x
Convex Datacenter
Página 6 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 106
  • #61
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por R. Mendes Ver Post
    Com relação às picapes, só pra ver se entendi (rs), quando aciona-se o 4x4, como não há bloqueio de diferencial central por não terem, nem de eixo, as rodas continuarão girando em velocidade diferentes?
    As rodas de um mesmo eixo podem girar em velocidades diferentes porque os diferenciais dianteiros ou traseiros não estão bloqueados. Mas os cardans dianteiros e traseiros giram na mesma velocidade.


    Citação Postado originalmente por R. Mendes Ver Post
    Nesse caso, sua capacidade off-road fica inferior a um SUV que tenha bloqueio de diferencial central, certo?
    Errado. A "capacidade off-road" será a mesma de um SUV AWD com o diferencial central bloqueado. Em teoria diferencial central bloqueado = CT


    Citação Postado originalmente por R. Mendes Ver Post
    Ou no caso, o bloqueio dos cardans que você falou cumprem essa função de fazerem as rodas girarem na mesma velocidade? Posso ter falado alguma bobagem, mas ainda vou revisar cardan.
    Em um 4x4 sem diferencial central os cardans ficam "bloqueados" (giram na mesma velocidade) e consequentemente a coroa dos diferenciais dianteiro e traseiro também giram na memsa velocidade. Quanto as rodas pode haver diferença de velocidade justamente devido aos diferenciais dianteiros e traseiro.

    Citação Postado originalmente por R. Mendes Ver Post
    Bom, caso essa divisão em categorias tenha sido algo sem sentido, me avise, que passo uma borracha nela e vou me ater aos outros posts que deixamos aqui, e me aprofundar mais no assunto.
    Abraço
    Eu esqueceria esse negócio de divisão e categorias e me concentraria em entender o funcionamento dos sistemas/componentes.

  • #62

    Tyler

    Deixei um pouco de lado a divisão em categorias e fui me aprofundar no assunto.

    Só estou tentando entender mais o termo roda livre.

    Citação Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    As rodas de um mesmo eixo podem girar em velocidades diferentes porque os diferenciais dianteiros ou traseiros não estão bloqueados. Mas os cardans dianteiros e traseiros giram na mesma velocidade.
    Nesse caso (onde encaixam-se as picapes, Jimny, Troller etc) em uma situação mais severa, além dos cardans girarem na mesma velocidade, não seria melhor as rodas de cada eixo girarem na mesma velocidade?

    Citação Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    Errado. A "capacidade off-road" será a mesma de um SUV AWD com o diferencial central bloqueado. Em teoria diferencial central bloqueado = CT
    Pois é, aqui reside dúvidas ainda. Em um carro com diferencial central, a diferença é que o mesmo me permite andar com o 4x4 em estradas de asfalto sem problemas, uma vez que os cardans podem girar em velocidades diferentes.

    Quando eu bloqueio o diferencial central, eu faço com que os dois cardans girem de maneira igual. E nesse caso, com bloqueio do diferencial central, há o bloqueio automático dos diferenciais dianteiros e traseiros,correto?

    Ou quando se fala em bloqueio em veículos com diferencial central ou CT, refere-se apenas ao bloqueio dos cardans?




    E obrigado pelas respostas e paciência. rs

    Nem sei se estou fugindo muito sobre o assunto do tópico, se for o caso procuro um mais apropriado ou crio outro.

    Abraço

  • #63
    Citação Postado originalmente por R. Mendes Ver Post
    Nesse caso (onde encaixam-se as picapes, Jimny, Troller etc) em uma situação mais severa, além dos cardans girarem na mesma velocidade, não seria melhor as rodas de cada eixo girarem na mesma velocidade?
    Tentando responder minha própria pergunta depois de uma pesquisada: nesse caso, para que as rodas de um mesmo eixo girem com a mesma velocidade (em casos que necessitam) existem os diferenciais do tipo LSD (ou autobloqueante) da Fronier, ou os fechados.

    Exceção do diferencial aberto, que é o mais comum entre as rodas de um mesmo eixo, os outros dois tipos (Acoplamento viscoso e Torsen) são usados mais entre o eixo dianteiro e traseiro de um veículos 4x4 full time ou 4x4 part time autromático. Sendo nesse caso portanto, diferenciais centrais.


  • #64
    Usuário
    Entrada
    11/04/2011
    Idade
    40
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Olá, aprendí muita coisa aqui sobre significados de palavras relacionadas a 4x4 e esportes que se pratica com 4x4.
    Estive procurando por sites que falam sobre esportes radicais e encontrei o Off Road.

    Off Road: Significa fora da estrada, emoção para todos os gostos. É uma atividade de aventura que apresenta veículos e motos que desafiam locais desprovidos de estradas pavimentadas e de difícil acesso.

    Até mais amigos!

  • #65
    Ola a todos, bom minha duvida é a seguinte.
    Bloqueio de diferencial central.No caso dos nivas quando vc liga seria a mesma coisa que soldar os eixos cardas(não sei se é essa a palavra correta).No caso de willys isso acontece quando se liga o reduzido,ou quando se liga o 4x4, ou não tem?Desculpem a ignorancia.
    Niva Ekron 9500lbs.

  • #66
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    O niva tem tração 4x4 integral (full time) ou seja as 4 rodas dele são empurradas pela força do motor (ele é sempre 4x4) mas isso gera um problema, em uma curva o eixo dianteiro e traseiro fazem percursos diferentes ( o mesmo ocorre nos eixos, a roda q esta do lado de dentro da curva gira menos do q a q esta do lado de fora e isso tem q ser corrigido pelo diferencial, para que o carro possa virar normalmente, se essa diferença ñ for corrigida (um diferencial bloqueado 100%) o veiculo vai ter dificuldades para virar) e isso gera uma diferença de rotação entre os diferenciais e para corrigir isso colocaram no niva o diferencial central, mas ele é meio burrinho e ñ sabe a diferença entre uma curva ou um atoleiro e acaba mandando mais força para o eixo em que as rodas giram em falso (o eixo q estaria fazendo um percurso maior na curva) nisso o niva esta em 4x2 e se uma das rodas do eixo q esta recebendo a força travar vc vai ficar 4x1 . Então para os nivas e land´s ñ ficarem em 4x2 criaram o bloqueio de diferencial central, esse quando acionado manda igualmente a força do motor para os dois eixos, isso equivale a um jeep, troller, ranger etc com a alavanca ou botão seletor de tração na posição 4x4 H (4x4 sem reduzida).

    Desculpa pelo tamanho do texto mas eu me empolguei


    T+
    Murilo Beltrame

  • #67
    Citação Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    Então para os nivas e land´s ñ ficarem em 4x2 criaram o bloqueio de diferencial central, esse quando acionado manda igualmente a força do motor para os dois eixos, isso equivale a um jeep, troller, ranger etc com a alavanca ou botão seletor de tração na posição 4x4 H (4x4 sem reduzida).
    So pra confirma um willys,troller,hilux quando vc liga o 4x4 sem reduzida e mesma coisa que o niva com bloqueio central acionado e sem reduzida.Se for uma Hilux(exemplo) não pode andar 4x4 na estrada?
    Niva Ekron 9500lbs.

  • #68
    Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 5
    Isso mesmo Col um niva bloqueado é igual a esses carros q vc falou com a 4x4 ligada mas sobre a hilux eu não sei pois alguns 4x4 mais modernos e caros são cheio das coisas como por ex a cherokee q é 4x2 mas tb tem diferencial central.




    T+
    Murilo Beltrame

  • #69
    Gostaria do auxilio de vocês para simplificar a "coisa" para mim. dizendo afinal qual a tração do mitsubhi ASX, 4x4 e qual a sua efetividade, ou seja, seu utilidade e aplicapilidade.
    grato leao

  • #70
    Excelente este topico! Cheio de informações uteis para um recem chegado ao mundo 4 x 4 como eu! Valeu pessoal! ..Só que...Depois deu um nó!!!
    Fiquei confuso sobre os superpoderes da minha Pajero Sport automatica:
    - Ela é capaz de 4 x 2, 4x 4 Hi e 4 x 4 Low , isso não tem duvida. Minhas duvidas são:
    1 ) Ela bloqueia o diferencial em caso de atoleiro pesado ou não? Sob demanda ou automaticamente?
    2 ) Ela tem diferencial central , com isso posso descer uma serra de asfalto a uns 90 Km em 4 x 4 Hi para maior aderencia, certo ?
    3 ) Ela me permite mudar de 4 x 2 para 4 x 4 Hi com o carro em movimento sem necessidade de parar ou por o cambio em "N" desde que no maximo a uns 60 Km/H . certo?
    Ela é um utilitario 4 x 4 ou um SUV ?
    Abs!
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • #71
    Usuário Avatar de DaniloSM
    Entrada
    15/12/2010
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    28
    Posts
    229
    Agradecimentos: 0
    Se não me engano, a Pajero Sport tem um bloqueio LSD no diferencial traseiro
    GV 2p 1.6

  • #72
    A proposito de diferenciais, 4 X 4 e afins:
    Segundo o manual da minha Pajero Sport automatica, o botão "HOLD" qdo acionado propicia arrancada suave em piso escorregadio, quando em qualquer posição da manopla de marchas que não "L" , arrancará em segunda.
    Não entendi...É p'ra usar em "L" ?
    Leo Maluf - Pajero Sport HPE diesel 2006

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade