x
Convex Datacenter
Página 1 de 9 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 104
  • #1
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1

    Motor elétrico automotivo.




    Caros amigos!

    Em conversa com outro forista, este está com a idéia de colocar um motor elétrico em seu jipe.

    O motor do linck, dispensa cambio, já vem com a luva para colocar no cardam.

    Segundo ele, existe a opção de motores com cambio automático.

    Achei uma idéia interessante para discutirmos.

    Segue o linck:
    http://www.electricvehiclesusa.com/p...o-00-08711.htm

    Abraços.

    Kim.

  • #2
    Alô, Kim...
    Interessante, não.
    SUPERINTERESSANTE.
    Ainda há alguns dias eu comentava com o colega de fórum praiasecacustom4x4 a minh aintenção de deixar oManoel, o Audaz, meu CJ, para o meu filho. Bem, ele hoje tem 4 aninhos somente, e quando estiver em idade de dirigir, provavelmente essa idéia de motor elétrico já vai estar bem mais evoluída, e provavelmente veremos CJ's elétrico, sim... porque não. Não imaginava entretanto que isto já fosse viável nos dias de hoje. Provavelmente a idéia será muito atacada pelo pessoal da trilha pesada, centenas de cavalos, etc e tal. Mas que é uma discussão interessante... AH, isso não se pode negar. Vou dar uma passeada nesse link que você enviou... parabéns pela proposta de discussão !
    Abraços a todos...

  • #3
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Andei pensando em fazer uma gaiola elétrica. Um veiculo mais leve, com um motor desse, mesmo mais fraco, seria interessante. Além do custo ser menor...o lance é só achar esses motores no Brasil. Mas algumas observações:

    * Como o motor elétrico você pode variar o giro do jeito que você quiser, não precisaria caixa de marchas.
    * Teria que ter espaço para levar pelo menos umas 10 baterias de caminhão (150a/h cada), e uma formação em série para termos maior voltagem.
    4X4 Brasil

  • #4
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Algumas rangers elétricas:

    http://home.pacbell.net/evranger/evranger.htm

    http://www.evalbum.com/236 - motor siemens 3 fases - AC - 300volts

    http://www.herelectricvehicle.com/fordranger.html - Essa é elétrica original.

  • #5
    Existe algo similar para venda no .br ?

    Imaginei um "carro" leve (um Br-800?) assim...

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Bem, o forista é o Flávio haudrish, lá dos engesas.

    segundo ele, é 100cv de pique com 48kgf se não me engano.

    Logo ele aparecerá.

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    E aí pessoal ?1
    Quem será que vai equipar o primeiro Jeep com motor elétrico no Brasil ?
    Podiam até instituir um prêmio, hein !

    Qual deve ser a autonomia média, e o tempo para recarregar ?

    E se molhar ?

    Abraços a todos...

  • #8
    Citação Postado originalmente por umberto xxxrrr Ver Post
    Existe algo similar para venda no .br ?

    Imaginei um "carro" leve (um Br-800?) assim...
    http://www.gurgel800.com.br/adaptaco...rminieletrico/
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #9
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Kim e Galera

    O lance está cru (mas não tão cru assim). Andei lendo bastante sobre o assunto, e fiquei surpreso com alguns detalhes

    O fato é que os motores elétricos sempre foram muito mais eficientes e versáteis.
    E era o fato que as baterias ( e o peso delas) tiravam a alegria de quem queria ter um carro elétrico. Até ai nenhuma novidade.

    As novas são que, de 5 anos para cá, desenvolveu-se baterias de íons de lítio, caríssimas, mas que são metade do peso de uma bateria convencional chumbo ácida e possuem o dobro de " potência" de armazenamento.

    Esse fato destas baterias está permitindo uma febre que se desenvolve na europa e nos EUA e que paulatinamente chega no Brasil. O pessoal está pegando carros leves, usados, até ferro-velho, tipo fusca, karman guia, fiesta, e outros pequenos modelos de baixo peso e convertendo-os para elétricos.

    Estão colocando motores de 10 HP, em média, apesar de ter visto motores de 18 e 25 CV. Isso permite velocidades máximas de 60, 80 até 100 km/h (alguns vão mais).
    Autonomia gira entre 30 a 100 kms também. Para andar somente na cidade, precisamos mais do que isso?

    Devido a esse fato, você não precisa encher o carro de baterias. Portanto, o carro convertido para VE (Veículo Elétrico) normalmente fica mais leve que o carro original.
    Ainda mais se estiver equipado com baterias de ions de lítio (notebooks e celulares usam essa tecnologia).

    Fica muito silencioso. E se você acha ele sem graça, fique sabendo que o torque já aparece desde baixíssima RPM, deixando o carro esperto em toda a faixa de rotação
    .
    A forte aceleração desses carros é o que chama atenção, deixa o carro muito engraçadinho na cidade.

    Tah, pode me perguntar, pô, não é pouca potência não? Ai entra na jogada outro fato: para te manter a 100 km/h, você apenas de 15 CV em média, (as vezes nem isso, depende muito do carro, aerodinâmica, pneus, peso...).
    Ande a 100 km/h em seu carro. Duvido que vc vai estar com pé no fundo.. Vc vai estar na verdade só tiriscando o acelerador.

    Então para quê precisa tanta potência num motor a combustão? Bem, você precisa de potência extra para ultrapassar, subir serra.. etc... e também, porque o motor a combustão tem menos torque. Vc precisar subir mais o giro, para ter mais torque e potência.

    Em resumo: A febre de converter para elétrico já é realidade, as fábricas de motores elétricos estão loucas para vender motores elétricos, e fábricas de baterias ídem.

    Vantagens: menor custo em quase todos os sentidos. silêncio e torque.

    Mitos: achar que o custo por km num VE é tão barato assim. Na verdade, a cada 5 anos (isso varia) acaba a vida útil das baterias de íons de lítio. Na hora de repor essas baterias, isso é uma facada. E se você diluir o custo dessas baterias por cincos, verá que o custo por km do VE aumenta muito, mais ainda fica centavos mais barato que o motor combustão.

    Por isso, fabricantes pesquisam como aumentar a vida útil, já existem baterias (como a do Thomas Edison, uma de níquel-ferro, que dura mais de 10 anos...)

    Em resumo: A febre de converter para elétrico já é realidade, as fábricas de motores elétricos estão loucas para vender motores elétricos, e fábricas de baterias ídem. Com menos de 10k vc converte seu veículo com uma configuração razoável. Não estou dizendo que isso é econômico. Estou dizendo que isso é uma febre, um hobby. E o carro elétrico veio para ficar. Depois eu conto umas historinhas interessantes...
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #10
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    E aí pessoal ?1
    Quem será que vai equipar o primeiro Jeep com motor elétrico no Brasil ?
    Podiam até instituir um prêmio, hein !

    Qual deve ser a autonomia média, e o tempo para recarregar ?

    E se molhar ?

    Abraços a todos...
    Primeiro, a autonomia depende do propósito. E o principal foco dos VE's é cidade (não digo que não dá para viajar na estrada, porque já tem carro VE com autonomia de 200, 300 kms).

    Baseado nisso, você define quantos kms vc quer deslocar diariamente: Isso vai determinar a quantidade de baterias que você quer transportar consigo. O pessoal faz experimentalmente. Se eu ando 50 km/dia, vou colocando baterias até dar essa autonomia.

    Se eu colocar mais bateria do que realmente preciso, começa haver o consumo um tanto desnecessário, e conforme alguns relatos, começa a ficar sem graça vc carregar mais baterias do que você precisa e ainda consumir energia por causa disso.

    O foco é que o carro elétrico na cidade é viável, atingível. Mas há outras soluções também.

    E quanto ao tamanho das viaturas, fiquei um tanto tranquilizado quando vi ford explorer, S-10 americanas, rangers,... veículos com mais 1,5 tons, convertidos elétricos, com vel. máxima de 80 a 100km/h, autonomia em média de 60 a 80 kms.

    Quanto ao tempo de recarga das baterias, basta chegar em casa, colocar o bicho na tomada e dormir. De manhã, é só ir para o trabalho tendo o prazer de dirigir um VE, a frente do seu tempo.

    Quanto a questão " e se molhar", também me preocupo com isso. O que descobri é que existem vários tipos de motores, vários tipos de R$. Alguns já são refrigerados a água, portanto, são relativamente blindados contra poeira e água. Claro que não são ainda submersíveis, mas isso já existe em motores de navios e outros tipos de bombas submersas. Isso é questão de tempo.
    Como você está preocupado com a aplicação 4x4 de um VE, o maior problema mesmo será isolar o banco de baterias e os inversores/controladores. O motor é o de menos.
    4X4 Brasil Razão: e se molhar
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #11
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caros amigos!

    Em conversa com outro forista, este está com a idéia de colocar um motor elétrico em seu jipe.

    O motor do linck, dispensa cambio, já vem com a luva para colocar no cardam.

    Segundo ele, existe a opção de motores com cambio automático.

    Achei uma idéia interessante para discutirmos.

    Segue o linck:
    http://www.electricvehiclesusa.com/p...o-00-08711.htm

    Abraços.

    Kim.

    E aeh Kim

    Esse motor foi projetado, segundo o site, de substituir o motor a combustão e o câmbio também. Bastando para isso, conectar o cardãn ao diferencial.

    Esse motor eu gostei, penso em colocar 2 desses, um no diferencial dianteiro e outro no diferencial traseiro. Nessa configuração, posso ter mais de 150CV de pico, com torque variando entre 30 kgfm, dependendo dos motores usados. Mais do que suficiente para ultrapassagens. As baterias, bem, ainda tenho que pesquisar muito.

    Só que falta RPM nele. Basta ver que o torque máximo ficou em 18kgfm, mas a 1442 RPM. Vi outros motores que atingem 6000 RPM, com torque apreciável. O diferencial, eu calculei, para 6000 RPM, daria para colocar um dana 9/46 ou até mesmo um 7/46 (existe isso mesmo?)
    Mas isso é estudo ainda, pretendo fazer um VE menor, antes de resolver desembolsar dinheiro nesse projeto.

    Outro detalhe que tem de ser resolvido. Fazer uma caixa de reduzida, que seja eficiente e não roube potência,... afinal não quero perder a capacidade de subir barranco....
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #12
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    44
    Posts
    693
    Agradecimentos: 0
    Muito interessante a discussão.
    Qual o tamanho destes motores? Pois levando em consideração o que você falou sobre precisarmos de pouca potência quando estamos a 100 km/h, vamos considerar que precisamos de pouca potência não só quando estamos a 100 km/h, mas sim quando estamos em velocidades estáveis em retas por exemplo. Seria possível adaptações com esses motores, sem termos que nos desfazer dos nossos potentes ficando com 2 motores? Dessa forma o motor elétrico entraria em ação em momentos que não precisamos de potência ficando o motor a combustão em stand by e vice versa. Assim gastaria uma quantidade mínima de combustível e ainda contribuiria para a luta contra o aquecimento global. Ou será que viajei demais?

    Um abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade