x
Convex Datacenter
Página 7 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 106
  • #73
    Usuário Avatar de DaniloSM
    Entrada
    15/12/2010
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    28
    Posts
    229
    Agradecimentos: 0



    No asfalto, sempre ande em "D"
    GV 2p 1.6

  • #74
    Usuário
    Entrada
    04/06/2010
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    57
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0

    Câmbio LONGO x CURTO

    Prezados,
    o q significa uma vtr ter um "câmbio LONGO"? É o mesmo q a vtr suporta "esticar" a velocidade + para mudar de marcha comparado com uma vtr de câmbio curto?

    Exemplo: mudança da 1a para a 2a marcha
    com câmbio longo, a velocidade da troca é mais alta do que para uma vtr de câmbio curto?

  • #75
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    marcelinoDF!

    Cambio longo e cambio curto, é a referencia do escalonamento das marchas.

    Um ex. é o cambio do chevette.
    O cambio do chevette é relativamente longo, pois seu escalonamento é alto entre as marchas.
    Mais o cambio do chevette junior, a relação é curta, ficando equilibrado para trilha, o mesmo cambio, mais com dois escalonamentos diferentes!

    Isso também ocorre no gol, onde cada motor exige um escalonamento diferente.

    Acho que é isso!

    Abraços.

    Kim.

  • #76
    Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Posts
    950
    Agradecimentos: 0
    A primeira é uma marcha curta, a quinta é longa.

    Isso são termos usados para designar a relação de redução das engrenagens internas de câmbios, diferenciais, reduzidas...

    A primeira é curta, ela multiplica o torque que chega do motor em 4:1(suposição) e a do diferencial é 4.1:1(suposição), só que o motor chega à 4000rpm, nessa rotação, a velocidade vai ser 38km/h(suposição), o que te faz mudar para segunda que tem uma relação de 2.5:1(suposição), e que à 3000rpm chega à 60km/h(suposição), o motor já vai começar à "esguelar" e você põe a terceira, que tem relação 1.6:1(suposição), em terceira o motor chega à 110km/h à 4400rpm, é ora de trocar e por 4ª, e assim vai progressivamente. A quinta, geralmente é Over Drive, isso significa que a relação de redução dela é 0.alguma coisa(ex: 0.89:1), ou seja ela desmultiplica a redução do diferencial(4.1:1) para cerca de 3.69:1, o que deixa o carro mais longo e que possa adquirir uma velocidade maior em menor rotação.

    Motores Ciclo otto(gasolina, alcool, gnv, etc...) geralmente tem RPM maior que motores Ciclo Diesel(6000rpmx4000rpm - em média).

    Por isso, em carros à gasolina, alcool, a relação é geralmente mais curta, pois precisa de mais agilidade para chegar ao pico de potência que é mais alto, já o diesel, se for curto nas relações, chega muito fácil à sua potência máxima e isso vai amarrar o carro.

    Abraços e espero ter sanado suas dúvidas.
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #77
    Usuário
    Entrada
    04/06/2010
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    57
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0
    hum... supondo taxa de ACELERAÇÃO igual nos dois motores para atingir suas respectivas POTÊNCIAS MÁXIMAS, dentro de cada marcha:
    a) Câmbio LONGO (motores a compressão – diesel): maior tempo para mudança de marchas, ou seja, entre uma marcha e outra, vc deve “esticar” mais o motor até ele “pedir marcha”;
    b) Câmbio CURTO (motores a combustão – gasolina, álcool, GNV): menor tempo para mudar marchas em comparação com o a diesel.
    Muito agradecido, Pedro e Kim.
    []

  • #78
    Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Posts
    950
    Agradecimentos: 0
    Não é bem assim, isso não se restringe para motores Diesel, existem motores(V8 antigos, L6 antigos) Ciclo Otto que também necessitam de uma relação longa.

    Esqueça desse tempo para mudar à marcha. Não precisa "esticar" o motor Diesel, muitas vezes você pode conduzi-lo como um à gasolina, é só prática, passar as marchas numa faixa de giro boa e tal. A turbina encheu legal, troca a marcha, não existe uma lei para isso, cada carro é um carro, uns mais longos, outros mais curtos...

    Abraços
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #79
    Usuário
    Entrada
    04/06/2010
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    57
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0
    Prezado Pedro Bonadio, muito lhe agradeço pela orientação e paciência.

    Abusando de sua boa vontade, a segunda parte da minha dúvida é o tal de ENCHER A TURBINA...
    o q caracteriza isso é aquele barulho que parece que o mundo vai voar (“vuoooooou”). Um barulho que dá medo! Parece que vai voar tudo!
    Eu ainda não peguei estrada prá valer com a vtr, farei isso neste fds, quando irei a Goiânia, 200 Km de rodovia boa e maioria retas. Por enquanto estou apenas andando nas redondezas, apesar de aki no DF ter muitas vias longas em que dá para esticar e sentir o brinquedo... penso q deva ser disso q vc está falando.

    MAS... como, digamos, IDENTIFICAR que a turbina encheu bem? Quais sinais caracterizam isso sem deixar dúvidas? O "gafanhoto", chamo minha criança assim pq pula d+, dá uns sopapos para frente... é quando o turbo "entra"?

  • #80
    Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Posts
    950
    Agradecimentos: 0
    O turbo enche, você se sente colando banco, é tipo um coice. Na ranger 3.0 tem um mostrador digital no painel que mostra a pressão do turbo, é uma escala que lhe mostra pressão do turbo.

    http://www.robertoveiculos.com.br/im...10716889c9.jpg

    O que acontece, existem alguns tipos de compressores, como Supercharger ou Blower, e a Turbina, estes sendo os mais famosos.

    A turbina utiliza gases que o motor elimina para pressurizar(sistema de hélice/rotação) e mandar essa pressão para o motor(explicação bem simples), as turbinas variam de tamanho, turbos pequenos são melhores para torque/potência em baixa e diminuem o turbo lag, só que um turbo deve ser dimensionado para o tamanho do motor. Turbinas grandes, são melhores para torque/potência em alta(provas de arrancada você vê aqueles senhores turbos), mas deixa um baita lag para motores pequenos.

    A pressão que os turbos normalmente trabalham é entre 0.5kg e 1.7kg, carros preparados chegam à 2kg, 2.5kg...Quanto mais pressão, mais força(potência e torque) e menos vida útil para o motor(por isso que falam que colocar turbo fundi o motor(mentira), o que fundi o motor é pressão demais).

    Turbinas convencionais, dependem dos gases expelidos pelo motor, e esse volume de gás tem que ser grande para pressuriza-la, por isso ela demora para atingir seu pico, quanto menor à pressão, mais fácil ela enche, porém menor a potência.

    Alguns anos atrás, foi inventada a turbina TGV(turbo de geometria variável), que eu não conheço seu funcionamento, mas seu suas características. A TGV, é uma turbina que age elimina em quase 100% o turbo lag, pois ela pressuriza em baixas rotações(1000rpm) e só é usada em carros Diesel, existe agora uma para motores Ciclo Otto(criada à pouco tempo) e eu não conheço.

    O que acontece no turbo convencional, é o seguinte, em pequenas rotações o motor não expele gases suficientes para fazer a turbina pressurizar, então ela só pressuriza quando existe o volume de gases necessário.

    O barulho, não é muito perceptível, mas é aquele assovio que acontece na aceleração, tipo um "fiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiii".

    Abraços
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #81
    Usuário
    Entrada
    04/06/2010
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    57
    Posts
    67
    Agradecimentos: 0
    Pois é, Pedro, valeu a "aula", mas acontece q "gafanhoto" é versão XL (DH + AR), embora TGV (está no manual!), e não tem esse lance de mostrador de pressão no turbo, não. O meu painel é bem simples. Comprei como produtor rural, venda direta, e versão "ecológica"... tudo manual, nada elétrico nem automático, piso de borracha, etc. Na sua compra, eu precisei escolher "kit conforto" (trio elétrico, carpete, etc) OU tração... eu optei pela tração... razões óbvias!
    Valeu, muito lhe agradeço pela orientação.
    forte [].

  • #82
    Usuário Avatar de arthurdj
    Entrada
    11/08/2011
    Idade
    37
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Bem bacana, ajudou bastante!

  • #83
    Usuário Avatar de ricardoslima
    Entrada
    24/04/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    34
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Muito bom só teve uma duvida dos termos que não foi esclarecida para mim. O que faz o zequinha, que eu já ouvi algumas vezes o pessoal falar aqui e em outros lugares.

  • #84
    Usuário Avatar de Poison
    Entrada
    20/10/2008
    Local
    Bauru/Campinas/Curitiba/SP
    Idade
    40
    Posts
    423
    Agradecimento: 1
    tópico bom demais! me ajudou aqui a tirar algumas duvidas

    Obrigado!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade