x
Convex Datacenter
Página 3 de 19 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 219
  • #25



    O local estava vazio. Estava apenas meu carro, uma pickup GM e um Nissan fora da área de testes, no estacionamento. A pickup entrou e saiu e não fez o teste, portanto vou falar apenas do meu teste.
    Ao chegar, a primeira coisa que fazem é medir a temperatura do motor e o nível do óleo. Meu carro estava com 78o (usam termômetro digital para certificar que o carro está acima de 60o segundo o que o técnico me informou). Depois pediram que eu acelerasse o carro. Não fui até o final, pediram que eu pisasse até o fundo. Aí eles deixam o carro ligado e fazem a inspeção visual. No meu carro não usaram um espelho que vi lá, para ver o escapamento. Depois um supervisor vem explicar como será feito o teste. Ele disse que serão feitas 3 acelerações e será medido o nível de ruído e o índice da fumaça do escapamento. Meu carro foi levado por um ajudante e lá começaram a fazer os testes. Não pude ficar próximo. Devem ter dado umas 20 aceleradas. Depois veio o assistente como um papel dizendo que meu carro não tinha passado nos testes. Fizeram kick-down, onde saiu fumaça, mantiveram acelerado, deixaram em marcha lenta (o minimo para o meu carro era de 780 rpm). O meu estava na marca.
    Saí de lá e falei com o meu mecânico que disse que eu teria que ver os bicos injetores, pois normalmente ele não mexe na regulagem. Eu já tinha feito isto há uns 2 anos atrás. Será que desregulou tanto? Justo agora que o carro está bem acertado, vou ter que mexer e talvez perder rendimento, mbora no uso normal eu não veja fumaça preta, apenas no kick down.
    Como última observação, o atendimento foi muito bom e cortês. O supervisor parece ser competente, mas o assistente, era bem fraquinho. Ao medir o nível do óleo, fez um movimento rápido com a vareta e voou óleo para os lados, caindo nele. Não tinha cuidado. O supervisor pediu para que ele limpasse o óleo que caiu no parachoque do carro, mas ele esqueceu.

  • #26
    Xiiiii............se for assim, nem 1/5 dos veículos a diesel irão passar no teste....imagine isso nos motores MB das Bandeirantes, dos Perkins das D-20, dos MWM das F-1000....isso para não falar dos caminhões e ônibus...

  • #27
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    A bomba não está um pouco aberta ? Se estiver além do necessário, vai fumacear mesmo. Talvez uma "solução" seja fechar a bomba bastante na hora de fazer a inspeção e depois abre ela novamente. Aliás, eles verificam se a bomba tem lacre no ajuste ?
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #28
    Usuário Avatar de ricardolm
    Entrada
    01/07/2004
    Local
    sao paulo/SP
    Posts
    607
    Agradecimentos: 0
    Pergunta boba e inocente rsrsrs

    Eu marquei minha inspecao para 03/06, estou pensando em encher o tanque com Biodiesel da Petrobras, sera que muda algo? Eu abasteci na estrada com "Bio" e aparentemente nem quando ele liga faz fumaca preta (o meu so faz fumaca qdo liga de manha e sai acelerando

    []s cheio de duvidas
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • #29
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    Senhores.
    O jeito de acelar vai fazer toda a diferença na hora do teste. Lembren-se que uma turbina ruim também irá comprometer na hora da aceleração, pois irá "faltar" ar para a mistura. Um bom teste é você pegar um veículo com motor similar ao seu e recem saido da fábrica e fazer um comparativo da fumaça. É bom lembrar que se bomba ou bicos estão ruins, está ocorrendo carbonização excessiva e lavagem da cabeça do cilindro e camisas, comprometendo drasticamente a vida útil e o consumo do motor.
    No mais acho que toda esta normatização é relativa. Se querem diminuir emissões por que não proibem as corridas de Fórmula 1, stock, karts e etc que acontecem em SP. E que tal proibirem os helicópteros dos milionários que gastam mais combustivel em um dia do que um veículo em um mês? E as lanchas e Iates em Santos e Angra? E aquele avião monstro onde uma pessoa viaja em espaço suficiente para se montar um apartamento? Pura baboseira. O objetivo final é encher o saco do cidadão e arrecadar para gerar caixa para as fraldes. Outra coisa, estes caras dos Orgãos foram treinados onde para fazer estes testes? Aqui em MG por exemplo quem define onde a faixa é contínua ou se é permitida a ultrapassagem, provavelmente nunca dirigiu pois a coisa é absurda.

  • #30
    Usuário
    Entrada
    10/09/2007
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Savitu Ver Post
    Liguei na Controlar e não sabem informar nada sobre os índices máximos, pelo menos estão dizendo que por enquanto a inspeção será GRATUITA e se você for reprovado a volta lá será GRATUITA também .

    Será que da maneira que meu veícula está hoje eu passaria na inspeção? Segue o video que fiz do escapamento para avaliarem....


    abraços
    acho que não (ou quase certeza que não).

    Spin

  • #31
    Usuário
    Entrada
    20/05/2008
    Idade
    64
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Post

    Boa noite, Pessoal.
    Sou novo aqui também e este é o meu primeiro post. Apesar de não possuir um 4x4 (ainda) tenho uma picape GM D20 ano 88/89 com motor Perkins Q20B com Turbo e Intercooler e atualemente está com 115000 km originais . Mas esta eu não ponho na terra!!!

    Estou com o mesmo problema co companheiro da Galloper. Eu fiz minha inspeção hoje e minh picape foi aprovada apesar de ter estourado o limite e o meu relatorio apresenta a palavra ERRO no local da medição. O que eu notei foi um total despreparo da equipe que realiza os testes. No meu caso eles fizeram um total de 10 kick-down mas mantiveram na rotação máxima por no máximo 2 segundos. Lóóógico que foi fumaça pra todo lado .

    Eu questionei a operação e o técnico me informou que o equipamento faz uma média das leituras. Legal 3 segundos de fumaça contra 1 segundo sem. Bela média . Pedi que eles refizessem a leitura acelerendo mais devagar, mas eles disseram que tem que ser assim. Gostaria de ler a Norma NBR13037 que especifica como o teste deve ser realizado.

    Depois vieram me perguntar se eu não tinha o Manual do Proprietário, pois eles não estavam achando o limites na tabelas deles, mas infelizmente o manual não fica no carro. Na falta informaram que o limite da opacidade deveria ser de 2.50, mas analisando a resolução CONAMA 251/99 descobri que para veiculos Turbo sem LDA (meu caso) o limite deveria ser de 2,80. Terminado o teste me informaram que seria aprovado porque segundo a resolução do CONAMA, veículos abaixo de 1995 seriam aprovados em 2008 desde que o estado geral do carro estivesse OK, mas em 2009 não seria mais aceito e eu teria que dar um jeito de reduzir este valor.
    Chegando em casa foi olhar no manual da D20 onde existe uma tabela com valores de fábrica para opacidade e este valores indicam que um veículo 0km tem opacidade média a uma altitude de 800m em torno de 5,30.
    Bom... Como que vou fazer para reduzir este valor se este motor quando novo tem o dobro do mínimo exigido?
    Acredito que ele devam reavaliar os formas de medição

    Bom pessoal, acho que estiquei muito, peço desculpas, mas foi bom encontrar mais gente com o mesmo problema. Se a gente se unir podemos mudar!!!

    Abraços a todos e é um prazer poder participar.

  • #32
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Grande Antonio,

    muitas duvidas e falta de padronização prejudicam o bom andamento desta vistoria e deixam alarmados os propritários de viaturas diesel.

    Tenho dois veiculos diesel, ambos fabricados antes de 95 e estou aguardando para vistoria-los. Os dois estão bem regulados, em otimo estado de conservação e emitem fumaça normal...agora qto aos criterios duvidosos, temo ser reprovado.

    Tenho algumas perguntas:

    1 - Te foi questionado qto ao seu kit de turbina e intercooler, pergunto pois não deve ser original certo?
    2 - Ao final vc foi aprovado devido ao ano do carro ser abaixo de 95?
    3 - E quanto ao teste de ruído, como funciona?

    Desculpas pelo monte de perguntas, mas o intuito é apurar mais informações.

    Obrigado pela ajuda!
    Gde abraço!
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #33
    Usuário
    Entrada
    20/05/2008
    Idade
    64
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Olá Guiga.

    A minha picape está ok e rodando na rua ou estrada não emite nada de fumaça visível, apenas naquela hora de uma forçada na baixa rotação é que sai um pouquinho, mas em seguida fica limpo de novo.

    Quanto a instalação do turbo e do intercooler, realmente não são originais. O turbo é um Garrett TA31 que o primeiro proprietário mandou instalar na BODIPASA quando ainda era 0km e o intercooler do caminhão VW 8.150 que eu mesmo fiz a instalação.
    Eles não fizeram nenhum questionamento, apenas observaram se a instalação está bem feita e sem gambiarras e remendos. Examinaram o lacre da bomba e se não havia sinais de vazamento nos bicos e tubos injetores.

    Ao final dos testes, mesmo não passando, eles me deram o selo e o certificado de aprovação me informando que segundo a resolução CONAMA 251/99, este ano os veículos abaixo de 1995 desde que o estado de conservação fosse satisfatório, mas no ano que vem ele será reprovado caso eu não faça as devidas correções.
    Aqui está minha preocupação, pois no manual do proprietário da serie D20 e D40 a opacidade indicada para a altitude da cidade de São Paulo no Q20B sem turbo é de 5,00 até 5,80 dependendo da rotação aplicada. Como vou obter menos de 2,50????

    Estou pesquisando se há a possibilidade de trocar a bomba injetora para uma com LDA, porque assim, no caso de uma aceleração rápida o debito de diesel fica mais controlado e pode diminuir a fumaça.
    A minha, não tem o LDA e o debito é um pouco aumentado para compensar o turbo e o intercooler. Se acelerar mais devagar, não sai fumaça nenhuma.

    O teste de ruído, segundo ele me informaram é apenas no caso de veículos com turbo em que eles tiram o silenciador para liberar a saida e realmente fazem muito barulho quando o motor é exigido.
    Na minha eu coloquei um abafador da Dodge Dakota no lugar o silenciador original. Ele é de passagem direta de ar mas não deixa fazer barulho.

    Estou anexando duas fotos, uma do intercooler e outra do motor completo.

    Caso voce tenha mais dúvidas, não tem probelma, vamos conversar!

    Abraços.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20070923-12h06a.jpg   -20071018-20h54b.jpg  

  • #34
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Valeu Antonio, mto obrigado pelas informações e parabéns pelo belo motorzão!

    Para a vistoria estou mais preocupado com a SW4(aspirada) do que com a Band(turbo-intercooler)...agora ambos são mais "velhinhos" do que 95...e vamos ver como fica.

    Qdo fizer minha vistoria posto aqui como foi!

    Abr
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #35
    senhores

    bomba sem lacre reprova?

    tenho 2 pick up Kia 95, as 2 sem lacre na bomba, não soltam fumaça porque eu mesmo vivo abrindo e fechando elas... depois de 6.000,00 em multas dessa merda de Cetesb aprendi a mexer

    onde consigo esse lacre?

    abs

  • #36
    Xiiii....lacre na bomba??? a minha há anos não tem isso...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade