Eu acabei de passar pelo mesmo dilema que você. Queria um jipe que fosse bom para trilhas, mas confortável no dia-a-dia. Estou desde março do ano passado pesquisando e conversando com os jipeiros. Finalmente, me decidi pelo Engesa. Os motivos estão no tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15704
Vou falar um pouco da minha impressão acerca de cada jipe. Me desculpem os experts, pois essas sãos as impressões de um iniciante.
Willys/Ford: Necessitam inúmeras adaptações para ficarem legais, a não ser que você queira ficar usando os originais mesmo, com pneus finos e pequenos, bancos ruins, etc. Se for para deixá-los com um minimo de conforto, tem que trocar quase tudo, só fica chassis e lataria. Além disso, a suspensão é o que há de mais duro no mundo. Muito desconfortável para o dia-a-dia, mas valentes nas trilhas.
Bandeirante: É o jipe que tem o conjunto de motor, câmbio, caixa de transferência, reduzida e eixos mais robusto do mercado nacional Além disso, têm uma ampla rede de assistência em todo o Brasil. No entanto, justamente por essas características, são caros. A suspensão, com feixe de molas, é muito dura e desconfortável. O veículo é barulhento e vibra demais. Na média, uma excelente opção para quem pode pagar.
Wrangler: É O Jeep! Bonito, bem acabado, robusto. Confortável na cidade, valente nas trilhas. Para isso, tem que colocar um kit suspensão e pneus e rodas maiores. No todo, para se ter um Wrangler pronto para as trilhas e o dia-a-dia, gasta-se uns R$ 50 mil, muito longe do que você está querendo gastar.

Engesa: São jipes espaçosos, confortáveis e muito, muito robustos. A suspensão permite a instalação de rodas e pneus 33" sem ter que alterar nada (acho que é o único jipe que permite isso sem alteração na configuração original). Além disso, a manutenção não deve ser muito cara, pois é 100% nacional. A ergonomia dele é excelente, mas o acabamento é ruim. Não tem luxo, mas o luxo pode ser instalado depois. Tem muitos Engesas cheios de acessórios e ficam ótimos.
Você consegue um Engesa Fase I com motor a álcool ou gasolina. Tinha um sendo vendido aqui em Brasília por R$ 19 mil.
Dos outros jipes, pouco sei. Espero ter ajudado!