x
Convex Datacenter
Página 8 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 104
  • #85



    ET

    andei dando uma googada e descobri que tem muito fusca elétrico puro.
    Daí fiquei pensando, se ao invés de usarem tantas baterias, não seria possível colocar 2 alternadores, um em cada semi-eixo dianteiro, pra ajudar a recarregar a bateria? Daí quanto mais roda, mais recarrega.

  • #86
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Opa degfreitas!

    Já ligou a luz alta do carro com o motor funcionando?
    A impressão que tem, é que o veículo vai morrer, se ligar a luz alta, mais luz de freio, mais acendedor de cigarros, tem-se uma impressão mais acentuada.

    Por que citei isso?

    Existe uma lei, que é o calcanhar de Aquiles do motor contínuo, que versa mais ou menos da seguinte forma, de potências iguais, precisa de mais energia do que pode gerar (moto - gerador), se um motor elétrico consegue acionar um gerador, este gerador, não aciona o motor.

    Estou deveras de olho nesse tópico!

    abraços.

    Kim.

  • #87
    entendi kim, então nesse caso rolava com o híbrido, tipo kers da F1? Se bem que o kers é pra frenagem, eu estou pensando em fazer o gerador funcionar direto com o movimento da roda não tracionada.

  • #88
    Olhem o exemplo das montadoras. Vai muita grana, tempo, criatividade e gente par se fazer algo que funcione bem...mas dá para fazer.

    Acho que o foco principal ta meio esquecido - off-road! O objetivo é ter uma vtr com capacidade 4x4 sem igual: ter tração integral em qq condição, suspensão eficiente, condução segura em deslocamentos.

    O projeto tem de começar do zero: chassi tubular, susp independente, banco de baterias, trem motriz hibrido, sistemas de freio,direção, guinchos, etc.

    Para os sistemas auxiliares, tensões acima de 24V, para alta capacidade, baterias separadas.

    Teríamos de montar uma cooperativa...várias cabeças, valores rateados, patentes dos projetos divididas, construção de prototipo de testes...q vcs acham?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #89
    nao sei se o meu foco é off road elétrico. ainda tenho muitas dúvidas, tipo se a bateria acabar no meio da trilha? se der uma descarga elétrica no meio do atoleiro? acho que pra mim estaria bom meu santanâo fazendo 20km/l de alcoool na cidade e a rural com o tradicional ciclo diesel, ainda que biodiesel caseiro.

  • #90
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudas_308w Ver Post

    A minha receita seria mais ou menos essa:

    - 1 motor eletrico por roda, acoplamento direto para regime 4x2 e RL automatica para 4x4. Motor entre 10-15hps, CC.
    Sem diferencial, distribuiçao de força 50/50 p/ cada lado, sensor de velocidade abrindo o circuito da roda que patinasse.
    Dessa forma, todos as possibilidades de traçao que temos hj estariam cobertas.

    - motor diesel pequeno acoplado direto ao gerador, rodando em regime ideal.
    Alguma coisa perto de 1,6L ou 1,5L, alimentando o gerador com a RPM travada no torque maximo (2300-2500 rpm?). A ideia de ter o diesel travado em uma certa RPM, é que se obtenha o ponto ideal entre combustivel fornecido e potencia entregue, que na curva do motor convencional esta entre o RPM de potencia maxima e torque maximo. Aqui teria uma engenharia boa, pois precisa casar a potencia e RPM do motor com o ponto ideal do gerador/alternador, entao talvez tenha uma caixa de reduçao.

    sds
    Quase isso... Na verdade você não pode simplesmente "travar" o acelerador. É nescessário um sistema que compense as variações de carga, nos motogeradores é chamado normalmente de "governot". (Ok, talvez funcione sem se vc tiver um banco de baterias no "meio do caminho"). Esses sistemas eu conheço de motogeradores funcionando a 600RPM para poder gerar os 60Hz que se usa na maioria dos equipamentos elétricos de corrente alternada.

  • #91
    Agora sim estamos no caminho certo!!!

    degfreitas, o lance que o Kim falou, é também conhecido como "viscosidade eletromagnética"... que é, nada mais, nada menos, quando os geradores, quando recebem solicitação de carga gerada, criam uma força "contra-eletro-motriz". Ou seja, quando mais energia você demanda, mais "pesado" é para girar o eixo do alternador, gerador ou qqr coisa....

    Nava, não sei se o assunto tá "meio esquecido" ou se nós é que ainda estamos bem no início da conversa... tão no início que ainda só conseguimos falar dos motores, sem ainda conseguir "colocar a idéia de motor" dentro de uma viatura 4x4.... rs de qualquer forma, já existem várias pessoas seriamente empenhadas em viabilizar algo aqui no Brasil... Eu, por exemplo, participo de um excelente fórum no Google, ( veja em http://groups.google.com.br/group/veiculos-eletricos ) sobre veículos elétricos. Tenho acompanhado com entusiasmo o envolvimento do pessoal, pois a tecnologia está aih, para todo mundo! o que tem impedido o avanço dela é o preço e a questão da durabilidade das baterias...

    Motor elétrico? ah! tem kit para Jeep Cherokee, Dodge Ram, Caminhão IVECO, AVIÃO CESSNA... (o avião foi o mais fantástico que eu vi até agora...)

    Por mais estranho que pareça (pelo menos eu não sabia), a parte mais cara de todo do projeto são os chamados "controladores", que gerenciam o RPM dos motores. A outra parte "cara" são as baterias... motor elétrico hoje é a parte mais barata.... rs

    Querem fornecedores com kits de conversão? vejam:
    http://www.calcars.org/
    http://www.tbr.locaweb.com.br/tudor/...racionaria.htm
    http://evcomponents.com/cscart/index.php

    Querem bons exemplos de VEs?
    http://www.triciclopompeo.com.br/
    http://www.cecotein.com.br/electro/i...phpindice/home (ESTE EU RECOMENDO!)
    http://clubedocarroeletrico.com.br/ (Gol elétrico! fantástica iniciativa do Gurgel! - não é o mesmo dos "jipes" de fibra)


    É isso daih pessoal! bola pra frente!!

    []'s

  • #92
    Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,382
    Agradecimentos: 3
    Pessoal,

    Me interesso muito por esse assunto, no inicio do ano, para fazer um teste comprei um kit eletrico para minha bike, ele tem 1000watts, funciona com 48v e as baterias tem 15A.

    Posso dizer que apesar do meu peso 95kg a bike tem um torque absurdo e anda muito bem.

    Pois bem, pensando nisso e nas ideias mencionadas nesse topico, gostaria de saber se não há a possibilidade de usar um tipo de contrução para o motor, parecido com esse da bike, ou seja, o miolo da roda do carro seria o motor, seria um motor eletrico magnético sem escovas.

    deem uma olhada nesse kit:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...de-potncia-_JM

    tomando-se o tamanho da roda do carro, acho que ele poderia facilmente ter 10.000 ou 15.000 watts, facilitando demais qualquer adaptação.

    Não sei se é uma ideia muito esdruxula, mas vamos ver a opnião dos mais entendidos.

    abs

  • #93
    ZYKAO, motor na roda já existe sim... a questão é que eles ficam mais vulneráveis a água, lama, areia, etc... pois ficam rentes ao chão. Mas, resolvido o problema de vedação (este problema já foi resolvido por alguns fabricantes), a vantagem é que não há perda de energia mecânica em partes de transmissão. Entretanto, voltando às desvantagens, o peso "suspenso" da suspensão diminuiria a eficiência da mesma...

    Hoje, já existem rodas que carregam dentro de si o motor, suspensão e agregados...tudo dentro do cubo!

    Um motor de 40.000W, ligado diretamente à T-Case (sem o câmbio), já dá e sobra para um bom Willys....

    Gde abraço!

  • #94
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    40 kW, que são uns 53 HP talvez não seja bastante, mesmo ligados diretamente à t-case, já que ainda tem perdas na própria t-case e nos diferenciais. Considerando um rendimento da ordem de 90%, a potência útil é de 45 HP.

    Mais um problema: um motor desta classe, em 220/380V, como o Wwash da Weg (http://www.weg.net/br/Produtos-e-Ser...striais/Wwash#), pesa 270 kg. Mais o banco de baterias, pode por aí uns 400 kg só na tração/alimentação. Seguramente mais que o dobro do peso do conjunto motor/câmbio/tanque de combustível do bf-161 de 90HP, por exemplo, que, sabemos, não é lá a melhor motorização possível prum bom e velho willys, ainda que se dê de barato 20% de perdas no câmbio, o que acho muito.

    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    ZYKAO, motor na roda já existe sim... a questão é que eles ficam mais vulneráveis a água, lama, areia, etc... pois ficam rentes ao chão. Mas, resolvido o problema de vedação (este problema já foi resolvido por alguns fabricantes), a vantagem é que não há perda de energia mecânica em partes de transmissão. Entretanto, voltando às desvantagens, o peso "suspenso" da suspensão diminuiria a eficiência da mesma...

    Hoje, já existem rodas que carregam dentro de si o motor, suspensão e agregados...tudo dentro do cubo!

    Um motor de 40.000W, ligado diretamente à T-Case (sem o câmbio), já dá e sobra para um bom Willys....

    Gde abraço!

  • #95
    Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1,382
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    ZYKAO, motor na roda já existe sim... a questão é que eles ficam mais vulneráveis a água, lama, areia, etc... pois ficam rentes ao chão. Mas, resolvido o problema de vedação (este problema já foi resolvido por alguns fabricantes), a vantagem é que não há perda de energia mecânica em partes de transmissão. Entretanto, voltando às desvantagens, o peso "suspenso" da suspensão diminuiria a eficiência da mesma...

    Hoje, já existem rodas que carregam dentro de si o motor, suspensão e agregados...tudo dentro do cubo!

    Um motor de 40.000W, ligado diretamente à T-Case (sem o câmbio), já dá e sobra para um bom Willys....

    Gde abraço!

    Marcos,


    Tem ideia de algum fabricante que venda essas rodas com o motor eletrico?

    abs

    João

  • #96
    Cavalcante, ZYKAO e All,

    A questão com motores elétricos, pelo pouquíssimo que eu sei, é um pouco diferente de se tratar com relação aos motores Gasolina... veja:

    Um motor BF161 tem lá seus 90HP (a 4.400RPM) e 18,67Kgf/m (a 2.000RPM)... mas estes valores não são constantes! veja que o BF dá, NO MÁXIMO, 90HP (em RPM específico) e, NO MÁXIMO 18,67Kgf/m (em outro RPM específico, que não é o mesmo da potência máxima). Pois o motor elétrico é bem diferente! já disponibiliza todo o seu torque (100%), em um "gráfico" constante, cobrindo todo o regime de rotação.!

    Quer ver um exemplo? o Palio Electro - que eu passei o link no outro post - tem um motor com muito menos de 30HP, mas que por ser elétrico, dispensa a 1ª marcha (o carro sai de 2ª ou 3ª marchas com a aceleração compatível com carros de motor 2.2L). Só que a potência reduzida faz-se sentir na velocidade máxima de 90Km/h (limitada pelo controlador, que tem teto máximo de freqüência para fazer o motor girar)...

    Ou seja, para utilização em Jeeps, creio que a potência não necessita ser tão alta, mas o torque nós teríamos em abundância em todo o regime de RPM... Foi por este motivo que citei um motor de 40.000w

    Outro exemplo são estas Scooters elétricas com motores de 325w (menos de 1HP) que andam com relativa tranquilidade a 40Km/h, carregando dois adultos... Eu mesmo, com meus 115Kg, já "brinquei" com uma "motoquinha" destas e fiquei impressionado com aquele minúsculo motor instalado no cubo da roda...



    Veja a foto do motor do Pálio aqui:

    http://www.cecotein.com.br/electro/c...instalado2.JPG


    ZIKAO, acho que no site "evcomponents" tem alguma coisa! O mais legal é que você tem boas opções de motores leves e eficientes! Cavaltante, estes motores que você postou são da linha industrial... você encontra outros muuuuuuuuuito mais potentes e com menos da metade do tamanho e do peso!

    Olha só o gráfico deste "motorzinho":
    http://www.go-ev.com/images/003_24_0...ng_Drawing.jpg

    http://i1003.photobucket.com/albums/...iver/IMG-2.jpg

    Bom, é isso... tem muita coisa na internet! e a maioria está a venda! rsrsrs
    []'s eletrizados....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade