x
Convex Datacenter
Página 11 de 108 PrimeiroPrimeiro ... 2345678910111213141516171819202161 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 121 a 132 de 1288
  • #121



    Citação Postado originalmente por Jeanilson Ver Post
    Flávio,

    Primeiramente bem-vindo ao Fórum e parabéns pela iniciativa.

    Acredito que uma questão importante foi tocada aqui: a idade dos pneus.

    No meio off-road é comum os pneus durarem muitos anos antes de acabar a banda, já que os jipes geralmente rodam poucos Kms por ano, e muitos desses pneus ganham uma "segunda vida" com a recapagem, geralmente com uma banda de desenho mais "agressivo".

    Então algumas dúvidas sobre o esse assunto:

    Esse limite divulgado de 5 anos é algo absoluto ou depende de fatores, como Kms rodados por ano, clima da região, calibragem, carga, etc?

    Existe alguma maneira de aumentar essa vida útil dos pneus?

    E o mais importante: quais seriam os sinais de um pneu com vida útil já expirada? E quais os riscos de rodar com um pneu desses?

    É que esse assunto me preocupa pois a minha viatura (um Suzuki Vitara) atualmente está com um jogo de pneus A/T (de outro fabricante) com mais de cinco anos de fabricação porém com a banda pouco gasta, inclusive o estepe tem 10 anos e nunca rodou . Posso continuar utilizando esses pneus normalmente ou devo tomar alguns cuidados especiais? Posso utilizar o estepe (em emergências) ou corro o risco desse pneu estourar nos primeiros metros?

    Talvez o correto fosse trocar esses pneus por novos, mas dá uma pena ter que jogar fora pneus tão pouco rodados...

    []'s
    Caro Jeanilson e demais membros que estão participando dessa discussão,
    Não sei se essa informação será útil, pois parece que eu cheguei meio tarde nessa conversa. Mas aí vai:
    Os compostos de borracha sofrem dois processos de degradação ao longo do tempo: o ataque pelo ozônio presente na atmosfera e a oxidação. A concentração maior destes fatores podem acelerar a degradação da borracha e o contrário, ou seja, a proteção dos pneus contra estes fatores, retardar. Nós trabalhamos sempre com a situação mais crítica que é o pneu montado, inflado e exposto à intempérie. Nesta situação, depois de 5 anos se inicia o processo de degradação. Esta degradação pode ser visível pela aparição de pequenas rachaduras no fundo da escultura, nos ombros do pneu ou na região próxima à roda. Estas rachaduras se dão pela perda de elasticidade da borracha. Se forçamos um objeto pontiagudo contra a borracha nestas partes, como uma chave de fenda, por exemplo, e aparecer as rachaduras, é sinal de que o processo de envelhecimento já está em fase adiantada. Cuidado que a sujeira acumulada nos pneus ao longo do tempo pode mascarar este exame. É importante primeiro raspar o pneu na parte onde se fará o teste. Após 10 anos, não recomendamos mais a utilização do pneu, independentemente do estado que apresente. Para melhor proteger os pneus, o ideal é que fiquem armazenados desmontados em um ambiente escuro, com baixa umidade, sem estar apoiado no solo e livre de qualquer emanação de derivados de petróleo (graxas, óleos, lubrificantes, etc. que mesmo em recipientes fechados emitem vapores que agridem a borracha). Ou, no caso do estepe no carro, evitar que fique exposto à luz solar direta, utilizando, por exemplo, uma capa protetora. Em todo rodízio de pneus, se deve considerar o estepe, para evitar este envelhecimento.

    Abraços,
    Flávio

  • #122
    Usuário Avatar de Bocarde
    Entrada
    10/09/2007
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por flavio.bfg Ver Post
    Olá, Bocarde.
    Primeiramente gostaria de me desculpar, tanto a você quanto aos outros membros dessa comunidade, pela demora. Eu realmente estava enrolado ultimamente, e não tive tempo de aparecer por aqui.

    Bom, quanto à sua pergunta, seria muito leviano de minha parte querer analisar e tirar conclusões de um problema somente vendo a fotografia. Recomendo que envie este pneu a um revendedor BFGoodrich aí em Manaus para que ele possa ser analisado na nossa fábrica com melhores recursos. Sei que o prazo para esta análise é longo, mas este é o procedimento adotado por todos os fabricantes de pneus. Existem algumas garantias comerciais que se pagam no ato, no próprio distribuidor, mas as garantias técnicas têm que ser analisadas obrigatoriamente na nossa fábrica. Quanto ao receio pelos outros pneus que estão rodando, a própria revenda tem pessoal capacitado e treinado por nós para analisá-los com cuidado e verificar se existe algum risco. Os danos que ocorrem nos pneus geralmente são progressivos e podem ser detectados com antecedência por uma pessoa capacitada. As exceções a isto são os danos acidentais, mas, neste caso, todos nós estamos sujeitos a isto a qualquer momento, independentemente do estado ou da marca de pneus que estejamos utilizando. Você não precisa enviar este pneu necessariamente para a revenda onde ele foi adquirido. Qualquer revenda BFGoodrich no Brasil pode recebê-lo e irá encaminhá-lo para a nossa fábrica, o mais rapidamente possível. Tão logo este pneu chegue aqui no Rio de Janeiro, ele será analisado e faremos um relatório para você sobre o ocorrido. Não digo que é isto, mas só para comentar sobre a opinião do Dieselboy, ele tem razão. Nenhum fabricante concede nenhuma garantia após 5 anos de fabricação de um produto devido ao envelhecimento e fadiga de material. E nós não recomendamos que nenhum pneu seja utilizado depois de 10 anos de fabricado, independentemente do estado aparente do pneu. A data de fabricação pode ser lida nos quatro últimos números escritos após a sigla "DOT" marcado na lateral do pneu. Os dois primeiros números são a semana de fabricação e os dois últimos números, o ano.

    Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

    Abraços e saudações trilheiras,
    Flávio

    Flávio,
    como disse em outra mensagem, parece que foi fadiga de material mesmo. Os pneus tinham 9 anos!
    Aproveitando que vc está por aqui, quando a BF vai lançar os MUD KM2 e em quais medidas?
    ABS,
    Flávio.

  • #123
    Citação Postado originalmente por Bocarde Ver Post
    Agradecido as colaborações...
    Parece que realmente o ocorrido se deve ao tempo de vida dos pneus, conferindo a idade ele acusa 9 anos de idade. O estado de conservação não corresponde ao tempo mas se adequa a baixa quilometragem do veículo. Mas fica a ressalva: a idade é um fator determinante (pelo menos na hora da garantia não tem chororô) e sua visualização no pneu não é clara! (não é direta nem dedutiva para a grande maioria dos usuários). Esse código pode significar uma saída técnica na hora da confecção dos pneus, mas também pode causar um sério acidente uma vez que o aspecto visual de um pneu costuma se sobressair a sua idade (para muitos é uma informação inacessível, não é uma coisa que se aprenda na escola ou mesmo que os vendedores indiquem na hora da compra). Seria interessante que as fábricas imprimissem no mínimo o ano completo da fabricação do pneu, ou mesmo o tradicional que se encontra em TODOS os outros produtos do mercado: VAL 09/2007!!!
    Pode até parecer besteira, mas olhando pro meu pneu ninguém diria que ele ia explodir de uma hora pra outra sem aviso algum e botar minha vida em risco.
    Vamos lá moçada, todo mundo ajoelhando e averiguando a idade do pneu, vocês podem estar rodando sobre uma bomba relógio!


    Hah, aproveitando... Alguém ai poderia dar um depoimento sobre o desempenho dos BF Goodrich MUD no asfalto? Outra coisa, alguém sabe se comprar pneus na Venezuela é vantajoso ou tem algum contato por lá?

    Abraços,
    Flávio.


    Bocarde,

    Toda escultura de tacos de borracha muito abertos, como a Mud Terrain, quando utilizada preferencialmente em asfalto, pode provocar um desgaste parecido com os dentes de um serrote, ou seja, os tacos ficam inclinados para um sentido determinado, especialmente na região mais solicitada do pneu que são os ombros. Este desgaste pode provocar vibrações e ruídos indesejáveis.

    Para minimizar este efeito, é muito importante fazer um rodízio periódico em "X", alterando o sentido de rotação dos pneus.

    Quanto a outros fatores, não existem maiores problemas. A restrição fica por conta de viagens longas sobre asfalto a altas velocidades, onde pode haver um super aquecimento do pneu, principalmente se a pressão estiver abaixo da recomendada.

    Mas, em termo de durabilidade, ruído, aderência ou comportamento, não haverá nenhuma surpresa negativa utilizando o Mud Terrain em asfalto.

    Abraços e saudações trilheiras!
    Flávio

  • #124
    Citação Postado originalmente por Nagawa Ver Post
    Caro Flávio.

    Aproveitando sua boa vontade em sanar dúvidas, gostaria de saber se é possível e seguro usar um MUD 31x10,5 em uma roda aro 15x6". O uso seria misto, predominantemente no asfalto. Obrigado.
    Nagawa,

    O mínimo para se montar o pneu 31X10,5 R 15 é uma roda de 7" de largura. Montar em uma roda 6" altera a região de flexão do pneu, provocando uma fadiga antecipada da estrutura interna, que pode gerar ao longo do tempo uma separação interna, chegando a romper a carcaça (estrutura interna) do pneu.

    Por isto, não recomendamos fazer esta montagem.

    Abraços,
    Flávio

  • #125
    Citação Postado originalmente por srgrande Ver Post
    Flavio,
    Vc ja tem fotos do novo modelo BFG MUD?
    Pessoal,

    ainda não posso dar informaçoes específicas sobre esse pneu, por questões de confidencialidade da empresa. Mas saibam que ele deverá ser lançado somente no final do próximo ano, praticamente ao mesmo tempo que os EEUU.

    Abraços,
    Flávio

  • #126
    Usuário Avatar de Bocarde
    Entrada
    10/09/2007
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por flavio.bfg Ver Post
    Pessoal,

    ainda não posso dar informaçoes específicas sobre esse pneu, por questões de confidencialidade da empresa. Mas saibam que ele deverá ser lançado somente no final do próximo ano, praticamente ao mesmo tempo que os EEUU.

    Abraços,
    Flávio
    Valeu Flávio,
    tô saindo agora comprar meus BF's novos!!!
    Abraços,
    Flávio.

  • #127
    Citação Postado originalmente por flavio.bfg Ver Post
    [FONT=Verdana][SIZE=2]Os compostos de borracha sofrem dois processos de degradação ao longo do tempo: o ataque pelo ozônio presente na atmosfera e a oxidação
    Pessoal

    Este tópico está EXCELENTE devido `a QUALIDADE dos argumentos, sobretudo vindo de alguém que está mostrando que realmente tem conhecimento sobre o assunto

    Flávio, não querendo desmerecer os demais profissionais que estão diretamente ligados ao ramo que vc trabalha, mas acho que ou eles são muito despreparados tecnicamente ou relapsos e comodos ao extremo por omitirem informações de TAMANHA IMPORTANCIA para o consumidor que na maioria das vezes é leigo no assunto.

    Embora já tivesse algum conhecimento acerca do assunto, não seria exagero de minha parte dizer que NUNCA (independendo da marca) em mais 15 anos, alguém de uma revenda de Pneus me repassou tais informações

    Particularmente acho que pneus representam um ítem de grande relevancia p/ que sejam (des)tratados da maneira que vem sendo feito nas revendas em geral pois pelo que vejo a maioria das lojas PRIORIZA somente a divulgação MASSIVA de seus produtos e os PLANOS DE PAGAMENTO e relegam `a um segundo plano ítens de SUMA IMPORTANCIA como um simples diálogo esclarecedor junto aos seus clientes.

    Acho inclusive que uma conversa informal sem grandes aprofundamentos técnicos, mas que aborde com veemencia certos aspectos acerca da segurança dos produtos com certeza trarão `a curto e médio prazos uma mudança na forma com a qual tratamos o tema dos pneus. Isto inclusive pode refletir positivamente p/ as próprias fábricas de pneus, pois um consumidor PLENAMENTE ESCLARECIDO estará munido de conhecimento p/ evitar o uso inadequado dos produtos adquiridos, consequentemente o grau de insatisfação e `a recorrencia `a garantia serão bem menores.

    Abs e obrigado pela atenção e sobretudo p/ amabilidade em compartilhar conosco essas informações que infelizmente parecem ser tratadas como TABUS ou SEGREDOS DE ESTADO em algumas revendas de pneus

  • #128
    Flávio

    Vc disse que os pneus sofrem processos naturais de desgaste desncadeados por fenomenos físico-quimicos (ataque do ozonio, oxidação, intempéries ....)

    Esse processo limita-se `a banda de rodagem externa e ombros da escultura? ou "ataca" também a parte interna da banda de rodagem e a malha de aço do pneu?

    Pergunto isso, pois fico a pensar então qual seria a segurança que teríamos no processo de recapagem de pneus? Como vc mesmo muito bem salientou é arriscado utilizar um pneu com + de 5 anos de vida, mas já vi pneus em algumas recauchutadoras que certamente ultrapassaram de longe este "período limite" de uso e mesmo assim estão lá na fila de espera

    Outra pergunta, há algum produto específico p/ minimizar ou mesmo atenuar o desgaste acarretado pelos processos físico-químicos num pneu que "roda" pouco?

  • #129
    Usuário Avatar de Fernando da Terra
    Entrada
    11/01/2007
    Local
    Amparo/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,210
    Agradecimentos: 0

    Pneu Michelin

    Flavio, tudo bem?
    Muito legal e importante a sua participação nesse forum.
    Você teria pneu Michelin nas medidas 235 85 R16?
    Estava pensando em colocar os BF All Terrain, mas se tivesse equivalente Michelin, acho que seria mais interessante....
    Abraço

    Fernando

  • #130
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    49
    Posts
    1,276
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por flavio.bfg Ver Post
    Caro Jeanilson e demais membros que estão participando dessa discussão,
    Não sei se essa informação será útil, pois parece que eu cheguei meio tarde nessa conversa. Mas aí vai:
    Os compostos de borracha sofrem dois processos de degradação ao longo do tempo: o ataque pelo ozônio presente na atmosfera e a oxidação. A concentração maior destes fatores podem acelerar a degradação da borracha e o contrário, ou seja, a proteção dos pneus contra estes fatores, retardar. Nós trabalhamos sempre com a situação mais crítica que é o pneu montado, inflado e exposto à intempérie. Nesta situação, depois de 5 anos se inicia o processo de degradação. Esta degradação pode ser visível pela aparição de pequenas rachaduras no fundo da escultura, nos ombros do pneu ou na região próxima à roda. Estas rachaduras se dão pela perda de elasticidade da borracha. Se forçamos um objeto pontiagudo contra a borracha nestas partes, como uma chave de fenda, por exemplo, e aparecer as rachaduras, é sinal de que o processo de envelhecimento já está em fase adiantada. Cuidado que a sujeira acumulada nos pneus ao longo do tempo pode mascarar este exame. É importante primeiro raspar o pneu na parte onde se fará o teste. Após 10 anos, não recomendamos mais a utilização do pneu, independentemente do estado que apresente. Para melhor proteger os pneus, o ideal é que fiquem armazenados desmontados em um ambiente escuro, com baixa umidade, sem estar apoiado no solo e livre de qualquer emanação de derivados de petróleo (graxas, óleos, lubrificantes, etc. que mesmo em recipientes fechados emitem vapores que agridem a borracha). Ou, no caso do estepe no carro, evitar que fique exposto à luz solar direta, utilizando, por exemplo, uma capa protetora. Em todo rodízio de pneus, se deve considerar o estepe, para evitar este envelhecimento.

    Abraços,
    Flávio


    Excelente explicação, Flávio, totalmente útil, na verdade até vital, sobre envelhecimento e conservação de pneu (E eu que achava que capa de estepe servia mais de enfeite... ).

    Então só para confirmar: se no teste da chave de fenda aparecer essas pequenas rachaduras então o pneu já está envelhecido e portanto não deve ser mais usado, correto?

    E reforçando a pergunta do Dieselboy: Existe algum produto que ajuda a preservar a borracha do pneu, retardando o seu envelhecimento? E aqueles famosos "pretinhos" que passam nos lava-jatos, são prejudiciais?

    O pneus da minha pergunta anterior, que fiquei com receio de dizer, são os Michelin LTX A/T 215 75 R15 (tinha esquecido que a Michelin e a BF são da mesma empresa )

    []'s esclarecidos.

  • #131
    Usuário Avatar de Bocarde
    Entrada
    10/09/2007
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Pois e DieselBoy, e tudo uma M... mesmo, at[e esse teclado!!!

    Fui comprar os pneus, pra encurtar, pedi pra ver o DOT. Final de 2003! Argumentei com o vendedor, ele virou pro gerente e disse# O Cara sabe o negocio do dot, e agora, como fica ?! # Ou seja, eles saem por ai empurrando tudo, nao querem nem saber.
    Mas agora eu pergunto (essa vai para o Flavio da BF!), minha busca foi frustrada ou nao?
    Consegui um descontao, mas numa outra revendedora, o da anterior nao quis nem saber, gerentao deve ter falado que logo logo chegava outro otario e comprava.... Entao, esse que encontrei, minha unica opcao por aqui em Manaus, tem dot de 2004. Fica muito comprometida a vida desse pneu? Como funciona a validade BF, cinco anos de fabricacao ou cinco de uso? Sera que vou ter de esperar mais de mes para mandar importar do RJ ou ir buscar de Barco Regional na Bolivia? A segunda op;'ao e mais rapida, uns 20 dias Apelar para outro modelo? E o canela fina da Michelin 7.50 R 16 C 4X4 O/R XZL sem chances mesmo para quem usa rodas de liga leve de 7`?
    Os caras das revendedoras estao muito devagar por aqui, sem opcao, me deem uma luz.

    Enormemente agradecido pelo auxilio e empolgado com o nivel da discussao.
    Bocarde.


    PS#Nao custa perguntar ne, ta vindo alguem do sul aqui pro norte? Da pra trazer quatro pneus pra minha Land? Nao vai nem ocupar espaco

  • #132
    Usuário Avatar de Bocarde
    Entrada
    10/09/2007
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Outra coisa, pouco se escuta sobre os 245 75 16, nessa discussao infindavel sobre canela grossa canela fina ele nao seria uma boa opcao?Nao teria tracao e cortaria o barro, hah? Alguem usa? O que vcs acham de um MUD nessa medida num Land Rover pesadao?

    ABS,
    Bocarde

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade