x
Convex Datacenter
Página 1 de 13 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 149
  • #1
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Câmbio Mecânico X Automático.




    PessoALL, abri este tópico por conta de discussões entre adeptos de Câmbio Manual x Câmbio Automático. Fiz uma pequena inserção num tópico dos CJ´s, e demonstrei preconceito em relação a 4x4´s com câmbio automático. Coisa leve, diferença política. Houve protestos.
    Penso que tem aplicação que precisa por conta de alta redução, e elevado torque. Jipe pra superar “pedronas”, bem devagar, um obstáculo depois do outro, apertado. Só. No mais, exceto pela aplicação específica, penso que jipeiro desgosta de câmbio automático. É coisa de modismo. Ou desconhecimento mesmo. Coisa de sentimento e não de razão. Pilotagem com câmbio automático, não tem graça. Pelo menos não venham dizer que o carro, depois da adaptação do câmbio automático, ficou ... "animal", e é muito melhor por causa disso ou daquilo.

    O mesmo preconceito que muitos do Fórum (e eu não os condeno) têm prá com os Ecosport, eu tenho prá com os 4x4 com câmbio automático. Dá passear em Campos de Jordão, ou ir ao Guarujá... “curtir a natureza”. Carrinho de viagem.

    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #2
    isso n vai dar certo hehehe

    nunca dirigi carro automatico , entao n posso falar nada .

  • #3
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Luca,

    Acho que Câmbio Manual x Câmbio Automático e coisa de gosto mesmo.

    Tenho carro automático e gosto muito, mas é carro de rua, infelizmente ainda não tenho 4x4. Eu teria um 4x4 automático na boa, mas da mesma forma que em carros de rua, acho que câmbio automático casa melhor com motorzão. Uma coisa que acho legal em automático é que tem opção, pode andar em Drive, e pode também cambiar, se for destes câmbios mais modernos então, cheios de botõezinhos, tiptronic na direção, aí nem se fala.

    Lógico que sempre vai ter alguns trechos que beneficiam um ou outro câmbio.

    Abraços Du.

  • #4
    Luca,

    Isso é questão de gosto mesmo.

    E igual escolher motor, guincho, pneu e etc.

    Até.

  • #5
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Fala gente,

    Luca, acho que não pode radicalizar, dizendo que 4x4 automático é carrinho de viagem, etc.. é como dizer que 4x4 com capota de lata ou de fibra é carrinho de passeio.. Seria comprar briga com trolleiro, landeiro, ruraleiro, bronqueiro
    Pergunte ao Leopoldo se pilotagem com câmbio automático não tem graça.. ou melhor, pergunte à passageira dele

    É como já disse, cada um é cada um, não é por que você não gosta e acha que não precisa de um automático que eu não vou gostar ou achar que seria bom pra mim

    [ ]´s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #6
    Tecnicamente uma transmissão automática é tão importante no fora de estrada como uma direção com assistência hidráulica.
    Tem muitos que não gostam ou não acham uma boa ter direção com assistência hidráulica para o fora de estrada.
    O Bill, por exemplo, teimava que não precisava de direção com assistência hidráulica no Spider com os 35x 15,5... eu falava que precisava... resultado, numa situação mais complicada o Bill simplesmente não conseguia virar o volante...
    Para ser do contra ele colocou uma totalmente hidráulica...
    Porque uma direção hidráulica (ou com assistência) é importante?
    Ajuda na força em situações difíceis, ajuda a virar grandes pneus e ainda é mais segura ao diminuir brutalmente o tranco na direção quando a roda colide com algum obstáculo; isso pode ser a diferença entre perder o controle do veiculo ou não, assim como de quebrar o pulso ou algum dedo ou não.

    Na transmissão a questão é a mesma.
    A automática é superior em tudo a mecânica.
    Mas muitos falam mal e talvez nunca tenham nem andado em nenhum veiculo automático.
    Muitos falam mal e talvez nunca tenham nem andado em um veiculo automático 4x4.
    Falam mal e talvez nunca tenham nem andado em um veiculo automático 4x4 no fora de estrada.

    O automático já é mais interessante por não ter embreagem, que sempre pode dar problema, principalmente em travessia de água ou lama.
    Já fiz uma trilha em dois jipes, um Vitara e a minha Cherokee Automática. O Vitara entrou num lamaçal e não passou, ao tentar dar ré a embreagem simplesmente não funcionava mais, ficou sem nenhuma tração pela lama na mesma. Continuamos então com a Cherokee arrastando o Vitara pela trilha, sem nenhum problema já que a transmissão automática só esquenta um pouco mais. Se tive-se um embreagem teria o risco de acabar com a mesma antes de tirar o Vitara da trilha.
    Logo mais à frente entrei num atoleiro inadvertidamente ainda rebocando o Vitara... lógico que fiquei atolado. A Cherokee deve ter ficado cerca de meia hora no atoleiro, certamente a transmissão ficou totalmente dentro da lama, mas após sair com o guincho continuamos normalmente com a Cherokee rebocando o Vitara.

    A automática também é mais segura, pois se fica com total controle do veiculo com um pé no freio e outro no acelerador.

    Também é bem mais segura em subidas ou decidas, pois se pode permitir até a troca de marchas nestas situações. Sem o risco de ficar em vazio como pode acontecer num veiculo mecânico se não conseguir engatar a próxima marcha.
    Nunca subi dunas, mas certamente o automático pode ir baixando as marchas sem perda de tração como ocorre num mecânico.

    Numa emergência pode-se comandar direto a primeira marcha no automático que vai baixando as marchas quando for possível sem risco para o motor ou de ficar em vazio.

    Para fora de estrada mais pesado então não tem comparação, tanto que a transmissão automática para o Spider já está na garagem do Bill.

  • #7
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Fala Wallace,

    Só por curiosidade: a transmissão automática da Cherokee Sport 4.0 é igual a do Wrangler com o mesmo motor?

    [ ]´s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #8
    Não, a Cheorkee tem 4 marchas e o Wrangler tem 3.
    Mesmo as caixas de transferência são diferentes, a Cherokee tem opção de Full-time e o Wrangler não.
    No mais as Cherokees aqui já vinham com respiro alto e o Wrangler não (no auto não tenho certeza, mas no mecânico não é alto).
    A transferência da Cherokee auto é a mesma usada Pajeros, pelo menos externamente.
    Os motores também são levemente diferentes, a Cherokee é ridiculamente mais forte (não faz diferença pratica).

  • #9
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Eu acho engraçado ver como as pessoas criticam um sistema sem conhecer do assunto.
    Os cambios manuais só superam os automaticos nas seguintes situações:

    1) Corridas e ralis onde não se pode abrir mão de potência.
    2) Em descidas ingremes quando a viatura com automatico tem relações originais (longas) nos diferenciais.
    3) Em viaturas com motores de bomba d`agua.

    Em trilhas o automatico é sempre melhor, no Trial então nem se fala, realmente só usaria um mecanico nas situações acima.
    E claro que me refiro aos cambios modernos, não adianta citar um cambio automatico dos anos 70 ou 80 como comparação.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #10
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Meu velho tem uma V6 4.3 , hidramática, câmbio no volante com 200hps, acho q é isso, original . 4 velocidades

    O Bicho é um capeta nas arrancadas, puxa muito forte... nas subidas nem se fala. O câmbio parece q se auto regula conforme vc pisa no acelerador, e nas condições de uso. Na estrada uma manteiga, vc chega a 160 sem perceber 8) e com baixo giro mesmo. Além disso o câmbio tem 2 D e uma 2 e 1 velocidades. A 1 parece um caminhão de tão forte q fica. Pena q não é 4x4, queria ver com um 4x4low e 1... Acho q detona tudo mesmo

    Se tivesse condição e espaço no meu CJ, com certeza automático 8)

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #11
    A minha Cherokee "frita" os 4 pneus quando troca de primeira para segunda em reduzida, pisando é claro.
    Em aceleração plena em reduzida quem esta dentro do veiculo assusta com a aceleração e trocas de marchas brutais...

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Mas em 1 ou no D???

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade