qual seria a instalação adequada para este tipo de acessório,o farolete de mão, já considerando com lâmpada original de 55W?
    A instalação adequada para QUALQUER COISA é: dimensionar tudo, fiação, conector, chave, fusivel, para o consumo desta "qualquer coisa".

    Fios, tomadas, conectores e chaves possuem indicação de corrente máxima admissível. Sabendo o consumo do que se pretende instalar é só uma questão de escolher os fios, tomadas, conectores e chaves com capacidade de suportar o consumo com uma margem de segurança, sem exageros, nem oito nem oitenta.

    Tomadas para uso automotivo não são muito fáceis de se achar, mas vai que no auto-elétrico da esquina tenha alguma coisa.
    Se não achar, nada impede o uso de tomada para outro tipo de ambiente, industrial, por exemplo, e só para exemplificar:
    http://www.steck.com.br/brasil/schuko.php

    Estas tomadas possuem tensão de isolação de 250V. Maravilha, temos uma margem de segurança de quase 200%, considerando a tensão máxima do sistema elétrico do seu jipe em 14V.

    Estas tomada possuem uma corrente máxima de 16A.
    Legal, considerando a tensão de 14V, a carga (consumo) poderá chegar a um máximo de 224W

    Estas tomadas possuem polaridade. Jóia, no caso de lâmpadas isso não tem nenhuma utilidade mas sendo polarizada não existe o risco de pifar equipamentos eletrônicos que por ventura venha a utilizar no jipe.

    Algumas destas tomadas possuem tampa de proteção. Chique do ultimo, já que além de ser um item de segurança também oferece um visual mais, digamos, "profi".


    Isso foi apenas um exemplo, prático por sinal, e se "rodar" pela web talvez até encontre coisa mais interessante.
    De resto, é só aplicar as fórmulas que já postei para encontrar potência ou corrente, e fazer uso de bom senso.

    .

  • #18
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    66
    Posts
    870
    Agradecimentos: 0

    Tomadas...

    O problema que vejo é que os equipamentos que vamos conectar, quase todos tem a tomada de acendedor de cigarros, apesar de quase ninguém fumar mais; mas são laptops, carregadores de baterias para celular, cabos de alimentação para GPS e navegadores e, por que não, lâmpadas auxiliares diversas. No caso das lâmpadas, pode-se encontrar valores inúmeros para seus consumos e estes são bem maiores do que os dos outros equipamentos ditos eletrônicos; ficando assim aquele rebite de latão e o resto da fiação atuando como fusível, antes de pegar fogo em toda a viatura; mas antes disto os bombeiros de plantão apagam. É claro que numa situação de curto-circuito a tensão vai a zero e a corrente tende ao infinito. Penso que, para ligar uma maior carga na bateria, como no caso das lâmpadas auxiliares de mão, devemos usar, então, aquelas garras jacaré e jampear diretamente nos polos da bateria. Certa vez, em uma regata de velejada noturna, quando a bateria do barco já estava ocupada com os demais itens, como toca CD, rádio VHF e etc.; tirei a bateria do carro e levei a bordo, junto com uma lâmpada auxiliar destas, que havia feito em casa com restos de faróis de milha e uma chavezinha à tôa e esta foi utilizada a noite toda, claro que alternadamente, para se verificar as birutas de vela e auxiliar no foco de bóias/ balizas e obstáculos à frente. Claro que usamos com parcimômia, pois aquilo ofusca você e depois de desligar ficávamos quase cegos até acostumar a vista novamente com o escuro; mas para concluir, foi o maior sucesso e aguentou a noite toda e, ao retorno ainda, deu partida no carro. Grande abraço a todos.
    PS: o sistema daquele caminhão é 24VDC, para partida, banco de baterias e alternador, mas com uma derivação entre as duas baterias é obtido 12VDC para consumo dos equipamentos de cabina que tem esta tensão.

  • #19
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    62
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Cláudio
    Acho que o 12V do caminhão Volks(apenas para radio e tomadas) é obtido com um conversor de 24 /12V.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #20

    Unhappy

    Citação Postado originalmente por André-4WD Ver Post
    - Alguém sabe como funciona nas viaturas da Polícia,os faróis de manejo ?? Como ´pe feita a instalação?
    abraços
    andre
    Viatura é feita pela Rontam, sim, mas isso não quer dizer que é bem-feita.

    Na nossa (Polícia Científica-SP), a tomada 12V é simplesmente uma dessas tomadinhas 12V normais do Corsa (que aliás a gente volta e meia mete em lama de dar medo em jipe de madame ir ao shopping - a gente faz perícia de crimes ambientais tbm).

    A Rontam só faz tudo pq é a única que faz (e tem bons amigos em todas as instituições, é claro), pq o equipamento deles é péssimo. Imagine uma sirene e giroflex com botões tipo membrana, quase nivelados com o corpo do aparelhinho de controle, e precisando apertar no mínimo dois botões para usar o equipamento. Ninguém liga aquelas porcarias por gosto, e ninguém liga com calma. A coisa mais comum é ficar cutucando o aparelhinho às escuras até fazer o barulho, enquanto já se sai em disparada. O certo seria algo no mínimo tão fácil de achar e usar quanto o pisca-alerta, mas é mais complicado de usar que qualquer outro acessório que eu já tenha visto na minha porca vida. É mais fácil regular equalização de CD Player que ligar uma sirene Rontam. Imagine saindo em disparada.

    É coisa feita por quem não usa, para vender para político que não usa mas acha bonitinho. Não recomendo usar como modelo, de jeito nenhum, muito menos se for se enfiar em uma trilha e confiar naquilo.

    Quanto à ligação, recomendo seguir o conselho do pessoal e fazer uma fiação nova, com fio grosso, relé e fusível, e usar só a pontinha dos conectores, que vai sar o ponto fraco. Se vc for usar um isqueiro, recomendo tbm botar uma chavinha de liga-desliga escondida se o seu jipe for aberto; já tive os bancos de um Puma queimados por um desocupado que viu o carro aberto e resolveu brincar com o isqueiro.

  • #21
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Alguns veiculos ja trazem a especificacao de potencia maxima na tampa de borracha. Ex.: 12V / 120W ou seja, 10 A.
    Nas duas tomadas que possuo na viatura, nunca tive problema algum. Mas saliento que eh importante ter bom senso. Nao utilizar por tempo demasiado e proceder com uma boa instalacao e bom dimensionamento do cabeamento, nao esquecendo do fusivel apropriado.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #22
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por proelton Ver Post

    Se sua bateria é de 60A.h (basta ler a tampa para ver), ela pode fornecer:
    8 amperes por 7,5 horas (quem confia na matemática?)
    30 amperes por 2 horas
    60 amperes por 1 hora
    120 amperes por 0,5 hora
    200 amperes por 18 minutos (quem confia na matemática?)
    Dá pra confiar perfeitamente na matemática, desde que se use a relação certa.

    A taxa de descarga da bateria não é linear, ou seja, sua conta está furada.

    A relação que mais se aproxima nas baterias chumbo-ácidas comerciais é

    t = R * (C/(R*I))^k

    Onde C é a capacidade da bateria, em Ah, I é a corrente elétrica consumida, em ampere (A), t é o tempo de descarga, em horas (h),k é a constante de Peukert da bateria, adimensional e característica de uma bateria, determinada por sua construção, componentes internos, etc, etc, etc. e portanto variável de uma bateria para outra (mas podemos usar algo em torno de 1,4. A variável R é a taxa sob a qual é especificada a bateria, em horas. Essa taxa varia de fabricante a fabricante e deve estar especificada. Nas baterias automotivas, em geral, é de 10 horas, mas nada garante que seja isso mesmo.

    Faça as contas e verá que os resultados vão ser beeeem mais coerentes com a realidade.

    A matemática não erra. Se os resultados não batem com os fatos, azar dos fatos, como diria Nelson Rodrigues.

  • #23
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Um grande amigo meu, jipeiro por sinal, durante um bom tempo fez manutenção de viaturas da polícia civil, e posso te dizer com toda a convicção: não tome como referência a instalação elétrica que é feita em viaturas, nem aquelas que são customizadas (giroflex, rádio e coisas do tipo) porque tudo aquilo só está lá em função de concorrência pública, onde ganha quem oferece o menor preço.
    Entendeu o que isso significa?

    .
    Putz...

    Passo por situação semelhante em Boa Vista.

    Acabamos de receber viaturas do SAMU 192... zeradas.

    Uma delas já apresentou um curto na instalação elétrica. Como fica a garantia a um Brasil inteiro de distância?

    Precisa ver a qualidade dos acabamentos internos... forros... tomadas... instalação do inversor... TERRÏVEL!!!!

    Abs,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #24
    Usuário Avatar de carioca10
    Entrada
    26/03/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    64
    Posts
    643
    Agradecimentos: 0

    Post

    Comprei uma extensão de tomada de 12v na dakotaparts: http://loja.dakotaparts.com.br/loja/produto-55187-9750-extenso_de_acendedor_de_cigarros_com_saida_usb_3_s aidas.

    Deixei ligado somente o carregador do TomTom e do PSP de meu filho - sem os aparelhos conectados - em 2-3 dias a bateria arriou para 11,2V (normalmente fica em 13,7V), e, o carro não ligava.

    Tive que chamar o socorro da Ford para recarregar, pois o carro estava na garantia.

    Sei que isto acontece com muitos. Eu gostaria de cortar o fio desta extensão no meio e inserir uma chave liga/desliga, e, se possível, com LED e fusível de 20A (limitação do manual do proprietário).

    Por favor, alguém já fez algo semelhante que possa passar especificações e fotos?

    Como o carro está na garantia, não quero mexer internamente na fiação do veículo.

    É uma droga. O rádio MP3/Player normalmente desliga, quando não deveria, quando Vc desliga o veículo. Já as tomadas auxiliares de 12v não desligam com o carro desligado.

    Se não colocar esta chave "externa" , vou ter que ficar colocando/tirando o plug da extensão de 12v.

    Felipe
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade