x
Convex Datacenter
Página 1 de 31 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 370
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/03/2003
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    diesel aditivado x comum




    Na jipenet tá rolando um papo de gasolina aditivada versus gasolina comum. E quanto ao diesel, tem alguma vantagem em utilizar o aditivado? O conceito é o mesmo?

    Beto

  • #2

    Diesel aditivado

    A informação que obtive de meu mecânico é a seguinte. O diesel aditivado evita problemas de carbonização nos bicos entre outros benefício. Já para motores diesel reformados, ouvi dizer, de outro mecânico, que não era bom usar os aditivados. Sei lá!! O que pode ocorrer com os reformados é que os aditivos podem eliminar algumas sustâncias indesejadas grudadas as peças do motor...gerando forgas...não sei...não sou mecânico!!! Até tem lógica!!!

  • #3
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2

    Diesel aditivado x diesel comum

    Caros Companheiros,


    Sou usuário de veículos à diesel há anos. Tem muita gente desqualificada que falando "abobrinha" por aí. por isso tomem cuidado.

    O Diesel comum, pelo menos no Brasil é uma verdadeira m#%!@. Cheio de impurezas, água e outros "componentes" maléficos para qualquer motor diesel, principalmente aqueles fabricados de 15 anos para cá. Na Europa, o diesel é um combustível mais limpo até do que a gasolina! Tudo vai da composição e proporção dos componentes.

    O diesel aditivado que temos no Brasil ainda está longe de ser comparável ao europeu, mas os componentes (aditivos) agregados ao combustível, diminuem a formação de borras (coisa que o diesel comum adora fazer...) além de manter limpo o sistema de injeção de combustível. Isso significa maior rendimento do combustível, menor custo posterior com manutenções de bomba injetora e com o próprio motor, um melhor desempenho e uma menor emissão de poluentes.

    Os motores a diesel desmontados que já vi, cujos donos normalmente utilizavam diesel comum estavem completamente grudentos por dentro devido às borras acumuladas pelo diesel. Outro dia, numa oficina especializada, vi um motor diesel limpinho, limpinho. Perguntei pro mexânico se ele havia lavado o motor e ele falou: "não foi limpo não! Este motor é da pick-up do patrão (uma F-1000 daquelas mais antigas). Ele só usa diesel aditivado..." Tirem suas próprias conclusões

    Outra coisa: normalmente, ao contrário da gasolina, a diferença de preço entre o diesel aditivado e o comun é muito pequena. Aqui em Curitiba, a diferença dira em torno de R$ 0,03 a 0,05 por litro, o que acho irrisório pelos benefícios que o diesel aditivado proporciona.

    Saudações aditivadas,



  • #4
    Eu particularmente só uso aditivado e de postos de procedencia. Meu colega tem um engesa f1 com a mesma motorização que o meu. Ele me disse que perdeu a bomba de combustivel por colocar diesel comum...com grande quantidade de água. A bomba é lubrificada com o próprio combustivel e com a água ela não se auto lubrificou...isso lhe custou mais de 2000 reais

  • #5

    Aditivo no Diesel

    Gostaria de saber se eu utilizar aditivos (Bardal, STP etc...), com o óleo diesel, eu terei a vida util do meu motor aumentada, sem problemas com bomba injetora, bicos , etc ???

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Eu usei algumas vezes até me indicarem óleo de motor no diesel. É bem melhor. Esses aditivos são muito similares à querosene, portanto, se usar querosene dá o mesmo resultado. Eu coloco 1/2 litro de óleo de motor (mais vagabundo e barato) no tanque sempre que abasteço.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Fernando

    Na teoria é o que se espera, mas para comprovar de fato a eficiência destes produtos só mesmo adicionando-os a cada abastecimento, verificando os resultados ao longo de um determinado período. Aliás ´recomendação esta feita pelos próprios fabricantes dos produtos.

    Já utilizei o Bardahl (frasco verde) e também o STP (frasco azul celeste), à primeira vista não senti diferença alguma, pois utilizei consecutivamente apenas em 3 abastecimentos, isto no caso do bardahl. O fator determinante para minha desistência foi o preço, lembro que no Bardahl comecei pagando R$ 8,00 e na última vez que perguntei estava R$ 15,00 essa diferença toda em apenas 1 ano

    O STP utizei somente uma única vez, na primeiravez paguei R$12,00 e quando fui todo entusiasmado comprar a segunda "dose" já estava custando R$ 18,00

    Hoje estou utilizando querosene, compro no mercado e pago em torno de R$ 4,50/L

    Este assunto já foi bem discutido em outro tópico, aliás de onde veio minha inspiração em substituir os aditivos pelo querosene.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Eu usei algumas vezes até me indicarem óleo de motor no diesel. É bem melhor. Eu coloco 1/2 litro de óleo de motor (mais vagabundo e barato) no tanque sempre que abasteço.
    putz, incrível...já faz isso há muito tempo sem conseqüências negativas? quais são os objetivos desejados? Lubrificar a bomba? funciona mesmo?
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por DanOnTuba Ver Post
    putz, incrível...já faz isso há muito tempo sem conseqüências negativas? quais são os objetivos desejados? Lubrificar a bomba? funciona mesmo?

    Xi! Faz mais de 20.000 km que tenho feito isso. O óleo servi para melhorar a viscosidade do diesel, que por sua vez lubrifica a bomba injetora e bicos. Com certeza colocando óleo eu nunca terei bicos trancados e o desgaste da bomba se reduz bastante.
    Comentaindo isso com motoristas de caminhões, descubri que tem muita gente que faz isso também por aí. só não aprovou o óleo 2tempos pois aumenta muito a fumaça.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Super interessante. Obrigado pela dica. Eu uso o MWM 4.07TCA 2.8L. Quando troquei o filtro de combustível uma vez, notei que a bomba ficou, desde então, um pouco mais barulhenta devido (talvez) à falta de lubrificação momentânea. Deve ser um mecanismo relativamente delicado. Vou experimentar com o 0.5% de óleo motor no diesel .... você não tem preocupação com acumulação de óleo queimado ou algo que possa acumular internamente no motor?

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Na verdade não acumula pois dilui bem no tanque. Porém mesmo com menos de 1% dá para sentir a diferença do consumo, que chega a reduzir meio km/l. A bomba é um sistema muito confiável, porém não tem como não apresentar desgaste com o uso, as peças que mais desgastam é a base roletada do came e a bomba de palhetas, com o tempo reduz bastante a pressão de injeção. Usando um óleo diesel de boa qualidade garante a correta lubrificação dessas peças, aumentando sua vida útil. Não custa melhorar um pouco mais essa capacidade de lubrificação do diesel. Fora isso, motores diesel tem capacidade de queimar óleos até mais viscosos que o diesel.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Na verdade não acumula pois dilui bem no tanque. Porém mesmo com menos de 1% dá para sentir a diferença do consumo, que chega a reduzir meio km/l. A bomba é um sistema muito confiável, porém não tem como não apresentar desgaste com o uso, as peças que mais desgastam é a base roletada do came e a bomba de palhetas, com o tempo reduz bastante a pressão de injeção. Usando um óleo diesel de boa qualidade garante a correta lubrificação dessas peças, aumentando sua vida útil. Não custa melhorar um pouco mais essa capacidade de lubrificação do diesel. Fora isso, motores diesel tem capacidade de queimar óleos até mais viscosos que o diesel.
    Edin, será que dá p/ fezer isto c/ motor eletrônico???

    1/2 lt não é muito? Não fuma azul na descarga??
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Diesel comum ou aditivado ??
      Por DI HERVAL no fórum Picapes
      Respostas: 3
      Última resposta: 06/11/2009, 19:43

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade