x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 2 de 2
  • #1
    Usuário Avatar de Tia Mi
    Entrada
    18/01/2007
    Local
    campinas/SP
    Idade
    50
    Posts
    297
    Agradecimentos: 0

    Primeiros Socorros




    Queridos amigos Jeepeiros (as),

    Quando acertei com os moderadores sobre esse tópico, nunca imaginamos que somente três dias depois perderíamos uma das figuras mais queridas do off-road nacional. Porém, com certeza a ida do Gilvan para trilhas melhores servirá para alertar a muitas pessoas sobre o outro lado do nosso esporte...

    O esporte/paixão ao qual nos dedicamos (esse ‘vício’ chamado Jeep) é motivo de muitas alegrias e momentos de prazer, mas infelizmente também carrega consigo um alto risco de acidentes...

    E o que sempre observo nas trilhas (e fora delas) é que as pessoas não estão preparadas para enfrentar esse tipo de situação e ficam sempre na torcida para ter um médico por perto.

    Mas a verdade é que o médico nem sempre está lá... e então, o que fazer???

    O objetivo deste tópico (permanente) é então humildemente dividir meus conhecimentos com vocês, para que possam ‘se virar’ numa situação de emergência.

    E o primeiro assunto a ser abordado é sobre ‘quais as características de quem vai prestar socorro a alguém’.

    Antes de mais nada, você deve:

    1) TER CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS: é o objetivo desse tópico;
    2) TER INICIATIVA, AUTOCONTROLE, CALMA, AUTOCONFIANÇA, SENSO DE OBSERVAÇÃO: se você estiver nervoso ou inseguro, dificilmente conseguirá prestar o socorro adequadamente;
    3) TER HABILIDADE MANUAL: em grande parte das situações, você terá que improvisar, então ajuda ser habilidoso;
    4) SABER O QUE DEVE SER FEITO, COMO FAZÊ-LO E PRINCIPALMENTE O QUE NÃO DEVE SER FEITO: também será discutido aqui, pois muitas vezes na ânsia de ajudar, acaba-se aumentando a lesão e os danos ao acidentado;
    5) CONHECER AS PRÓPRIAS LIMITAÇÕES E FAZER PREVALECER O BOM SENSO: se você é do tipo que não pode ver sangue ou alguém machucado/desmaiado, nem chegue perto do acidente!! Você verá aqui que há muitas formas de ajudar sem precisar se envolver com a vítima;

    Por hoje é só, lembrando que vocês podem e devem encaminhar suas sugestões de temas para tiamiSOS@terra.com.br ou me mandando uma MP (mensagem privada) aqui pelo fórum! Esperamos que entendam que esse tópico será fechado porque o assunto é muito sério, e posts incorretos podem confundir a cabeça das pessoas (coisa que já acontece normalmente...). Mas tudo que for correto e pertinente será colocado aqui.

    E ficamos aqui na torcida para que nunca precisemos usar nada disso!


    Beijinhos, TIA MI (Socorrista – CEPOE/APH e Heart Saver DEA - INCOR)
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Tia Mi
    Entrada
    18/01/2007
    Local
    campinas/SP
    Idade
    50
    Posts
    297
    Agradecimentos: 0

    primeiros socorros parte 2

    Queridos amigos Jeepeiros (as),
    Lá vamos nós mais uma vez, explorando a ‘trilha’ que nos levará a aprender um pouco mais sobre algo muito importante para nós: como socorrer alguém!
    Primeiramente quero agradecer a todos que me enviaram mensagens de apoio à iniciativa e contendo material. Para os que me enviaram dúvidas, todas elas serão colocada aqui a seu tempo... é só ir acompanhando.
    Agora vamos começar a falar sobre O QUE fazer em cada uma das situações que podem acontecer no nosso dia-a-dia de Jeepeiros... lembrando que tudo que eu digo aqui em relação à trilha, pode e deve ser transferido para o dia-a-dia fora dela.
    Independente do que tiver acontecido (capotamentos, batidas, acidentes com ferramentas, desmaios, convulsões, etc) as primeiras responsabilidades de quem vai socorrer são:
    1) ASSUMIR A SITUAÇÃO! Você tem as características do meu post anterior? Ótimo! Então arregace as mangas e vamos trabalhar! Suas primeiras providências devem ser:
    + EVITAR O PÂNICO: É normal as pessoas se desesperarem ao ver um acidente ou algo sair do controle. Isso acontece devido ao medo e à nossa sensação de impotência. Você deve se manter tranqüilo e dizer às pessoas que está tudo bem. Sua própria postura vai tranqüilizar a maior parte delas.
    + OBTER A COLABORAÇÃO DE OUTRAS PESSOAS: Isso é fundamental!!! Sozinhos não conseguimos fazer quase nada. No meio dos ‘curiosos’ sempre haverá gente disposta a ajudar, principalmente no meio Jeepeiro, onde a colaboração é a ‘alma do negócio’! Diga: “Preciso de ajuda aqui!” ou “Quem pode me ajudar?” Caso ninguém se ofereça (o que eu nunca vi acontecer!), chame mesmo: “você, você e você! Venham me ajudar aqui”
    + DAR ORDENS CLARAS E OBJETIVAS: Lembre-se, essa é uma situação de stress. Vai haver barulho, pessoas chorando, confusão. É importante que você seja objetivo e claro. Não há tempo para muitas gentilezas e ‘por favores’... é ‘faça isso’ e ‘faça aquilo’ mesmo! (ah! Ser claro e objetivo não significa ser ‘grosso’, hein?)
    + SOLICITAR AJUDA QUALIFICADA: Se no passeio houver ambulância, chame-a . Se estiverem em local de difícil acesso ou não houver ambulância, entre em contato com o serviço de bombeiros (193) ou SAMU da região (192) e combinem um local para a remoção da vítima (falaremos sobre como transportar a vítima num próximo post, pois é um assunto da mais alta importância!).
    + MANTER CURIOSOS AFASTADOS: Peça para quem estiver te ajudando afastar todo mundo. Você precisará de espaço e tranqüilidade para trabalhar, a vítima precisa de ar e principalmente: devemos preservar ao máximo a vítima de situações constrangedoras! Quanto menos gente olhando, melhor!
    + ISOLAR, SINALIZAR E PROTEGER O LOCAL: Às vezes, preocupado em socorrer logo a vítima, o socorrista se esquece de preservar a segurança externa do local. Se estiver numa trilha, peça para as pessoas sinalizarem e fazerem os outros jeeps passarem por um desvio, ou então pare mesmo os jeeps! Analise a situação: se vocês estiverem num local de risco (deslizamento, tombamento, incêndio, etc) a vítima terá que ser removida (utilizando a técnica correta, e não de ‘qualquer jeito’). Se estiver na estrada, muita atenção à sinalização... já há uma vida em risco: NÃO COLOQUE A SUA TAMBÉM!!!

    Por hoje é só, lembrando que vocês podem e devem encaminhar suas sugestões de temas para tiamiSOS@terra.com.br ! Fica também a sugestão para que vocês imprimam e guardem esses posts... no final você terá um Manual de Primeiros Socorros e noções de Resgate!

    E ficamos aqui na torcida para que nunca precisemos usar nada disso!


    Beijinhos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade