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H-bio OBG a 0,65 o litro rodando oleo de girassol no motor diesel

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  • 13/05/2008, 10:46
    Anthoniusnikos
    Dsamaz, acredito que usar óleo lubrificante usado (queimado) como combustível não seria recomendado. Melhor usar óleo de fritura tratado (OVF): decantado e filtrado (vide o que já foi postado aquí) numa mistura de óleo diesel 88% + 10% de OVF + 2% de gasolina. Já rodei 3.000 Km com essa mistura e tudo esta funcionando direitinho, mas estou monitorando o óleo do motor quanto ao aparecimento da polimerização e pretendo trocar o óleo com 5.000 Km.
    Abração
    Anthoniusnikos
  • 13/05/2008, 15:01
    dsamaz
    Ovf
    Eu usava, a uns 5 anos atrás OVF de um restaurante China InBox vizinho meu (era derivado de gordura vegetal hidrogenada). Era uma maravilha de combustível.
    Porém a anvisa e uma visa-am começou a pegar em cima dos restaurantes daqui e eles não podem mais doar o óleo velho.
    Também não temos agricultura e conseqüentemente, não há óleos vegetais em distribuição (grande qtdade).

    Te recomendo trocar o óleo a cada 3 ou 4 mkm.

    Daniel


    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Dsamaz, acredito que usar óleo lubrificante usado (queimado) como combustível não seria recomendado. Melhor usar óleo de fritura tratado (OVF): decantado e filtrado (vide o que já foi postado aquí) numa mistura de óleo diesel 88% + 10% de OVF + 2% de gasolina. Já rodei 3.000 Km com essa mistura e tudo esta funcionando direitinho, mas estou monitorando o óleo do motor quanto ao aparecimento da polimerização e pretendo trocar o óleo com 5.000 Km.
    Abração
    Anthoniusnikos

  • 13/05/2008, 18:23
    Anthoniusnikos
    Desamaz, a Vigilância Sanitária deve proibir o reuso do óleo de fritura (OVF) para o consumo humano devido a sua toxicidade, daí ter uma lei para que ela atue nesse sentido, porém para o uso como combustível não deve existir lei alguma para a proibição, e se existir alguma lei nesse sentido (desconheço e até duvido!) já não seria mais de sua competência.
    Obrigado pela dica da troca do óleo lubrificante.
    Qual o tratamento que você dava ao OVF ?
    Abs
  • 13/05/2008, 22:21
    dsamaz
    Ovf
    Quer saber a verdade?? he he... Vcs vão me taxar de "assassino" de motor.
    Eu usava num motor maxion 2.5 (s10).
    Eu tinha "inventado" um jeito interessante de esquentar o óleo combustível: enrolei um cano de cobre (de sistema de refrigeração - q se vende em lojas de geladeira) em volta do filtro de óleo lubrificante e liguei a linha de combust. p/ passar por dentro dele antes do filtro de combust.
    Para pegar eu não tinha problema de tarde. Apenas na primeira vez de manhã demorava um pouquinho, mas pegava pq aqui é muito quente. De manhã cedo já faz + de 25 graus C.

    Sobre o OVF apenas passava ele por um filtro de chá q se vendia no carrefour. Era um filtro bem - bem fino. Era muito fino aquele filtro. O OVF só passava por ele junto com um pouco de gasolina. Era só para tirar o grosso da sujeira do OVF (pedaços de frango, carne, vegetais).

    Este motor acabou "batendo" bielas em curto prazo pq vazou muita glicerina pelas camisas (o motor já estava com 200k km) e acabou gerando maior atrito - consequentemente folgas.

    Qd vc for trocar o óleo do seu motor, se for fácil, tire o carter e veja se há borra grudada nos mancais e bielas. Se houver, mande encamisar o bloco e troque o óleo com maior freqüência.

    O motor ap 1.6D q tenho num ford versailles é uma maravilha para queimar "coisas" estranhas. Altíssima compressão. Projeto antigo e preparado para o diesel de "antigamente - aquele grossão". Injeção indireta - ele aquece o combustível para injetá-lo já em vapor. E o melhor de tudo: eixo manivela é o mesmo da versão a gasolina. Bielas também. Casquilhos idem. Camisas do bloco são nacionais, pequenas e baratas... Fácil de abrir e limpar...

    Daniel

    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Desamaz, a Vigilância Sanitária deve proibir o reuso do óleo de fritura (OVF) para o consumo humano devido a sua toxicidade, daí ter uma lei para que ela atue nesse sentido, porém para o uso como combustível não deve existir lei alguma para a proibição, e se existir alguma lei nesse sentido (desconheço e até duvido!) já não seria mais de sua competência.
    Obrigado pela dica da troca do óleo lubrificante.
    Qual o tratamento que você dava ao OVF ?
    Abs

  • 14/05/2008, 00:06
    haundrich
    Pergunto:
    Já que tem que aquecer para afinar o óleo e também para melhorar a queima, (desconsidere os 90 graus do sistema de arrefecimento do motor ), qual a temperatura máxima para aquecer o OV?
  • 14/05/2008, 13:28
    BIOCOM
    polimerizacao do ov e uso de oleo mineral
    1- standard de OV (padrao de qualidade): fonte elsbett AG, especiamente para voce, atônio
    http://www.elsbett.com.br/us/vegetab...-standard.html
    2- comportamento do OV Até 180º: sem polimerizacao.
    http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/19461
    3- O OV tem que ser aquecido até 90ºC, que por coincidencia temos disponivel nos veiculos atraves da agua do sistema de arrefecimento. Esta temp é onde o OV alcança as caracteristicas adequadas citadas anteriormente.

    4- uso de OM: sempre sonhei fazer uso, mas nao disponho das especificações de viscosidade, injetividade e etc.
    vou buscar mais informações no grupo biocom e depois posto aqui. Lembro claramente do Barci de MT que usa banha de porco nos geradores diesel, insumo que é abundante por lá.
    sds
    Evandro
    PS: não deixem de visitar o site NOVAENERGIA citado anteriormente.
    Citação:

    Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Pergunto:
    Já que tem que aquecer para afinar o óleo e também para melhorar a queima, (desconsidere os 90 graus do sistema de arrefecimento do motor ), qual a temperatura máxima para aquecer o OV?

  • 14/05/2008, 15:56
    dsamaz
    OM
    Biocom,

    sobre o OM (óleo lubrificante mineral) por favor, pesquise mesmo.
    Eu não disponho de informações sobre ele.
    Na internet não há menção sobre o uso dele como combustível.

    Eu pesquisei sobre química e vi q as cadeias de carbono dele é 30% maiores q no diesel:
    gasolina: c5-h12 a c8-h18
    diesel: c8-h20 a c15-h32
    OML: c18-h38 a c22-h46

    Minha preocupação é se ele vai queimar bem em grande quantidade junto com diesel e gasolina (tipo 70% OM 15% Diesel e 15% gasolina)....
    E também se não vai carbonizar (sujar) muito as partes internas.

    Daniel

    Daniel


    Daniel

    Citação:

    Postado originalmente por BIOCOM Ver Post
    1- standard de OV (padrao de qualidade): fonte elsbett AG, especiamente para voce, atônio
    http://www.elsbett.com.br/us/vegetab...-standard.html
    2- comportamento do OV Até 180º: sem polimerizacao.
    http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/19461
    3- O OV tem que ser aquecido até 90ºC, que por coincidencia temos disponivel nos veiculos atraves da agua do sistema de arrefecimento. Esta temp é onde o OV alcança as caracteristicas adequadas citadas anteriormente.

    4- uso de OM: sempre sonhei fazer uso, mas nao disponho das especificações de viscosidade, injetividade e etc.
    vou buscar mais informações no grupo biocom e depois posto aqui. Lembro claramente do Barci de MT que usa banha de porco nos geradores diesel, insumo que é abundante por lá.
    sds
    Evandro
    PS: não deixem de visitar o site NOVAENERGIA citado anteriormente.

  • 14/05/2008, 18:46
    BIOCOM
    uso de OM no motor diesel
    Caro, o uso de OM usado de lubrificação no motor deve ser precedido de uma filtragem rigorosa, decantação e lavagem com agua limpa semelhante ao usado no tratamento do OVF (fritura).
    O OM separado devera ser traçado com 10 % de álcool combustivel (da bomba do posto).
    A qualidade do OM usado varia muito, pois é raro o motorista fazer a troca dentro do prazo especificado.
    O acompanhamento deve ser rigoroso e as experiências bastante cautelosas e documentadas, para rastreamento dos desvios.
    A contaminação do OM é de residuos de queima dos combustiveis fosseis, então deve se ter em mente que o papel dele é ECONÔMICO e nao ecologico, pois não se trata de biocombustivel, apenas de um reaproveitamento de residuos.

    relatorio sobre OM do CEMPRE:
    "Durante o seu uso na lubrificação dos equipamentos, a degradação
    termoxidativa do óleo e o acúmulo de contaminantes torna necessária a sua troca. Além disso, parte do óleo é queimado no próprio motor, devendo ser reposto. No processo de troca do lubrificante, este é drenado para um tanque de acúmulo, para posterior reaproveitamento.

    Embora proibida no Brasil, a queima indiscriminada (sem desmetalizar) é a forma mais comum de desvio dos óleos usados efetivamente coletados, para outras finalidades que não o rerrefino.

    Os óleos podem ainda ser reciclados, através de prestação de serviço (filtrados para reuso pelo seu proprietário, não podendo nessa hipótese, destinar-se a qualquer forma de comercialização ). Podem ser rerrefinados, (grande força da destinação do óleo usado) gerando óleos básicos para novas formulações.

    O rerrefino revela-se como o meio mais adequado para absorver a quantidade de óleo usado que é gerado no país através das atividades econômicas."
    fonte:http://www.cempre.org.br/fichas_tecn...oleo_usado.php

    Caro Dmazaz, os usuarios de OM do grupo BIOCOM usam como diesel, normalmente, após purificação.Lembro que, como foi postado anteriormente, cada construcao e projeto de motor e BI é individual, então o uso de OMU purificado deve ser precedido de todas as cautelas necessárias, até que seja confiável.
    sds
    Evandro
    PS: Dmazaz, este mundo está sendo construido, tijolo por tijolo, voce é parte do processo.
  • 15/05/2008, 11:32
    dsamaz
    Omu
    A questão da desmineralização são outros quinhentos. Por lógica, micro-fagulhas de metais pesados viram verdadeiras "bombas" dentro da camâra de explosão, estragando as camisas e os pistões.... Porém, estes (as camisas e pistões), eu acho, deveriam estar carbonizados pelo OMU após pouco uso.

    Eu vou testar num motor diesel q tenho, ele está saindo da oficina semana q vem. Aí vou postar os resultados.

    Daniel
  • 15/05/2008, 11:49
    dsamaz
    1 Anexo(s)
    Omu-v
    Criei uma nova idéia, para queimar em motores a gasolina.
    OMU-Vaporizado - óleo lubrificante mineral usado vaporizado por velas aquecedoras. Eu acho que pode-se usar óleo vegetal também, porém, deve-se ver seu ponto de vaporização.

    Será que vai queimar?
    Em teoria parece que sim, mas tem-se que avaliar a questão da injeção eletrônica / carburador para regular direito.

    A idéia é a seguinte:
    1. vaporizar o óleo mineral, aquecendo-o com velas aquecedoras de motor diesel (são baratas e fáceis de instalar / operar)
    2. direcionar o vapor para a admissão do motor ciclo Otto (a gasolina)
    3. esperar que se queime

    Preliminarmente vou apenas aquecer um recipiente metálico com maçarico. Se as rotações dos motores (um carburado e outro inj. eletron) aumentarem, significa q que queimou e gerou força.

    Se funcionar bem, pensei num sistema de torre com canos de aço (vejam foto).

    Possíveis problemas: o aquecimento da vela é suficiente para vaporizar rápido o OM? Quanta energia elétrica será consumida pelas velas?


    O que acham?? Opinem por favor...

    Daniel
  • 17/05/2008, 16:15
    BIOCOM
    Daniel, não tenho condições de opinar acerca disso, porque há muitas varáveis envolvidas e exigirá conhecimentos que não tenho, espero que aqui no 4x4 alguem possa ajudar.
    sds
    Evandro
  • 20/05/2008, 19:06
    BIOCOM
    Caravanas De Motores Diesel Originais Rodando Ov Atravessam A Europa
    Carros movidos a óleo de cozinha cruzarão Europa
    Plantão | Publicada em 20/05/2008 às 10h05m
    BBC
    Um grupo de aventureiros irá atravessar a Europa em 30 carros usando como combustível apenas óleo de cozinha usado em restaurantes e lanchonetes que encontrarem no trajeto.
    O projeto FatFinding (ou Caçadores de Gordura) contará com 30 grupos de motoristas. As equipes sairão de Londres no dia 16 de agosto e irão seguir até a Grécia em um percurso de 3 mil quilômetros a ser realizado durante duas semanas.
    Segundo o idealizador do projeto, Andy Pag, que já viajou de Londres a Timbuktu em um automóvel movido a base de chocolate, o objetivo é identificar se o uso de óleo vegetal reciclado é viável para ser utilizado como combustível em longa distância.
    "A intenção é verificar se o uso do óleo é possível e praticável em viagens longas e rir um pouco no caminho", afirmou Pag.
    Ele explica que as equipes poderão, em emergências, recorrer ao biocombustível e comprar óleo de cozinha em supermercados, caso seja necessário. No entanto, o principal combustível da viagem deverá ser óleo reciclado de restaurantes e lanchonetes encontrados no trajeto.
    "Será difícil explicar para um dono de uma lanchonete na Croácia que queremos a gordura do estabelecimento dele", brinca um dos organizadores.
    De acordo com Pag, não é necessário converter os motores a diesel para usar biocombustíveis. Segundo ele, a maioria dos motores comportam a mistura de óleo vegetal com combustível comum.
    "As equipes não precisam converter seus motores, mas se fizerem, será mais fácil evitar o uso de combustíveis fósseis completamente durante a viagem", disse Pag.
    Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil
    FONTE:http://oglobo.globo.com/mundo/mat/20...-427465777.asp

    VEJA ESTA TAMBEM:
    asal quer bater recorde com carro movido a óleo de cozinha; assista


    Agnes e Miguel vão levar nove meses para completar a viagem
    O casal de mexicanos Agnes Merat e Miguel Gutierrez pretende bater um recorde mundial de distância ao dirigir por 30 mil quilômetros uma van abastecida somente com óleo de cozinha usado.

    Agnes e Miguel dizem que querem mostrar para as pessoas que o óleo vegetal usado pode ser uma alternativa limpa e barata em comparação com a gasolina.

    O casal afirma que a van emite gás carbônico, mas que o poluente é cancelado por ser absorvido pelas plantas que servem de matéria-prima para o fazer o óleo.

    VejaAssista à reportagem

    Agnes e Miguel levarão nove meses para completar a viagem. Ao invés de postos de gasolina, os dois planejam parar em restaurantes para abastecer a van.

    Mas para ser utilizado como combustével, o óleo de cozinha tem um problema: o fornecimento.

    Os Estados Unidos, por exemplo, produzem apenas 100 milhões de galões de óleo vegetal usado por ano, e usam 140 bilhões de galões de gasolina.

    Especialistas afirmam que o óleo vegetal é uma solução parcial. Funciona para aqueles que podem conseguir óleo de cozinha usado de restaurantes.

    O óleo vegetal precisa ser filtrado e estimativas indicam que não há óleo suficiente para todos os veículos que circulam atualmente.
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