x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Reforço no Chassis




    PessoALL,
    Alguns amigos me falaram que saiu certa vez, uma reportagem na 4x4 e Cia, falando sobre qual a maneira correta de se reforçar um chassis.
    Alguem ai tem esta reportagem? Poderia enviar ao Fórum?
    Obrigado,
    Gustavo

  • #2
    Grande Gustavo.
    A matéira da revista 4x4 eu não sei, mas estive visitando o site:
    www.brjeep.kit.net e vi que la tem uma matéria sobre esse assunto.
    Na seção de Dicas - Chassi. Espero ter colaborado.
    Abraço

  • #3
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Reforço no chassi!

    Olá Gustavo!

    Tenho essa revista, se quiser posso scanear. Mas já vou avisando: pelas fotos te digo que aquele não é um bom serviço... Me passe mais umas informações, tipo: qual será a suspensão, mecânica, se é o CJ-5. É aquele seu jeep? Aí poderei até recomendar os pontos certos para o reforço...

  • #4
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3

    Re: Reforço no chassi!

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Olá Gustavo!

    Tenho essa revista, se quiser posso scanear. Mas já vou avisando: pelas fotos te digo que aquele não é um bom serviço... Me passe mais umas informações, tipo: qual será a suspensão, mecânica, se é o CJ-5. É aquele seu jeep? Aí poderei até recomendar os pontos certos para o reforço...
    Giovani,
    É aquele CJ-5 que estou comçando a reforma. A suspensão vai ser com Molas heliptica, barras unicas da Pickup Fiat mesmo. Vai ficar mais pesado por causa do Motor ( Powertech ), Cambio clark de D-20, Vai ter pneu 33" BF ou GoodYear, Vai ficar mais alto e com amortecedor de F-1000 4x4. Pretendo adaptar barras estabilisadoras igual a sua.
    No geral é isso...

    Mas mesmo assim, se puder postar a matéria no forum Download para eu dar uma olhada, me parece que eles colocam uma barra sob o chassi, com vários furos, e fazem as soldas pelos furos... Isso é que eu quero ver como foi feito... Dai voce e todo o pessoal do fórum, poderiam me dar um Help nas áreas mais criticas s ser reforçada!!!

    Fico no aguardo,
    Gustavo

  • #5
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Reforço no chassi!

    Olá Gustavo!

    A técnica de pôr “cinta” no chassi, é exatamente essa. Compre um ferro chato de 4mm de espessura e 4cm de largura. Faça furos de 10mm em zigue-zague, ao longo de toda a extensão, com intervalos de +ou- 5cm. Como vc vai ter que trocar os suportes das molas, ponha esse ferro chato ANTES de pôr o novo suporte, de forma que ele fique “colado” na longarina, sem passar por cima de suportes e rebites. Para soldá-lo ponha grampos (tipo sargento) à cada 10cm e solde dentro dos furos com MIG. Mas faça isso com um profissional, tentaram fazer isso no jeep do meu brother, e tudo que fizeram foi fechar os furos, não grudou no chassi. Praticamente arrancamos com as mãos o tal “reforço”! Vá soldando entre os grampos e vá recolocando eles, na medida que vai soldando, de forma que não fique nenhuma fresta entre a cinta e a longarina. Nas fotos da reportagem, eles soldam a cinta pelas bordas, com pequenas corridas de 5cm. Além de ficar com aspecto horrível, não garantem que a cinta fique “colada” na longarina, o que pode ocasionar os “depósitos” de ferrugem em pouco tempo. Usando essa suspensão e, considerando que o chassi está “ralado”, ponha essas cintas em cima das longarinas também. As longarinas são um perfil “U”, certo? Pois bem, nos pontos onde serão soldados os suportes das molas e jumelos, feche esse perfil em torno de 30 cm. Mas não ponha outro perfil “U” encaixado dentro. Apenas feche a longarina com uma chapa reta, de ¼”. Corra a solda em toda extensão dessa chapa. O uso de um perfil “U” dentro de outro, ocasiona a criação de “espaços” entre chapas, que facilmente acumularão sujeira e a inevitável ferrugem.
    Os pontos fracos do chassi do jeep, com essa suspensão, são justamente nos locais de fixação das molas: nas pontas do chassi e no meio, onde é preso o ponto fixo da mola traseira e o jumelo da dianteira. O lugar “quebrador” de todo chassi é no jumelo dianteiro, próximo do cilindro mestre original do freio. Além das cintas, feche o perfil nesses locais, como expliquei antes. Outra coisa boa de se fazer é fechar aqueles furos que existem por ali, onde é fixada a caixa de direção original. Esses furos existem dos dois lados.
    No jeep do brother, fizemos ainda uma nova travessa fixa, soldada no chassi, por baixo do cárter. Quando vc for instalar o motor GM 4.1, vc vai ver que os suportes ficam alinhados e quase na mesma altura do cárter. Ela fica parecida com uma “canoa”, como as que existem nas pick-up’s. Quando eu fizer uma nova “sessão” de fotos, vou tirar umas “in loco” desses reforços.
    Além de procurar por trincas, revise também os pontos de solda originais do chassi, muitos costumam estar “soltos”. O “caninho” do jumelo dianteiro, que está embutido no chassi, também provoca o acúmulo de água e sujeira, dentro da longarina. Como vc não vai mais precisar dele, corte a chapa interna e remova ele. Feche com uma chapa nova. Cuide para não fazer o mesmo. De preferência, ponha o novo suporte soldado embaixo do chassi, não embutido. Se vc não pretende pôr guincho mecânico, feche o buraco da travessa dianteira (embaixo do radiador), que dá passagem para o cardã do guincho. Ali também costuma quebrar.
    :P Caraca, ficou comprido esse texto... Bom, de momento acho que é isso. Se precisar de algo mais...
    A matéria já está lá nos “Dowloads”! A foto é um belo exemplo de como NÃO se deve fazer. Pelo espaçamento entre as soldas e a cinta “por cima” dos suportes das molas, o pobre dono desse jeep, só terá um peso extra e um “ninho” de ferrugem em seu jeep!

  • #6
    Olá Giovani.
    Sempre ouvi falar, q quando se reforça o chassis, o jipe perde um pouco de sua torção, atrapalhando o seu desempenho em erosões ou obstáculos q exija essa função do jipe, é verdade?? Desde ja agradeço.
    Abraço

  • #7
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Reforço no chassi!

    Citação Postado originalmente por Leandro
    Olá Giovani.
    Sempre ouvi falar, q quando se reforça o chassis, o jipe perde um pouco de sua torção, atrapalhando o seu desempenho em erosões ou obstáculos q exija essa função do jipe, é verdade?? Desde ja agradeço.
    Abraço
    Olá Leandro!

    8) Isso é verdade. Mas no caso específico dos nossos CJ's, o chassi saiu com reforço de fábrica, nos últimos anos de fabricação. O meu é ano 79 e tem uma "cinta" original embaixo do chassi. Sinal de que já era preciso.
    Com a suspensão de feixe de molas, o chassi é muito exigido, tendo que fazer um esforço que não ocorre num jeep com molas espirais, por exemplo. Com o passar dos anos, a fadiga do chassi fará com que ele comece a trincar em vários pontos, e isso começa à ficar crônico. Então, quando um chassi já apresenta sinais de "maus tratos" e trincas, é recomendável fazer esse tipo de reforço. O chassi fica mais resistente às torções, mas não chega à "atrapalhar". Quando, pelo uso que vc faz do jeep, exigir muito dessas torções, vc terá também alguns incovenientes, como quebras de travessas do assoalho.
    Como os eixos estão presos, através do feixe molas, nas extremidades do chassi, ele irá torcer no meio. Por isso, deve-se por as cintas e não fechar o perfil no meio do chassi. As cintas trabalham junto com a longarina, mas quando se fecha o perfil, ele diminui a torção.

  • #8
    Ola amigos...

    bom .. primeiramente obrigado pela ajuda..

    O negocio é que no rio é muito dificil de arrumar uma boa mao de obra.. que eu saiba -e confie pq ja vi o trabalho- so a Dakar.. o proprio Bruno mesmo ja falou q tem um chassi novo.. so que para motor 6c o meu é o 4c OHC e adaptar outra vez.. nao da.... resolvi mesmo é cintar o chassi - até cheguei a pensar em ir para o RS, ja que o Alexandre falou que o servico é bom - se alguem do rio tiver uma dica de um cara BOM, é so falar... tb quero no meu jeep trocar calços e refazer susp.
    alhuem sabendo.. só dar um toque..

    ps: como vou para as bandas de SP quase sempre.. um prof. de lá tb é bem vindo .....

    []´s Raphael
    O CJ que faz feliz!

  • #9
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    reforço

    Fala Gente....

    Assino embaixo do Giovani.

    Pra reforçar chassis basta a cinta mesmo.

    Não façam como um amigo meu que enfiou um chassis dentro do outro pra reforçar... o chassis ficou assim []

    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade