polimerizacao do ov e uso de oleo mineral
1- standard de OV (padrao de qualidade): fonte elsbett AG, especiamente para voce, atônio
http://www.elsbett.com.br/us/vegetab...-standard.html
2- comportamento do OV Até 180º: sem polimerizacao.
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/19461
3- O OV tem que ser aquecido até 90ºC, que por coincidencia temos disponivel nos veiculos atraves da agua do sistema de arrefecimento. Esta temp é onde o OV alcança as caracteristicas adequadas citadas anteriormente.
4- uso de OM: sempre sonhei fazer uso, mas nao disponho das especificações de viscosidade, injetividade e etc.
vou buscar mais informações no grupo biocom e depois posto aqui. Lembro claramente do Barci de MT que usa banha de porco nos geradores diesel, insumo que é abundante por lá.
sds
Evandro
PS: não deixem de visitar o site NOVAENERGIA citado anteriormente.
Citação:
Postado originalmente por
haundrich
Pergunto:
Já que tem que aquecer para afinar o óleo e também para melhorar a queima, (desconsidere os 90 graus do sistema de arrefecimento do motor ), qual a temperatura máxima para aquecer o OV?
uso de OM no motor diesel
Caro, o uso de OM usado de lubrificação no motor deve ser precedido de uma filtragem rigorosa, decantação e lavagem com agua limpa semelhante ao usado no tratamento do OVF (fritura).
O OM separado devera ser traçado com 10 % de álcool combustivel (da bomba do posto).
A qualidade do OM usado varia muito, pois é raro o motorista fazer a troca dentro do prazo especificado.
O acompanhamento deve ser rigoroso e as experiências bastante cautelosas e documentadas, para rastreamento dos desvios.
A contaminação do OM é de residuos de queima dos combustiveis fosseis, então deve se ter em mente que o papel dele é ECONÔMICO e nao ecologico, pois não se trata de biocombustivel, apenas de um reaproveitamento de residuos.
relatorio sobre OM do CEMPRE:
"Durante o seu uso na lubrificação dos equipamentos, a degradação
termoxidativa do óleo e o acúmulo de contaminantes torna necessária a sua troca. Além disso, parte do óleo é queimado no próprio motor, devendo ser reposto. No processo de troca do lubrificante, este é drenado para um tanque de acúmulo, para posterior reaproveitamento.
Embora proibida no Brasil, a queima indiscriminada (sem desmetalizar) é a forma mais comum de desvio dos óleos usados efetivamente coletados, para outras finalidades que não o rerrefino.
Os óleos podem ainda ser reciclados, através de prestação de serviço (filtrados para reuso pelo seu proprietário, não podendo nessa hipótese, destinar-se a qualquer forma de comercialização ). Podem ser rerrefinados, (grande força da destinação do óleo usado) gerando óleos básicos para novas formulações.
O rerrefino revela-se como o meio mais adequado para absorver a quantidade de óleo usado que é gerado no país através das atividades econômicas."
fonte:http://www.cempre.org.br/fichas_tecn...oleo_usado.php
Caro Dmazaz, os usuarios de OM do grupo BIOCOM usam como diesel, normalmente, após purificação.Lembro que, como foi postado anteriormente, cada construcao e projeto de motor e BI é individual, então o uso de OMU purificado deve ser precedido de todas as cautelas necessárias, até que seja confiável.
sds
Evandro
PS: Dmazaz, este mundo está sendo construido, tijolo por tijolo, voce é parte do processo.
Caravanas De Motores Diesel Originais Rodando Ov Atravessam A Europa
Carros movidos a óleo de cozinha cruzarão Europa
Plantão | Publicada em 20/05/2008 às 10h05m
BBC
Um grupo de aventureiros irá atravessar a Europa em 30 carros usando como combustível apenas óleo de cozinha usado em restaurantes e lanchonetes que encontrarem no trajeto.
O projeto FatFinding (ou Caçadores de Gordura) contará com 30 grupos de motoristas. As equipes sairão de Londres no dia 16 de agosto e irão seguir até a Grécia em um percurso de 3 mil quilômetros a ser realizado durante duas semanas.
Segundo o idealizador do projeto, Andy Pag, que já viajou de Londres a Timbuktu em um automóvel movido a base de chocolate, o objetivo é identificar se o uso de óleo vegetal reciclado é viável para ser utilizado como combustível em longa distância.
"A intenção é verificar se o uso do óleo é possível e praticável em viagens longas e rir um pouco no caminho", afirmou Pag.
Ele explica que as equipes poderão, em emergências, recorrer ao biocombustível e comprar óleo de cozinha em supermercados, caso seja necessário. No entanto, o principal combustível da viagem deverá ser óleo reciclado de restaurantes e lanchonetes encontrados no trajeto.
"Será difícil explicar para um dono de uma lanchonete na Croácia que queremos a gordura do estabelecimento dele", brinca um dos organizadores.
De acordo com Pag, não é necessário converter os motores a diesel para usar biocombustíveis. Segundo ele, a maioria dos motores comportam a mistura de óleo vegetal com combustível comum.
"As equipes não precisam converter seus motores, mas se fizerem, será mais fácil evitar o uso de combustíveis fósseis completamente durante a viagem", disse Pag.
Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil
FONTE:http://oglobo.globo.com/mundo/mat/20...-427465777.asp
VEJA ESTA TAMBEM:
asal quer bater recorde com carro movido a óleo de cozinha; assista
Agnes e Miguel vão levar nove meses para completar a viagem
O casal de mexicanos Agnes Merat e Miguel Gutierrez pretende bater um recorde mundial de distância ao dirigir por 30 mil quilômetros uma van abastecida somente com óleo de cozinha usado.
Agnes e Miguel dizem que querem mostrar para as pessoas que o óleo vegetal usado pode ser uma alternativa limpa e barata em comparação com a gasolina.
O casal afirma que a van emite gás carbônico, mas que o poluente é cancelado por ser absorvido pelas plantas que servem de matéria-prima para o fazer o óleo.
VejaAssista à reportagem
Agnes e Miguel levarão nove meses para completar a viagem. Ao invés de postos de gasolina, os dois planejam parar em restaurantes para abastecer a van.
Mas para ser utilizado como combustével, o óleo de cozinha tem um problema: o fornecimento.
Os Estados Unidos, por exemplo, produzem apenas 100 milhões de galões de óleo vegetal usado por ano, e usam 140 bilhões de galões de gasolina.
Especialistas afirmam que o óleo vegetal é uma solução parcial. Funciona para aqueles que podem conseguir óleo de cozinha usado de restaurantes.
O óleo vegetal precisa ser filtrado e estimativas indicam que não há óleo suficiente para todos os veículos que circulam atualmente.