x
Convex Datacenter
Página 4 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 104
  • #37



    Olha só... esse Palio elétrico é muito interessante.
    Em termos de desempenho, ainda não assusta... mas com certeza pode evoluir.
    A autonomia também está ainda aquém, mas esse mesmo conjunto (motor e baterias) se utilizado num veículo mais leve, num projeto sob medida para o conjunto, apresentaria resultados bem melhores.

    http://quatrorodas.abril.com.br/carros/impressoes/conteudo_166481.shtml

    Abraços a todos...

  • #38
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    AC não funciona em DC, nem vice versa, a não ser com transformadores que geram perdas substanciais, nào valeria a pena.

    Para rodar com 10 baterias 12v automotivas, você teria que ter um motor 110V DC ou menor voltagem, como por exemplo 24v, 48v, etc.
    Oja... transformadores só funcionam com corrente alternada, e servem para aumentar/abaixar a tensão, e também "casar" impedâncias - aí é outra história um pouco mais complicada. Transformar AC em DC faz-se com o uso de retificadores, e transformar DC em AC faz-se com o uso de inversores. Ainda... o custo para transforma DC em AC é maior do que AC em DC. Existem diversos modelos de inversores baratos que permitem, por exemplo, ligar uma televisão (AC) à uma bateria de carro.

    Só para ajudar...

    Abraços a todos...

  • #39
    Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,543
    Agradecimentos: 0

    Algo que se pode fazer...

    Pegar um motor elétrico, tipo de motor de arranque, talvez até mesmo o motor de arranque de caminhão ligá-lo a um diferencial pequeno, tipo de towner ou aqueles triciclos que algumas prefeituras vem comprando.

    Abastecelo com energia tipo dinamo pois produz energia continua, ligando uma correia nas 4 rodas ou aproveitando o sistema do freio pra produzir energia.

    E armazenar em bateria de celular. Quantos celulares serão necessários? Com quantos paus se faz uma canoa?

    Assim que eu pegar minha garagem de volta eu vou começar a fazer projetos doidos desse tipo.

  • #40
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por maxdelta Ver Post
    Pegar um motor elétrico, tipo de motor de arranque, talvez até mesmo o motor de arranque de caminhão ligá-lo a um diferencial pequeno, tipo de towner ou aqueles triciclos que algumas prefeituras vem comprando.

    Abastecelo com energia tipo dinamo pois produz energia continua, ligando uma correia nas 4 rodas ou aproveitando o sistema do freio pra produzir energia.

    E armazenar em bateria de celular. Quantos celulares serão necessários? Com quantos paus se faz uma canoa?

    Assim que eu pegar minha garagem de volta eu vou começar a fazer projetos doidos desse tipo.
    Maxdelta

    Velho..
    Motor de arranque não dá para fazer seu esquema. Ele esquenta, não foi projetado para trabalho em regime contínuo. A não que esse motor permita modificações em seus enrolamentos. Mas que com certeza, sua potência em regime contínuo deve cair bastante.

    segundo,
    Não existe moto contínuo. Não tem como você ter um veículo andando a 100 km/h, e você usar esse movimento para carregar as baterias, e ao mesmo chupar energia dessas baterias para mantê-lo a 100 km/h.

    Você está certo, em pensar fazer esquema para frear o veículo para carregar baterias. Para você ter idéia, tem um veículo elétrico que tem alcance de 100 kms na estrada, e na cidade, esse veículo tem range até 120 kms. Porque ele usa freio regenerativo na cidade e porque a velocidade média na cidade é menor do que na estrada.

    Nem todos motores e nem todas as baterias permitem esse esquema especial. Há problemas de aquecimento, existe um tempo de demora para inverter sentido e outras limitações. É mais fácil aproveitar uma descida de serra para carregar baterias do que aproveitar a freada da esquina.

    Com quantas baterias se faz uma canoa elétrica? depende de qual autonomia, alcance que você você quer. Um projeto que vi, o carro pesa menos de 700 kgs, andando a 60 km/h e autonomia de 60 kms, precisa somente de 10 baterias de 55 A/h.

    O Bob Simpson usa 2010 baterias de íons de lítio , as mesmas baterias de notebook. http://www.evalbum.com/1541
    Há projetos interessantes, que usam fluido para refrigerar o sistema. Isso mesmo, carro elétrico que pode ter 2 radiadores, um para motor e outro para o banco de bateria.....

    O meu primeiro VE será uma bicicleta com 2 CVs, que deverá atingir 60 km/h, e range para 20 kms.

    O próximo VE será um pouquinho maior....
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #41
    Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,543
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Velho..
    Sou novo ainda nem completei 28 anos ainda!!!

    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Motor de arranque não dá para fazer seu esquema. Ele esquenta, não foi projetado para trabalho em regime contínuo. A não que esse motor permita modificações em seus enrolamentos. Mas que com certeza, sua potência em regime contínuo deve cair bastante.
    Aceleração não é necessária ser continua, mas não precisa ser necessariamente um motor de arranque, mas algo com força semelhante.

    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    segundo,
    Não existe moto contínuo.
    erro meu, de fato o motor é alternado.

    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Nem todos motores e nem todas as baterias permitem esse esquema especial. Há problemas de aquecimento, existe um tempo de demora para inverter sentido e outras limitações. É mais fácil aproveitar uma descida de serra para carregar baterias do que aproveitar a freada da esquina.
    Por isso a necessidade de q o motor seja hibrido. ou que haja um pequeno motor pra recarregar a parte elétrica.

    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Com quantas baterias se faz uma canoa elétrica? depende de qual autonomia, alcance que você você quer. Um projeto que vi, o carro pesa menos de 700 kgs, andando a 60 km/h e autonomia de 60 kms, precisa somente de 10 baterias de 55 A/h.
    uma canoa seria bom, em época de inundação faz falta, mas eu prefiro remar. Estava pensando em algo que pudesse subir o morro lá de casa, não precisa de mais, só vai ser dinheiro jogado fora mesmo.

    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    O meu primeiro VE será uma bicicleta com 2 CVs, que deverá atingir 60 km/h, e range para 20 kms.
    Quando completar, coloque o video no youtube, será interessante!

    Pra completar um site em que eu venho lendo sobre veiculos elétricos e híbridos:
    http://www.apve.pt/content01.asp?tre...106&newsID=360

    Boa sorte pra nós!!!

  • #42
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Velho

    Também sou novo. Apesar de eu não ser gaúcho, Galo velho no Rio Grande do Sull significa um sinal de respeito.

    Móto contínuo é diferente de motor de corrente contínua. Motor de corrente contínua vc já conhece, assim como motores de corrente alternada. Agora, móto contínuo é um princípio em que muitos inventores perseguem, de máquinas que tenham movimento contínuo, sem precisar de energia, ou de até gerar energia. Esse princípio, para manter o movimento, só existe se não houver atrito. Sobre gerar energia, ahhhh.. energia não se cria, só se transforma.. e com perdas.

    Qual o veículo vc pretende converter para elétrico?
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #43
    Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,543
    Agradecimentos: 0
    Tava pensando em fazer uma moto, ou um quadriciclo, nada grande nem pesado, na realidade o unico pesado sou eu, pois sou mais pesado que moto.

    Se tiver autonomia de aproximadamente 60km andando a 60km/h com o que eu peso será muita coisa, aí alguem com metade do peso terá mais autonomia.

    Bem pra fazer um motor desses, o bom é ter curiosidade e meter bronca, um canudo ajuda, eu queria fazer engenharia mecanica, mas a federal que tem aki não tem curso a noite, e as particulares são longe (grande rio 200km de distancia), eu moro praticamente em uma roça.

    O jeito é ser rato de ferro-velho!!!

  • #44
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    MaxDelta,

    Se eu fosse tentar contruir, tetaria como você. Uma pequena motocicleta.

    Olhe aqui:

    http://www.motor-z.com.br/

    Abraços Du.

  • #45
    Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,543
    Agradecimentos: 0
    No caso teria que ser quadriciclo ou triciclo, pois não sei andar sob duas rodas.

  • #46
    Usuário Avatar de BIOCOM
    Entrada
    26/09/2005
    Local
    são francisco de paula/RS
    Idade
    55
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0

  • #47
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por maxdelta Ver Post
    Tava pensando em fazer uma moto, ou um quadriciclo, nada grande nem pesado, na realidade o unico pesado sou eu, pois sou mais pesado que moto.

    Se tiver autonomia de aproximadamente 60km andando a 60km/h com o que eu peso será muita coisa, aí alguem com metade do peso terá mais autonomia.

    Bem pra fazer um motor desses, o bom é ter curiosidade e meter bronca, um canudo ajuda, eu queria fazer engenharia mecanica, mas a federal que tem aki não tem curso a noite, e as particulares são longe (grande rio 200km de distancia), eu moro praticamente em uma roça.

    O jeito é ser rato de ferro-velho!!!


    O peso influi sim, mas não tanto, principalmente se precavendo para isso.
    O pessoal costuma calibrar os pneus ao máximo, para diminuir o atrito de rolagem. Há também pneus especiais para Veículos Elétricos, compostos para diminuir a força de rolagem. Também se opta por pneus mais estreitos. E por fim, até uma redução fina na geometria (convergência) o pessoal faz, para diminuir o atrito de rolagem.

    Com esse ponto sobre o atrito de rolagem observado, então é a resistência aerodinâmica é que será o maior vilão dessa história.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #48
    Caramba... um puzta fórum destes e eu de fora da conversa! rsrsrsrsrs

    PessoALL, bom dmais ver que a imaginação tá fervilhando com estas idéias! (encontrei este link depois de ler o fórum do Hidrogênio nos BF... rs

    Depois de ler isso tudo, acho que estamos todos no mesmo "barco"... pois falamos tanto de mecanica, de motores, de carburador, de avanço de ignição, de radiador, ventoinha elétrica, bla bla bla... que simplesmente nao conseguimos acompanhar com a mesma eficiencia o tema dos VEs (Veículos Elétricos)... muito louco mesmo! eu entrei, a algum tempo atrás, num fórum que só trata de veículos elétricos e estou apanhando mais doq mulher de malandro! é um tal de fórmula para calcular consumo (em km/A e nao mais em km/l), calcular potência (em watts, nao mais em CV - bem que aparece um cristão dvz em quando que converte isso em CV) e mais um monte de coisa que me faz sentir um total incompetente no assunto! rsrsrs tou tendo que me reciclar!

    Quanto aos VEs, existem muitas coisas boas lá nos EUA, e algumas já começam a chegar aqui no Brasil... tem quem monte Kawasaki Ninja elétrica (e anda muuuito bem!), tem que monte em motos de trilha, e tem sim alguns CJ5 Elétricos!....

    Como já disseram aqui no tópico, o lance nao é mais quanto aos motores, mais sim quanto a alimentação destes motores! grande parte dos VEs utilizam motores de 110v em CA (corrente alternada), destes de ligar na tomada... só que para isso, eles usam controladores eletronicos e conversores, para transformar um monte de baterias de 12v em um conjunto de 110V com meios de se controlar a RPM do motor....

    Existem também os motores de CC (corrente contínua) de 12V, 24V, 60V, 72V e por aih vai... cada um com sua faixa de torque e RPM específicas, mas com resultados surpreendentes! para se ter uma idéia, um motor que dá um "pico" de 30CV, por suas caracteristicas próprias de torque e potencia (a maneira como se manifestam) dá a impressao ao condutor, de estar guiando um veículo me 40CV ou mais, pois "tudo" que estes motorzinhos tem já aparece desde os primeiros RPM.... tem um projeto do Palio Itaipú (para ser utilizado lá naquela hidrelétrica) com um motor destes de 30CV em CA que anda muito bem (embora nao tao bem quanto os Flex convencionais)...

    MAS, a questao mesmo sao as baterias! é por isso que tem gente correndo atrás de células de hidrogênio, baterias de híons de lítio, de hidreto metálico ou de outras coisas que ainda ninguem falou... pois o lance mesmo é abastecer "rápido" (uma carga em um VE demora em torno de 4 a 8 horas, no mínimo!) e ter autonomia, sem que as baterias peguem todo o porta-malas.... é por isso que tem muita gente que usa os sistemas híbridos!

    Existem três famílias básicas de veículos híbridos:

    1. Híbridos ligados em série - onde um motor a combustão gira um gerador de energia elétrica. Este gerador pode tanto alimentar as baterias quanto alimentar o motor elétrico que move as rodas... mas nao este motor de combustão nao participa da transmissao mecânica do veículo... só serve para gerar energia elétrica!

    2. Híbridos ligados em paralelo - o motor a combustão é ligado à transmissao assim como o motor elétrico, e ambos podem oferecer energia às rodas, comutando alternadamente sua utilização....

    3. Híbridos "Split" - que combina as características dos sistemas "em série" e "em paralelo". Um motor a combustão conduz um eixo motriz, e o motor elétrico conduz o outro eixo. Para um Jeep, é como ter uma tração 4x2 simples, e o eixo dianteiro ligado a um motor elétrico....

    O lance dos híbridos é a economia de combustível! para se ter uma idéia, o Honda Insight, que usa um sistema do tipo "paralelo", alcança uma média de 29km/l na estrada, com um desempenho de carro semi-esportivo.... seu motor elétrico tem "só" 13hp..... já o Toyota Prius, por exemplo, chega a fazer 20km/l usando ambos os motores ao mesmo tempo (sistema tipo "Split"). Seu motor a combustão é um 1.5 16v, e o elétrico é um motor TRIFÁSICO em CA de 44HP...

    Entre os motores mais utilizados, estao aqueles montados em máquinas de lavar... pois tem sua construção compacta e eficiente (o motor elétrico do Honda Insight é praticamente identico aos da máquina de lavar Hitachi), sao motores de imãs permanentes, que usam 110V em CA.... muito eficientes!

    Talvez botar um motor elétrico em um CJ nao seja tao boa opção (ainda) porcausa dos PNEUZÔES e porcausa da transmissao.... talvez, para um CJ elétrico, a melhor fórmula seriam os velhos pneus 750x16 (ou mais finos), com o jeep o mais leve possível, sem o câmbio (ou com outro de veículo mais novo, por ser mais eficiente, perdendo menos força no atrito das engrenagens) e com uma T-Case que tenha engrenagens com menos perda de carga (também devido ao atrito das engrenagens).... daih, dava pra pensar em uma caçamba de jeep cheia de baterias, e um motor a combustão lá na frente, espremido num canto, para ajudar a gerar a energia elétrica necessária para tocar um motorzão de 90cv elétrico....

    dá pra brincar muito com isso.... rsrsrs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade